O Sales Enablement é um dos pilares do flywheel da Inside. Entendemos que a capacitação regular é fundamental para ter uma operação de vendas de alto nível gerando resultados escaláveis e previsíveis.
Esse estudo pode ser feito de diversas maneiras: por workshops, consultoria, aulas práticas, lendo livros teóricos e até mesmo assistindo Netflix. É isso mesmo, no seu tempo de lazer você consegue tirar alguns insights valiosos que podem ajudar na sua rotina de trabalho.
Pensando nisso, criamos essa lista de dicas de filmes de vendas com as principais obras fictícias e documentais para assistir e aprender. Vamos lá?
O sucesso a qualquer preço
O primeiro título da nossa lista de dicas de filmes de vendas é “O sucesso a qualquer preço”. Nesta obra, um grupo de corretores, com medo de serem demitidos, procuram maneiras de vender mais e melhor.
Assim, para motivar mais o time de vendas, o chefe promete recompensas como um Cadillac Eldorado ou um conjunto de facas para churrasco. E aí, você acha que esse tipo de bônus deveria entrar como parte de compensação em vendas?
Para entender como Al Pacino, Alec Baldwin e Kevin Spacey lidam com a pressão de bater metas, assista o filme completo!
À procura da felicidade
“À procura da felicidade” é um dos filmes de vendas mais famosos e, se você já viu, com certeza se emocionou com a história de Chris (interpretado por Will Smith) e sua família.
Com problemas financeiros e uma recém separação da esposa, Chris é obrigado a procurar um novo emprego e aplicar suas melhores habilidades como vendedor para cuidar de seu filho.
Mesmo que você já tenha visto esse filme, ele com certeza deve entrar para a lista de vale a pena ver de novo.
Jiro dreams of sushi
Saindo um pouco do gênero de ficção, trouxemos esse documentário interessantíssimo para a lista de dicas de filmes de vendas.
Essa obra conta a história do japonês Jiro Ono, um cozinheiro de 90 anos que trabalha com determinação há mais de 6 décadas comandando um restaurante de sushi em Tóquio.
“Jiro dreams of sushi” com certeza irá te emocionar e inspirar a ter determinação para alcançar seus principais objetivos, sejam eles profissionais ou pessoais.
O homem que mudou o jogo
Esse é o filme de vendas perfeito para quem também é fã de esporte. “O homem que mudou o jogo” mostra como a limitação instiga a criatividade para arranjar soluções inusitadas – e que você pode usar tanto em estratégias de basebol como também no mundo comercial.
Joy: o nome do sucesso
Esta é mais uma das dicas de filmes de vendas que são inspiradas em vendedores da vida real. Em “Joy: o nome do sucesso”, conhecemos Joy (interpretada pela Jennifer Lawrence), uma mãe solteira que usa da criatividade e observação para criar e vender um esfregão de chão.
Esse filme é uma verdadeira aula de empreendedorismo e mostra como a determinação pode te levar a lugares inimagináveis.
O lobo de Wall Street
“O lobo de Wall Street” é, sem dúvidas, um dos filmes de vendas mais conhecidos e visitados. A obra que tem um elenco memorável e um dos grandes nomes do cinema como diretor conta a história real do vendedor Jordan Belfort.
A história começa desde quando Belfort trabalhava na Wall Street até o momento que ele constrói o seu próprio negócio milionário.
Diferente de muitas obras, “O lobo de Wall Street” apresenta muitas lições do que não fazer como vendedor e dono de uma empresa.
Betting on Zero
“Betting on Zero” é um documentário que aborda um dos maiores escândalos do mundo comercial: o esquema de pirâmide da Herbalife que foi sustentado por milhares de revendedores.
Assim, essa é outra obra que te ensina o que fazer e o que não fazer no mundo de vendas.
Carros usados
Para vender, um profissional precisa ter lábia. E é exatamente isso que “Carros usados aborda”: um vendedor de carros usados que faz de tudo para conseguir dinheiro para concorrer ao Senado.
Entre piadas e clichês, é possível ter alguns insights interessantes sobre como abordar clientes e vender pessoalmente.
Diamond Men
Em “Diamond Men” conhecemos um vendedor que hoje é pouco popular: o profissional que não estuda e procura vender sempre um mesmo produto, no caso de Eddie Miller, joias.
Depois de um problema de saúde, Eddie precisa treinar um novo sucessor, Bobby Walker, que não tem nenhuma experiência em vendas. Nessa troca de conhecimentos, os dois criam um laço forte que emociona a audiência.
Amor e outras drogas
Quem disse que clichês românticos não podem trazer insights valiosos não apenas sobre a vida, como também sobre o trabalho? “Amor e outras drogas é uma prova concreta disso”.
O filme conta a história de um vendedor galã que usa da lábia e beleza para conquistar clientes. A abordagem direta e agressiva torna-o no vendedor n°1 da empresa… até que ele encontra-se apaixonado (mas isso é tudo o que vamos falar sobre a obra).
Cadillac man
Nesta comédia estrelada por Robin Williams e Tom Robbins, o personagem principal, Joey, encontra-se com um desafio: vender uma dúzia de carros em alguns dias para quitar uma dívida.
Essa tarefa fica ainda mais complicada quando o marido da secretária de Joey desconfia de um caso amoroso e faz da concessionária de refém.
Os rivais
Ninguém gosta de concorrentes mas, em “Os Rivais”, BB e Ernest Tilley levam a competição para outro patamar.
Vendendo de porta em porta, os dois personagens utilizam técnicas de vendas nada éticas apenas para vender mais do que o inimigo.
Brinquedos que marcam época
Com certeza você conhece Star Wars, Barbie ou He-man. Esses brinquedos marcaram a infância de muita gente. Contudo, muito mais do que figuras nostálgicas, esses produtos podem te dar uma verdadeira aula de negócios.
“Brinquedos que marcam época” é uma série documental da Netflix que retrata a história dos brinquedos mais famosos, desde a criação da imagem para apelo infantil, até estratégias de marketing e vendas que levaram ao sucesso comercial.
E aí, curtiu as nossas dicas de filmes de vendas? Se você tem alguma recomendação que faltou na nossa lista, deixe nos comentários. E se você gosta de meios não convencionais para estudar, pode gostar também de: