5 estratégias para vender mais e melhorar os resultados!

Conheça cinco estratégias para vender mais e que ajudarão o seu negócio a aumentar os resultados e se tornar uma máquina de vendas:

Sumário

Novas estratégias de vendas surgem a todo instante: ao mesmo tempo que muitas caem em desuso, outras se tornam verdadeiros dogmas no setor. Independentemente de quais atalhos você costuma pegar para ser bem sucedido, fato é que sem estratégias bem definidas dificilmente uma venda irá decolar.

Pensando nisso, neste post listamos 5 estratégias para vender mais ainda neste mês. Acompanhe e boas vendas!



Inside também tem hacks: 5 estratégias para vender mais

1. Coloque as necessidades do cliente em primeiro lugar

Muitos profissionais de vendas se esquecem do que eles realmente precisam oferecer para o seus clientes: soluções. Quando você faz o seu pitch de vendas e já começa a falar sobre as funcionalidades, valores e promoções do seu produto, você acaba demonstrando que não tem empatia pela pessoa com quem está conversando.

A postura que você passa é que nem ao menos está tentando entender quais são suas dores – passo fundamental para oferecer soluções que façam sentido e ajudem a pessoa a resolver os seus problemas.

Impulsione suas taxas de conversão e receita
Ajudamos empresas como a sua a transformar leads em clientes satisfeitos, utilizando estratégias inovadoras e nossa metodologia personalizada.

Em sua estratégia para vender mais, você precisa ter claros quais são os desafios que a pessoa gostaria de resolver. Quando você inicia sua apresentação, o cenário mais provável é que a pessoa não entenda 100% do que você está prestes a oferecer a ela.

Assim, você deve focar em tratar o seu produto ou serviço como uma solução que agregue valor ao seu negócio. Por isso, pesquise as necessidades dos seus possíveis clientes antes de preparar sua reunião e inicie sua abordagem explicando o que está em jogo para eles.

Leia mais: ESTRATÉGIA DE VENDAS PELO WHATSAPP: VEJA COMO USAR O APP PARA SUA EMPRESA

2. Demonstre os resultados que podem ser alcançados

estratégias para vender mais

É fato: quando alguém adquire um produto ou serviço, essa pessoa está, na verdade, comprando resultados. Uma vez que você conseguiu a atenção do seu cliente para o que ele pode ganhar com a sua solução, você deve explicar o que vai acontecer assim que o negócio for fechado.

Leia mais nesse artigo do Marcos Mylius da Sales Coach.

Tenha em mente que resultado é igual a valor. Por exemplo: se você está vendendo um sistema CRM premium para uma empresa que nunca utilizou algo semelhante até então, você precisa educá-la sobre como a plataforma funciona, quanto tempo será necessário para integrá-la ao negócio e como funcionará o suporte em caso de necessidade.

Em suma, a pessoa precisa saber exatamente o que ela está adquirindo, em quanto tempo ela poderá alcançar suas metas e os impactos positivos que poderão ser percebidos no seu negócio.

Leia mais: POR QUE CONHECER O MERCADO AJUDA VENDEDORES A BATEREM SUAS METAS

3. Seja flexível

Durante as reuniões de vendas, é natural que você se depare com novos desafios e até mesmo pedidos peculiares dos clientes. E isso é normal. Afinal, cada empresa com que você lida tem um estrutura própria, diferentes processos internos e objetivos.

Ao enfrentar esse tipo de situação, nunca diga coisas como “desculpe, mas não posso” ou “não é possível fazer isso” – caso contrário, o negócio que você está tentando fechar está fadado ao fracasso. Por conta disso, sua estratégia de vendas deve ser flexível o bastante para se adaptar aos desafios e pedidos colocados pelos clientes.

Quando você vende, o que você busca é um acordo. Geralmente, o cliente é uma pessoa desconfiada e incerta sobre o que quer e precisa. Por isso, tenha em mente que não se trata só de confiança em você: o foco da reunião de vendas é fazer com que os clientes acreditem neles mesmos, pelo menos o suficiente para que tomem uma decisão e fechem o negócio. E, para isso, é preciso ter flexibilidade.

