Você não vê muitas marcas de roupas de bebês tentando vender para motoqueiros. Não porque não existam motoqueiros que compram roupas de recém nascidos, mas porque são mães que acabaram de engravidar que consomem este tipo de produto.
Entender quem compra a sua solução é uma parte crítica para obter o sucesso. Para vender de maneira eficiente e consistente. Para criar campanhas e estratégias assertivas. E é aí que entra o conceito de público alvo.
Através da categorização de um nicho de pessoas, é possível entender quem é o consumidor da sua marca. Quais são as características em comum que têm as pessoas que frequentemente consomem de você.
E, por isso, iremos aprofundar mais sobre este conceito, a sua importância e também alguns exemplos de público alvo para você utilizar de maneira inteligente essa estratégia.
O que é público alvo?
Público-alvo ou target audience se refere a uma categorização demográfica, social, econômica e comportamental de quem a sua empresa entende ser o consumidor da marca. É nesse grupo que suas ações de marketing e vendas serão focadas.
As principais informações que você deve ter em mãos para a definir o seu público-alvo são:
- Classe social;
- Escolaridade;
- Estado civil;
- Faixa de idade;
- Gênero;
- Hábitos de consumo;
- Localização;
- Poder aquisitivo;
- Profissão.
Embora venha perdendo espaço para outras ferramentas, o público-alvo segue sendo uma boa alternativa em alguns casos, como na hora de criar novos produtos e estudar o mercado, no momento de fazer a precificação ou ainda para definir os canais mais eficazes para a realização de novas campanhas.
Qual a diferença entre público alvo e persona?
No mundo do marketing, há outro termo muito comum que é parecido com público-alvo, mas que não deve ser confundido: a persona. Sim, os conceitos realmente são parecidos, mas eles se diferenciam principalmente na abrangência dos seus consumidores.
Os dois conceitos são desenvolvidos e criados da mesma maneira: com brainstorming, análises, pesquisas e entrevistas. Mas se diferenciam principalmente na abrangência. Enquanto o público-alvo é um grupo segmentado de consumidores com características em comum, a persona é um personagem semi fictício e baseado em pessoas reais que representam o seu cliente ideal.
Qual a importância de definir o público alvo da sua empresa?
Muitas vezes, o sucesso da empresa depende apenas de um bom mapeamento dos seus consumidores. Segmentar o mercado é uma chave essencial para aprimorar a comunicação entre a empresa e o cliente e, assim, desenvolver uma relação melhor.
É muito importante que as empresas saibam desenvolver uma linguagem e identidade que esteja de acordo com o seu consumidor. Por exemplo, a linguagem usada para falar com motociclistas é completamente diferente do tom de voz para conquistar mães solo.
Com o público-alvo mapeado, ficará ainda mais fácil desenvolver campanhas e escolher canais de comunicação direcionadas para os seus consumidores.
Ademais, quando você entende os hábitos de consumo e características do seu público, é muito mais fácil fazer alterações do seu produto de acordo com as preferências e necessidades do cliente.
Com essa ferramenta, você pode gerar engajamento, melhor relacionamento e comunicação e, consequentemente, leads.
Além disso, desenvolver o público-alvo pode ser muito eficiente para saber o timing exato em aplicar promoções, lançar produtos ou mandar um e-mail marketing.
Exemplos de público alvo
Levando em consideração todos os critérios para a criação de um nicho alvo, como gênero, faixa etária, escolaridade, faixa de renda e etc, criamos estes 6 exemplos de público alvo para você entender melhor sobre o conceito.
Exemplo 1
Gênero: mulheres
Faixa etária: entre 20 e 35 anos
Estado civil: solteira
Escolaridade: Ensino superior cursando ou completo
Faixa de renda: entre R$ 3.000 e 10.000
Classe social: B
Localização: residentes em capitais ou metrópoles
Profissão: área de comunicação
Hábitos de consumo: frequentemente compram produtos e roupas online por impulso, priorizam qualidade em detrimento do preço, estão sempre procurando por promoções e cupons de desconto na internet.
Exemplo 2
Gênero: homens
Faixa etária: entre 50 e 65 anos
Estado civil: casados
Escolaridade: Ensino superior completo
Faixa de renda: entre R$ 10.000 e 20.000
Classe social: A
Localização: residentes em capitais ou metrópoles. Vivem na própria casa.
Profissão: área de administração ou advocacia
Hábitos de consumo: fazem muitas pesquisas antes de comprar, pedem indicações para amigos e familiares, investem parte do salário em capital de risco e tem interesse em equipamentos esportivos.
Exemplo 3
Gênero: mulheres adolescentes
Faixa etária: entre 14 e 19 anos
Estado civil: solteira
Escolaridade: Ensino fundamental ou médio cursando/completo
Faixa de renda: provinda dos pais
Classe social: B
Localização: residentes em capitais de grandes estados
Profissão: ainda não trabalham
Hábitos de consumo: costumam ficar de olho na internet em busca de novas tendências de moda, compram roupas e acessórios online, de preferência em lojas estrangeiras, preferem economizar por semanas ou meses do que gastar impulsivamente.
Exemplo 4
Gênero: homens
Faixa etária: entre 30 e 45 anos
Estado civil: solteiros
Escolaridade: Ensino superior incompleto
Faixa de renda: entre R$ 4.000 e 12.000
Classe social: B
Localização: residentes de cidades litorâneas
Profissão: área de manufatura
Hábitos de consumo: preferem comprar produtos em lojas físicas, para provar e poder comparar pessoalmente, procuram avaliações de produtos, assim como reviews em vídeo na internet.
Exemplo 5
Gênero: mulheres
Faixa etária: entre 20 e 35 anos
Estado civil: solteira
Escolaridade: Ensino superior cursando ou completo
Faixa de renda: entre R$ 3.000 e 10.000
Classe social: B
Localização: residentes em capitais ou metrópoles
Profissão: área de comunicação
Hábitos de consumo: frequentemente compram produtos e roupas online por impulso, priorizam qualidade em detrimento do preço, estão sempre procurando por promoções e cupons de desconto na internet.
Exemplo 6
Gênero: mulheres e homens
Faixa etária: entre 20 e 30 anos
Estado civil: solteiros/ namorando
Escolaridade: Ensino superior cursando ou completo
Faixa de renda: entre R$ 1.500 e 5.000
Classe social: B
Localização: residentes em capitais ou metrópoles
Profissão: trabalham com design e são freelancers. Consequentemente são micro empreendedores.
Hábitos de consumo: optam por comprar produtos ou serviços internacionais, acompanham tendências e promoções, não gastam impulsivamente, costumam comprar adereços que podem agregar/facilitar o trabalho.
Espero que você tenha gostado desses exemplos de público alvo e, se precisa de uma ajuda para criar o seu, no nosso blog temos um passo a passo rápido para a criação de público alvo.
Se você tem alguma dúvida sobre este conteúdo ou como aplicá-lo na prática, agende uma conversa rápida com um de nossos especialistas!