Fale conosco

Funil de marketing: a jornada de compras do cliente

funil de marketing

De um tempo para cá, especialistas de marketing começaram a perceber que colocar o cliente como foco era muito mais inteligente e resultava em ganhos maiores, em oposição de apresentar o produto como ponto central.

A partir deste insight, as marcas começaram a investir em tentar entender a fundo quais as necessidades, desejos e dores dos clientes, além dos hábitos de consumo para, assim, tentar atraí-los.

Essa jornada de compras dos consumidores foi dividida em três etapas que, juntas, representam o funil de Marketing. Entenda melhor sobre este modelo de representação, suas funcionalidades e como utilizá-lo:

O que é um funil de marketing?

O funil de marketing é uma representação visual da jornada de compras do consumidor. Assim, você acompanha o cliente desde o primeiro interesse até o fechamento (ou não) do contrato.

Algumas vezes, o funil de vendas representa até mesmo a relação de cliente e empresa após a venda, ou seja, expandindo até a satisfação do cliente.

A representação dessa jornada do consumidor é muito importante para os times de marketing e vendas, uma vez que entendendo cada passo do cliente, é possível criar estratégias e abordagens assertivas e direcionadas para que a compra seja feita da melhor forma possível.

Em marketing e publicidade, é sempre lembrado que a personalização da comunicação com o cliente é um verdadeiro diferencial e fundamento para o sucesso.

Assim, trabalhando desde a atração e interesse do lead, o time mercadológico consegue entender os pontos de virada em relação a interesse, necessidade de compra, decisão e fidelização.

Um funil de Marketing de alto nível pode ser o verdadeiro diferencial para atrair e converter clientes cada vez mais qualificados e dispostos a se fidelizar e indicar o seu negócio.

Funil de vendas X funil de marketing

Conforme a gente já explicou no nosso guia completo, o funil de vendas é muito semelhante ao funil de marketing. Ambos são compostos (geralmente) por três etapas:  topo, meio e fundo.

Contudo, o principal diferencial entre esses dois conceitos é o objetivo. Enquanto o funil de marketing visa atrair e educar os consumidores por meio de blog posts e anúncios, o funil de vendas pretende converter o cliente.

Em outras palavras, essas duas representações são semelhantes, com objetivos diferentes e, se trabalhadas juntas de maneira alinhada, podem trazer resultados verdadeiramente incríveis!

Etapas do funil de marketing

O percurso de um lead percorrendo o funil de marketing é representado, geralmente, por três etapas: o topo do funil (ToFu), meio do funil (MoFu) e fundo do funil (BoFu). 

Cada um desses estágios representa um estado do consumidor diante da jornada de compras e, por isso, é necessário utilizar estratégias e abordagens diferentes em cada um deles.

Topo do funil

O topo do funil de marketing representa a fase em que os consumidores ainda não estão interessados em nenhuma empresa, mas entendem que tem um problema e estão procurando por opções de soluções.

Assim, como as pessoas continuam procurando possibilidades, a estratégia desta etapa do funil é educar, esclarecer dúvidas e satisfazer as necessidades básicas, mas sem fazer nenhum tipo de abordagem ou proposta.

Para isso, é necessário investir na criação de blog posts, SEO, distribuição por meio de redes sociais e outras formas. Você quer que o seu conteúdo chegue até as pessoas. 

Meio do funil

O topo do funil necessita atrair o máximo de pessoas que tem um problema que pode ser solucionado com o seu serviço ou produto. O meio do funil se preocupa em filtrar esses visitantes para separá-los em leads qualificados, desqualificados ou que precisam de mais nutrição.

Olhando para o possível comprador que está no meio do funil de marketing, encontramos um indivíduo que já está mais educado sobre o seu problema e algumas possíveis soluções.

Dessa forma, o objetivo, neste momento, é fazer com que esse lead entenda que o melhor produto ou serviço para resolver o problema e acabar com as dores de cabeça é o seu.

Para isso, você quer obter o máximo de informações sobre o lead, mediante formulários, para entender exatamente o que ela deseja e precisa para, então, conseguir transformar o lead em uma oportunidade promissora.

Contudo, o visitante não preenche formulários de graça. Então, para fazê-lo fornecer algumas informações, forneça materiais ricos, densos e complexos em troca. A reciprocidade é um dos princípios das armas de persuasão, explorados por Robert Cialdini.

Com o material criado e uma landing page em formato de formulário para captar informações, lance todos os dados dos visitantes em um sistema de vendas para analisá-los.

Fundo do funil

Por fim, temos o fundo do funil, etapa que representa a fase de decisão do cliente. É quando o consumidor olha para todas as opções e, a partir de critérios pessoais, decide qual produto ou serviço investir.

É, neste momento, necessário oferecer conteúdos promocionais, falar sobre o seu negócio, apresentando diferenciais competitivos e os principais benefícios da sua solução.

