HubSpot Marketing Hub: Principais funcionalidades para ganhar eficiência

O marketing é uma das áreas mais importantes de qualquer empresa. É através dele que se pode alcançar novos clientes e fidelizar os atuais. No entanto, gerenciar todas as atividades relacionadas ao marketing pode ser um grande desafio! É preciso criar campanhas, gerenciar leads, analisar resultados e muito mais pra garantir que a operação está funcionando a pleno vapor. Felizmente, existem ferramentas que podem ajudar a simplificar essas tarefas e uma delas é o Marketing Hub da HubSpot.

O Marketing Hub da HubSpot é uma plataforma completa de marketing que ajuda empresas como a sua a gerenciar todas as atividades relacionadas ao marketing em um só lugar. Com o Marketing Hub é possível criar campanhas de marketing, gerenciar leads, automatizar e-mails e analisar resultados, tudo em um único lugar.

O que é o Marketing Hub da HubSpot?

A plataforma oferece uma ampla variedade de ferramentas de marketing, incluindo:

  • Email marketing;
  • Automações;
  • Gestão de contatos e empresas;
  • Relatórios de marketing;
  • Publicação em redes sociais;
  • SEO;
  • Gerenciamento de ads;
  • Gerenciamento de conteúdo.

Com todas essas ferramentas em um único lugar, o Marketing Hub permite gerenciar todas as atividades de marketing de forma mais eficiente.

Por que usar o Marketing Hub da HubSpot?

Existem muitas razões pelas quais as empresas devem considerar o Marketing Hub da HubSpot. Listei abaixo algumas que acredito serem as mais importantes:

  1. Tudo em um só lugar: Todas as atividades relacionadas ao marketing são gerenciadas em um único lugar. Isso significa que não é necessário alternar entre várias ferramentas e plataformas para realizar diferentes tarefas de marketing. Além disso, é muito mais fácil acompanhar a jornada completa de um lead até o fechamento da venda.
  2. Automação de marketing: O Marketing Hub permite que as empresas automatizem muitas tarefas de marketing, como envio de emails, criação de fluxos de trabalho e Lead Scoring. Isso ajuda a economizar o tempo e garante que todo mundo da equipe vai estar focado em atividades cada vez menos manuais e mais estratégicas.
  3. Relatórios de marketing: O Marketing Hub fornece análises detalhadas sobre o desempenho das campanhas de marketing, permitindo que as empresas vejam o que está funcionando e o que não está. Isso ajuda a otimizar campanhas futuras e aumentar o ROI, investindo nas ações que deram certo e descartando ou otimizando as que não estão funcionando como deveriam.
  4. Gestão de contatos e empresas: Aqui uma das ferramentas que eu mais gosto: todos os leads e suas empresas em um único lugar, com recursos como pontuação e nutrição de leads. Isso ajuda a garantir que os prospects sejam devidamente qualificados antes de serem passados para as equipes de vendas, aumentando as chances de conversão lá no final do pipeline.
  5. SEO: Você também vai encontrar no Marketing Hub ferramentas de SEO para ajudar a otimizar suas páginas e posts para motores de busca como o Google. Isso vai aumentar a visibilidade da empresa online e direcionar mais tráfego para o site.
  6. Publicação em redes sociais: Você pode agendar e publicar posts em várias redes sociais a partir de um único lugar. Isso ajuda a economizar tempo e garantir que as postagens sejam publicadas de forma consistente em todas as suas redes. Ainda existem algumas limitações relacionadas às dimensões de vídeos no reels do Insta e publicação de carrosséis no LinkedIn, mas em breve devem ser anunciados ajustes.
  7. Gerenciamento de ads: Gerencie todos os seus anúncios de várias plataformas, como o Meta Ads e o Google Ads. Você pode criar listas de remarketing, ajustar o orçamento e modificar campanhas direto da HubSpot.

Como o Marketing Hub da HubSpot pode aumentar a eficiência do marketing?

