Um dos principais contratempos de qualquer empresa é, sem dúvidas, entender a logística dos produtos. Mesmo com estratégias como público-alvo, ICP ou KPIs, ter o controle dos estoques não é uma tarefa fácil.
Para auxiliar na gestão eficiente do armazenamento de produtos, é possível utilizar a curva ABC. Essa estratégia nada mais é do que um método de classificação e organização de informações de produtos.
Essa ferramenta é essencial para o administrativo da empresa, porque ela tem o poder de estabelecer uma ordem de prioridade de produtos, além de facilitar a análise e apuração de estoque.
Para entender mais sobre a curva ABC, como calculá-la e aplicá-la na sua empresa, continue lendo esse artigo. Boa leitura!
O que é a curva ABC?
A curva ABC é uma classificação, em ordem de prioridade, dos produtos de uma empresa. Ela tem como principal função apontar os itens que mais agregam para o seu negócio.
A curva tem três divisões: a região A, que representa os objetos de maior valor. A região B, correspondente a maioria dos itens, que tem valor médio e, por fim, a região C, que são os produtos com menor demanda e valor agregado.
Esta subdivisão permite um olhar mais claro nas prioridades e organização de uma empresa. Com essa classificação, pode ser possível controlar melhor o estoque, planejar a logística e investir em produtos que trazem mais retorno para o negócio.
Como funciona?
Muitas empresas perdem dinheiro porque não tem o controle eficiente de estoque. Elas investem em produtos que estão parados há muito tempo, ou se perdem na logística de fornecer as mercadorias que mais trazem faturamento.
Assim, além de perder dinheiro, estes negócios desorganizados abrem espaço para concorrentes assumirem o seu lugar no mercado.
A curva ABC pode ajudar a solucionar este problema. Com 3 subdivisões de produtos, em ordem de prioridade, é possível entender melhor as necessidades dos clientes.
Para entender melhor sobre o rankeamento do estoque e a lista de prioridade de cada produto, confira:
Curva A
Os produtos da curva A são os de maior importância para a sua empresa e estão relacionados com uma fórmula 80-20, ou seja, são 20% dos itens totais que correspondem a 80% das suas vendas.
São essas as mercadorias que a sua empresa deve dar prioridade, já que o retorno sobre investimento é maior. E, claro, não deve faltar produtos A em seu estoque.
Curva B
Já os produtos B são aqueles de valor médio e que correspondem a 30% do total e que trazem 15% do faturamento da empresa.
Dessa forma, esses itens não são a maior fonte de receita de uma empresa, mas também necessitam de uma atenção especial.
Curva C
Por fim, os produtos C, que têm menor importância de valor. Esses itens correspondem a 50% do total de quantidade e apenas a 5% da receita total.
Apesar de serem a maior quantidade em números, os produtos C tem menos valor na ordem de prioridade.
O princípio de Pareto
Após estudar sobre a análise de Vilfred Pareto, que apontava que 80% das terras italianas pertenciam a apenas 20% da população, o consultor de negócios Joseph Moses Juran percebeu que essa relação pode ser usada em outros cenários.
Assim, Juran criou a Lei de Pareto, que aponta que 80% das consequências são resultado de apenas 20% das causas e, essa aplicação também pode ser utilizada no mundo de marketing e vendas.
Dessa forma, a curva ABC é uma metodologia que parte dos princípios da Lei de Pareto, constando de que é, para controlar os produtos, é melhor rankeá-los em um grau de quantidade e valor.
A curva ABC de clientes
A curva ABC não serve apenas para ordenar produtos, como também para clientes. Uma análise profunda dos consumidores mais rentáveis pode ajudar na criação de estratégias e campanhas mais assertivas.
O cálculo é feito da mesma maneira: os clientes A são os mais ativos e correspondem a 80% do faturamento da empresa. Os clientes B são a parcela mediana com 15% dos lucros e os clientes C são aqueles que consomem com pouca frequência no seu estabelecimento.
Dessa forma, a curva ABC é útil não somente para mensurar produtos, como também consumidores. Assim, ela é muito explorada no marketing, administração e vendas.
Como a curva ABC pode ajudar a sua empresa?
A curva ABC é a ferramenta ideal para mensurar e analisar os produtos de uma empresa e, com um olhar mais apurado, é possível trazer grandes resultados e benefícios para uma organização, como:
Controle de estoque
Estabelecer uma ordem de prioridade de itens ajuda a manter um estoque mais organizado e controlado.
Entendendo que os produtos A agregam mais valor à empresa, é sempre tê-los em estoque, pois são prioridade. Enquanto os produtos C, apesar de serem os mais vendidos, não tem uma taxa de retorno sobre investimento tão alta.
