O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais usados no planeta. No Brasil, já são 120 milhões de usuários, e cerca de 2 bilhões no mundo. Em janeiro de 2018, ele ganhou uma versão voltada para companhias, o WhatsApp Business.
O app é mais uma possibilidade de estabelecer um canal de relacionamento com clientes, e pode ajudar em praticamente todas os estágios da jornada de compra. No Brasil, essa versão tem se mostrado especialmente eficiente. Criar uma estratégia de vendas pelo whatsapp dá bastante resultado.
Mas, afinal, quais estratégias de venda podem ser utilizadas de maneira eficaz no WhatsApp Business? Ele vale mesmo a pena para o seu negócio? Essas e outras dúvidas vamos responder neste post. Acompanhe e boa leitura!
O que é o WhatApp Business e por quê ele deve ser considerado na sua estratégia de vendas pelo whatsapp?
O WhatsApp Business é a mesma ferramenta de mensagens instantâneas que você usa para se comunicar com seus contatos, mas voltado a empresas, para que elas fortaleçam os laços com os consumidores. Além disso, o app também oferece algumas funções exclusivas para negócios, que ajudam, entre outros aspectos, no marketing digital.
Em primeiro lugar, é possível que o usuário crie um perfil de empresa. Nesse perfil, há a possibilidade de acrescentar dados como apresentação da empresa, área de atuação, e-mail, horário de atendimento e site.
Outra funcionalidade importante é o que permite o envio de mensagens automatizadas e rápidas. É possível criar textos e mandá-los aos consumidores em momentos em que a empresa não estiver funcionando.
Além disso, outro recurso que pode ser ressaltado é o de acessar o menu de estatísticas, que indicam informações sobre as mensagens enviadas, entregues, recebidas e lidas. Também é possível classificar as conversas com tags como “novo cliente”, “pagamento pendente” e “pago”.
Leia mais: 5 ESTRATÉGIAS PARA VENDER MAIS AINDA ESSE MÊS
Como utilizar o WhatsApp para vender?
Como dissemos, é possível usar o WhatsApp para diversas abordagens de vendas, sejam elas, topo, meio ou fundo de funil. Vejamos a seguir melhores caminhos para criar sua estratégia de vendas pelo whatsapp.
Apresentar o produto/serviço da sua empresa
Um bom vendedor sabe que chegar apresentando o produto/serviço da sua empresa “de cara” não é a melhor estratégia para ganhar o lead. E o mesmo vale no WhatsApp – a menos que você esteja usando o aplicativo apenas para fechar negócios. E é sobre esse tipo de caso que vamos falar neste item.
Mas, mesmo quando você estiver a ponto de mostrar sua solução, envie algum tipo de mensagem introdutória, como: “Oi, Ana, tudo bem? Que você é uma das médicas responsáveis pela clínica Santa Clara. Que tal ler sobre esse case que criamos com a Clínica Santo Antônio?” Juntamente com essa mensagem, você manda o link ou pdf do conteúdo.
Se você ainda não tem cases ou depoimentos para enviar para possíveis clientes, lembre-se de que esse tipo de conteúdo é muito importante para auxiliar na conversão final, e é bastante útil e abordagens por meio do WhatsApp.
Se o potencial cliente mostrar interesse, aí sim você continua sua argumentação de vendas. Você pode tanto usar mensagens de texto (mas não muito longas) ou de voz. Se sentir que tem abertura, questione se pode ligar para o prospect.
Fazer prospecção
Basicamente qualquer estratégia de prospecção pode ser adaptada para o WhatsApp. O que será diferente é que, em vez de ligar, você começará a conversa mandando mensagens.
Você também pode aproveitar algumas funcionalidades do app para fazer a prospecção de novos contatos, como grupos de WhatsApp relacionados ao seu mercado. Neles, você poderá conhecer clientes em potencial.
Contudo, não esqueça que você tem que ser convidado para o grupo. Assim, utilize um número comercial e cadastre a maior quantidade de contatos possível. A interação deve ser espontânea, e você deve evitar fazer propaganda da sua empresa. Comente sobre os desafios do mercado, soluções inovadoras e outros assuntos importantes. Essa provavelmente é a estratégia de vendas pelo whatsapp menos utilizada no mercado.