Agora que entendemos o que é o Marketing Hub da HubSpot e por que as empresas devem considerar seu uso, vamos explorar como essa plataforma pode ajudar a aumentar a eficiência da sua operação de marketing:

Automatização de tarefas repetitivas

Automatize tudo que for possível. Claro, existem momentos e atividades que precisam de uma interação mais manual, mas tarefas repetitivas, como o envio de emails, a criação de fluxos de trabalho e a definição de pontos para leads podem economizar um tempo precioso e recursos, permitindo que a equipe de marketing se concentre em tarefas mais estratégicas e criativas.

Por exemplo, imagine que sua empresa deseja enviar uma série de emails de acompanhamento para os leads que baixaram um eBook em seu site. Em vez de enviar manualmente cada email, você pode criar um fluxo de trabalho no Marketing Hub que enviará automaticamente os emails aos leads em intervalos específicos que você vai definir.

Gerenciamento de leads

Engajar e qualificar leads pode ser uma tarefa complicada, mas não precisa ser assim. Com o Marketing Hub, você acompanha fontes, origens, canais e interesses. Além disso, você também pode criar propriedades personalizadas e usá-las pra qualificar seus contatos e empresas.

Por exemplo, imagine que sua empresa está executando uma campanha de geração de leads para um novo produto. Com o Marketing Hub, você pode definir uma pontuação para cada lead com base em seu comportamento, como o número de visitas ao seu site, o tempo gasto em determinadas páginas e o envio de forms. Olhando de perto para os interesses dos leads, podemos qualifica-los e, dependendo do SLA que for definido com a equipe de vendas, tornar esse lead em um MQL.

Relatórios de marketing

O Marketing Hub fornece análises detalhadas sobre o desempenho das campanhas, landing pages e e-mails, permitindo que você veja rapidamente o que está funcionando e o que não está. Isso ajuda a otimizar campanhas futuras e aumentar o ROI.

Ex.: Imagina que sua empresa está rodando uma campanha de email marketing para um produto novo. Com o Marketing Hub, você pode ver quantas pessoas abriram os emails, quantas clicaram nos links e quantas converteram em oportunidades. Com essas informações, você pode ajustar a campanha para melhorar o desempenho dela.

SEO

Você também pode otimizar seus sites e conteúdo para os motores de busca. Isso aumenta a visibilidade da empresa online e direciona mais tráfego para o site.

Por exemplo, se sua empresa está tentando rankear melhor para uma palavra-chave, você pode usar a ferramenta de pesquisa de palavras-chave para encontrar keywords relacionadas e descobrir a concorrência para cada uma delas. Em seguida, você pode otimizar seu conteúdo usando essas palavras-chave para ajudar a melhorar seu ranking no Google.

Publicação em redes sociais

Também existe dentro do Marketing Hub uma ferramenta de agendamento e publicação em redes sociais. Lá você pode agendar todos os conteúdos para postar em redes diferentes, criando descrições alternativas para cada uma delas.

Por exemplo, imagine que sua empresa está tentando aumentar o engajamento nas redes sociais. Com o Marketing Hub, você pode criar uma programação de postagens para cada rede social e agendar as postagens com antecedência. Isso ajuda a garantir que as postagens sejam publicadas em horários estratégicos para maximizar o engajamento da sua audiência.

Gerenciamento de ads

Você pode gerenciar anúncios em várias plataformas, como o Meta Ads e o Google Ads. Isso ajuda as empresas a maximizar o ROI de suas campanhas de anúncios e minimizar o custo por clique.

Por exemplo, se sua empresa está executando uma campanha de anúncios no Meta Ads para promover um novo produto. Com o Marketing Hub, você pode criar anúncios facilmente e definir o público-alvo com base em critérios como idade, gênero e interesses. Em seguida, você pode acompanhar o desempenho dos anúncios e ajustá-los para melhorar o custo por clique em cada campanha.

Integração com outras ferramentas

O Marketing Hub da HubSpot se integra com outras ferramentas de marketing, como o CRM da HubSpot e o Apollo. Isso ajuda as empresas a centralizar seus dados de marketing em um único lugar e facilita a colaboração entre as equipes de Revenue.

Por exemplo, imagine que sua equipe de marketing usa o HubSpot para aumentar a base de contatos e o Apollo para atualizar esses contatos com informações relevantes. Com a integração do Marketing Hub, as informações de marketing e vendas podem ser sincronizadas e atualizadas automaticamente, permitindo que as equipes trabalhem juntas de maneira mais eficiente em cima de leads cada vez mais qualificados.

