Quando se trata de lidar com os colaboradores da empresa, ter apenas bom senso e usar do senso comum para se relacionar com eles não basta. É necessário compreender bem as pessoas, e tentar entender como deve ser a abordagem com cada uma delas: é uma pessoa mais comunicativa ou retraída? Quais são os gatilhos que a incentivam/desestimulam? Qual é a melhor forma de ajudar a melhorar sua produtividade?
Essas não são perguntas fáceis de responder mas, felizmente, é cada vez mais difundido no ambiente de trabalho o uso de metodologias para detectar perfis comportamentais, visando a entender como são as pessoas que trabalham na empresa – e como abordá-las da melhor maneira possível.
Nesse sentido, uma das metodologias mais conhecidas e usadas é a DiSC, e é sobre ela que falaremos neste post. Acompanhe e boa leitura!
O que é a metodologia DISC?
Esse é um método para avaliar o perfil de comportamento das pessoas para identificar os perfis dominantes de uma pessoa. A metodologia DISC sugere que há 4 perfis de comportamento que predominam entre as pessoas: dominância, influência, estabilidade e conformidade.
A teoria foi criada a partir das pesquisas de William Moulton Marston, um psicólogo estadunidense que procurava compreender como o ambiente tem impacto sobre a percepção dos indivíduos.
A partir desses conhecimentos, foi desenvolvida a ferramenta de avaliação DiSC por Walter Vernon Clarke. O objetivo era estabelecer uma forma de entender as competências socioemocionais dos indivíduos para conseguir “prever” as inclinações comportamentais em certos contextos.
A maneira como vivemos, as influências da família e o cenário profissional são aspectos que afetam muitas características das pessoas. Assim, conforme aponta a teoria DiSC, pode-se encontrar os 4 perfis predominantes que citamos.
É por isso que esse método é bastante usado pelas empresas, pois ele auxilia a detectar o perfil dos empregados, ajudando a detectar esses perfis dentro do negócio e a entender qual é a melhor forma de lidar com as pessoas de acordo com seu perfil comportamental.
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Os perfis da Teoria DiSC®
As ferramentas de avaliação que se baseiam na Teoria DiSC, que foram apresentados ao público pelo livro As Emoções das Pessoas Normais, costumam trazer os 4 conceitos representados pelas letras D, I, S e C. Segundo o site da TTI Success Insights, uma das empresas que aplica a metodologia DISC no Brasil, é possível resumi-los brevemente da seguinte forma:
- D – Dominância: indica como a pessoa lida com desafios e problemas. Os principais descritores são competitivo, decidido, direto, orientado para resultados. Emoção preponderante: raiva;
- I – Influência: indica como a pessoa lida com outros indivíduos e os influencia. Os principais descritores são: confiante, inspirador, otimista, popular, sociável, confia nos outros. Emoção preponderante: otimismo;
- S – Estabilidade: indica como a pessoa lida com mudanças e estabelece seu ritmo. Os principais descritores são: agradável, bom ouvinte, paciente, sincero, constante, membro de equipe, estável. Emoção preponderante: não demonstrar emoções;
- C – conformidade: indica como a pessoa lida com regras e procedimentos estabelecidos por outros. Os principais descritores são: preciso, analítico, perfeccionista, cuidadoso e minucioso. Emoção preponderante: medo.
A partir dessas 4 características básicas, o DiSC analisa o perfil comportamental das pessoas e aponta como esses aspectos são “combinados” em cada indivíduo, e como isso se reflete no trabalho e relacionamento de cada pessoa.
A posição da letra na descrição do perfil indica qual é a tendência ou prioridade mais forte no seu perfil. Por exemplo, uma pessoa mais DI tem a dominância como característica mais atuante em seu comportamento, mesmo tendo traços de influência, enquanto um indivíduo ID apresenta mais aspectos do perfil de influência, embora tenha também características ligadas ao perfil dominância.
Segundo o site DISC Profiles, a partir dos 4 perfis gerais, há 12 que são mais frequentemente detectados. Abaixo, colocamos algumas nuances desses 12.
