Se você está por dentro do mercado de negócios, com certeza já deve ter ouvido falar das empresas do futuro, também conhecidas como “scale-ups”. Focadas em competitividade, escalabilidade e faturamento, essas empresas são a meta dos empreendedores.
E, se você tem o sonho de ter uma empresa de sucesso e que cresce a cada ano, então você sonha em ter uma scale-up. Neste artigo, te explicaremos tudo sobre esse modelo de negócios, como ter uma empresa do futuro, e os impactos dela na economia. Confira:
O que torna uma empresa uma scale-up?
Todo mundo já viu alguma empresa que surgiu do nada e de repente fazia parte da vida de milhares de pessoas, como o aplicativo de delivery IFood. E este é o exemplo perfeito de uma empresa scale-up.
As scale-ups são, basicamente, empresas que crescem de maneira escalável e que sustentam um crescimento a longo prazo. De acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), as scale ups crescem no mínimo 20% ao ano, por três anos seguidos.
E, ao contrário do que muitas pessoas pensam, esses negócios, apesar de terem alto nível de crescimento, não são necessariamente empresas de grande porte. Um estudo feito pela Endeavor, apontou que, no Brasil, a maioria das scale-ups são empresas de pequeno e médio porte.
Os negócios considerados scale-ups são variados, mas são mais presentes em setores com a possibilidade de crescimento, como o setor de varejo e construção civil.
Existe diferença entre uma startup e scale-up?
Muito se fala sobre startups, mas pouco se sabe sobre elas. O que são as startups e será que elas podem ser consideradas empresas scale-up?
As startups nada mais são do que uma empresa em período inicial. Alguns investidores defendem que elas também são empresas com custos de manutenção baixos, mas com projetos inovadores.
E com a revolução da tecnologia e transformação do mundo digital, a tendência é que haja cada vez mais startups no mundo dos negócios. Dentro de um mercado competitivo, pode ser difícil inovar e encontrar espaço para vender o seu produto. Mas algumas startups conseguem.
Dessa forma, sim, as startups podem ser uma empresa scale-up, ou podem virar uma com o tempo. Por tanto, se uma startup tem um desenvolvimento rápido e crescimento escalável, ela também é considerada uma scale-up.
Entretanto, vale lembrar que nem toda empresa scale-up é necessariamente uma startup. As também chamadas empresas do futuro, podem ser ou não um modelo de negócios iniciantes.
Em qual momento se tornar uma empresa scale-up?
Como já vimos, um negócio comum pode atingir o status de empresa scale-up se tiver um crescimento de pelo menos 20% ao ano, por três anos consecutivos. E, se você quer ver o seu projeto crescendo de forma escalável e se tornando um sucesso, separamos algumas dicas para virar uma scale-up.
Analise a sua empresa
O primeiro passo para tornar a sua empresa em scale-up é analisá-la. Você pode querer e visualizar o seu negócio sendo um sucesso, mas nem por isso ele será scale-up.
Para atingir esse objetivo, é necessário ter um modelo de negócio escalável, com alto faturamento. Assim, nem toda marca de sucesso é, necessariamente, uma scale-up.
Por isso, é preciso se questionar: o produto que eu vendo tem espaço no mercado? Posso adaptar e mudar meu negócio, se necessário? Quem utilizaria o meu serviço? Ele tem chance de crescimento ou será apenas consumido por parte da população?
Troque experiências
O segredo para ter uma empresa de sucesso é ter uma ótima gestão e cultura organizacional, mas para ela crescer e se tornar nível scale-up, é preciso ter insights e se manter no mercado.
A melhor maneira de ter visões e modificações é trocar ideias com colaboradores. Muitas vezes, outras pessoas do seu time tem uma visão que pode agregar valor para a empresa, então dê ouvido à elas. Dessa forma, é imprescindível a troca de experiências profissionais, seja com funcionários da sua empresa, ou de outra.
Tenha flexibilidade
Para criar um produto ou serviço que consiga crescer de maneira exponencial, é preciso sempre inovar e saber se adaptar às mudanças do mercado. Dessa forma, para se tornar uma empresa scale-up, é necessário ter flexibilidade.
Ao se adaptar, as empresas estão sempre um passo à frente, criando diferenciais competitivos. Por isso, uma visão inovadora pode ser a chave para o sucesso do seu negócio.
Mas isso não significa simplesmente aceitar qualquer mudança sem planejamento ou análise. Os gestores precisam pensar em novas ideias, mas também analisar os possíveis riscos e estratégias. O equilíbrio é tudo.
Tenha persistência e paciência
Nenhuma empresa cresce do dia para a noite – tome a Apple como exemplo. A empresa que revolucionou o mundo dos smartphones e computadores nasceu em 1976 numa garagem com apenas 3 funcionários: Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne.
Demorou um tempo para a Apple de 1976 ser a empresa renomada que ela é hoje. Mas o Steve Jobs nunca desistiu, e você também não deveria.
Mesmo tendo uma ideia inovadora, sempre há um tempo entre o planejamento, desenvolvimento e implementação. Por isso, seja paciente.
E, muitas vezes, uma ideia não corresponde às suas expectativas – mas não é por isso que você deve desistir. Para ter uma empresa scale-up, a perseverança e calma nos processos podem ser o diferencial.
Tenha objetivos definidos
A meta é ter um negócio que cresce pelo menos 20% ao ano e, para isso, é primordial que você estabeleça objetivos.
Por isso, crie metas e celebre até mesmo as pequenas vitórias. Essa perspectiva e vontade de crescer ajudam a empresa a atingir seus objetivos.
