Case Coleção Moda
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Entenda como a Inside pode te ajudar
O Flywheel de Vendas da Inside aplicado na Coleção Moda
A Coleção Moda é uma empresa de tecnologia de Santa Catarina que atende as indústrias da moda e têxtil através de suas soluções Saas. Ao iniciar as conversas com a Inside, Thiele Biff, CEO e Co-fundadora da Coleção Moda, buscava profissionalizar a área comercial e dar o primeiro passo para a área depender menos dela.
A parceria com Inside se consolidou com um desenho de um projeto de 6 meses para criação das fundações da área de vendas. Nesse projeto, foi incluído a modelagem dos funis comerciais, cadências de atividades, materiais de vendas, otimização do CRM e capacitação da equipe. Ao longo do projeto, estava prevista a participação da Coleção Moda em eventos importantes do segmento de moda. Um desses eventos foi a Febratex, no qual Thiele contava com o apoio da Inside no preparo da equipe para o evento e, principalmente, no pós evento para aproximação com as oportunidades comerciais geradas.
Seis meses para uma startup de tecnologia é tempo suficiente para muitas coisas mudarem dentro da empresa. Na Coleção Moda isso não foi diferente. O projeto iniciou antecipando mudanças da formatação da equipe com a substituição de uma pessoa de vendas, mas no decorrer do projeto, uma nova substituição foi feita. A forma ágil na condução dessas mudanças pela própria Coleção Moda e flexibilidade de escopo e ritmo de projeto por parte da Inside foi com certeza um ponto de destaque no projeto.
Vendas mais rápidas: Método de vendas + Processos no CRM
Ao iniciar a parceria com a Inside, Thiele esperava um crescimento técnico próprio e da equipe. Thiele sabia que faltava alguma coisa na hora da reunião e no processo comercial para poder passar para o time. “Eu sabia que tinha o CRM, mas eu não tinha um processo. Como eu poderia cobrar alguma coisa que eu não sei como fazer?” disse Thiele.
Duas entregas do projeto marcaram a operação comercial da Coleção Moda auxiliando nesse desenvolvimento. Primeiro as automações no CRM gerando lembretes de atividades e coisas básicas que a equipe não pode esquecer. E segundo, o blueprint de vendas, ou seja, o método para conduzir uma reunião de vendas. Ambas entregas, reforçadas pelas rotinas de capacitação, permitiram a operação incorporar rapidamente boas práticas.
Redução de 4 meses para
dias para fechar vendas enterprise
vendas enterprise ao longo do ano
Essas práticas, somadas a um período intenso de eventos que a Coleção Moda participou ao longo de 2023, deram origem ao que, internamente, a equipe está chamando de vendas “flash”.
“A gente está conseguindo fazer vendas muito mais rápidas. Estamos até chamando de vendas flash” – Thiele.
Um caso recente de sucesso foi uma venda enterprise para um grande player do mercado têxtil. Vendas enterprise geralmente levam 4 meses e foi a primeira venda desse porte que a Coleção Moda conduziu em 50 dias. Outro marco importante para o ano da Coleção Moda foi conseguir fechar 12 vendas enterprise ao longo do ano.
A parceria com a Inside
Antes de contratar a Inside, a equipe comercial da Coleção Moda estava com alguns desafios, durante dois anos sem muita evolução expressiva nos resultados. Dentre as soluções Saas oferecidas pela Coleção Moda destacam-se o Fashion PLM e a Donna. O PLM (Product Lifecycle Management) é uma solução para integrar departamentos, fornecedores e sistemas trazendo visibilidade em tempo real do ciclo produtivo. Já a Donna é uma ferramenta de inteligência artificial que cruza dados de tendência para auxiliar nos processos criativos. Mesmo com soluções inovadoras, insegurança e apreensão no dia a dia comercial é comum.
Após o projeto com a Inside, a Coleção Moda conta um processo comercial bem estruturado, um CRM otimizado e conta um modelo de comissionamento e metas claras para a equipe. Isso propicia uma área comercial mais profissional e melhor capacitada para tracionar os resultados.
A Inside, em nome de todos os consultores envolvidos no projeto, torce pelo sucesso da Coleção Moda e agradece a parceria que foi iniciada. Acreditamos que uma operação comercial profissional e eficiente é a porta de entrada para negócios maduros. Isso fomenta um ecossistema empreendedor saudável e próspero. Se você, leitor, quiser levar uma transformação como essa para o seu negócio, fique à vontade para entrar em contato conosco nos nossos portais.