Graças a evolução da internet a vida do trabalhador ficou muito mais fácil. A tecnologia permitiu a automatização de processos e otimização do tempo. Contudo, em meio a tantas opções, pode ser difícil escolher qual plataforma utilizar.
No caso dos vendedores, uma das principais questões quando se fala de tecnologia é: qual o melhor sistema CRM? E a verdade é que não existe o melhor sistema, apenas aquele que se enquadra melhor com as suas necessidades.
Por isso, hoje, iremos comparar dois sistemas destaques e concorrentes no mercado para te ajudar a avaliar qual é o melhor CRM. HubSpot ou Pipedrive. Vamos lá?
O que é um CRM
Primeiro, vamos começar com o básico: o que é CRM? Da inglês “Customer Relationship Management”, a sigla representa um sistema de gestão de relacionamento do cliente.
No mundo dos negócios, esta é uma das principais estratégias, que auxilia o vendedor a entender melhor os hábitos de consumo do consumidor, acompanhar cada etapa do funil de vendas e antecipar necessidades do cliente.
Dessa forma, a ferramenta pode ser a chave para maximizar a produtividade e melhorar a jornada de compras. Por isso, é fundamental analisar as diversas opções do mercado, antes de escolher qual sistema utilizar.
Sobre o Hubspot CRM
O HubSpot CRM é um dos líderes no mercado. Fundado em 2004, pela dupla Brian Halligan e Dharmesh Shah, com o objetivo de divulgar estratégias de inbound marketing e criar uma plataforma ‘tudo em um’.
Hoje, a plataforma é destaque no mercado nacional e internacional, porque oferece soluções de acompanhamento e pontuação de leads, serviços integrados, relatórios e análises e, claro, visão estratégica do funil de vendas.
O HubSpot oferece soluções focadas em marketing, vendas, atendimento ao cliente e CRM. Os preços podem começar desde planos gratuitos, até recursos ilimitados com orçamento um pouco mais alto.
Para entender mais sobre o CRM e como ele pode ajudar a sua empresa a crescer, acesse este link!
Sobre o Pipedrive CRM
O Pipedrive é a primeira ferramenta CRM feita para vendedores, por vendedores. Isso significa que o sistema foi desenvolvido por pessoas que entendem as necessidades e a rotina de um vendedor.
A plataforma, com foco em vendas e pipeline, promete otimizar o dia do profissional de vendas através de recursos como:
- Gestão de funil de vendas;
- Integração de e-mail;
- Metas;
- Relatórios de vendas;
- Previsão de vendas;
- Formulários;
Além de oferecer diversas funcionalidades, o Pipedrive se destaca com uma interface intuitiva e simples, que qualquer vendedor/a é capaz de usar.
Quer saber a opinião honesta de um especialista sobre Pipedrive, então confira este link.
Prós do Hubspot
Agora, vamos acompanhar os principais benefícios que o HubSpot CRM pode trazer para a sua empresa:
Alinhamento entre departamentos
Quem trabalha com vendas sabe a importância do alinhamento com o Marketing. Isso porque, para fechar vendas, é necessário atrair leads qualificados, ou seja, os profissionais de vendas precisam ser claros nas suas necessidades para que o marketing consiga peneirar os prospects.
E, com um sistema integrado, isso fica muito mais fácil. O HubSpot oferece integração com diferentes ferramentas de gestão, permitindo que pessoas de outras áreas possam ter acesso a qualquer relatório ou dashboard.
Suporte ao cliente
Tanto o HubSpot quanto o Pipedrive oferecem suporte ao cliente de alto padrão. O HubSpot tem um sistema de resposta muito rápido, que pode tirar as suas dúvidas a qualquer momento.
Facilita o Marketing
Como já falamos aqui, o HubSpot, diferente do Pipedrive, é um sistema que vai além de vendas. Isso significa que a plataforma oferece diversos recursos e funcionalidades para facilitar a rotina de quem trabalha com venda.
Com a ferramenta, é possível automatizar e-mails, monitorar usuários e otimizar a conversão de leads.
Prós do Pipedrive
Interface intuitiva
Um dos grandes diferenciais do Pipedrive é que a plataforma tem uma interface extremamente intuitiva. Isso é uma grande vantagem para empresas que não tem orçamento para realizar um onboarding mais caro.
Logo que a conta é criada, é muito fácil de entender como utilizar os recursos e funcionalidades da ferramenta.
Gestão personalizada
Além de ter uma interface limpa e intuitiva, o Pipedrive também permite personalizar a sua gestão de trabalho.
Dessa forma, você pode criar um fluxo de trabalho de acordo com as suas necessidades e prioridades, assim como criar campos específicos para cada cliente.
