Decidir a profissão é, sem dúvidas, uma das escolhas mais difíceis da vida. Influência, status social, rendimento financeiro e amor pelo trabalho são algumas das coisas que entram em questão neste momento de escolha.
Se você chegou aqui, é porque tem interesse no mundo das vendas – seja por já fazer parte desta área, ou por ter interesse em iniciar uma carreira profissional no mundo comercial.
Por isso, a gente reuniu algumas dicas fundamentais para você se tornar o(a) melhor profissional de vendas que pode ser. Dá só uma olhada:
O que um(a) profissional de vendas faz?
Não se assuste, mas, na verdade, existem várias funções para um profissional de vendas. Você pode ser um SDR, fazendo prospecção e diagnóstico dos leads. Ou trabalhar com Sales Ops, ajudando na organização de vendas e estratégias, e por aí vai.
No geral, um(a) profissional de vendas realiza o atendimento de clientes, negocia, educa e investiga o lead, agrega valor a solução e muito mais! Mas, diferentemente de um simples vendedor, um profissional deste mercado tem entrega em resultado de vendas e comportamento na equipe. É o indivíduo que bate meta constantemente ao longo dos meses e está sempre acima da média em comparação com a equipe.
Para melhorar ainda mais o seu potencial e desempenho, confira essas 9 dicas para se tornar um excelente profissional de vendas:
Dicas para tornar-se um(a) excelente profissional de vendas
Seja respeitoso(a)
Você nunca pode se esquecer: você está trabalhando com pessoas – e elas querem e merecem ter respeitos. Certifique-se que os seus clientes são tratados da melhor maneira. Isso significa respeitar as vontades, necessidades, tempo e contragosto das pessoas.
Saiba ouvir
O tempo em que técnicas antigas como o SPIN Selling eram a única maneira de fechar uma venda acabaram. Hoje, o foco é no cliente. Isso significa que, ao invés de encher o lead com perguntas e apresentação, você deve ouvi-lo.
Saber escutar os clientes é uma das principais qualidades de um(a) profissional de vendas. Isso porque, quando você ouve o lead, você entende melhor as suas necessidades, dores e objeções e, a partir daí, consegue criar uma abordagem que encontre e solucione todas estas questões.
Não esqueça de inovar
Ainda é muito comum no mundo comercial utilizar técnicas e práticas tradicionais. Líderes e gestores acreditam que o que funcionava antigamente, ainda funciona hoje. Mas a verdade é que, de 50 anos para cá, o mundo mudou muito, e o consumidor acompanhou essa mudança – e as vendas continuam mais ou menos da mesma maneira.
Antes, o(a) vendedor(a) tinha todas as informações e compartilhava ela com o consumidor. Hoje, as pessoas têm acesso a um volume enorme de conhecimento na palma da mão. Isso significa que o cliente não precisa mais do profissional de vendas para fazer pesquisa.
Por conta dessa e outras mudanças, é necessário acompanhar e adaptar-se às novas tendências de consumo para continuar vendendo.
Tenha um guia de respostas às objeções
Existem objeções mais comuns pelas quais os vendedores perdem negócios. Provavelmente os 80% mais comuns não passam de 5 opções diferentes. Na maioria dos casos um ou dois desdobramentos de budget e falta de urgência em tomada de decisão, e deficiência de produto. Criar um guia utilizando as técnicas de respostas a objeções corretas.
Aprenda a gerenciar o seu tempo
Tem leads que têm um nível de maturidade mais elevado do que outros. Enquanto alguns ainda estão pensando na possibilidade de compra, outros estão com a caneta pronta para assinar o contrato.
E, se no fim do mês você tem metas para alcançar, você irá precisar gerenciar o seu tempo de acordo com as suas prioridades. Quanto tempo este prospect precisa? Quais as chances de dar ganho? Vale a pena investir tempo e recursos ou posso me dedicar a outras atividades? Um bom profissional de vendas sabe gerenciar muito bem o seu tempo.
Use a tecnologia como sua aliada
Utilizar a tecnologia na sua operação de vendas é tão importante que a gente até criou uma categoria de textos especial para ela. Com a ajuda de ferramentas, um bom vendedor consegue automatizar tarefas, otimizar o tempo, direcionar esforços para leads que realmente valem a pena e realizar investigações cada vez mais completas.
É justamente com plataformas de dados e gestão que é possível coletar e monitorar dados para entender a saúde do seu processo comercial.
Por isso, a tecnologia entra não só como um diferencial, mas também como uma necessidade no dia a dia do profissional de vendas.
Mantenha as informações atualizadas
Um erro muito comum e que, infelizmente, pode fazer danos graves é não atualizar os dados. Se você é o(a) tipo de vendedor(a) desleixado e que não vê importância em marcar as atividades realizadas ou explicar os motivos de perda, reavalie os seus resultados.
É a documentação do processo comercial que te ajuda a entender: o que eu estou fazendo bem e o que preciso melhorar para fechar mais vendas?
E sem informações atualizadas, você baseia o seu dia em atividades que já foram (ou poderiam ter sido) feitas e em dados que não apontam mais a realidade, o que leva a desorganização e a ineficiência.
Aprenda a contar histórias
Se você já viu “O Lobo de Wall Street” deve saber que para ser um bom profissional de vendas precisa ter lábia. Você precisa persuadir o consumidor a comprar o seu produto, e não o do concorrente. E qual maneira melhor do que contando histórias?
Os dados ajudam a provar isso: depois de uma apresentação, 63% dos participantes lembram de histórias, enquanto apenas 5% se recordam das estatísticas. Por meio de uma narrativa, o cliente consegue fixar melhor o que é dito.
Siga o planejamento
A gente já fez um guia completo explicando como um planejamento de vendas pode te ajudar a vender de maneira mais eficiente, mas é importante frisar: um(a) profissional de vendas de alto nível tem um plano de ação para ser seguido.
O planejamento de vendas serve como exercício, alocação de recursos e mensuração do sucesso. Ele é o guia que responde “quem, quando, onde, por que e como”, que te ajudará a alcançar metas e aumentar a sua receita.
Aprenda sobre vendas com a Inside
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