Como otimizar o uso do Marketing Hub da HubSpot para aumentar a eficiência do marketing?

Separei algumas dicas pra otimizar o uso do Marketing Hub da HubSpot e aumentar a eficiência da sua operação de marketing:

  1. Planeje sua estratégia: Antes de começar a usar o Marketing Hub, é importante ter uma estratégia de marketing bem definida e documentada. Isso vai te ajudar a usar as ferramentas da plataforma de maneira mais eficiente e a alcançar seus objetivos, sem desviar dos objetivos.
  2. Use a automação com sabedoria: A automação pode ajudar a economizar tempo e recursos, mas é importante usá-la com sabedoria. Certifique-se de que suas automações estejam alinhadas com sua estratégia de marketing e que seus fluxos de trabalho estejam bem definidos. Um erro na criação de um fluxo pode virar um efeito bola de neve e ‘sujar’ seus dados.
  3. Aprenda a usar todas as ferramentas: O Marketing Hub da HubSpot oferece uma ampla variedade de ferramentas de marketing. É importante aprender a usar todas elas. O lado bom é que a HubSpot Academy oferece cursos gratuitos sobre como usar o Marketing Hub e outras ferramentas da HubSpot.
  4. Mensure e faça ajustes: Use as ferramentas de análise e relatórios do Marketing Hub para medir o desempenho de suas campanhas e fazer os ajustes conforme seja necessário.

O Marketing Hub da HubSpot é uma plataforma completa e poderosa. Com as ferramentas de automação, personalização, análise e integração, o Marketing Hub pode ajudar empresas como a sua a alcançar seus objetivos de marketing de forma mais eficiente. Além disso, a plataforma é fácil de usar e a HubSpot oferece suporte e treinamento para ajudar as empresas a aproveitar ao máximo suas ferramentas de marketing. Com uma estratégia de marketing clara e o uso inteligente das ferramentas do Marketing Hub, as empresas podem aumentar sua visibilidade online, gerar leads e converter cada vez mais clientes.

Guia do Usuário do Marketing Hub da Hubspot

Nesta seção, trazemos o Guia do Usuário das ferramentas de marketing da HubSpot! Quer esteja começando ou seja um profissional de marketing experiente, ele ajudará você a navegar pelo conjunto de ferramentas e recursos de marketing da HubSpot. Então, vamos começar!

Primeiro, vamos dar uma olhada nas diferentes seções do HubSpot Marketing Hub:

Ferramentas

Contatos

A seção Contatos é onde você gerencia todos os seus leads. Você pode usar as ferramentas de captura de leads da HubSpot para coletar informações de contato dos visitantes do seu site e segmentar seus contatos com base em seus interesses e comportamentos, como por exemplo Cargo, Setor, Tamanho da empresa, etc.

  1. Importando contatos: na guia “Contatos” > “Contatos” do Marketing Hub, clique em “Importar” para importar seus contatos. Escolha de onde você deseja importar seus contatos e faça a correlação entre as colunas da sua planilha e as propriedades que você quer preencher.

  1. Segmente seus contatos: use as ferramentas de “Listas” para segmentar seus contatos com base em critérios como localização, tamanho da empresa ou lead scoring. Você pode escolher entre criar uma lista baseada em diferentes objetos, como: contatos, empresas ou negócios. Além disso, você também pode escolher entre uma lista estática (que não será constantemente atualizada) e uma lista ativa (que é atualizada sempre que um novo contato atender aos critérios que você escolheu).

[optin-monster-inline slug=”ard1sajjycv5j8u8xzlr”]

  1. Use a timeline do contato: a linha do tempo do contato fornece um histórico cronológico das interações de um contato com sua empresa. Use-o para obter informações sobre seus interesses e comportamentos. Essa feature é importante principalmente para entender a jornada do seu lead e também ver quais foram as interações dele com a área de vendas, por exemplo.

Campanhas

A seção Campanhas é onde você planejará e executará suas campanhas de marketing. Você pode criar campanhas para e-mail, mídia social e outros canais. Você também pode acompanhar o desempenho de suas campanhas e fazer os ajustes necessários para garantir o ROI da campanha.

  1. Crie uma nova campanha: Na guia “Campanhas” do Marketing Hub, clique em “Criar campanha” para criar uma nova campanha de marketing. Defina nome, datas de início e fim, responsáveis e orçamento.

  1. Defina seus objetivos de campanha: use o editor de campanha para definir seus metas de campanha como o número de leads impactados, negócios gerados e receita influenciada pela campanha.

  1. Adicione ativos e lance sua campanha: Adicione ativos de marketing como Landing Pages, Anúncios, Posts em redes sociais e e-mails pra que o sistema colete os dados necessários pra avaliar o desempenho da sua campanha. Assim que sua campanha estiver pronta, você poderá lançá-la e acompanhar seus resultados usando o painel de campanha.

Automações

A seção Fluxos de Trabalho é onde você configurará automações para otimizar seus esforços de marketing. Você pode criar fluxos de trabalho para nutrição de leads, email marketing e muito mais. Você também pode usar as ferramentas de automação da HubSpot pra personalizar suas mensagens com base no comportamento dos seus contatos.

  1. Crie fluxos de trabalho: na guia “Fluxos de Trabalho” do Marketing Hub, clique em “Criar fluxo de trabalho” para automatizar suas tarefas e comunicações de marketing. Escolha os gatilhos que vão disparar a automação e os eventos que acontecem quando um lead cumpre esses parâmetros.

  1. Configurar e-mails acionados: use a ferramenta de automação para configurar e-mails que são enviados automaticamente aos contatos com base em suas ações ou comportamentos.

Relatórios

A seção Relatórios é onde você analisará os resultados do marketing. Você pode acompanhar as principais métricas, como tráfego do site, taxas de conversão de leads e muito mais. Você também pode criar relatórios personalizados para rastrear métricas específicas que são importantes pra você.

  1. Acesse o painel de relatórios: Na guia “Relatórios” do Marketing Hub, clique em “Relatórios” para acessar o painel de relatórios. Em seguida, clique em “Criar relatório”.

  1. Personalize seu painel: use o painel de relatórios para personalizar sua exibição e adicionar os relatórios e métricas mais importantes. Praticamente todas as propriedades configuradas no HubSpot podem ser usadas como filtros para personalizar seu relatório. 
  1. Analise seus dados: use as ferramentas de relatórios para analisar seus dados e obter informações precisas sobre suas ações de marketing. Defina o intervalo de datas, atividades e outras informações para criar um relatório que represente bem suas metas e objetivos.

Painéis

O painel é onde você obtém uma visão geral do seu desempenho de marketing. Nos painéis da HubSpot você pode inserir diversos relatórios e visualizar tudo em um só lugar, além de poder filtrar todos os relatórios de uma só vez. 

  1. Navegue até o menu “Relatórios” > “Painéis”. Você pode adicionar relatórios personalizados ao seu painel ou criar um painel novo baseado em diferentes objetos ou métricas.

  1. Familiarize-se com o painel: Reserve algum tempo para explorar o painel do Marketing Hub. Isso lhe dará uma visão geral de seus esforços de marketing e fornecerá acesso a todas as ferramentas e recursos.
  1. Personalize seu painel: use o recurso “Personalizar painel” para adicionar ou remover informações do seu relatório. 

Formulários de captura de leads

Os formulários de captura de leads são uma maneira de coletar informações de contato dos visitantes do seu site. Você pode usar o criador de formulários drag and drop da HubSpot para criar formulários personalizados que reflitam a estética da sua marca. Você também pode adicionar campos personalizados aos seus formulários para coletar informações específicas de seus visitantes.

  1. Crie um novo formulário: Na guia “Marketing” > “Captura de leads” > “Formulários” do Marketing Hub, clique em “Criar formulário” para criar um novo formulário de captura de leads.

  1. Personalize seu formulário: use o editor de formulários para personalizar os campos, o estilo e a mensagem de agradecimento do formulário.

  1. Incorpore seu formulário: assim que seu formulário estiver pronto, você poderá incorporá-lo em seu site, landing pages ou outros ativos de marketing para capturar leads. Basta copiar o código e inseri-lo onde desejar.

