É muito comum, quando criança, olhar para os pais como uma grande admiração – afinal são eles que, desde o primeiro momento, nos criam e educam.
Conforme você vai crescendo, outras figuras se tornam importantes a ponto de serem uma influência. As pessoas podem ter um grande impacto na sua vida, mesmo que você não as conheça pessoalmente.
Inclusive, na vida profissional, é muito comum se influenciar por outros indivíduos mais experientes. É através da vivência e conhecimento de outras pessoas, que você pode ter insights valiosos.
Por isso, criamos uma lista dos 7 vendedores famosos que você precisa conhecer e acompanhar. Confira:
Mark Roberge
Quem é?
Talvez você já tenha ouvido falar de Mark Roberge, como ex-CRO do HubSpot. Além disso, o americano também é professor titular da Unidade de Gestão Empresarial da Harvard Business School e ensina vendas e marketing empresarial no programa de MBA.
Mas o quanto Roberge é importante? Bem, ele ficou em 19° lugar no Top vendedores sociais da Forbes, além de ter sido premiado como Vendedor do Ano em 2010, na Conferência de Vendas do MIT.
Aprendizado
Para Roberge, os KPIs são essenciais para diagnosticar e maximizar a produtividade, principalmente em momento de expansão.
Durante o momento de crescimento, volte às suas raízes – ou seja, experimente e mensure. Teste o mesmo produto em um diferente mercado, ou um novo produto no mesmo mercado, ou ainda um mesmo produto, no mesmo mercado, mas com uma abordagem nova.
A experimentação é fundamental. “Crescimento é sobre cadência. Não significa contratar 20 vendedores amanhã, mas 1 por mês nos próximos 6 meses”, comenta Mark Roberge.
Daniel Pink
Quem é?
Nascido em 1964, Daniel Pink entra na lista de vendedores famosos porque além de ser um ótimo profissional de vendas, ele também é um autor ilustre.
Podemos citar aqui os quatro best-sellers que vale a pena ler: “Quando: Os Segredos Científicos do Timing Perfeito”, “Saber Vender é da Natureza Humana: A Verdade Surpreendente Sobre a Movimentação de Outros”, “Drive: A Surpreendente Verdade Sobre o Que Nos Motiva” e “Uma Nova Mente: Por Que Os Right-Brainers Vão Governar o Futuro”.
Um dos principais tópicos abordados por Pink em suas teses é a motivação – e explorando a ideia de que recompensas tradicionais não são tão eficientes como os gerentes pensam.
Aprendizado
O arrependimento é um sentimento inerente ao ser humano. Infelizmente, todos nós passaremos por essa sensação em algum momento da vida. Mas, ao invés de torná-la negativa, por que não aprender com ela?
Se aprendemos a lidar com o arrependimento da maneira adequada, podemos usá-lo para tomar decisões mais assertivas, lidar com a pressão do momento e até mesmo ter um desempenho melhor.
Às vezes, pode parecer que tomar uma decisão ousada pode ser inconsequente, mas é importante entender que existe uma grande diferença entre fazer uma escolha sem estudo e planejamento e fazer uma escolha inovadora baseada em dados e pesquisas.
Para entender melhor sobre as ideias de Daniel Pink, assista o seu Ted Talk sobre motivação:
Mary Kay Ash
Quem é?
Se você é uma pessoa atenta, então já deve ter visto um carro rosa neon nas ruas – e isso não é apenas uma questão de estilo, e sim de uma estratégia criada por Mary Kay Ash.
Mary Kay era uma vendedora que, após anos trabalhando para várias empresas, decidiu criar a sua própria, mas de uma maneira diferente: recompensando as melhores funcionários com incentivos e bônus.
Em 1967, a empresária encomendou o primeiro Cadillac rosa (da cor da paleta de maquiagem Mary Kay). O carro se tornou um destaque tão grande nas ruas de Dallas que Mary Kay decidiu recompensar as suas principais consultoras de beleza com um Cadillac rosa. E, assim, nasceu Mary Kay Career Car Program.
Aprendizado
Com uma empresa mundialmente conhecida, a Mary Kay Ash tornou- se exemplo de liderança feminina e, por isso, está nesta lista de vendedores famosos que você tem que conhecer.
O trabalho de um líder vai além de comandar uma equipe. É necessário também saber motivar os funcionários e reconhecer os seus feitos.
“Para a maioria das mulheres, o último aplauso que receberam foi quando se formaram no ensino médio ou na faculdade. Uma mulher pode ficar dia e noite cuidando da família e a única vez em que ela tem a chance de ouvir algum comentário é se ela não faz alguma coisa”, comenta Mary Kay.
Então, se você está na busca de uma grande influência feminina, abra um espaço na agenda para ler algum de seus livros.
Clayton Christensen
Quem é?
Clayton Christensen foi um professor de administração na Harvard Business School. Christensen tornou-se mundialmente conhecido por suas teses sobre inovação dentro de grandes empresas – o cara inspirou até o Steve Jobs!
