Como fazer uma pesquisa de mercado eficiente em apenas 5 passos?

pesquisa de mercado

A verdade é que entender aprofundadamente sobre o mercado em que você atua é a chave para alcançar o sucesso em vendas. Para que você vende? Quais as necessidades do cliente? Como contornar objeções?

Mesmo com estratégias como ICP, persona e público-alvo ou tecnologias de alta precisão, entender sobre os seus consumidores e concorrentes é um desafio.

Contudo, a pesquisa de mercado é uma alternativa para negócios que querem analisar a dinâmica e dados do comércio. Apontando dados como hábitos de consumo, características comportamentais e históricos, o estudo mercadológico com certeza pode ser um aliado para aumentar as suas vendas!

Agora, assim como qualquer processo, desenvolver uma pesquisa de mercado não é uma tarefa fácil. Por isso, escrevemos esse material explicando tudo o que você precisa saber. Boa leitura!

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O que é uma pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado é um processo de avaliação para entender melhor a realidade do mercado em que uma empresa atua. 

Através de uma coleta de informações e análises, este processo é essencial para auxiliar na tomada de decisões mais assertivas, assim como o melhor entendimento de problemas.

A pesquisa de mercado aponta para hábitos de consumo, características demográficas e comportamentais e outros levantamentos.

Ela pode ser feita pelo próprio negócio, por empresas terceirizadas ou até mesmo por uma coleta de dados disponíveis ao público.

Por que uma pesquisa de mercado é importante?

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Como já foi dito anteriormente, entender a situação do mercado é um ótimo insight na tomada de decisões mais seguras e certeiras. 

Isso porque com um olhar mais profundo sobre consumidores e concorrentes, você pode definir estratégias que se encaixem melhor de acordo com as situações atuais do mercado.

Colete dados sobre seus consumidores

Uma empresa pode ter um produto magnífico, mas sem uma estratégia de marketing e vendas, é quase impossível gerar receita. 

Uma das principais etapas na hora de desenvolver uma estratégia de vendas é conhecer o público. Entender as necessidades dos consumidores e as tendências do mercado ajuda a criar campanhas mais assertivas e direcionadas.

Um consumidor que se sente entendido e bem acolhido tende a voltar e se tornar um cliente fiel, ao invés de comprar de concorrentes.

Conheça informações importantes sobre seus concorrentes

Além de ter um olhar mais amplo sobre os consumidores, com uma pesquisa de mercado de qualidade você consegue também entender as posições dos concorrentes. 

Entender a logística e estratégia dos oponentes pode ser uma boa alternativa para ter insights e diferenciais no mercado.

Dessa forma, acompanhe estudos, análises e dados dos mercados competidores para montar estratégias que possam te deixar sempre um passo à frente.

Entenda melhor a situação do mercado

Uma pesquisa de mercado não abrange somente clientes e empresas concorrentes, mas também outros dados que permitem um melhor entendimento de todo o ecossistema em que a sua empresa atua.

Entendendo mais sobre o sistema que você está inserido pode trazer vários vantagens, como:

  • Maior previsibilidade dos negócios;
  • Entender os possíveis desafios;
  • Ter insight sobre ideias e estratégias inovadoras;
  • Encontrar novas tendências e oportunidades;
  • Avaliar a performance de produtos e serviços;

Mas, claro, para chegar nessas conclusões, é preciso desenvolver uma pesquisa de mercado de alta qualidade. 

Com um estudo mercadológico de alto padrão, a sua empresa terá um entendimento melhor do mercado e, assim, direcionar esforços e orientar processos.

Decisões mais assertivas

Uma das maiores dificuldades de um negócio é desenvolver estratégias que ajudem a alcançar seus objetivos. Infelizmente, aumentar a quantidade de leads não é uma tarefa fácil – principalmente quando a empresa não conhece o seu público.

Decisões bem planejadas ajudam no crescimento da empresa, assim como no gerenciamento de processos e vendas. Utilizando a pesquisa de mercado como seu aliado, será possível tomar decisões muito mais assertivas.

Isso porque com um conhecimento mais profundo sobre o mercado, é possível prever tendências e, até mesmo, entender a linha de raciocínio dos consumidores.

Tipos primários de pesquisa de mercado

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Como já foi dito anteriormente, as pesquisas de mercado podem ser realizadas pela própria empresa, ou por terceiros. Dessa forma, segmentados as pesquisas primárias sendo aquelas realizadas pela própria empresa, utilizando um profissional para conduzir o estudo.

Já as pesquisas secundárias são aquelas feitas a partir de dados, relatórios ou entrevistas coletadas por outras companhias. 

Assim, alguns tipos primários de pesquisa de mercado são:

Focus Group

Os grupos de focos consistem em uma seleção de pessoas cuidadosamente selecionadas para realizar um teste do seu produto ou serviço. Após usar a demo da sua empresa, as pessoas respondem um questionário e fornecem um feedback.

Este tipo de pesquisa de mercado se caracteriza por ser qualitativa, uma vez que procura saber a qualidade e informações mais complexas de determinado produto ou serviço.

Entrevistas

As entrevistas são os tipos mais comuns de pesquisa de mercado. Como o nome sugere, esse método consiste em uma série de perguntas para coletar o máximo de informações de entrevistados.

Este tipo de estudo geralmente é feito pessoalmente e requer experiência prévia do entrevistador.

Pesquisa etnográfica

Já a pesquisa etnográfica é ainda mais difícil de ser realizada, já que é feita no ambiente natural do entrevistado. Dessa forma, o entrevistador necessita se inserir e adaptar ao universo do interrogado.