Landing Pages

Você pode usar o construtor de landing pages da HubSpot para criar páginas personalizadas otimizadas para conversão. Você também pode usar as ferramentas de teste A/B para testar diferentes versões de suas páginas para ver quais têm melhor desempenho.

  1. Crie uma nova página de destino: Na guia “Marketing” > “Landing pages” do Marketing Hub, clique em “Criar” para criar uma nova landing page.

  1. Personalize sua landing page: use o editor para personalizar o design, o layout e o conteúdo de sua página.

  1. Publique sua landing page: assim que sua página de destino estiver pronta, você poderá publicá-la em seu site, mídia social ou outros canais de marketing para direcionar tráfego e capturar leads.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma maneira de nutrir leads e manter contato com seus prospects. Você pode usar as ferramentas de e-mail da HubSpot para criar e-mails personalizados para cada destinatário. Você também pode acompanhar o desempenho de seus e-mails para ver quais estão gerando mais engajamento.

  1. Crie um novo e-mail: Na guia “Marketing” > “E-mail” do Marketing Hub, clique em “Criar e-mail” para criar um novo e-mail.

  1. Personalize seu e-mail: use o editor de e-mail para personalizar o design, o layout e o conteúdo de seu e-mail.

  1. Envie seu e-mail: Assim que seu e-mail estiver pronto, você poderá enviá-lo para seus contatos ou agendá-lo para ser enviado mais tarde.

Mídia social

As redes sociais são uma ótima maneira de se conectar com seu público e promover sua marca. Você pode agendar e publicar postagens em todos os seus canais de mídia social. Você também pode acompanhar o desempenho dos seus posts para ver quais estão gerando mais engajamento.

  1. Conecte suas contas de mídia social: Na guia “Marketing” > “Social” do Marketing Hub, clique em “Conectar contas” para conectar suas contas de mídia social.
  2. Crie e agende postagens: use a ferramenta de mídia social para criar e agendar postagens em várias plataformas de mídia social. Você pode escrever uma legenda diferente para cada rede.

  1. Monitore interações: use a ferramenta de mídia social para monitorar os resultados dos seus posts.

Por onde começar?

Comece com um plano

Antes de começar a usar o Marketing Hub da HubSpot, é importante ter um planejamento definido, afinal a HubSpot é uma ferramenta, mas quem usará ela é você. Determine seus objetivos, público-alvo e copys. Isso ajudará você a criar campanhas mais assertivas.

  • Identifique suas metas de marketing: determine o que você deseja alcançar com seus esforços de marketing, como aumentar o tráfego do site, gerar leads ou aumentar as vendas.
  • Defina seu público-alvo: identifique quem são seus clientes ideais, incluindo dados demográficos, comportamentos, interesses e pontos problemáticos.
  • Desenvolva uma copy chamativa: crie uma proposta de valor exclusiva que diferencie sua marca da concorrência e ressoe com seu público-alvo.
  • Descreva suas táticas de marketing: determine quais canais e táticas você usará para atingir seu público-alvo, como mídia social, marketing por e-mail ou marketing de conteúdo.

Segmente seu público

Uma das maiores vantagens de usar o Marketing Hub da HubSpot é a capacidade de segmentar seu público com base em seus interesses e comportamentos. Ao segmentar seu público, você pode entregar mensagens personalizadas que ressoam com cada indivíduo. Isso pode ajudar a aumentar o engajamento e gerar conversões.

  • Crie uma lista: no HubSpot, crie uma lista com base nos critérios que deseja usar para segmentar seu público. Por exemplo, você pode criar uma lista de contatos que visitaram uma página específica em seu site ou baixaram um conteúdo específico.

Personalize suas mensagens

A personalização é a chave para criar uma estratégia de marketing bem-sucedida. Com o Marketing Hub da HubSpot, você pode personalizar suas mensagens com tokens para incluir os nomes de seus contatos, nomes de empresas e outros detalhes em suas mensagens para criar uma experiência mais personalizada.

