Se você já ouviu falar de Inbound Marketing ou já se beneficiou dessa estratégia, agradeça à HubSpot, empresa que cunhou o termo. E, como muitas grandes empresas em qualquer setor, ela não parou com a criação de sua ferramenta de Automação de Marketing, uma das mais conhecidas do mercado; atualmente, eles possuem também o HubSpot CRM, além de outros serviços.
Além de ter soluções robustas com ampla aceitação no mercado, é importante falarmos da HubSpot por seu pioneirismo no mercado e pelo fato de terem apresentado o que hoje é um dos conceitos mais fortes no Marketing Digital Inbound Marketing.
Por isso, neste post falaremos mais sobre essa grande empresa, focando em sua solução de vendas, o HubSpot CRM. Então, acompanhe-nos e boa leitura!
História da Hubspot
Lá em 2004, dois antigos colegas de pós-graduação na MIT (Massachusetts Institute of Technology ou Instituto de Tecnologia de Massachusetts), Brian Halligan e Dharmesh Shah, perceberam que a maneira como as pessoas buscavam informações sobre produtos e serviços e os compravam estava mudando, e que os consumidores já não aceitavam também a sobrecarga de anúncios de diferentes empresas, e passaram a ignorá-las.
Assim, Halligan e Shah desenvolveram um conceito que chamaram de Inbound Marketing, que inclui a noção de que as pessoas não querem ser interrompidas por profissionais de marketing ou incomodadas por vendedores quando procuram por um produto ou serviço. Em vez disso, elas querem ajuda para tomarem decisões a respeito da compra. E foi a partir dessa ideia que nasceu a plataforma de automação de marketing da HubSpot.
Atualmente, o movimento do Inbound Marketing tem se tornando cada vez mais forte em empresas por todo o mundo, que buscam se atualizar às novas tendências do marketing e se conectar com seus clientes, parando de interrompê-los e começando a ajudá-los.
Alguns anos depois, a HubSpot decidiu aumentar o escopo da sua solução e passou a oferecer a seus clientes o HubSpot CRM, o CMS Hub, Sales Hub e Service Hub, outros braços do software para atenderem seus clientes de maneira completa, englobando todas as etapas da jornada do cliente nos seus serviços.
Além disso, outros aspectos importantes do serviço da HubSpot incluem seu grande marketplace e um dos maiores blog de marketing e vendas do mundo. O foco da Hubspot é, sobretudo, em PMEs (pequenas e médias empresas), e seu principal objetivo é se tornarem o principal hub de tecnologia para empresas neste sentido.
Hubspot CRM
Agora que você conhece um pouco mais da história da HubSpot, vamos falar mais profundamente sobre seu CRM. O HubSpot CRM nasceu da necessidade de integrar Marketing e Vendas em um único software, facilitando o trabalho de gerenciamento do processo comercial dos clientes.
O HubSpot CRM é uma ferramenta bastante completa, e é considerada um dos melhores CRMs de vendas do mercado. Além de oferecer as mesmas funcionalidades que outras plataformas concorrentes, como o CRM Pipedrive, há também ênfase no aspecto de sales engagement dentro do software, além de integração com o chat.
Além disso, o software possui uma série de automações de fluxos de trabalho, que ajudam muito empresas com processos de vendas mais completos. A ferramenta tem uma versão gratuita e algumas opções de planos pagos.
As características que a HubSpot oferece em seu CRM
Um dos aspectos interessantes do HubSpot CRM é que ele possui várias frentes de trabalho, cada uma com foco em determinados tipos de profissionais que vão administrar a ferramenta.
Entre essas frentes podemos citar:
- Líderes de vendas;
- Vendedores;
- Profissionais de marketing;
- Equipes de atendimento ao cliente;
- Gerentes de operações;
- Empresários.
Abaixo vamos detalhar o que a plataforma oferece de melhor para cada uma dessas frentes.
Líderes de vendas
O HubSpot CRM facilita a vida de líderes de vendas ajudando-os, por exemplo, a criar relatórios de maneira automatizada, sem que precisem atualizá-los manualmente, e podendo consultar praticamente em tempo real como está a equipe em relação à cota. Com isso, os líderes ganham mais tempo para focar no que mais precisam: atividades estratégicas e análise de resultados.
No HubSpot CRM, o líder pode ser uma visualização rápida e clara de todo o pipeline de vendas em um painel visual simples. Além disso, pode acessar relatórios detalhados sobre atividade de vendas, produtividade e desempenho individual; em outras palavras, terá todas as informações necessárias para orientar seu time para atingir o sucesso.
Uma vantagem é que os usuários e dados são ilimitados até um milhão de contatos, sem limite de tempo ou data de vencimento, e não importando se a equipe possui uma ou mil pessoas.
Outro ponto é que a ferramenta oferece ao time comercial funcionalidades que auxiliam no fechamento de mais negócios com menos trabalho, removendo o atrito no processo de vendas.