Dessa forma, percebe-se que para ter uma gestão de mercadorias eficiente, é necessário manter todas as informações mais organizadas possível. Assim, é possível controlar quais itens estão faltando ou não no estoque.
Investimento mais assertivo
Com uma visão mais abrangente da lucratividade dos produtos, as chances de investir em um item que não trará retorno financeiro para a empresa são cada vez menores.
Um estoque com produtos que saem pouco pode paralisar o seu dinheiro, enquanto um estoque em falta pode gerar perda de rentabilidade.
Por isso, é muito importante ter uma equipe para analisar e administrar a curva ABC e os produtos da sua empresa. Com um bom planejamento de vendas, é possível direcionar esforços e investimentos em itens que trazem lucratividade.
Redução de gastos
Com a curva ABC, além de investir mais assertivamente, você pode também reduzir gastos excessivos.
O controle de estoque permite direcionar as prioridades e, assim, não ter gastos desnecessários com produtos que não serão vendidos. Verificar a demanda de itens é uma das funções mais importantes do time administrativo e que ajuda a manter os gastos dentro de um orçamento.
Além disso, uma análise profunda da carência de mercadoria pode auxiliar na criação de promoções e campanhas para vender produtos que estão parados há muito tempo.
Como calcular a curva ABC
A curva ABC pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa, mas fazer o cálculo dos produtos não é uma tarefa fácil. Para te ajudar a encontrar as prioridades de vendas (ou clientes), fizemos esse passo a passo. Confira:
Ferramentas
A primeira etapa para criar a curva ABC da sua empresa é definir a ferramenta que será utilizada. Com o avanço das técnologias, há diferentes ferramentas que podem auxiliar neste processo, cada uma com custos e benefícios diferentes.
O sistema ERP são os mais utilizados para essa tarefa, pois possibilitam o controle interno de todas as informações de uma empresa. Nesta plataforma, basta colocar os dados que o sistema cria o rankeamento sozinho. Muito legal, né?
Entretanto, este sistema de gestão integrado tem custos que nem toda empresa pode pagar. Mas isso não é um problema, pois ainda há outras ferramentas para a criação da curva.
Outra opção é utilizar a Planilha Curva ABC, uma ferramenta que calcula os dados da empresa apenas com o nome do produto e valor de faturamento.
E, além desses sistemas, você também pode escolher entre o clássico Excel. O programa da Microsoft é perfeito para a criação de planilhas e gráficos, e por um custo baixo.
Contudo, para utilizar o Excel é preciso de alguém que conheça a plataforma ou que tenha conhecimento pleno do Pacote Office.
Planilha de custos
Depois de escolher a melhor plataforma que atenda às suas necessidades, chegou a hora de fazer a planilha de custos.
Aqui, você irá listar todos os seus produtos à venda, incluindo nome, valor por unidade e valor total de acordo com a quantidade de produtos vendidos. Então, é necessário calcular a porcentagem de cada produto em comparação com o total e a porcentagem acumulada, que é referente ao faturamento total de um item.
Assim, você deve ter os seguintes dados organizados em uma tabela:
- Nome do produto;
- Quantidade vendida;
- Valor por unidade;
- Porcentagem de cada produto;
- Porcentagem do faturamento de cada produto;
Cálculo
Com todos os dados organizados, a próxima etapa consiste em rankear os produtos em ordem de prioridade e faturamento para a empresa.
Assim, você irá organizar em ordem decrescente em relação a porcentagem do faturamento dos produtos. Exemplificamos:
No mês de março, uma empresa vendeu 10 produtos P (R$ 10/ unidade), 40 produtos Q (R$ 20/ unidade) e 50 produtos R (R$ 30/ unidade). Então, uma planilha com esses itens seria:
Nome Quantidade vendida R$/Unidade % de cada produto Faturamento total P 10 R$ 10 10% 4,16% Q 40 R$ 20 40% 33,33% R 50 R$ 30 50% 62,5%
Depois de organizar todos os produtos em uma tabela, é necessário dividir cada item nas classes “A”, “B” e “C”. Observe quais mercadorias trazem mais de 80% do faturamento e quais tem performance mediana e baixa de vendas.
Com todos os dados organizados e em formato de gráfico, você deve encontrar uma imagem semelhante a:
Análise
Pronto! Agora que você tem a curva ABC da sua empresa pronta, você pode utilizá-la para criar promoções, campanhas e estratégias mais assertivas, ter um melhor controle do seu estoque de vendas e prioridades.
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