A Lei Geral de Proteção de Dados, também conhecida apenas por LGPD, veio para mudar completamente a maneira como empresas prospectam. Agora, é necessário se adequar aos princípios da lei para não ser multado.
Pensando nisso, nós criamos esse texto completo sobre tudo o que você precisa saber sobre LGPD e seus impactos no outbound. Vamos lá?
O que é LGPD?
Mas afinal, o que é LGPD? A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estabelece regras com o objetivo de proteger os direitos básicos de liberdade e privacidade, além de tentar criar segurança jurídica a partir da padronização de regulamentos e práticas de proteção de dados. A lei esclarece que todos os dados tratados no meio físico e digital estão sujeitos à regulação.
Em outras palavras, a LGPD procura estabelecer normas sobre a coleta, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais dos consumidores nas empresas.
Isso significa que essa nova lei muda todo o funcionamento das operações de vendas no Brasil, solicitando mais transparência, proteção e segurança de dados pessoais.
Princípios básicos do LGPD
Essa nova lei é constituída de alguns pilares que impactam diretamente a sua prospecção outbound. Os principais são:
Adequação
De acordo com a LGPD, é necessário ter compatibilidade no tratamento com as finalidades informadas ao titular, de acordo com o contexto do tratamento.
Ou seja, toda coleta de dados deve ser compatível e adequada de acordo com a finalidade informada pela empresa.
Isso significa que uma papelaria não pode solicitar dados relacionados à saúde, por exemplo, uma vez que essas informações não são compatíveis com a finalidade do negócio.
Transparência
Outro princípio importante da lei é a transparência, que procura garantir aos usuários que todas as informações divulgadas pela empresa sejam claras, precisas e verdadeiras.
Além disso, as organizações têm o dever de informar os consumidores do compartilhamento de informações pessoais para terceiros. Dessa forma, se a sua empresa compartilha dados de um lead para um negócio terceirizado que está executando um serviço, é necessário avisar o lead.
Qualidade dos dados
Já o princípio de Qualidade dos Dados defende que toda organização necessita garantir ao usuário a exatidão, clareza, relevância e atualização de dados.
Em outras palavras, o consumidor tem direito a correção de dados incompletos, correção de dados errados, atualização de dados e acesso a informações das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados.
Prevenção
Por fim, apresentamos a prevenção como outro princípio básico que qualquer empresa que vende por meio outbound deve saber: a prevenção.
Esse princípio tem como objetivo garantir a segurança da informação e refere-se às medidas prévias que devem ser realizadas pelas empresas a fim de proteger dados pessoais e evitar danos durante o tratamento das informações.
Fique atento(a) no que o cliente pode exigir
De acordo com esses princípios, existem algumas ações que a empresa deve tomar cuidado e seguir a orientação do consumidor, como:
Acesso à origem das informações
O(a) vendedor(a) necessita ser transparente em relação à origem das informações. Isso significa que se o lead perguntar onde o(a) profissional encontrou dados de contato, ele(a) precisa apresentar exatamente essas informações.
Exclusão das informações
O lead tem direito de pedir ao vendedor(a) a exclusão de todos os dados que a empresa possui sobre ele, como também as evidências que a exclusão foi feita.
Proibir o contato novamente
Além de ignorar e-mails, desligar e bloquear telefonemas, o lead pode proibir um novo contato e, se houver mais uma abordagem, a empresa pode ser oficialmente multada pela LGPD.
O LGPD matou o outbound?
O que todos esses princípios e regras significam para as vendas outbound? As empresas estão proibidas de fazer cold call e cold e-mail? Como vender sem se comprometer com a lei?
A verdade é que a LGPD foi criada com o objetivo de fazer com que as organizações atuem de acordo com os regulamentos de coleta, gerenciamento e compartilhamento de dados sensíveis. Em outras palavras, a lei surge como medida para garantir a privacidade das pessoas.
Isso significa que não, o outbound não acabou, ele só precisa ser regulamentado em como gerencia as informações pessoais dos consumidores.
Novas mudanças
O que essa nova lei significa para as empresas e quais as mudanças que são necessárias para manter-se regulamentado?
A principal consequência da LGPD é mudar a maneira de como executar a prospecção ativa. Agora, é necessário realizar ligações e mensagens de maneira mais inteligente e personalizada para que o consumidor não fique aborrecido e, consequentemente, bloqueie a sua empresa, que perderá um lead para sempre.
Como já falamos no nosso material de Product-Led Growth, a experiência e satisfação do cliente está tornando-se cada vez mais o foco das organizações. E o LGPD implica exatamente nisso.
Além de oferecer uma solução que ajude o prospect, os negócios precisam atentar-se ao atendimento, o que engloba total transparência e segurança de dados.
Assim, para adequar-se às novas mudanças, é necessário trabalhar com fornecedores de informações que garantem que as listas de contatos foram feitas de maneiras legais.
Isso significa que os famosos data brokers, entidades que compilam e vendem informações de usuários na internet estão totalmente desalinhados com os princípios da LGPD.
Como funciona cold call e cold e-mail agora?
Como fazer cold calls e cold-emails seguindo as novas mudanças da Lei Geral de Proteção de Dados? Na verdade, no dia a dia do(a) vendedor(a), não muda muito. É necessário, claro, utilizar os meios que o consumidor autorizar e atentar-se a abordagem e personalização para ter uma boa recepção do indivíduo.
Isso significa que utilizar o WhatsApp para vender talvez não seja uma boa alternativa, uma vez que o canal é pessoal e mensagens de vendas podem parecer invasivas ou agressivas.
Essa mesma lógica aplica-se também ao telefonema e e-mail. O que significa que se o consumidor se sentir invadido, ele pode pedir pela exclusão de dados e proibição de um retorno por parte da empresa.
Assim, os telefonemas e mensagens frias devem ser contextualizados e personalizados para que o lead entenda sobre a empresa e seda a autorização para contato.
Então qual o futuro do outbound?
É importante lembrar que a LGPD não proíbe as empresas de realizar contato ou levantar informações sobre os leads. Ela apenas visa trazer clareza para o consumidor em relação a origem e compartilhamento desses dados.
Diante desse cenário, a única saída possível é fazer boas abordagens. Entrar em contato com pessoas que de fato necessitam do que a sua empresa tem a oferecer, como também ser sempre respeitoso(a) e claro(a), prezando a satisfação do cliente.
Com anos de mercado, nós percebemos que muitos times de vendas têm dificuldades em abordar leads por telefone ou e-mail. Geralmente, os profissionais não tem um script para capturar as informações necessárias para fechar a venda, ou falta confiança e técnicas de conversação para conquistar o lead.
Por isso, investir na estruturação da área de prospecção e capacitação da sua equipe comercial é uma ótima maneira de obter resultados em curto prazo e sem margem de erros. E, para isso, nada melhor do que contratar uma consultoria especializada em Inside Sales, não é?
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