Uma das maiores dificuldades das empresas é segmentar e definir a audiência e, com o mundo dos negócios cada vez mais competitivo, definir um público-alvo pode ser um desafio.
Mas você quer ter uma marca de sucesso ou lançar um novo produto, é essencial definir o seu público-alvo ainda na fase de planejamento.
No mundo ideal, o seu produto poderia ser de agrado para todas as pessoas, entretanto, no mundo real, não se pode vender um serviço para todos. Dessa forma, ao mapear um grupo de pessoas consumidoras de um produto, a empresa poderá criar campanhas com foco no cliente, melhorando as estratégias de marketing.
Mas afinal, o que é o público-alvo?
O que é público-alvo?
Não é possível vender um produto para todo mundo e ainda aumentar as chances de venda e lucros. Para realmente ter um serviço de sucesso, é necessário saber quem compra ou compraria da sua marca.
E a melhor maneira de descobrir isso é mapeando os seus clientes e desenvolvendo o público-alvo. Através de pesquisas e análises de mercado, você poderá conhecer o grupo de pessoas que tem o perfil para se tornar o seu cliente.
Para descobrir os possíveis consumidores da sua empresa, é necessário fazer pesquisas com seus clientes e descobrir informações como idade, gênero, classe social, etc. Quanto mais profunda for a sua pesquisa, mais fácil será de segmentar.
Resumindo, o público-alvo nada mais é do que uma parcela da sociedade com características em comum e que tem interesse no seu produto ou serviço, podendo gerar lucro para a sua empresa.
Se você vende cadernos e agendas artesanais e descobre que o seu consumidor é majoritariamente estudantes de ensino médio e faculdade, então você pode desenvolver campanhas e estratégias direcionadas para esse público.
Dessa forma, a sua empresa conseguirá entender melhor os desejos dos consumidores e, assim, criar um relacionamento de maior confiança. Direcionar as ações de marketing para um grupo específico diminui as chances de perda.
A diferença entre público-alvo e persona
No mundo do marketing, há outro termo muito comum que é parecido com público-alvo, mas que não deve ser confundido: a persona. Sim, os conceitos realmente são parecidos, mas eles se diferenciam principalmente na abrangência dos seus consumidores.
Os dois conceitos são desenvolvidos e criados da mesma maneira: com brainstorming, análises, pesquisas e entrevistas. Mas se diferenciam principalmente na abrangência. Enquanto o público-alvo é um grupo segmentado de consumidores com características em comum, a persona é um personagem semi fictício e baseado em pessoas reais que representam o seu cliente ideal.
Para descobrir o público-alvo, as principais questões a serem respondidas são: classe social, escolaridade, estado civil, profissão, hábitos de consumo, etc. Para criar uma persona, as questões são ainda mais específicas, como estilo de vida, hobbies, crenças e valores, dores em relação ao produto desenvolvido, e outros.
Diante de uma revolução nos hábitos de consumo em consequência da internet e do acesso à informação, as empresas estão cada vez mais optando por criar uma persona. Isso porque, ao desenvolver uma pesquisa mais segmentada, as chances de acerto e sucesso são maiores. Mas não se engane, o público-alvo ainda é muito utilizado e pode trazer benefícios enormes para a sua empresa.
Para esclarecer a diferença entre os termos, confira exemplos:
Exemplo público-alvo
“Homens, entre 40 a 55 anos, que moram em São Paulo, com ensino superior completo e casados há pelo menos 10 anos. Pertencem às classes A/B, com renda familiar entre R$ 15 mil e R$ 30 mil”.
Exemplo persona
“Paula, 28 anos. Formada em advocacia em uma universidade particular e atualmente trabalha em um escritório de médio porte. Ganha cerca de R$ 5 mil e mora junto com seu namorado de 3 anos. Seu desejo é se tornar uma advogada de sucesso e, no futuro, ter uma família. Paula gosta de viajar, sair aos finais de semana e comprar produtos de maquiagem pela internet”.
Leia mais: QUAL A DIFERENÇA ENTRE PERSONA E PÚBLICO-ALVO?
Os benefícios do público-alvo
Antigamente, as empresas focavam no produto ao invés do cliente e o marketing era voltado para as massas. Atualmente, descobriu-se que investir na relação com o consumidor e compreendê-lo pode ser mais benéfico.
Segmentando o mercado, as chances de sucesso e lucro de uma empresa aumentam muito. E, quanto mais informações sobre os seus consumidores, maiores as chances de ter um relacionamento mais próximo com eles e desenvolver estratégias e linguagem especializadas.
Orienta o posicionamento da empresa
Muitas vezes, o sucesso da empresa depende apenas de um bom mapeamento dos seus consumidores. Segmentar o mercado é uma chave essencial para aprimorar a comunicação entre a empresa e o cliente e, assim, desenvolver uma relação melhor.
É muito importante que as empresas saibam desenvolver uma linguagem e identidade que esteja de acordo com o seu consumidor. Por exemplo, a linguagem usada para falar com motociclistas é completamente diferente do tom de voz para conquistar mães solo.
Com o público-alvo mapeado, ficará ainda mais fácil desenvolver campanhas e escolher canais de comunicação direcionadas para os seus consumidores.
É importante nas estratégias de Marketing
Sem dúvidas, o marketing é uma parte fundamental de todo negócio. Esta ferramenta permite o melhor entendimento do mercado, além de oferecer produtos e soluções que atendam as necessidades do consumidor.
E, dentro do marketing, a análise e pesquisa profunda do mercado possibilita que a sua empresa crie conteúdo relevante para o público-alvo. Esse tipo de estratégia pode ajudar a manter o seu cliente e trazer outros consumidores fiéis.