Leia mais: GLOSSÁRIO DE MARKETING E VENDAS: 40 TERMOS PARA CONHECER
Negociar e fechar acordos
De novo, as mesmas estratégias de negociação e vendas por outros canais valem no WhatsApp. Mas, não é porque você está nesse aplicativo que o processo não precisa ser formal. Muito pelo contrário: lembre-se de formalizar todas as etapas, mesmo que tenha que usar de outros canais. Se achar que a troca de mensagens em texto está muito impessoal, faça chamadas de voz, que aproximam do cliente nesses momentos finais.
Leia mais: 12 MESES PROSPECTANDO EM UM OCEANO VERMELHO
Nutrir leads
Sim, também dá para fazer nutrição de leads pelo WhatsApp! Use-o para enviar materiais que indiquem que seu negócio está “por dentro” dos temas relacionados ao seu mercado. Mas, é claro, só compartilhe bons materiais e que sejam comprovadamente verídicos. A estratégia de vendas pelo whatsapp precisa levar em conta o que a pessoa busca e como nós podemos facilitar a vida dela.
Aproveite e também envie conteúdos que você produziu para outros canais, como as redes sociais empresariais e o blog corporativo. Isso ajudará a colocar você como uma referência de mercado, atraindo mais interessados.
Leia mais: MARKET SIZING IDEAL NO OLHAR DOS INVESTIDORES EM 5 PASSOS
Enviar propostas
O envio de propostas pelo WhatsApp vai depender de diversos fatores, como a relação que você tem com o prospect, o seu nicho de mercado, o perfil da sua audiência etc., e até mesmo o horário do dia em que você pretende mandar a proposta.
Se tiver um relacionamento próximo com a pessoa que está negociando, não há problema em mandar. Em algumas indústrias, como a varejista, esse tipo de prática já é muito comum.
Fazer qualificação de leads
Se você tiver um grande número de contatos de lead no WhatsApp, pode usar a ferramenta para descobrir quais realmente são possíveis clientes. Você pode começar procurando sobre eles em outras redes sociais, como LinkedIn, ou fazer algumas perguntas nos grupos em que está para descobrir se ali há algum potencial cliente.
Algumas perguntas que você pode fazer:
- Se alguém conhece um bom curso que um lead seu faria;
- Se alguém pode indicar um negócio que seja complementar ao da sua empresa;
- Se alguém pode indicar um negócio que utiliza a solução que sua empresa vende;
- Se alguém vai a um evento do seu segmento de atuação.
Após ter o contato dos leads, será mais simples conversar com eles tendo alguns temas e interesses em comum. Além disso, ao fazer esse tipo de pergunta, você mostra aos participantes do grupo quem você é em o que atua.
Como começar a usar o WhatsApp Business e como ativar as principais funcionalidades
Agora que já demos uma olhada em estratégia de vendas pelo WhatsApp, vamos “colocar a mão na massa” e ir para a prática, aprendendo as principais funcionalidades da ferramenta.
- Em primeiro lugar, faça o download do WhatsApp Business no celular da empresa;
- Para estabelecer o perfil como perfil comercial, vá em menu > configurações > configurações da empresa > perfil comercial;
- Para criar um catálogo de produtos, vá em menu > configurações > configurações da empresa > catálogo;
- Se quiser analisar as estatísticas, clique em menu > configurações > configurações da empresa > estatísticas;
- Para criar links curtos e mensagens padrão, clique em menu > configurações > configurações da empresa > link curto;
- Se precisar desenvolver uma mensagem de ausência, vá em menu > configurações > configurações da empresa > mensagem de ausência;
- Outro tipo de mensagem que você pode configurar é a de saudação. Para isso, clique em menu > configurações > configurações da empresa > mensagem de saudação;
- Para criar etiquetas, clique na mensagem e, no canto superior direito, crie uma etiqueta para ela.
É importante enfatizar que os principais CRMs de mercado integram com a ferramenta, então você poderá acompanhar a evolução das suas negociações no WhatsApp e integrar esses dados com as negociações feitas em outros canais.
Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo sobre estratégia de vendas pelo WhatsApp. E se você quiser conferir ainda mais conteúdos informativos, não se esqueça de conferir o nosso blog.