Persona e público-alvo: entenda as diferenças e qual aplicar

persona e público alvo

O sucesso das estratégias de comunicação e vendas da sua empresa vai depender muito do quanto você conhece o seu público e as pessoas com quem você deseja falar. Saber quem são as pessoas que compõem sua audiência e quais são suas características e interesses é fundamental para que você possa falar sobre o que elas procuram e gostariam de saber.

Quando a sua empresa conhece bem seu público, torna-se mais fácil fazer campanhas que garantam um bom ROI e tenham mais chances de atrair essas pessoas para a solução que você está oferecendo.

E, para isso, existem dois conceitos que devem estar claros na sua empresa: persona e público-alvo. Você sabe a diferença entre eles? Sabe qual é a importância para o seu negócio? Acompanhe e tire suas dúvidas!

O que é público-alvo?

Público-alvo ou target audience refere-se a uma categorização demográfica, social, econômica e comportamental de quem a sua empresa entende ser o consumidor da marca. É nesse grupo que suas ações de marketing e vendas serão focadas.

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As principais informações que você deve ter em mãos para a definir o seu público-alvo são:

  • Classe social;
  • Escolaridade;
  • Estado civil;
  • Faixa de idade;
  • Gênero;
  • Hábitos de consumo;
  • Localização;
  • Poder aquisitivo;
  • Profissão.

Embora venha perdendo espaço para outras ferramentas, o público-alvo segue sendo uma boa alternativa em alguns casos, como na hora de criar novos produtos e estudar o mercado, no momento de fazer a precificação ou ainda para definir os canais mais eficazes para a realização de novas campanhas.

Exemplo de público-alvo

Separamos dois exemplos de público-alvo para tornar a definição mais clara. Veja:

  • Homens, entre 25 e 35 anos, que moram Santa Catarina, que possuem ensino superior completo, da classe B, com renda entre R$ 3 mil e R$ 5 mil, que preferem fazer compras online e são fãs de automobilismo.
  • Empresas de tecnologia sediadas na região Sul, de grande porte, com serviços terceirizados em diversos setores e com departamento jurídico ainda pequeno para o tamanho da organização.

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O que é persona?

Por muito tempo, a definição do público-alvo da empresa servia como norte para as estratégias de marketing e vendas. No entanto, como comentamos, essa ferramenta vem sendo menos utilizada.

E o motivo é simples: a internet proporcionou uma verdadeira revolução nos hábitos de consumo e no acesso das pessoas à informação. Isso trouxe para as empresas a necessidade de criar estratégias segmentadas – e não mais em massa – que permitam uma percepção mais detalhada do consumidor e das suas vontades, comportamentos e aspirações.

Para isso, surgiram outros conceitos que tornaram mais fácil compreender essas características e criar campanhas que sejam mais precisas e eficientes. E é aqui que entra o conceito de persona.

Uma persona é uma representação fictícia e detalhada do seu cliente ideal. Ela vai muito além das informações demográficas básicas, como idade, gênero e localização. Uma persona inclui características psicográficas, comportamentais, interesses e desafios específicos do seu público. Criar uma persona envolve responder a perguntas como:

  • Nome fictício;
  • Cargo;
  • Estilo de vida;
  • Hábitos de compra;
  • Hobbies;
  • Idade;
  • Ambições e angústias;
  • Crenças e valores;
  • Dores em relação ao seu produto ou serviço;
  • Fatores/pessoas que influenciam na decisão de compra;
  • Momento da jornada em que se encontra;
  • Por quais canais se informa;
  • Redes sociais preferidas;
  • Tecnologias que mais utiliza.

Vale destacar que uma mesma empresa pode ter diversos perfis de persona diferentes, mesmo para um mesmo produto ou serviço. Por isso, para criá-las, é importante considerar as características que representam um grupo significativo de clientes para a sua empresa – seja pela quantidade de pessoas, influência ou potencial de compra.

Por serem muito mais detalhadas, as personas são uma importante ferramenta para fornecer informações e insights relevantes para o negócio, auxiliando em muitos pontos como:

  • Definir qual o melhor formato para os conteúdos produzidos;
  • Determinar a periodicidade de e-mail marketing;
  • Encontrar a melhor linguagem;
  • Escolher quais temas abordar;
  • Identificar oportunidades de cross sell e up sell;
  • Reconhecer o melhor momento para ofertar a solução;
  • Saber em quais canais investir e anunciar.

Exemplo de persona

Veja agora um exemplo de buyer persona:

  • Maria tem 32 anos, é formada em Direito e trabalha em um escritório de advocacia de médio porte. Ganha entre R$ 4 mil e R$ 5 mil, é casada, sem filhos e se considera realizada profissionalmente. Gosta de comprar produtos eletrônicos pela internet e está sempre atenta às novidades recomendadas por youtubers especializados. Gosta de se informar sobre o assunto em sites especializados e consome notícias por meio dos perfis de grandes veículos de comunicação no Twitter. Ela mora em Curitiba e costuma sair com casais de amigos aos finais de semana, frequentando bares e restaurantes. Ela e o marido administram o orçamento conjuntamente e não gostam de acumular dívidas.

A persona é uma ferramenta poderosa para personalizar sua estratégia de vendas e marketing, pois permite que você crie mensagens, produtos e serviços que ressoam com seu público de maneira mais profunda. Quando você tem uma persona bem definida, suas táticas de marketing se tornam mais eficazes, pois você fala diretamente com as necessidades e desejos do seu cliente ideal.

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Afinal, qual é a diferença entre persona e público-alvo?

Como vimos, existem diferenças fundamentais entre os dois conceitos. Enquanto público-alvo levanta informações mais gerais sobre os clientes e possíveis clientes da empresa, a persona oferece um detalhamento e um aprofundamento muito maiores, tornando muito mais fácil às equipes de marketing e vendas identificar a melhor abordagem para cada campanha.

Quando Usar Persona e Quando Usar Público-Alvo?

A escolha entre persona e público-alvo depende da natureza do seu negócio e dos seus objetivos de marketing. Aqui estão algumas orientações:

Use Persona quando:

  • Você oferece produtos ou serviços altamente específicos.
  • Sua estratégia de vendas depende de uma conexão emocional profunda com seu público.
  • Você deseja criar mensagens altamente personalizadas.
  • Sua marca está centrada na experiência do cliente.

Use Público-Alvo quando:

  • Seu produto ou serviço tem um apelo amplo e atende a várias faixas etárias e perfis demográficos.
  • Sua estratégia de marketing é mais orientada por dados demográficos.
  • Você tem recursos limitados e precisa de uma abordagem mais generalizada.
  • Seu objetivo é criar conscientização de marca em um público amplo.

Entender as diferenças entre persona e público-alvo é um passo importante para criar estratégias de marketing mais eficazes. Ao aplicar esses conceitos de forma adequada, você estará melhor posicionado para atender às necessidades do seu público e aumentar as chances de sucesso nas vendas.

Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo sobre persona e público-alvo. E, se você quiser construir um sua persona de forma assertiva, baixe agora nosso material!

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