  • Use tokens de personalização: no HubSpot, insira tokens de personalização em seu conteúdo para personalizar suas mensagens. Por exemplo, você pode usar um token para inserir o nome de um contato em uma saudação de e-mail.
  • Personalize seu conteúdo: crie conteúdo personalizado que fale com cada segmento de seu público. Por exemplo, você pode criar uma postagem de blog que aborda uma dor específica para um segmento do seu público.

Teste e otimize

Uma das grandes vantagens do Marketing Hub da HubSpot é a capacidade de testar e otimizar suas campanhas. Use o teste A/B para testar diferentes versões do seu conteúdo e ver quais têm melhor desempenho. Use análises para acompanhar o desempenho de suas campanhas e fazer os ajustes necessários.

  • Configure testes A/B: no HubSpot, configure um teste A/B para seu conteúdo para testar diferentes versões de suas mensagens. Por exemplo, você pode testar duas linhas de assunto diferentes para uma campanha de e-mail.
  • Analise seus resultados: use as ferramentas analíticas da HubSpot para acompanhar o desempenho de suas campanhas e identificar áreas de melhoria. Por exemplo, você pode analisar suas taxas de abertura de e-mail ou taxas de cliques para ver qual versão do seu conteúdo teve melhor desempenho.

Aproveite a Automação

A automação é uma ferramenta poderosa em qualquer estratégia de marketing. Com o Marketing Hub da HubSpot, você pode automatizar e otimizar seus fluxos de trabalho e economizar tempo. Use automações para nutrir leads, enviar e-mails automatizados e muito mais.

  • Configure fluxos de trabalho: no HubSpot, crie fluxos de trabalho para automatizar suas tarefas de marketing, como nutrição de leads, marketing por e-mail ou postagem em mídia social. Por exemplo, você pode criar um fluxo de trabalho que envia uma série de e-mails para um novo lead durante um determinado período de tempo.
  • Monitore seus fluxos de trabalho: use as ferramentas de automação da HubSpot para monitorar o desempenho de seus fluxos de trabalho e fazer os ajustes necessários. Por exemplo, você pode ajustar o tempo ou o conteúdo de seus e-mails com base em seus dados analíticos.

Se você gostou do que viu até aqui mas não tem a HubSpot e precisa de ajuda com a migração do seu CRM atual, saiba que a Inside tem especialistas em Marketing e Vendas que podem te ajudar desde a escolha de um plano que se adapta a sua realidade (de mercado e financeira) à criação de estratégias e processos de aquisição de leads. Tudo isso, claro, buscando a maior eficiência possível dentro da sua operação comercial. Fale agora mesmo com um dos nossos consultores em tecnologias de vendas.

Espero que esse guia tenha sido útil para começar a usar o Marketing Hub da HubSpot. Lembre-se que a HubSpot oferece diversos recursos, incluindo um fórum da comunidade, blog e equipe de suporte para te ajudar a aproveitar ao máximo suas ferramentas de marketing.

Índice

Fale com um especialista em Consultoria em Vendas

Somos uma empresa de processos, capacitação e tecnologia de vendas com foco em criar e escalar operações de Inside Sales. Nosso diferencial: metodologia estruturada, refinada e testada, mas flexibilidade para entregar soluções feitas sob medida para cada empresa.
inbound 2024

Inside na Inbound 2024

Fomos para Boston novamente! No ano passado, nossos sócios Gabriel Lopes e Thiago Fridrich participaram do Inbound 23 e voltaram cheios de histórias. Este ano, com os avanços em IA ao longo dos últimos meses, o evento prometia ainda mais, e a Inside marcou presença enviando Rafael Alexandre, sócio e CRO, e Ed Seffrin, consultor especialista em RevOps. Durante o Inbound, fizemos uma cobertura das principais palestras e, claro, aproveitamos para fazer muito networking! Além dos conteúdos incríveis, o evento contou com várias atrações paralelas e palestras inspiradoras que comentaremos neste artigo.

indicadores de vendas b2b

Os indicadores em vendas B2B mais importantes para cada segmento

No ambiente das vendas B2B, acompanhar os principais indicadores é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia comercial. Neste artigo, exploraremos os principais indicadores de vendas B2B que todo gestor de vendas deve monitorar, explicando sua relevância e como aplicá-los para otimizar seu processo comercial.