A ACATE atua desde 1986 em prol do desenvolvimento do setor de tecnologia do Estado de Santa Catarina.
O BRDE é uma instituição que apoia e acompanha o desenvolvimento de projetos e procura aumentar a competitividade de empreendimentos de todos os portes por meio de financiamentos de longo prazo.
Enablement
Em 2022, surgiu a oportunidade de realizar uma edição do BRDE Labs em Santa Catarina com a colaboração da ACATE e a Inside, com o objetivo de resolver um grande gap do estado: estruturar e escalar a área comercial.
Diante desse gargalo, a Associação enxergou na Inside uma ótima colaboração para o programa, uma vez que que entregamos justamente expertise e experiência na estruturação de processos comerciais de pequenas e médias empresas.
Chegou-se à decisão de montar um programa de capacitação focado em gerar transformação nas empresas participantes, aliando teoria e prática.
O primeiro passo para a realização desse projeto foi desenvolver um diagnóstico com as 100 startups participantes para descobrir a situação de vendas de cada um deles.
A partir dessa pesquisa, as organizações entenderam e criaram um modelo de capacitação que poderia ensinar, colocar a mão na massa, avaliar o impacto e oferecer ferramentas.
O desafio, nesse momento, era criar um projeto de capacitação que atendesse diferentes níveis de estruturação comercial. Então, oferecemos desde conteúdos básicos aos mais sofisticados.
Todos os materiais foram disponibilizados no Inside Academy, onde os participantes poderiam acessar as aulas de onde estivessem, quando quisessem. Para Rafael Alexandre, partner da inside, a Academy foi uma parte crucial do projeto: “subíamos todos os materiais lá e as pessoas se engajaram muito. Nos três meses de projeto, tivemos cerca de 1.300 comentários”.
A surpresa positiva foi que, além de acompanharem as aulas, as startups criaram um ecossistema dentro da Inside Academy de compartilhamento de experiências e insights.
Depois de três meses de BRDE Labs, 8 workshops, 4 mentorias e muitos conhecimentos trocados, nós realizamos um diagnóstico final para ver os impactos nas startups participantes.
saímos de 19% para
de startups com etapas de vendas definidas
de 28% para
de startups com metas definidas
De acordo com o Net Promoter Score realizado, as empresas startups participantes tiveram uma grande percepção de valor no BRDE Labs, alcançando uma média de 90 pontos.
Para Natália Ferreira, trazer a Inside como parceiro expert no assunto foi fundamental, tanto para a realização do programa, como também criando uma cultura de dados que conseguisse avaliar o impacto do projeto por meio de diagnósticos.
Para a Inside, fazer parte do programa BRDE Labs junto com a ACATE foi uma experiência única. Nós ficamos muito felizes com o impacto do projeto e esperamos continuar nossa colaboração visando o desenvolvimento de empresas do estado de Santa Catarina.