Tipos de vendedores: os 5 perfis que você precisa conhecer 

tipos de vendedores

Criar relacionamentos é uma das principais tarefas de um profissional de vendas. Podemos dizer, então, que a maneira como você se relaciona com os outros impacta diretamente a sua rotina de trabalho e, até mesmo, os seus resultados. No texto de hoje, iremos abordar os 5 tipos de vendedores de acordo com o livro “A Venda Desafiadora”.

Então, se você quer saber o seu perfil como vendedor(a) e quais as abordagens mais eficientes, você veio ao lugar certo. Continue a leitura para insights valiosos.

O que é o challenger sale? 

No livro “The Challenger Sale”, os autores Matt Dixon e Brent Adamson agrupam ideias e estratégias por trás de alguns dos melhores times de vendas da atualidade. Para você ter uma ideia, o conteúdo é tão interessante que até mesmo Neil Rackham, autor de Spin Selling, disse que este livro é o avanço mais importante em vendas nos últimos anos.

A Venda Desafiadora estudou mais de 6.000 vendedores e 90 empresas de diversos setores para tentar entender as melhores estratégias para vender de maneira eficiente. Um dos insights mais significativos foi a descoberta de 5 tipos de vendedores e os resultados que cada perfil alcança.

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Assim, analisando um grande volume de profissionais que atuam em empresas de todos os setores, os autores conseguiram chegar mais próximo da resposta da pergunta: qual o segredo dos top performers? 

Os tipos de perfil de acordo com o challenger sale

Depois de estudar mais de 6.000 profissionais, os autores Matt Dixon e Brent Adamson traçaram 5 tipos de vendedores. Eles são:

Trabalhador duro

Você deve imaginar que, de todos os tipos de vendedores, o trabalhador árduo é o mais bem sucedido, certo? Acontece que, quando o(a) profissional não apresenta nenhuma outra característica marcante além de trabalhar muito?

Imagine, você na posição de um gestor de vendas e pode contratar um entre dois vendedores: o profissional X têm todos os atributos e habilidades para ser um top performer e, apesar de ser preguiçoso, alcança as metas de vendas. Já a pessoa Y está disposta a trabalhar todos os dias, incluindo finais de semana, ela se esforçará como ninguém no seu time. Por outro lado, ela não entende as práticas, estratégias e terminologias do mundo comercial. Qual você escolheria para fazer parte do seu time?

Não se engane, o esforço e resiliência são fatores fundamentais para ser um top performer, mas você não pode ser apenas isso. Você não pode apenas pensar em resultados e trabalho, trabalho, trabalho.

Algumas outras características desse perfil de vendedor são:

  • Não desiste facilmente;
  • Gosta de feedbacks para melhorar;
  • Geralmente, não conseguem separar a vida pessoal da profissional;
  • É uma pessoa automotivada;

Solucionador de problemas

O segundo perfil na nossa lista de tipos de vendedores é o solucionador de problemas. Esse é o profissional que tem a intenção de trabalhar duro e entende as práticas de vendas, mas assim que se envolve com um contratempo, se perde nele – mesmo se o problema não precisa ser resolvido por ele.

O profissional solucionador de problemas é muito eficiente em vendas consultivas, uma vez que ele está sempre buscando novas oportunidades de auxiliar o cliente na sua jornada de compra. Super detalhista, esse perfil de vendedor gosta de focar no pós-venda.

Lobo solitário

Os lobos solitários são os vendedores que gostam de trabalhar sozinhos e da própria maneira. Por incrível que pareça, os dados do livro A Venda Desafiadora apontou que esse é o segundo perfil mais provável de ser um top performer. 

De certa forma, essa informação faz sentido porque se um lobo solitário, que nem sempre segue as regras e não trabalha bem em grupo não alcançasse resultados de vendas, ele já teria sido demitido.

O problema com o Lone Wolf, entre todos os tipos de vendedores, é que ele é o mais difícil de gerenciar e, por isso, causam um grande dilema entre: mantê-los na empresa pelos resultados, ou demiti-los porque não seguem as regras?

Algumas das outras características desse perfil são:

  • Trabalha de forma autônoma;
  • É auto centrado; 
  • Geralmente são as estrelas da força de vendas;
  • Pode criar conflitos na equipe.

Construtor de relacionamento

O quarto tipo de vendedor é o construtor de relacionamento e aqui vai mais uma surpresa: esse é o perfil que menos entrega resultados.

Esse profissional de vendas preocupa-se em construir relacionamentos, então geralmente se dá bem com todos. Ao lidar com os clientes, costumam estar prontos para ajudar e conseguem ganhar a confiança deles com facilidade. É o consultor de vendas consultivo clássico. Você sem dúvidas já conheceu alguém assim durante a sua carreira.

O grande problema desse perfil é que ele preocupa-se tanto em criar relacionamentos e uma boa imagem que às vezes esquece o mais importante no final do dia: vender.

Desafiador

Por fim, temos o quinto perfil: aquele que deu o nome ao livro e é o destaque entre todos os tipos de vendedores.

