Tipos de vendedores: os 5 perfis que você precisa conhecer 

tipos de vendedores

Criar relacionamentos é uma das principais tarefas de um profissional de vendas. Podemos dizer, então, que a maneira como você se relaciona com os outros impacta diretamente a sua rotina de trabalho e, até mesmo, os seus resultados. No texto de hoje, iremos abordar os 5 tipos de vendedores de acordo com o livro “A Venda Desafiadora”.

Então, se você quer saber o seu perfil como vendedor(a) e quais as abordagens mais eficientes, você veio ao lugar certo. Continue a leitura para insights valiosos.

O que é o challenger sale? 

No livro “The Challenger Sale”, os autores Matt Dixon e Brent Adamson agrupam ideias e estratégias por trás de alguns dos melhores times de vendas da atualidade. Para você ter uma ideia, o conteúdo é tão interessante que até mesmo Neil Rackham, autor de Spin Selling, disse que este livro é o avanço mais importante em vendas nos últimos anos.

A Venda Desafiadora estudou mais de 6.000 vendedores e 90 empresas de diversos setores para tentar entender as melhores estratégias para vender de maneira eficiente. Um dos insights mais significativos foi a descoberta de 5 tipos de vendedores e os resultados que cada perfil alcança.

Impulsione suas taxas de conversão e receita
Ajudamos empresas como a sua a transformar leads em clientes satisfeitos, utilizando estratégias inovadoras e nossa metodologia personalizada.

Assim, analisando um grande volume de profissionais que atuam em empresas de todos os setores, os autores conseguiram chegar mais próximo da resposta da pergunta: qual o segredo dos top performers? 

Os tipos de perfil de acordo com o challenger sale

Depois de estudar mais de 6.000 profissionais, os autores Matt Dixon e Brent Adamson traçaram 5 tipos de vendedores. Eles são:

Trabalhador duro

Você deve imaginar que, de todos os tipos de vendedores, o trabalhador árduo é o mais bem sucedido, certo? Acontece que, quando o(a) profissional não apresenta nenhuma outra característica marcante além de trabalhar muito?

Imagine, você na posição de um gestor de vendas e pode contratar um entre dois vendedores: o profissional X têm todos os atributos e habilidades para ser um top performer e, apesar de ser preguiçoso, alcança as metas de vendas. Já a pessoa Y está disposta a trabalhar todos os dias, incluindo finais de semana, ela se esforçará como ninguém no seu time. Por outro lado, ela não entende as práticas, estratégias e terminologias do mundo comercial. Qual você escolheria para fazer parte do seu time?

Não se engane, o esforço e resiliência são fatores fundamentais para ser um top performer, mas você não pode ser apenas isso. Você não pode apenas pensar em resultados e trabalho, trabalho, trabalho.

Algumas outras características desse perfil de vendedor são:

  • Não desiste facilmente;
  • Gosta de feedbacks para melhorar;
  • Geralmente, não conseguem separar a vida pessoal da profissional;
  • É uma pessoa automotivada;

Solucionador de problemas

O segundo perfil na nossa lista de tipos de vendedores é o solucionador de problemas. Esse é o profissional que tem a intenção de trabalhar duro e entende as práticas de vendas, mas assim que se envolve com um contratempo, se perde nele – mesmo se o problema não precisa ser resolvido por ele.

O profissional solucionador de problemas é muito eficiente em vendas consultivas, uma vez que ele está sempre buscando novas oportunidades de auxiliar o cliente na sua jornada de compra. Super detalhista, esse perfil de vendedor gosta de focar no pós-venda.

Lobo solitário

Os lobos solitários são os vendedores que gostam de trabalhar sozinhos e da própria maneira. Por incrível que pareça, os dados do livro A Venda Desafiadora apontou que esse é o segundo perfil mais provável de ser um top performer. 

De certa forma, essa informação faz sentido porque se um lobo solitário, que nem sempre segue as regras e não trabalha bem em grupo não alcançasse resultados de vendas, ele já teria sido demitido.

O problema com o Lone Wolf, entre todos os tipos de vendedores, é que ele é o mais difícil de gerenciar e, por isso, causam um grande dilema entre: mantê-los na empresa pelos resultados, ou demiti-los porque não seguem as regras?

Algumas das outras características desse perfil são:

  • Trabalha de forma autônoma;
  • É auto centrado; 
  • Geralmente são as estrelas da força de vendas;
  • Pode criar conflitos na equipe.

Construtor de relacionamento

O quarto tipo de vendedor é o construtor de relacionamento e aqui vai mais uma surpresa: esse é o perfil que menos entrega resultados.

Esse profissional de vendas preocupa-se em construir relacionamentos, então geralmente se dá bem com todos. Ao lidar com os clientes, costumam estar prontos para ajudar e conseguem ganhar a confiança deles com facilidade. É o consultor de vendas consultivo clássico. Você sem dúvidas já conheceu alguém assim durante a sua carreira.

O grande problema desse perfil é que ele preocupa-se tanto em criar relacionamentos e uma boa imagem que às vezes esquece o mais importante no final do dia: vender.

Desafiador

Por fim, temos o quinto perfil: aquele que deu o nome ao livro e é o destaque entre todos os tipos de vendedores.

A principal característica do challenger é usar todo o seu conhecimento e prática para assumir o controle do processo comercial. E isso funciona porque esse vendedor consegue apresentar novas perspectivas para o cliente, lidando com dores e necessidades que nem mesmo o próprio consumidor tinha o conhecimento.