Clayton é formado em Economia pela Brigham Young University e em 1977 concluiu um mestrado na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Em 1979, finalizou o seu MBA (Master of Business Administration).
Aprendizado
Chega determinado momento, que algumas empresas crescem tanto que não sabem para onde expandir – e isso pode ser perigoso. De acordo com Christensen, empresas que estão presas a um padrão logo ficarão atrás de empresas menores, mais rápidas e inovadoras.
Em “O Dilema da Inovação”, o autor cria e explica sobre o conceito de Inovação Disruptiva, processo pelo qual um produto ou serviço inicialmente ganha fragmentos de um mercado e depois se expande exponencialmente para o mercado, substituindo os seus concorrentes.
Um profissional que presa a constante inovação como Clayton Christensen sem dúvidas tem que estar na lista de vendedores famosos.
Steve Blank
Quem é?
Você já ouviu falar sobre “Startup Enxuta” (Lean Startup, em inglês)? Se sim, você deve isso a Steve Blank, e se ainda não sabe o significado do termo, está na hora de pesquisar.
Blank é um empreendedor americano, reconhecido pelo desenvolvimento da metodologia de Customer Development, incluindo as suas pesquisas sobre Lean Startup.
Aprendizado
Para Blank, existem três tipos de mercado: o existente, o ressignificado e o novo. A sua teoria de Customer Development é um dos grandes destaques da sua teoria empreendedora, onde ele defende que startups que querem encontrar o fit do mercado devem ir a campo e conversar com os próprios consumidores.
“A maioria das startups não estão em mercados existentes. Algumas estão ressignificando um mercado existente em um nicho que o incumbente não está satisfeito, ou promovendo uma alternativa de menor custo para um fornecedor já existente. Outras startups estão no novo mercado, criando-o do início (como Apple com iPhones)”, explica Blank.
Jill Konrath
Quem é?
Jill Konrath é a sexta mencionada nesta lista de vendedores famosos. Ela é estrategista de vendas, palestrante e autora de livros – e também tem um blog fenomenal.
Expert em estratégias B2B, as ideias de Konrath já foram utilizadas em diversas áreas e empresas. Hoje, a vendedora é um dos grandes nomes no mundo de vendas.
Aprendizado
Você já ouviu falar sobre sales enablement? O termo em inglês significa um conjunto de práticas que auxiliam a capacitação de profissionais de vendas. Falo isso porque, de acordo com Konrath, não dedicar o tempo ao aprendizado acaba custando mais, porque fazer uma venda é mais demorado e não dá para crescer em escala.
Dessa forma, o/a profissional de vendas deve manter o constante estudo sobre o mercado, tendência e novas ferramentas. Uma dica é: fazer uma análise interna e entender melhor como é a sua própria abordagem.
O objetivo dessa atividade é entrar no papel do consumidor e ouvir as suas ligações e reuniões. Assim, será possível identificar gargalos que podem ser melhorados.
Arunachalam Muruganantham
Quem é?
Saindo do eixo Europa/Estados Unidos, trouxemos um empreendedor indiano para provar que é possível encontram oportunidades em qualquer lugar do mundo. O último na lista de vendedores famosos é Arunachalam Muruganantham.
O indiano é inventor de uma máquina de produção de absorventes de baixo custo e, após a sua grande invenção inovadora, entrou na lista de 100 pessoas mais influentes de 2014 pela Time.
A grande revolução da saúde feminina na Índia começou quando Muruganantham descobriu que a sua esposa e mulheres da vizinhança não utilizavam absorventes higiênicos, por conta do alto custo.
Assim, o vendedor desenvolveu uma máquina de produção de baixo custo de absorventes. Para testar o produto, o homem utilizou de um útero artificial feito de bexiga e sangue de cabra.
O sucesso da higiene das mulheres de países de baixa renda foi tão grande, que até mesmo virou filme! E, para encontrar mais indicações sobre filmes e séries sobre vendas, acesse esta matéria do nosso blog.
Aprendizado
Se tem algum ensinamento que aprendemos com a história de Arunachalam Muruganantham é que o mundo está cheio de oportunidades. Mesmo vindo de uma família pobre, o indiano ainda conseguiu atingir o sucesso e mudar o mundo.
E como ele fez isso? Observando. O empreendedor investigou a fundo as necessidades da sua esposa e mulheres da vizinhança e, a partir dali, notou um padrão: as mulheres indianos não estavam usando absorvente íntimo.
Com o problema encontrado, Muruganantham desenvolveu a solução e soube vendê-la de forma certeira.
Por que é importante acompanhar vendedores famosos?
O trabalho de vendedor/a é um constante aprendizado. Acima de acompanhar a jornada de compras, ser comunicativo e persuasivo, o trabalho de um/a profissional de vendas é ser adaptável – e isso conta com acompanhar as tendências e inovações do mercado.
E existem duas maneiras de ficar por dentro de tudo o que ocorre no mundo das vendas:
- Acompanhar os vendedores famosos, para aprender novas metodologias e estratégias;
- Acompanhar o blog da Inside;