70-20-10: o que é e como funciona essa metodologia?

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A forma como os colaboradores de uma empresa se capacitam e desenvolvem suas habilidades está cada vez menos engessada e dependente de um único modo de aprendizado.

Atualmente, as organizações lançam mão de estratégias que combinam diferentes formas de aprendizagem, de modo a formar profissionais mais completos. E, nesse sentido, o método 70-20-10 é uma das grandes tendências do mercado.

Neste post, veja o que é 70-20-10, conheça seus benefícios, por que utilizá-lo e como aplicá-lo na sua empresa. Acompanhe!

O que é o método 70-20-10?

70-20-10 é uma metodologia de aprendizagem que combina teoria e prática e tem o objetivo de potencializar o aprendizado. Para isso, inclui no processo novas técnicas complementares ao aprendizado formal tradicional.

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O modelo surgiu na década de 1990, a partir de pesquisas feitas por Morgan McCall, Robert Eichinger e Michael Lombardo, no Centre for Creative Leadership, na Carolina do Norte, Estados Unidos.

Ao estudar o desenvolvimento de líderes de sucesso, os pesquisadores perceberam que o investimento em apenas uma forma de aprendizado não proporciona os resultados esperados.

Para potencializar o aprendizado, seria necessário descentralizar o modelo de aprendizagem e investir em um processo que mesclasse diferentes abordagens, em diferentes níveis.

A partir dessa observação, eles chegaram à proporção que dá nome ao aprendizado. Segundo este método, 70% do aprendizado se dá no nível empírico, 20% nos níveis relacional e referencial e os 10% restantes no nível de aprendizado formal.

Desde então, a metodologia 70-20-10 se tornou uma das mais utilizadas em empresas de todos os portes e segmentos, ajudando a maximizar a eficiência dos processos de treinamento e desenvolvimento de colaboradores.

Vamos nos aprofundar mais em cada uma das partes em que o processo de aprendizagem foi dividido:

70%

Refere-se ao aprendizado on-the-job, isto é, por meio de experiências pessoais próprias. Segundo os autores, 70% do aprendizado do colaborador deve vir da sua experiência como profissional, dos desafios, conquistas e responsabilidades da sua rotina.

O desenvolvimento se dá, portanto, como resultado do trabalho diário na empresa. Todas as situações, positivas e negativas, moldam novos conhecimentos. Assim, ao aprender novas funções, solucionar problemas e trocar conhecimentos com outros colaboradores, é possível desenvolver novas habilidades.

20%

Trata-se do aprendizado com os outros, ou seja, fruto das interações com outras pessoas no ambiente de trabalho e dos feedbacks recebidos, assim como da observação de comportamentos e da identificação com profissionais que sirvam de modelo e inspiração.

10%

Os 10% finais devem ser dedicados ao aprendizado formal, isto é, os conhecimentos que são adquiridos por meio de treinamentos, cursos, participação em eventos, leituras e outras formas consideradas “tradicionais”.

Apesar de ser formal, a aprendizagem nos 10% deve ser interativa e dinâmica, de modo a colaborar para o desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos. Para isso, é importante que o colaborador sinta que está sendo desafiado e que esse aprendizado está colaborando para o seu crescimento.

Embora seja a menor parte, esse tipo de treinamento não deve ser negligenciado. De fato, ele é essencial, mas, como vimos, deve ser sempre combinado com as atividades diárias na empresa e com o relacionamento com as outras pessoas do ambiente de trabalho.

Leia mais: O que é Sales Enablement e como ele se relaciona com treinamento de vendas?

Benefícios do 70-20-10

A metodologia 70-20-10 não é engessada e pode ser adaptada às diferentes realidades das empresas. Seja qual for o contexto, porém, ela é capaz de contribuir para o desenvolvimento de profissionais mais bem capacitados para atuar no mercado.

Isso posto, alguns dos benefícios desse método de aprendizagem são:

Permite o aprendizado na prática

Como vimos, a maior parte, 70% do treinamento, deve focar em atividades on-the-job. Isso quer dizer que, ao investir nessa forma de aprendizado, a empresa está investindo em melhores condições para que seus profissionais de vendas aprendam mais sobre seu cargo, o mercado e a própria organização.

Esse ambiente é uma campo aberto para que eles possam executar suas atividades com menos limitações, se tornando mais criativos e encontrando melhores decisões. Além disso, a metodologia 70-20-10 indica como o profissional pode agir para alcançar os resultados esperados, dando todo o suporte para que ele aprenda e atue na velocidade dos negócios.

Aumenta a motivação e o engajamento

A motivação dos vendedores é fundamental para alcançar melhores resultados. Por meio do 70-20-10, os profissionais percebem que têm mais liberdade para atuar e que têm em mãos a grande oportunidade de aprender no dia a dia.