No trabalho, costumam apresentar soluções criativas para gerar resultados, têm fortes habilidades de comunicação, são estratégicos e questionam o status-quo. Por terem opiniões fortes e gostarem de discutir, podem ser controversos.

As principais conclusões sobre os tipos de vendedores

O melhor do livro “The Challenger Sale”, não é apenas entender melhor sobre os 5 tipos de vendedores traçados pelos autores, mas sim as conclusões e análises práticas dos perfis no dia a dia.

Os melhores vendedores são os desafiadores

Segundo a obra, 40% dos high performers em vendas têm o perfil desafiador, enquanto apenas 7% adotam uma abordagem construtora de relacionamentos (sendo esse perfil o de pior desempenho).

Em relação aos outros tipos de vendedores, quando comparados em desempenho, possuem uma média parecida. 

Isso significa que os vendedores desafiadores são os que melhor alcançam resultados, o lobo solitário, solucionador de problemas e trabalhador duro têm um desempenho mediano, e o construtor de relacionamento tem a pior performance.

E aí, alguns desses resultados te surpreenderam? O que você esperava?

Quanto mais complexa a venda, mais sucesso o perfil de desafiador

Algumas pessoas devem achar que para vendas mais complexas, o perfil de construtor de relacionamentos teria um melhor desempenho. Por outro lado, o livro aponta outros números: mais da metade dos high performers possuem perfil desafiador em vendas complexas. Além disso, quanto mais complexa for a venda, maior a taxa de sucesso desse perfil.

Assim, pode ser uma boa estratégia adotar uma abordagem mais desafiadora, tentando controlar o processo de vendas e mostrando novas perspectivas para o cliente em vendas longas e complexas.

Nem todos conseguem ser vendedores desafiadores

Se o perfil desafiador é, aparentemente, o mais bem sucedido, por que todos os vendedores não tentam aplicar esse tipo de abordagem? A verdade é que os autores do livro, após analisar organizações, perceberam que nem todos os high performers são challengers

Além disso, não é todo profissional que consegue controlar a conversa e ter um approach mais agressivo – nem mesmo treinando. O livro aponta que entre 20% e 30% dos vendedores não conseguem fazer a transição para a venda desafiadora.

Por um lado, isso pode parecer negativo, uma vez que os números mostram que esse é o tipo de vendedor que traz melhores resultados para a empresa. Contudo, quando falamos na estrutura de um time de vendas, não é possível compor uma equipe com perfis completamente iguais.

É necessário que existam lobos solitários, construtores de relacionamentos, solucionadores de problemas e trabalhadores árduos também, para ter um time variado e que cada um possa ajudar o outro com o seu próprio conhecimento.

Características de um bom vendedor desafiador

Com os números apontados, você deve estar curioso(a) para saber um pouco mais de como usar essa abordagem desafiadora e alcançar esses resultados. Por isso, separamos algumas características desse perfil:

Sabe oferecer novos pontos de vista

O verdadeiro diferencial do desafiador entre todos os outros tipos de vendedores é que ele não tem receio em discordar do cliente e apresentar novas visões sobre determinado assunto.

Esse perfil de profissional faz isso muito bem porque tem a capacidade de analisar rapidamente e com profundidade as dores e necessidades do cliente e, assim, propor a melhor solução.

E mesmo que o consumidor não aceite de primeira, o challenger sabe construir argumentos convincentes para defender o seu lado.

Ótima comunicação

Para efetivamente negociar e controlar o processo de vendas, o(a) vendedor(a) precisa ser um ótimo comunicador. Aqui, isso não significa apenas saber o que abordar e falar com dicção, mas também ouvir o cliente e extrair informações valiosas.

Identifica as necessidades e dores do lead

Por fim, outra característica de um profissional desafiador é entender exatamente o que o lead necessita. Para isso, é necessário investigar além do que o cliente comunica para, assim, oferecer outras propostas que sejam mais condizentes com as necessidades e desejos do consumidor.

Assim, tente aprimorar as suas habilidades de observação e investigação para refinar cada vez mais essa habilidade fundamental de um challenger.

Tipos de vendedores: quais os melhores?

Neste texto, citamos diferentes tipos de vendedores e, por mais que o livro The Challenger Sale aponte que o perfil desafiador é o mais eficiente, isso não significa que você precisa mudar as suas habilidades e métodos.

A verdade é que existem diferentes tipos de profissionais e cada um deles é necessário na composição de um time.

O importante é que você procure sempre evoluir, por meio de cursos, leituras e outras formas de estudo. E, se você chegou até o fim desse texto, é porque já faz isso e está no caminho certo para ser um high performer.

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo sobre tipos de vendedores. Acreditamos que você também pode gostar da leitura de:

Índice

Fale com um especialista em Consultoria em Vendas

Somos uma empresa de processos, capacitação e tecnologia de vendas com foco em criar e escalar operações de Inside Sales. Nosso diferencial: metodologia estruturada, refinada e testada, mas flexibilidade para entregar soluções feitas sob medida para cada empresa.
indicadores de vendas b2b

Os indicadores em vendas B2B mais importantes para cada segmento

No ambiente das vendas B2B, acompanhar os principais indicadores é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia comercial. Neste artigo, exploraremos os principais indicadores de vendas B2B que todo gestor de vendas deve monitorar, explicando sua relevância e como aplicá-los para otimizar seu processo comercial.

Avalie ligações de vendas de uma forma padronizada e intuitiva.