Importância econômica das scale-ups
Como já mencionamos aqui, o modelo de empresa scale-up tem um alto nível de crescimento e impacto no mundo. Além de inspirar novas técnicas de gestão, esse modelo de negócios é um dos principais geradores de emprego.
Um estudo publicado pela Endeavor aponta que as scale-ups são a principal fonte de novos empregos na Ásia. Com essa perspectiva, a fundadora da Endeavor, Linda Rottenberg, publicou uma petição para elevar ainda mais o movimento em torno desse formato de empresa.
Além da geração de novos postos, essas empresas têm um perfil de alto impacto, o que significa que os empreendedores estão preocupados não só com o crescimento do negócio, mas com o impacto na sociedade. Geralmente, essas empresas tem um mindset de “giveback”, ou seja, tentam retribuir de alguma forma e ajudar o que receberam durante o desenvolvimento do negócio.
Para saber mais sobre empresas de alto crescimento e o seu impacto no mercado, acesse essa matéria.
Geração de empregos
E, apesar de representar apenas 1,3% do total de empresas brasileiras (de acordo com a Endeavor), essas scale-ups são responsáveis por gerar 46% dos novos empregos no Brasil, segundo um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Isso porque empresas com esse modelo de escala tentam inovar constantemente e gerar ainda mais empregos para maximizar a eficiência do negócio. Empresas tradicionais têm uma média de novos postos de 0,34/ por ano, enquanto as scale-ups podem gerar, em média, 30 novos empregos por ano.
E por ser um modelo de negócio escalável, o custo de manutenção da empresa é, geralmente, menor do que o aumento de produção. Dessa forma, essas empresas não apenas geram empregos, como também conseguem maior eficiência.
Scale-ups no Brasil
Essas empresas estão crescendo no mundo inteiro, mas como é a atuação delas no Brasil? E como elas lidam com a crise econômica e social?
Segundo o IBGE, esses negócios correspondem a pelo menos 1,3% dos empreendimentos brasileiros, equivalente a 35 mil empresas, e atuam em diversos setores, como o de varejo, construção civil e tecnologia.
O Brasil, com seu extenso território e alta capacidade de produção, possui grande potencial para ter cada vez mais empresas desse modelo. Entretanto, de acordo com o último estudo publicado pelo Fórum Econômico Mundial, o país caiu 48 posições, alcançando a 75º, no ranking de competitividade, que determina o nível de produtividade de uma economia e nível de prosperidade.
Outro dado interessante em relação às empresas scale-ups no Brasil é que 60% delas estão presentes em cidades com menos de 500 mil habitantes. Dessa forma, é possível ver que esse tipo de negócio não precisa ser localizado em cidades grandes ou capitais para prosperar.
Muitos empreendedores sofreram com a crise econômica, política e social de 2020, e as empresas scale-up não ficaram fora disso.
Durante esse momento difícil, diversos empreendedores tiveram que recorrer a novas estratégias de mercado, preservação de caixa e redução de despesas.
De acordo com dados do IBGE, quase 40% das empresas do futuro tiveram cortes de funcionários. Esse tipo de redução traz perdas importantes para os negócios, principalmente na escalabilidade.
Em resposta à crise, algumas scale-ups buscaram crédito com instituições financeiras e dívida a curto prazo, mesmo que este não seja o financiamento ideal para esse tipo de empresa.
Bancos digitais
Os bancos físicos com burocracias e altas taxas foram rapidamente substituídos pela simplicidade dos bancos digitais.
Bancos como o Inter e Nubank começaram a ter cada vez mais espaço no mundo financeiro, e isso não é à toa. Inovando com uma comunicação rápida e serviços gratuitos, essas empresas revolucionaram o mundo bancário.
O Banco Inter, por exemplo, foi o primeiro banco totalmente digital com ações listadas na B3 (Bolsa de Valores Oficial do Brasil)
iFood
O iFood foi criado em 2011 e desde então tomou espaço no celular da população brasileira. Atualmente, a empresa é a maior foodtech da América Latina e atua no Brasil, México, Colômbia e Argentina.
O aplicativo tem cerca de 6,2 milhões de pedidos mensais e 5,1 milhões de usuários ativos.
Desafios em se tornar uma empresa scale-up
Ter uma empresa scale-up pode ser o desejo de muitos, mas manter um negócio de alto crescimento e constantemente adaptável pode ser complicado. Por isso, separamos alguns dos desafios que os empreendedores enfrentam com esse tipo de negócio. Confira:
Produto escalável
Você pode até ter um negócio de muito sucesso, mas a empresa scale-up se baseia na escalabilidade do seu produto ou serviço. Dessa forma, um dos obstáculos para atingir esse modelo de negócio é ter um produto escalável.
É necessário não só ter um faturamento alto, mas também aumentar a receita de acordo com o aumento de custos.
Acesso a investimentos
Acesso à capital é um dos principais obstáculos que as empresas enfrentam para crescer. E, por isso, 94% dos empreendedores de alto impacto procuram mais de uma forma de financiamento e investimento.
Sem uma grande inovação, pode ser difícil para uma empresa aumentar sozinha o potencial do mercado, especialmente se o momento não for certo. Assim, ter acesso à capital é muito importante para desenvolver uma empresa scale-up.
Estratégias
Você pode ter uma ideia brilhante e que pode revolucionar o seu negócio, mas se não souber quando e como lançar esse projeto, ele vai por água abaixo.
Muitos empreendedores enfrentam o problema de falta de estratégias, o que impossibilita a empresa de crescer.
Por isso, é muito importante ter um time de marketing com grande potencial e visão para analisar os melhores momentos do mercado. Uma boa gestão e timing pode ser o que falta para a sua empresa deslanchar.
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