Com isso, sentem-se mais valorizados e passam a se dedicar ainda mais à execução das suas tarefas. Já no curto prazo é possível colher resultados significativos, permitindo aos vendedores melhorar sua performance e atingir metas coletivas e pessoais com mais assertividade.

Melhora a produtividade

Com profissionais de vendas motivados e mais capacitados, a produtividade tende a aumentar de forma considerável, uma vez que passam a executar as tarefas com mais assertividade e precisão. Com isso, há uma melhora notável na entrega de resultados e na otimização dos processos.

Incentiva a criatividade e a inovação

Contar com profissionais criativos é fundamental para contornar situações difíceis e encontrar soluções inovadoras. E essa é uma situação ganha-ganha: os vendedores têm mais espaço para crescer e desenvolver suas habilidades, os clientes são mais bem atendidos, e a empresa consegue alcançar melhores resultados e ganhar mais espaço no mercado.

Abre as portas para novas lideranças

Muitas das competências exigidas dos líderes atuais (de comunicação, de mediação de conflitos e de condução de atividades) podem ser desenvolvidas utilizando o método 70-20-10.

Isso porque essa metodologia evidencia a importância do líder para a execução das atividades diárias, atuando como facilitador e orientador. Assim, a empresa possibilita o surgimento de novas lideranças, alinhadas às suas visões.

Melhora o desenvolvimento do time

O método 70-20-10 ajuda a potencializar o desenvolvimento e aprendizado do time, pois indica quais são as melhores estratégias de treinamento que devem ser postas em prática para que os profissionais de vendas consigam desenvolver todas as competências técnicas e comportamentais exigidas para executar suas tarefas.

Isso também permite a aprendizagem contínua, em que cada vendedor que faz parte do time auxilia seus colegas a se desenvolverem.

Por que o método 70-20-10 tem sido utilizado nas empresas?

Compreender o método 70-20-10 e conseguir efetivamente implantá-lo tem trazido ganhos interessantes para empresas dos mais diversos setores. Isso se dá, em grande parte, pois essa metodologia permite aos líderes aprenderem mais sobre como funciona o aprendizado organizacional e indica o caminho para otimizar o treinamento dos profissionais de vendas e o desenvolvimento das competências necessárias para alcançar os resultados esperados.

Empresas que entendem o 70-20-10 conseguem perceber que a rotina das atividades é fundamental no processo de aprendizado organizacional. Isso significa que os líderes devem estar atentos às tarefas delegadas ao time como uma maneira de incentivar a resolução de problemas, a inovação e o desenvolvimento constantes.

Outro fator que tem levado muitas empresas a adotarem esse método se refere especificamente aos 20%. A compreensão de que essa parte do aprendizado deve vir da interação com os colegas de trabalho acaba incentivando a criação de uma cultura do feedback dentro da organização, fator que reflete também na postura dos líderes. Assim, a equipe consegue manter-se motivada e gerar melhores resultados.

Como aplicar a metodologia 70-20-10

A aplicação do método 70-20-10 não é complicada. Para facilitar a compreensão, trazemos um exemplo fictício simples e prático de como utilizar essa metodologia. Veja:

Uma empresa que aplica o 70-20-10 nos seus treinamentos para preparar um dos seus profissionais de vendas para, no futuro, assumir um cargo de liderança. Esse vendedor tem carga horária de 40 horas semanais. Dividindo-as de acordo com os preceitos da metodologia, teremos:

  • 4 horas por semana voltadas para o aprendizado formal, por meio de cursos, treinamentos, leituras e outros estudos sobre liderança e sobre as metas da empresa;
  • 8 horas por semana para o relacionamento com líderes, gestores e mentores, colhendo feedbacks e trocando experiências;
  • 28 horas por semana para a execução das suas atividades diárias, dando espaço para que o profissional absorva novos conhecimentos e também aplique o que aprendeu nos outros 30%.

Existem diversas ferramentas e técnicas que permitem a aplicação do 70-20-10 nas empresas. Independentemente da forma utilizada, o ideal é que o treinamento consiga unir as três frentes de aprendizado, o que nem sempre acontece.

Muitas empresas priorizaram o nível empírico, isto é, a experiência prática e acabam formando profissionais deficientes no que se refere aos conhecimentos teóricos e embasamento técnico. Ao fazer isso, ela se priva de ter um profissional 100% desenvolvido.

Assim como comentamos que a metodologia não é engessada e as etapas não são fixas, não se trata também de um processo finito. Isso significa que as etapas e os conhecimentos deverão ser reciclados e atualizados, sobretudo quando há troca de função ou para profissionais que ocupam cargos com maior grau de responsabilidade.

Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo sobre a metodologia 70-20-10 e, se você quer conferir mais artigos informativos como este, acesse o nosso blog!

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