Quando você entende os hábitos de consumo e características do seu público, é muito mais fácil fazer alterações do seu produto de acordo com as preferências e necessidades do cliente.
Com essa ferramenta, você pode gerar engajamento, melhor relacionamento e comunicação e, consequentemente, leads.
Além disso, desenvolver o público-alvo pode ser muito eficiente para saber o timing exato em aplicar promoções, lançar produtos ou mandar um e-mail marketing.
Como definir o público-alvo?
Ok, já entendemos que o público-alvo é muito importante e pode trazer uma série de vantagens para as empresas. Mas como segmentar esse grupo e ter um mapeamento profundo?
Para te ajudar, nós fizemos um passo-a-passo de 4 etapas. Confira:
Pesquise o mercado e converse com clientes
Em qualquer estratégia de marketing, é imprescindível analisar o mercado. Então, para isso, pesquise a fundo as características e comportamentos dos consumidores.
Nessa etapa, você pode descobrir mais sobre os seus clientes através de pesquisas de mercado, análises, ou entrevistas. Descubra o diferencial da sua empresa, como as marcas concorrentes atuam, quais necessidades do cliente estão sendo atendidas.
Uma das maneiras de descobrir e responder essas questões é conversando e entrevistando com os clientes. Nessa abordagem, você pode perguntar:
- Quais suas necessidades como consumidor?
- De que maneira você sente que suas necessidades não são atendidas?
- O que pode afetar a sua escolha de produto durante a compra?
- Idade, nome, profissão, classe social e escolaridade
Com essas informações em mãos, chegou a hora de analisar os dados e dividir os consumidores em grupos.
Crie grupos de segmentação
Agora que você já reuniu todas as pesquisas, análises e entrevistas, é necessário dividir o mercado em segmentos.
Com a enorme quantidade de informações, você deve ter percebido que nem todos os dados batem entre si, então, para traçar o perfil do seu público-alvo, é necessário categorizar e agrupar as características em comum.
A partir das variáveis, você pode criar segmentos, agrupando os consumidores com características em comum. Claro, você provavelmente irá criar mais de um grupo, mas isso é normal.
Depois da criação desses grupos, você pode avaliar quais estratégias e canais funcionam melhor de acordo com cada público-alvo.
Analise os segmentos
Durante o processo de segmentação, você deve ter mapeado vários grupos. Mas não são todos que valem investir. Dessa forma, é necessário identificar o potencial de cada grupo.
É importante olhar para quais grupos são grandes o suficiente para gerar lucro, se a demanda desses clientes já é atendida por empresas concorrentes ou se a sua marca consegue criar estratégias de marketing para esse segmento.
Analisando todos esses fatores, você conseguirá ter uma visão clara de quais públicos-alvos são os melhores para investir e até mensurar as possibilidades de mercado.
Descubra o problema que seu produto soluciona
As pessoas consomem para satisfazer seus desejos e solucionar problemas. Por isso, você precisa oferecer produtos que atendam essas demandas. Então, além de analisar e agrupar seus produtos, você precisa conhecer o seu serviço.
Os consumidores estão satisfeitos com o produto? Quais problemas o meu serviço soluciona? Por que alguém compraria esse produto? Resolver esse problema traz algum benefício ao consumidor?
Respondendo questões como essas, a sua marca consegue oferecer um produto que corresponda com as necessidades do consumidor. Além de alinhar estratégias e campanhas às oportunidades do mercado.
Como criar conteúdo relevante para o público-alvo?
Agora que você já tem o seu público-alvo definido, chegou a hora de utilizar essa ferramenta como estratégia de marketing. Um dos maiores benefícios de conhecer a sua audiência é poder criar um conteúdo relevante para ela.
A seguir, confira dicas de como criar conteúdos de qualidade para o seu consumidor:
Marketing de conteúdo
Nada melhor do que criar conteúdo relevante para se conectar com o seu público-alvo. Ao invés de apenas focar em campanhas publicitárias tentando persuadir o seu cliente, você pode também criar conteúdos específicos e que tragam informações úteis para o consumidor.
Dessa forma, você não só melhora a comunicação entre a empresa e o cliente, como também gera mais interesse e engajamento da audiência para a sua marca.
O marketing de conteúdo pode ser feito de várias formas, desde redes sociais, infográficos até o clássico e-mail marketing. Mas tenha atenção, escolher o formato ideal para o seu cliente também faz parte da estratégia de marketing digital.
Assim, analisar os hábitos de consumo, preferências e principais redes sociais usadas pelo seu público-alvo podem ajudar a vender mais o produto!
Qualidade acima de quantidade
Quanto mais, melhor né? Bem, no caso da criação de conteúdo, não.
Um pensamento muito errado na hora de criar conteúdo é que a quantidade é acima da qualidade. Você pode desenvolver diversos projetos, mas se eles não forem bem pensados e feitos com atenção, não adianta nada.
Por isso, foque eu produzir o melhor conteúdo possível, mesmo que isso signifique criar em menor quantidade. Um conteúdo bem feito pode trazer engajamento, além de dar mais credibilidade à sua empresa.
Utilize a linguagem correta
A maneira de abordar o público infantil é completamente diferente da abordagem com mulheres da terceira idade, por exemplo. Para ter uma relação melhor com o cliente, é preciso saber a maneira como ele se comunica.
E desenvolver e analisar o público-alvo pode trazer as respostas necessárias para aperfeiçoar o tom de linguagem e canais de comunicação usados pelos clientes.
Com essa ferramenta, a empresa também sabe como se posicionar diante de certas situações, além de se manter relevante no mercado.
Não dá pra negar que o público-alvo é uma ferramenta necessária para o desenvolvimento de todas as empresas e, se você você quer aprender outras maneiras de conhecer os seus consumidores e segmentá-los, confira o nosso guia completo sobre ICP!