Funcionalidades mais importantes para esta frente:
- Painel de relatórios
- Insights da empresa
- Rastreamento de negócios
- Gerenciamento de pipelines
- Rastreamento e notificações de e-mail
- Acompanhamento de prospects
- Agendamento de reuniões
- Chat ao vivo
Vendedores
No caso dos vendedores, o HubSpot CRM ajuda eliminar planilhas bagunçadas e o desperdício de tempo com trabalhos braçais. Isso porque ele conta com um conjunto completo de ferramentas de produtividade de vendas para que os vendedores otimizem seu trabalho, vendendo mais e trabalhando menos.
Além de ser uma plataforma fácil de mexer (é possível aprender a lidar com ela em alguns minutos), os novos contatos do banco de dados são enriquecidos automaticamente com informações de mais de 20 milhões de empresas.
Outro ponto positivo é que é possível classificar e organizar negócios no próprio pipeline e, após fazer isso, você pode criar tarefas para lembrar de prazos importantes. Com chamadas, e-mails, reuniões e notas rastreados automaticamente, você economiza tempo e acompanha de perto o status de relacionamento com leads e clientes.
Com integrações gratuitas com Gmail e Outlook, o software também informa quando um lead abre um e-mail, o que permite que você gaste menos tempo registrando notas e mais tempo focando em construir relacionamentos.
O vendedor pode ser alertado no instante em que um prospect abre seu email e, assim, acompanha melhor os leads, sabendo seu momento ideal. Quando esse momento ideal chegar, você pode criar rapidamente um e-mail adicionando seu toque pessoal a um dos modelos salvos ou fazer uma ligação diretamente do CRM.
Também é possível oferecer aos prospects a opção de ter contato quando for mais conveniente. Basta enviar um link para agendamento que sincronize com seu calendário, economizando tempo ao evitar o vaivém de propostas de horário.
Funcionalidades mais importantes para esta frente:
- Gerenciamento de contatos
- Negócios e tarefas
- Insights da empresa
- Gerenciamento de pipelines
- Rastreamento e notificações de e-mail
- Modelos de e-mail e agendamentos
- Integração do Gmail e Outlook
- Agendamento de reuniões
Profissionais de Marketing
O HubSpot CRM não serve apenas para vendas. Há também funcionalidades gratuitas para geração de leads e e-mail marketing. Com isso, é possível expandir e estimular o banco de dados, e não apenas organizá-lo.
No software, é possível criar páginas de conversão profissionais com a ferramenta de landing page, e também há funcionalidades para a criação de anúncios para converter visitantes em leads.
O HubSpot CRM organiza, enriquece e acompanha cada contato de maneira automática. Para converter os visitantes em tempo real, é possível usar o chat ao vivo, escalonando as conversas individuais em chat com chatbots, sem necessidade de programar.
Depois de gerados os leads, é possível enviar e-mails em massa para eles. Esses e-mail são otimizados automaticamente para diferentes dispositivos, e podem ser personalizados com dados de contato no seu HubSpot CRM.
Além disso, a plataforma oferece uma análise incorporada que permite saber quais e-mails, ofertas, páginas e origens de tráfego estão levando a mais conversões. É possível descobrir quais e-mail têm melhor conversão, quantas vezes os leads visitam seu site antes da compra, identificar tendências na forma como eles visitam o site e usar os dados para otimizar as conversões.
Funcionalidades mais importantes para esta frente:
- Formulários
- Gerenciamento de anúncios
- Chat ao vivo e criador de chatbots
- Landing pages
- E-mail marketing
- Atividade do contato no site
- Painel de relatórios
- Gerenciamento de contatos
Equipes de atendimento ao cliente
Por ser uma ferramenta simples, o HubSpot permite a organização da comunicação e mantêm toda a equipe focada no cliente. O software permite que você se conecte e ofereça suporte aos seus clientes usando ferramentas gratuitas para a geração de tíquetes, chat ao vivo e e-mail de equipe compartilhado.
A caixa de entrada universal do HubSpot CRM oferece à equipe inteira um só lugar centralizado para visualizar, gerenciar, atribuir e responder a cada conversa de cliente, não importando de qual canal de mensagens ela veio.
O registro de contato de cada cliente fica acessível de dentro da caixa de entrada; assim, a equipe tem uma visão clara de cada interação e do contexto necessário para elaborar a resposta mais útil.
Já os tíquetes permitem organizar e acompanhar os problemas dos clientes em um só painel. Também pode-se criar modelos e respostas predefinidas para as perguntas de suporte mais comuns, para que você não precise escrever a mesma resposta de chat ao vivo ou por e-mail mais de uma vez.
Os relatórios da plataforma mostram o volume de tíquetes, categoria, tempo de resposta e tempo de espera do cliente, auxiliando na melhoria do atendimento ao cliente.
Funcionalidades mais importantes para esta frente:
- Abertura de tíquetes
- Caixa de entrada de conversas
- Chat ao vivo e chatbots
- E-mail de equipe
- Abertura de tíquetes
- Modelos de e-mail
- Relatórios de tíquetes fechados
- Relatórios com prazo para o fechamento
Gerentes de operações
No caso dos gerentes de operações, o HubSpot CRM é útil para ajudar a capacitar as equipes de marketing e vendas com ferramentas para aumentar a produtividade e obter rastreamentos, relatórios e integrações de terceiros de que você precisa.