O ponto é: você não pode dizer não. Se você o dizer, o cliente deixará de enxergá-lo como um solução para os seus problemas e se fechará para o que quer que seja que você ofereça em seguida.

Assim, quando um cliente vier com um pedido pouco usual, não recuse-o logo de cara. Em vez disso, dê uma resposta empática e que mostre a ele sua disposição em ajudá-lo – algo como “eu vou fazer o possível para te ajudar”. Com isso, você ganha tempo para conversar com o restante do time e analisar a possibilidade de atender ao pedido do cliente.

Leia mais: Glossário de marketing e vendas: 40 termos para conhecer

4. Converse com quem verdadeiramente toma as decisões na empresa

estratégias para vender mais

Para os mais experientes isso pode parecer óbvio, mas é fundamental evitar perder tempo fazendo reuniões com funcionários da empresa que não têm o poder de decisão em suas mãos ou sequer possuem o peso necessário para advogar em favor do seu produto ou serviço após a apresentação.

Quando você for marcar uma reunião com um novo potencial cliente, pesquise, informe-se e faça o possível para entrar em contato com quem verdadeiramente pode tomar decisões em relação à solução que você pretende oferecer. De todas as estratégias para vender mais, essa é uma das mais óbvias e eficazes.

Leia mais: 12 MESES PROSPECTANDO EM UM OCEANO VERMELHO

5. Escute o que as pessoas têm a dizer

Uma das principais estratégias para vender mais é, na verdade, uma das mais simples, mas que muitos profissionais de venda acabam deixando para trás ao longo dos anos: escutar o que o cliente tem a dizer.

Pare e ouça: quais são as objeções mais comuns apontadas por seus clientes? Quais soluções concorrentes eles utilizam? Sobre quais aspectos do seu produto ou serviço eles mais têm dúvidas? Informações como essas vão ajudar você a aperfeiçoar sua abordagem e a aumentar sua taxa de fechamento.

Esta estratégia está diretamente relacionada com o que comentamos no terceiro tópico. Isso porque um dos aspectos mais importantes para quem trabalha com vendas é a flexibilidade.

Ouça o feedback dos seus clientes, analise dados e faça as mudanças que eles precisam. Como comentamos, ter uma plano de ação inflexível pode limitar sua atuação como profissional de vendas.

Nesse sentido, você pode ir além. Em vez de apenas ouvir, compartilhe os feedbacks que você recebeu com o restante do time, de modo a utilizá-los em prol da sua empresa, fazendo com que todos aprendam mutuamente. Isso é fundamental para aperfeiçoar estratégias de vendas e aumentar a eficiência do seu produto.

Leia mais: MARKET SIZING IDEAL NO OLHAR DOS INVESTIDORES EM 5 PASSOS

Esses são apenas alguns exemplos de estratégias para vender mais que você pode utilizar no dia a dia. Buscamos elencar estratégias acionáveis para que você possa enxergar novas oportunidades na sua atuação como profissional de vendas.

Como comentamos, não existe receita de bolo. você pode tentar todas as estratégias de vendas que você encontrar na internet, mas apenas com experiência é que você vai conseguir identificar o momento ideal para utilizar cada uma delas.

Acompanhe o blog da Inside

Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo. E se você quiser construir seu planejamento de vendas, criar as metas e desdobrar as metas em entregáveis com viabilidade e entender como executar com excelência cada etapa do planejamento, baixe agora nosso material planejamento de vendas!

Conte com quem é especialista em processos, time e tecnologias de Inside Sales

Vamos conversar? Preencha o formulário e agende um bate-papo grátis com nossos consultores:

sobre o(a) autor(a)
comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

receba por e-mail
contato
você também vai gostar de ler

Gerenciamento do Ciclo de Vida do Cliente

Escrito por: San Lahey | Traduzido por: Inside | Fonte: Zendesk Gerenciamento do ciclo de vida do cliente (CLM) é um processo essencial para rastrear

Uma maneira simplificada de acompanhar o andamento dos leads no funil e as tarefas da oportunidade.