Case M4G!C

Sobre a empresa

Uma empresa de inteligência de dados e tecnologia em marketing e vendas com ênfase na indústria do surf. É a primeira one stop shop do Brasil de equipamento para a prática de esporte sob pranchas.

Soluções

Fundações de Vendas

Migração de Tecnologia

Ferramentas

Pipefy

Hubspot

Entenda como a Inside pode te ajudar

Como a Inside ajudou a M4G!C a crescer 40% em um ano

A M4G!C tem como principal produto as pranchas das marcas Powerlight, Arenque, JSSharp Eye, John Carper, entre outras de produção própria, mas também vende outros equipamentos de surfe e atividades relacionadas ao esporte, como viagens.

O CEO da M4G!C, experiente em indústria e linha de produção, aliou o sonho de criar uma empresa altamente eficiente com potencial de crescimento (e valuation) altos com a paixão pelo surf.

Com investimento agressivo em superioridade de produto, gestão financeira e eficiência operacional, a empresa conseguiu alavancar as vendas de pranchas para o mercado brasileiro e começou a se posicionar como um player relevante já nos seus primeiros anos de vida.

Os fundadores vêm de experiências fortes na indústria e sabem como fazer o capital trabalhar em prol do negócio. Os primeiros 7 anos da empresa mostraram que é possível fabricar e vender pranchas de surf com eficiência, utilizando inbound marketing e inside sales. Mas a visão da M4G!C é ser a maior empresa de surf do Brasil. E o sucesso dos primeiros anos provou que essa visão é um sonho viável.

Mais vendas e expansão da carteira

Atingimos um crescimento na casa dos 40% para a operação de vendas da M4G!C. Um resultado expressivo, ainda mais forte se considerarmos que o ano de 2020 foi o ano da pandemia de COVID-19 e que estamos falando de uma indústria de transformação. A maioria das empresas nesse segmento celebra resultados de 15% ao ano. 

O maior volume de vendas ocorreu pelo acompanhamento mais próximo de métricas diretamente ligadas ao processo: tempo de resposta, quantidade de leads atendidos, leads finalizados, estoque de leads, taxas de conversão entre oportunidade e cliente, taxa de conversão por campanha, volume de vendas de acessórios. 

Esse crescimento foi um somatório tanto do volume de pranchas vendido quanto do aumento de ticket médio. A equipe conseguiu aumentar o valor comercializado, reduzindo a quantidade de descontos e melhorando a venda completa. 

Crescimento de

0 %

nas vendas

+ 0

pranchas vendidas por mês

A venda de acessórios da M4G!C saltou de 3% para 13%. A Arenque saltou de 10 para mais de 30 pranchas vendidas por mês; um salto no faturamento da empresa. Além do faturamento imediato, criamos um modelo para embarcar novas marcas, e novos fornecedores. Esse modelo permite a M4G!C continuar crescendo e expandindo linhas de produtos dentro da mesma lógica

A metodologia da Inside aplicada

Nosso primeiro passo foi realizar um diagnóstico completo para entender como a equipe trabalhava, como os clientes preferiam ser atendidos e qual era a cultura da empresa, estabelecendo as bases para criar um processo de vendas ideal.

Reduzimos duas etapas do processo de vendas da M4G!C, esclarecendo prospecção, investigação do problema e definição do produto certo. A chave foi incluir a etapa “objetivo com o surf”.
Em um processo centrado no cliente, entender o objetivo é fundamental para recomendar a prancha ideal. Esses pilares ajudam a tornar os objetivos dos clientes mais alcançáveis.

Com os objetivos claros, a equipe de vendas pode sugerir as melhores opções de pranchas. As perguntas são usadas como arsenal para conduzir as reuniões de vendas.

O passo seguinte foi feito através de treinamentos.

Apesar de capacitada, a equipe da M4G!C enfrentava desafios de produtividade e organização, agravados pela dificuldade de usar o Pipefy para gestão de tarefas. Faltava alinhamento entre a visão de longo prazo da empresa e as atividades diárias. Estatísticas mostram que apenas 33% do tempo dos vendedores é realmente dedicado a vendas, o que se confirmou na M4G!C.

Realizamos treinamentos sobre gestão de agenda, alocação de tempo e controle de atividades. Utilizamos o conceito tradicional de produtividade: entender onde o tempo está sendo gasto. Identificamos oportunidades de melhoria através da priorização e atendimento, com foco no recurso mais escasso da equipe: o tempo. A principal pergunta para os vendedores era: “Onde posso investir meu tempo para maximizar novos negócios?”.

Implementamos formas de priorização e critérios para excluir leads sem interesse, usando a metodologia Challenger Sale, com perguntas como: “Sua prioridade de compra ainda é a mesma para a próxima semana?”.

Também desenvolvemos um padrão para revisões trimestrais, identificando onde os 77% do tempo restante da equipe era gasto. Eliminamos barreiras para maximizar o tempo dedicado a vendas.

Com isso, também criamos um padrão de relatórios semanais com as métricas que deveriam ser acompanhadas em cada etapa da operação. Com esse conjunto, conseguimos acompanhar a evolução da área sem contar apenas com número de vendas, enxergando lá na frente e resolvendo, a partir da situação atual, os problemas que ainda não aconteceram.

Implantar Hubspot foi também uma etapa essencial para chegarmos aos resultados que chegamos. Identificamos qual seria a melhor ferramenta para as necessidades da M4G!C e ficamos à frente de toda a implantação, incluindo a criação de campos necessários para a equipe comercial. A Hubspot CRM é uma ferramenta que proporciona facilidade de uso suficiente para a equipe adotar, e o seu impacto na operação é imenso. 

Preparação para crescimento

A operação da M4G!C está pronta para crescer. Com o trabalho de vendas aliado à estrutura de marketing, a operação da empresa atingiu a maturidade necessária para entender, com precisão e assertividade, a origem dos seus melhores contatos e o caminho para transformar um número maior de contatos em vendas.

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