O ferramenta possibilita a elaboração e personalização de formulários para que a equipe de marketing possa gerar leads, e dá aos vendedores ferramentas de produtividade e prospecção que ajudam a poupar tempo. Assim, eles vendem mais e trabalham menos.
Com mais de 300 integrações disponíveis, também é possível conectar outras ferramentas à plataforma, além de poder usar os aplicativos e das funcionalidades que sua equipe usa todos os dias e que já estão no software.
Além disso, pode-se integrar relatórios e ter uma visão clara das métricas que são mais importantes. Também é possível monitorar o número de contatos novos que se está capturando, criar relatórios sobre os negócios nos quais sua equipe comercial está trabalhando e controle todas as tarefas e as atividades que fazem parte do relacionamento com os clientes.
Funcionalidades mais importantes para esta frente:
- Integração de terceiros
- Ferramentas de produtividade
- Formulários
- Acompanhamento de prospects
- Painel de relatórios
- Gerenciamento de contatos
- Negócios e tarefas
- Insights da empresa
Empresários
Para empresários, o HubSpot CRM ajuda a acompanhar os contatos e clientes e enviar e-mails em massa, centralizando tudo na mesma ferramenta. É possível gerenciar o pipeline de vendas inteiro e organizar e responder a todos os problemas de suporte em uma só ferramenta.
Como citamos nas outras frentes, ele permite criar e-mails personalizados em massa para estimular o relacionamento com contatos e clientes. Além disso, pode-se adicionar formulários ao site para converter visitantes em leads sem precisar programar nada.
E, com os relatórios integrados, a ferramenta permite acompanhar o número de contatos novos que você está capturando e controlar todas as tarefas e as atividades que fazem parte do relacionamento com os clientes.
Funcionalidades mais importantes para esta frente:
- Gerenciamento de contatos
- Acompanhamento de prospects
- Gerenciamento de pipelines
- Abertura de tíquetes
- E-mail marketing
- Formulários
- Negócios
- Painel de relatórios
Além disso, há alguns pontos diferenciais do HubSpot CRM em relação a outros CRMs, mas que não estão relacionados a nenhuma das frentes em si:
- O HubSpot CRM tem uma funcionalidade para encontrar contas-alvo (ABM);
- Integração com Twilio para ligação com cerca de mil contatos nos planos pagos. Em outros CRMs que não possuem discador e precisam de integração com outras ferramentas, esse processo costuma ser caro do que os planos pagos do HubSpot CRM.
Benefícios do CRM
A seguir, vamos listar alguns benefícios do HubSpot CRM:
Bons insights
O HubSpot CRM consegue rastrear as interações dos visitantes, leads e clientes automaticamente, gerando ótimos insights a respeito do comportamento do cliente e ajudando você a identificar quando fazer o follow up. Há interações com o Gmail e o Outlook, e você pode rastrear as aberturas de e-mails e cliques para ver como os usuários estão interagindo com seus e-mails em tempo real.
No caso do HubSpot CRM gratuito, é possível ver os primeiros 7 dias de atividade de um contato rastreado no website. Já os planos pagos permitem que você veja qualquer tipo de dado rastreado.
Chat ao vivo
Recentemente, o HubSpot CRM lançou a ferramenta de chat ao vivo para todos os usuários, tanto os do plano gratuito quanto dos planos pagos. É bastante simples configurá-la e gerenciá-la, e também há uma funcionalidade básica de chatbot disponível para otimizar a experiência do cliente.
Nos planos pagos do HubSpot CRM, a funcionalidade tem ainda mais opções, e é possível customizar e gerenciar o chat ao vivo e as interações realizadas de uma maneira que faça mais sentido para sua equipe.
É grátis
Conforme o próprio site da empresa, HubSpot CRM será gratuito para sempre – mesmo que você não seja cliente de nenhuma outra solução deles. E além de ser grátis, o número de usuários do plano é ilimitado, o que significa que você pode adicionar pessoas de diversos times, como marketing, vendas etc.
Não há limites de customizações
A maior parte dos CRMs tem limites de customização, mas o HubSpot CRM permite que você personalize praticamente tudo para a sua marca e para seu processo de vendas.
Pode ser usado com outros CRMs
Há muitas empresas que gostam de usar mais de um CRM, pois acreditam que suas funções são complementares. Felizmente, o HubSpot CRM possibilita a integração com outras ferramentas da mesma vertical, e não altera em nada a forma como os dados são lidos nessas plataformas. Ou seja, você pode usar mais de um software simultaneamente, e integrar todos ao HubSpot CRM.
Usa a mesma base de dados da plataforma de marketing da HubSpot (ou seja, não é necessário fazer integração)
O HubSpot CRM já é originalmente conectado às ferramentas de marketing da HubSpot, o que significa que a transição dos leads do marketing para vendas no funil é bem mais fácil, e a comunicação dos dados está integrada. À medida que você vai ampliando seu plano e vai ganhando mais funcionalidades, os dados se mantém nos mesmos lugares, deixando tudo mais organizado para você.
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