Além de necessitar de um entrevistador com experiência neste tipo de pesquisa, as barreiras geográficas podem ser um obstáculo para captar dados e informações.

É importante lembrar que este tipo de pesquisa pode demorar alguns dias, assim como anos, mas o uso de plataformas e ferramentas tecnológicas pode facilitar o processo de entrevista.

Tipos secundários de pesquisa de mercado

Agora, os tipos secundários de pesquisa de mercado podem ser mais fáceis de ser acessados, mas também não fornecem informações tão específicas. Alguns tipos são:

Dados públicos

O avanço tecnológico permitiu a otimização de diversos processos – inclusive no mundo das vendas. Antes, era necessário fazer pesquisas entrevistando pessoas pessoalmente. Agora, é possível realizar uma coleta de dados exclusivamente online.

Através de questionários e fóruns, as empresas conseguem obter informações sobre os clientes, produtos e concorrentes. 

Esse tipo de pesquisa não é tão cara como as primárias e, apesar de obter informações mais facilmente, muitas vezes os dados não são tão detalhados.

Dados comerciais

Esta coleta de dados geralmente são realizadas a partir de relatórios feitos por grandes empresas, como Pew, Gartner ou Forrester. Como essas informações são coletadas por outras empresas, muitas vezes há um custo para acessá-las.

Como conduzir uma pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é essencial para descobrir tendências e criar estratégias mais assertivas. Saiba mais:

Você já deve ter percebido que a pesquisa de mercado pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa, e que há diversas maneiras de realizá-la. Por tanto, segue um passo a passo de como conduzir um estudo mercadológico:

  1. Defina um objetivo

O primeiro passo para desenvolver uma pesquisa de mercado é entender o porquê você deve realizá-la. Então, antes de começar, defina um objetivo que, ao fim da pesquisa, poderá ser alcançado.

O recomendável para definir uma meta é se perguntar algumas questões básicas, como:

  • Eu quero aumentar a quantidade de leads?
  • Os meus clientes estão satisfeitos?
  • Vou lançar um novo produto, o que as pessoas acham dele?
  • Qual a opinião do público sobre a minha empresa?

Essas questões básicas ajudarão a encontrar um norte na hora de estabelecer um objetivo. Ter uma meta definida ajuda a realizar um processo de pesquisa de mercado mais estruturado e efetivo.

  1. Defina o público-alvo da pesquisa de mercado

Com um objetivo definido, agora é hora de estabelecer o público-alvo que deverá fazer parte da pesquisa de mercado.

Aqui, você deve analisar o objetivo e encontrar um grupo de pessoas que melhor se encaixa para obter as informações desejadas. Por exemplo, nada adianta fazer uma pesquisa de satisfação com pessoas que nunca consumiram o produto.

O importante nesta etapa é lembrar que o seu negócio oferece um serviço ou produto para um grupo específico de pessoas e, é esse grupo que deve ser entrevistado.

  1. Elabore um roteiro de perguntas

Após definir um objetivo e o grupo de pessoas que será entrevistado, é necessário elaborar um questionário de pesquisa.

As perguntas precisam ser muito bem pensadas para que, quando os entrevistados as respondam, seja possível encontrar informações úteis e que ajudem a alcançar o objetivo.

Aqui, tente manter um foco com as perguntas, para que o entrevistado não se disperse a atenção e direcione a entrevista para outro lado.

  1. Aplique o questionário

Com a pesquisa já planejada, chegou o momento de aplicar o questionário. Nesta etapa, é importante encontrar um profissional que saiba aplicar as questões e direcionar a entrevista para o objetivo.

  1. Faça uma análise de resultados

Por fim, chegou a hora de organizar e analisar todos os dados coletados na pesquisa de mercado. 

Com a coleta de dados feita, você pode disponibilizar as informações de uma maneira que a comparação fique mais fácil, como gráficos ou tabelas. Para facilitar ainda mais o processo, você pode utilizar ferramentas ou plataformas.

Com um estudo de qualidade e uma organização bem feita, você poderá realizar uma análise de todos os dados coletados, o que te ajudará a ter um melhor entendimento do mercado, dos concorrentes e dos consumidores.

Ah, mas preste atenção: uma pesquisa de mercado só é eficiente quando você sabe interpretar os dados. Por isso, faça uma análise cuidadosa de todas as informações reunidas.

As melhores ferramentas

Como você deve ter percebido, realizar uma pesquisa de mercado não é uma tarefa fácil. Felizmente, existem algumas ferramentas que podem te ajudar nesse processo.

Think With Google

O Think With Google é uma ferramenta muito útil para analisar tendências e realizar pesquisas de marketing digital. A plataforma é perfeita para analisar oportunidades e ter insights valiosos.

Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio ao Empreendedorismo (Sebrae) é referência em conteúdos e pesquisas de todos os tipos. Aqui, você pode encontrar informações preciosas para a sua pesquisa de mercado.

Typeform

Por fim, o Typeform é um software de serviços online especializado na construção de formulários e pesquisas. De forma intuitiva e dinâmica, esta ferramenta pode ser uma grande ajuda no processo de estudo mercadológico.

A pesquisa de mercado é uma dos processos essenciais para conseguir vender mais e tornar o seu negócio uma verdadeira máquina de vendas. Para entender mais sobre vendas, gestão e estratégia, acesse o blog da Inside!

E, se você tem interesse em construir ou ganhar eficiência em vendas, não se esqueça de conversar com um de nossos especialistas.

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