Suporte técnico
Este é um ponto positivo para o HubSpot e para o Pipedrive. As duas plataformas oferecem suporte técnico ao cliente de alta qualidade.
O grande diferencial do Pipedrive é que você pode tirar dúvidas a qualquer momento, até mesmo de finais de semana e feriados.
E, se você tiver alguma dúvida, você também pode acessar a academia do Pipedrive, que oferece capacitação, com vídeos, cursos e textos.
Contras do Hubspot
Agora que você já sabe os principais benefícios do HubSpot e do Pipedrive, vamos mostrar alguns pontos que poderiam melhorar e que podem ser o diferencial na hora de escolher qual sistema CRM utilizar.
Preço
A princípio, o HubSpot CRM oferece um plano gratuito e com funcionalidades adicionais. Todavia, os recursos são limitados e os planos vão ficando exponencialmente mais caros.
Outro fator importante a ser destacado é que, tanto o HubSpot quanto o Pipedrive são pagos em dólar, o que pode também ser um empecilho para pequenas empresas.
Contratos não flexíveis
Outro fator de reclamação em relação à plataforma são os contratos pouco flexíveis. O que significa que, ao fechar um contrato, não é possível cancelá-lo ou trocá-lo.
Enquanto isso é uma boa estratégia para firmar empresas maiores, empresas menores e que não querem se comprometer com um CRM reclamam deste ponto.
Contras do Pipedrive
Cobrança em dólar
Como já mencionamos aqui, o Pipedrive é pago em dólar. Dessa forma, um plano que já pode ser caro para algumas empresas, fica ainda mais caro devido a alta da moeda americana.
Funções limitadas
A plataforma oferece quatro planos que diferem em preços e recursos. Contudo, apenas o plano mais caro (corporativo) oferece funções ilimitadas.
A limitação é alvo de críticas de usuários que, mesmo pagando um preço alto, ainda não conseguem utilizar tudo o que a plataforma tem a oferecer.
Comparação de ferramentas: HubSpot ou Pipedrive?
Agora que você já sabe tanto os prós quanto os contras do HubSpot e Pipedrive, vamos fazer uma comparação lado a lado das plataformas:
Facilidade de uso
As duas plataformas oferecem ferramentas fáceis de serem utilizadas, então a sua escolha não pode depender exclusivamente desse fator.
Contudo, como o Pipedrive oferece gestão personalizada e uma interface intuitiva, esta pode ser uma melhor opção para empresas que procuram uma plataforma de fácil uso.
Automação
Aqui, as duas plataformas são muito boas quando falamos de automatizar trabalho. Contudo, o HubSpot oferece alguns recursos de fluxo de trabalho que são referência no mercado.
Com o HubSpot CRM, você tem acesso a modelos de fluxo de trabalho, assim como modelos em branco para você criar ou importar. Neles, é possível ativar lembretes e outras atividades, ajudando na gestão do trabalho.
Preço
O Pipedrive oferece um trial de 14 dias muito bom, que ajuda a entender melhor como a plataforma funciona e se ela é efetiva para você. Contudo, diferente do HubSpot, o Pipedrive não oferece planos inteiramente gratuitos.
Então, se você procura uma plataforma que ofereça um sistema de CRM gratuito, o HubSpot é uma opção para você.
Entretanto, é bom lembrar que a lacuna entre os preços dos planos do HubSpot é muito maior do que a do Pipedrive. Isso significa que, para atualizar o plano no Hub, os preços ficaram exponencialmente mais caros.
Quando escolher Hubspot
Chegamos ao verdadeiro ponto da questão: quando escolher um CRM? Qual escolher: HubSpot ou Pipedrive? Bem, vamos entender melhor como cada plataforma pode ser útil, de acordo com o perfil da sua empresa e as suas necessidades.
O HubSpot CRM é uma ótima ferramenta para empresas que precisam de um CRM gratuito para começar, mas que tem um espaço para crescer, ou empresas com rápido crescimento e necessitam de um sistema multifuncional.
Apesar de ser gratuito, a plataforma oferece recursos básicos para áreas de vendas, marketing e atendimento ao cliente. E, claro, sempre há a possibilidade de atualizar para um plano pago com mais funcionalidades.
Quando escolher Pipedrive
Agora, falando de Pipedrive, se a sua empresa:
- Tem uma equipe menor;
- Precisa se concentrar em vendas;
Então o Pipedrive é uma ótima opção para você.
Visto que a ferramenta é CRM focada em pipeline, o Pipedrive se torna uma ótima opção para negócios que querem focar em vendas. Enquanto isso, a plataforma tem opções de planos pagos mais acessíveis do que o HubSpot.
Ainda está indeciso/a e não sabe qual plataforma escolher? Que tal conferir outras matérias sobre tecnologia e operações de vendas?