Gestão de pessoas: o que é e como aplicar na sua empresa

Entenda as diferenças dos conceitos de gestão de pessoas e desenvolvimento de equipe porque eles devem andar alinhados:

Sumário

Cada vez mais é preciso que as empresas entendam que as pessoas são o principal ativo de uma companhia. E para isso gestão de pessoas e desenvolvimento de equipe é a chave. Em outras palavras, empresas que investem no êxito individual e coletivo de seus colaboradores tendem a ter mais sucesso também, que em geral se reflete em retorno sobre o investimento (ROI).

Entretanto, no que se refere ao que exatamente é investir nos empregados e no desenvolvimento deles, os conceitos começam a se embaralhar: muito se fala em gestão de pessoas, desenvolvimento de equipe etc. Mas, afinal, o que significa cada uma dessas coisas? Elas são sinônimos? Se não, como se relacionam? Tudo isso veremos neste post. Então acompanhe e veja abaixo as principais diferenças entre gestão de pessoas e desenvolvimento de equipe.

O que é gestão de pessoas?

Gestão de pessoas é um conceito que engloba tudo aquilo que se relaciona com o comportamento humano em uma organização. Geralmente, quando falamos em gestão de pessoas nas empresas, essa abordagem é dividida entre as áreas de Recrutamento & Seleção, Comunicação Interna, e Treinamento & Desenvolvimento. Neste post, vamos focar sobretudo em Treinamento & Desenvolvimento.

É importante ressaltar que a maneira que as pessoas são vistas dentro de uma organização determinará a gestão do capital humano, assim como as prioridades dos gestores com relação às estratégias internas.

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Leia mais: ESTRATÉGIA COMERCIAL: COMO CONSTRUIR A SUA EM 5 ETAPAS

Desenvolvimento de líderes para a gestão de pessoas: uma questão de empatia

gestão de pessoas e desenvolvimento de equipe

No âmbito da gestão de pessoas, uma das figuras essenciais no processo são os líderes e, por isso, é fundamental que o desenvolvimento deles esteja incluído nessa abordagem. Por sua vez, um conceito que precisa ser englobado no processo de desenvolvimento desses líderes é a empatia, que é uma das principais características que um líder precisa ter.

Afinal, procurar entender as críticas dos colaboradores de uma corporação é um dos primeiros passos para implementar mudanças na gestão de pessoas e criar um ambiente de confiança. Trata-se, sobretudo, de reconhecer que os empregados têm necessidades que precisam ser atendidas.

Para isso, é importante abrir espaço para que os trabalhadores dêem suas opiniões e sugestões, bem como dar a eles a igualdade na cobrança e atribuições de responsabilidades no cotidiano, transformando os funcionários em verdadeiros colaboradores da empresa. Em outras palavras, o objetivo deve ser fazer com que as pessoas se sintam parte de um grupo.

Além do reconhecimento da ideias dos trabalhadores e das tarefas realizadas, quando atividades de confiança são atribuídas aos colaboradores, estes tendem a se sentir mais valorizados, dedicando-se mais do que em um ambiente pouco amigável, onde há sempre desconfiança e medo. Assim, algumas ações práticas em gestão de pessoas que podem ser feitas são:

  • Criar um ambiente em que os funcionários não tenham medo de apontar problemas na empresa (não adianta que o empregado relate uma situação, se depois ele será demitido);
  • Estimular o time a apresentar soluções diferenciadas;
  • Fazer reuniões gerais e individuais em que todos são tratados igualmente, estando aberto a críticas e sugestões;
  • Flexibilizar horários (com um banco de horas os trabalhadores têm mais liberdade para executar seus serviços. Não se trata de deixar que cada um escolha seu próprio horário, mas sim que, se houver necessidade, o trabalhador possa sair mais cedo ou entrar mais tarde).

Leia mais: GESTÃO DE VENDAS COMO CAMINHO PARA CRESCIMENTO E EFICIÊNCIA

O que é o desenvolvimento de equipes

gestão de pessoas e desenvolvimento de equipe

Já o desenvolvimento de equipes tem um viés mais voltado ao que diz respeito ao crescimento da empresa, dando uma base mais firme de capital intelectual, que é um dos pontos que mais influencia no valor de uma corporação.

Além disso, o desenvolvimento de equipes gera efeitos positivos para a cultura da organização, sendo um diferencial de mercado. Afinal, uma cultura que tem preocupação o crescimento da equipe tem vantagens competitivas, entre elas:

  • Atração e retenção de talentos – e, por sua vez, redução de turnover;
  • Fortalecimento da marca;
  • Mais valor de mercado;
  • Potencial de crescimento.

Anteriormente, falamos que neste post focaríamos na área de Treinamento & Desenvolvimento dentro da gestão de pessoas.

Quando se trata de treinamento, o que se procura é que o funcionário consiga fazer as atividades predefinidas pelos gestores. Em relação ao desenvolvimento, é comum que ele seja abordado por meio do tripé conhecimento, habilidades e atitudes, que tem o potencial de tornar o trabalhador apto para realizar seu trabalho da melhor maneira possível.

É interessante notar que o desenvolvimento e o treinamento, apesar de terem pontos em comum, são diferentes entre si. O treinamento está ligado ao respeito ao estímulo constante de mudanças sistemáticas do comportamento de colaboradores, direcionadas a uma maior produtividade.

Leia mais -> Guia de treinamento e desenvolvimento

Já o desenvolvimento de pessoas está relacionado a uma série de experiências que não estão necessariamente ligadas a determinado cargo, mas que oferecem oportunidades para o desenvolvimento e crescimento profissional, e ele está mais focado no crescimento pessoal do colaborador, e não apenas à posição atual.

Assim, é importante entender que o desenvolvimento de equipes vai além dos aspectos técnicos ou operacionais ligados ao trabalho. Ele envolve a evolução pessoal de cada membro da equipe, acompanhada da capacitação profissional.

Leia mais: 7 ATALHOS PARA A GESTÃO DE EQUIPE

Como a gestão de pessoas e desenvolvimento de equipes se relacionam?

Apesar de ambos os conceitos estarem relacionados ao comportamento humano em uma organização, eles não são a mesma coisa, embora estejam intimamente relacionados.

Em uma abordagem mais prática que interliga os dois conceitos, a gestão de pessoas podem ser mais focada na rotina e no processo de acompanhamento dos funcionários. É por meio da gestão de pessoas que é possível criar ritmo e cadência à equipe, ajudando o desenvolvimento do time a funcionar melhor.

O desenvolvimento é composto pela educação que o time de gestão oferece à equipe e pelo que a própria equipe busca. Nesse sentido, a rotina de gestão de pessoas permite criar mais foco em desenvolver os membros da equipe que estão com mais necessidade.

Leia mais: GESTÃO DE MARKETING E VENDAS: QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE ESSAS ÁREAS?

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