A principal característica do challenger é usar todo o seu conhecimento e prática para assumir o controle do processo comercial. E isso funciona porque esse vendedor consegue apresentar novas perspectivas para o cliente, lidando com dores e necessidades que nem mesmo o próprio consumidor tinha o conhecimento.

No trabalho, costumam apresentar soluções criativas para gerar resultados, têm fortes habilidades de comunicação, são estratégicos e questionam o status-quo. Por terem opiniões fortes e gostarem de discutir, podem ser controversos.

As principais conclusões sobre os tipos de vendedores

O melhor do livro “The Challenger Sale”, não é apenas entender melhor sobre os 5 tipos de vendedores traçados pelos autores, mas sim as conclusões e análises práticas dos perfis no dia a dia.

Os melhores vendedores são os desafiadores

Segundo a obra, 40% dos high performers em vendas têm o perfil desafiador, enquanto apenas 7% adotam uma abordagem construtora de relacionamentos (sendo esse perfil o de pior desempenho).

Em relação aos outros tipos de vendedores, quando comparados em desempenho, possuem uma média parecida. 

Isso significa que os vendedores desafiadores são os que melhor alcançam resultados, o lobo solitário, solucionador de problemas e trabalhador duro têm um desempenho mediano, e o construtor de relacionamento tem a pior performance.

E aí, alguns desses resultados te surpreenderam? O que você esperava?

Quanto mais complexa a venda, mais sucesso o perfil de desafiador

Algumas pessoas devem achar que para vendas mais complexas, o perfil de construtor de relacionamentos teria um melhor desempenho. Por outro lado, o livro aponta outros números: mais da metade dos high performers possuem perfil desafiador em vendas complexas. Além disso, quanto mais complexa for a venda, maior a taxa de sucesso desse perfil.

Assim, pode ser uma boa estratégia adotar uma abordagem mais desafiadora, tentando controlar o processo de vendas e mostrando novas perspectivas para o cliente em vendas longas e complexas.

Nem todos conseguem ser vendedores desafiadores

Se o perfil desafiador é, aparentemente, o mais bem sucedido, por que todos os vendedores não tentam aplicar esse tipo de abordagem? A verdade é que os autores do livro, após analisar organizações, perceberam que nem todos os high performers são challengers

Além disso, não é todo profissional que consegue controlar a conversa e ter um approach mais agressivo – nem mesmo treinando. O livro aponta que entre 20% e 30% dos vendedores não conseguem fazer a transição para a venda desafiadora.

Por um lado, isso pode parecer negativo, uma vez que os números mostram que esse é o tipo de vendedor que traz melhores resultados para a empresa. Contudo, quando falamos na estrutura de um time de vendas, não é possível compor uma equipe com perfis completamente iguais.

É necessário que existam lobos solitários, construtores de relacionamentos, solucionadores de problemas e trabalhadores árduos também, para ter um time variado e que cada um possa ajudar o outro com o seu próprio conhecimento.

Características de um bom vendedor desafiador

Com os números apontados, você deve estar curioso(a) para saber um pouco mais de como usar essa abordagem desafiadora e alcançar esses resultados. Por isso, separamos algumas características desse perfil:

Sabe oferecer novos pontos de vista

O verdadeiro diferencial do desafiador entre todos os outros tipos de vendedores é que ele não tem receio em discordar do cliente e apresentar novas visões sobre determinado assunto.

Esse perfil de profissional faz isso muito bem porque tem a capacidade de analisar rapidamente e com profundidade as dores e necessidades do cliente e, assim, propor a melhor solução.

E mesmo que o consumidor não aceite de primeira, o challenger sabe construir argumentos convincentes para defender o seu lado.

Ótima comunicação

Para efetivamente negociar e controlar o processo de vendas, o(a) vendedor(a) precisa ser um ótimo comunicador. Aqui, isso não significa apenas saber o que abordar e falar com dicção, mas também ouvir o cliente e extrair informações valiosas.

Identifica as necessidades e dores do lead

Por fim, outra característica de um profissional desafiador é entender exatamente o que o lead necessita. Para isso, é necessário investigar além do que o cliente comunica para, assim, oferecer outras propostas que sejam mais condizentes com as necessidades e desejos do consumidor.

Assim, tente aprimorar as suas habilidades de observação e investigação para refinar cada vez mais essa habilidade fundamental de um challenger.

Tipos de vendedores: quais os melhores?

Neste texto, citamos diferentes tipos de vendedores e, por mais que o livro The Challenger Sale aponte que o perfil desafiador é o mais eficiente, isso não significa que você precisa mudar as suas habilidades e métodos.

A verdade é que existem diferentes tipos de profissionais e cada um deles é necessário na composição de um time.

O importante é que você procure sempre evoluir, por meio de cursos, leituras e outras formas de estudo. E, se você chegou até o fim desse texto, é porque já faz isso e está no caminho certo para ser um high performer.

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo sobre tipos de vendedores. Acreditamos que você também pode gostar da leitura de:

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