Para auxiliar na escolha, algumas empresas oferecem uma demonstração do produto ou serviço – sabe aqueles 30 dias de graça que os streamings oferecem? É isso. 

Dessa forma, o cliente consegue utilizar a solução por determinado período e entender se aquele serviço é ou não a melhor opção de compra.

O fundo do funil é, então, caracterizado pela escolha, mas antes delas existem muitas dúvidas e objeções. Por isso, é fundamental que o time de vendas se mostre presente para tirar qualquer questionamento e contornar as principais objeções do cliente.

O tipo de conteúdo dessa etapa do funil de marketing são conteúdos ainda mais densos e ricos que auxiliam na formação de decisão do consumidor, como webinars, cases de sucesso e whitepapers.

Como utilizar o funil de marketing como estratégia?

funil de marketing

Você pode entender o conceito de funil de marketing de ponta a ponta, mas colocar essa estratégia na prática é um pouco diferente – e difícil. Vale lembrar que cada empresa tem as suas próprias peculiaridades e, por isso, é necessário adaptar o funil conforme a realidade do seu negócio.

Separamos algumas dicas fundamentais para utilizar o funil como uma ótima estratégia de atração, captura e conversão de leads. Veja só:

Conheça o seu público-alvo

A peça fundamental para o sucesso (ou fracasso) do seu funil de marketing é o público. Você precisa conhecer os seus consumidores o máximo possível para, assim, direcionar produtos ou serviços específicos, criar estratégias assertivas, abordagens em um tom de linguagem adequado e muito mais.

Uma dica interessante é traçar o perfil do seu público, contendo informações como faixa etária, poder aquisitivo, redes sociais utilizadas, hábitos de consumo e etc.

Dessa forma, você irá conseguir entender as dores, necessidades e desejos dos compradores e, assim, criar conteúdos atrativos para eles.

Produza conteúdos relevantes

Existem inúmeras empresas que não enxergam o valor de criar conteúdo para os leads. Acreditam que blog é perda de tempo e não irá trazer resultados tão rápidos e qualificados como com anúncios pagos.

Mas a verdade é que investir no marketing de conteúdo é uma das melhores estratégias que uma empresa pode utilizar. Olhe para grandes empresas: HubSpot, RD Station, Rock Content, Gong e etc. O que todas elas têm em comum? Blog posts de alto nível e materiais ricos densos e completos.

A ideia é que a criação de conteúdos relevantes irá não só atrair leads, como também gerar credibilidade e autoridade para a sua empresa. É dessa forma que a empresa mostra que entende do que está falando e que tem propriedade no assunto.

Ressaltamos, então, que a criação de conteúdos é uma peça chave para o funil de marketing, mas lembre-se: o conteúdo precisa ser relevante para o seu público-alvo, não pode ser genérico e muito menos copiado.

Não esqueça nenhuma etapa do funil de marketing

Um dos principais erros que vemos em relação ao funil de marketing (e também o de vendas) é gestores deixando de lado alguma das etapas.

Aqui, lembramos que o funil representa uma jornada longa e complexa realizada pelo consumidor desde o primeiro contato até o fechamento (ou não) da compra. Isso significa que, para o cliente passar de uma etapa para a outra, é necessário considerar todos os estágios do funil.

Por isso, defina estratégias e abordagens para o topo, meio e fundo do funil de marketing. Assim como monitorar toda a jornada para entender como é a experiência do cliente em cada uma das etapas e suas transições.

Por dados, você conseguirá identificar se existe um problema no meio do funil que está levando a queda na conversão de leads, por exemplo. Se um lead não passa pelo meio, ele não chegará ao fundo.

Esperamos que você tenha entendido melhor sobre o funil de marketing e, para se manter atualizado sobre os principais fundamentos de vendas, confira o nosso blog!

Fale com um especialista em Funil de Vendas

Somos uma empresa de processos, capacitação e tecnologia de vendas com foco em criar e escalar operações de Vendas.

tipos de vendedores interagindo

Tipos de vendedores: os 5 perfis que você precisa conhecer.

Este artigo explora os cinco principais tipos de vendedores, destacando suas características, habilidades e metodologias de vendas essenciais para melhorar a performance. Além disso, apresenta livros e técnicas que podem aprimorar o trabalho da equipe comercial.

carreira em vendas

Guia fundamental para uma carreira de sucesso em vendas

Este guia oferece insights sobre como construir uma carreira de sucesso em vendas, abordando as principais áreas de atuação, como pré-vendas, vendas, gestão comercial, Sales Enablement e Sales Operations. Discute também as habilidades necessárias, como comunicação eficaz, inteligência emocional, e organização, além de destacar os benefícios de seguir essa carreira, incluindo remuneração competitiva, desenvolvimento constante e potencial de crescimento.

O Pipeline certo muda tudo. Vamos construir o seu?

Preencha o formulário para entrar em contato:

Template de Pipeline de Vendas