DC – desafio, resultados, precisão
Objetivos: Independência, realização pessoal
Medos: Falha em atingir seus próprios padrões
Qualidades de liderança: estabelecer altas expectativas, falar sobre problemas
D – resultados, ação, desafio
Metas: resultados finais, vitória
Medos: ser explorado ou parecer fraco
Qualidades de liderança: mostrar confiança, assumir o controle e focar nos resultados
Di – ação, resultados, entusiasmo
Objetivos: Ação rápida, novas oportunidades
Medos: perda de poder
Qualidades de liderança: ampliar os limites, encontrar oportunidades
iD – ação, entusiasmo, resultados
Objetivos: avanços empolgantes
Medos: ambientes fixos, perda de aprovação ou atenção
Qualidades de liderança: Encontrar oportunidades, promover ações ousadas
i – entusiasmo, ação, colaboração
Objetivos: popularidade, aprovação, entusiasmo
Medos: rejeição, não sendo ouvido
Qualidades de liderança: mostrar entusiasmo, construir redes profissionais
iS – colaboração, entusiasmo, suporte
Objetivos: Amizade
Medos: Pressionar os outros, ser odiado
Qualidades de liderança: ser acessível, reconhecer as contribuições
Si – colaboração, apoio, entusiasmo
Objetivos: Aceitação, relacionamentos próximos
Medos: Ser forçado a pressionar os outros, enfrentar a agressão
Qualidades de liderança: criar um ambiente positivo, reconhecer as contribuições
S – suporte, estabilidade, colaboração
Objetivos: Harmonia, estabilidade
Medos: decepcionar as pessoas, mudanças rápidas
Qualidades de liderança: permanecer aberto a sugestões, mostrar diplomacia
SC – estabilidade, suporte, precisão
Metas: ambientes calmos, objetivos fixos, progresso constante
Medos: pressão do tempo, incerteza, caos
Qualidades de liderança: manter a compostura, ser justo
CS – estabilidade, precisão, suporte
Objetivos: estabilidade, resultados confiáveis
Medos: situações emocionalmente carregadas, ambiguidade
Qualidades de liderança: mostrar modéstia, ser justo
C – precisão, estabilidade, desafio
Metas: precisão, processos objetivos
Medos: estar errado, fortes demonstrações de emoção
Qualidades de liderança: comunicação com clareza, promoção de análises disciplinadas
CD – desafio, precisão, resultados
Metas: resultados eficientes, decisões racionais
Medos: Fracasso, falta de controle
Qualidades de liderança: Criar padrões elevados, aprimorar métodos
Como pode ser aplicada a Metodologia DISC?
É provável que com essa descrição de perfis você já consiga detectar quais dessas características estão mais presentes no seu próprio comportamento e também no de outros funcionários da sua empresa.
Então, imagine como identificar essas informações pode ser importante para entender as pessoas com quem você trabalha e como elas trabalham e se relacionam. Abaixo, vamos ver algumas aplicações práticas da Metodologia DISC.
- Desenvolvimento de lideranças: levando em conta que o teste DiSC coleta dados sobre estilo de liderança, esse assunto pode ser acompanhado diretamente no desenvolvimento de lideranças;
- Feedback: quando conhecemos o perfil dos trabalhadores da empresa, também aprendemos qual é o melhor modo de dar feedbacks para cada um, tanto positivos quanto negativos;
- People Analytics: people analytics é uma das grandes tendências do RH atualmente, e é basicamente a realização de análises de dados sobre pessoas para tomar decisões e coletar indicadores mais embasados. Com o DiSC, pode-se mapear muitos padrões relevantes na gestão de pessoas;
- Plano de Desenvolvimento Individual: como a Metodologia DISC tende a valorizar as características principais de cada perfil, conhecer os perfis traz clareza na hora de entender em quais pontos de desenvolvimento de uma pessoa vale a pena investir e quais não fazem sentido naquele caso;
- Recrutamento e seleção: é possivelmente o uso mais comum do DiSC, pois é usado para mapear o perfil dos candidatos que se inscrevem em processo seletivos, ajudando a prever padrões de comportamentos com uma grande assertividade;
- Treinamentos: conhecer os perfis do DiSC possibilita que um treinamento possa se tornar também uma capacitação comportamental, pois entendemos como cada perfil aprende e podemos trabalhar para potencializar esse aprendizado, assegurando que o conteúdo seja mais absorvido.
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Como o Teste DiSC é aplicado?
O Teste DiSC® é aplicado com formulários e questionários. A partir das respostas, pode-se gerar indicadores que sugerem competências e comportamentos dos indivíduos avaliados. Geralmente, os testes são de múltipla escolha, exigindo respostas diretas sobre assuntos como opinião, preferências pessoais e tarefas que mais gosta de realizar. O resultado aponta características predominantes na pessoa.
Com base nessa análise, os gestores têm em mãos dados importantes para traçar o perfil dominante dos colaboradores, inclusive seus pontos fortes e a melhorar, bem como o potencial que eles têm na empresa.
Esses dados servem de base para ações estratégias que podem ser aplicadas pelo líder e/ou pela equipe de RH, como definição de ações para aumentar o engajamento e performance de times, elaboração de plano de carreira, gerenciamento de conflitos, mentorias, promoções, recrutamento, seleção etc.
Atualmente, diversas empresas aplicam testes com base na Metodologia DISC.
Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo sobre metodologia DISC e, se você quiser conferir outros artigos informativos como esse, acesse o nosso blog.