Fale conosco

LGPD e Outbound: Qual o impacto da lei na área de vendas?

LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados, também conhecida apenas por LGPD, veio para mudar completamente a maneira como empresas prospectam. Agora, é necessário se adequar aos princípios da lei para não ser multado.

Pensando nisso, nós criamos esse texto completo sobre tudo o que você precisa saber sobre LGPD e seus impactos no outbound. Vamos lá?

O que é LGPD?

Mas afinal, o que é  LGPD? A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estabelece regras com o objetivo de proteger os direitos básicos de liberdade e privacidade, além de tentar criar segurança jurídica a partir da padronização de regulamentos e práticas de proteção de dados. A lei esclarece que todos os dados tratados no meio físico e digital estão sujeitos à regulação. 

Em outras palavras, a LGPD procura estabelecer normas sobre a coleta, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais dos consumidores nas empresas.

Isso significa que essa nova lei muda todo o funcionamento das operações de vendas no Brasil, solicitando mais transparência, proteção e segurança de dados pessoais.

Princípios básicos do LGPD

Essa nova lei é constituída de alguns pilares que impactam diretamente a sua prospecção outbound. Os principais são:

Adequação

De acordo com a LGPD, é necessário ter compatibilidade no tratamento com as finalidades informadas ao titular, de acordo com o contexto do tratamento.

Ou seja, toda coleta de dados deve ser compatível e adequada de acordo com a finalidade informada pela empresa.

Isso significa que uma papelaria não pode solicitar dados relacionados à saúde, por exemplo, uma vez que essas informações não são compatíveis com a finalidade do negócio.

Transparência

Outro princípio importante da lei é a transparência, que procura garantir aos usuários que todas as informações divulgadas pela empresa sejam claras, precisas e verdadeiras.

Além disso, as organizações têm o dever de informar os consumidores do compartilhamento de informações pessoais para terceiros. Dessa forma, se a sua empresa compartilha dados de um lead para um negócio terceirizado que está executando um serviço, é necessário avisar o lead.

Qualidade dos dados

Já o princípio de Qualidade dos Dados defende que toda organização necessita garantir ao usuário a exatidão, clareza, relevância e atualização de dados.

Em outras palavras, o consumidor tem direito a correção de dados incompletos, correção de dados errados, atualização de dados e acesso a informações das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados.

Prevenção

Por fim, apresentamos a prevenção como outro princípio básico que qualquer empresa que vende por meio outbound deve saber: a prevenção.

Esse princípio tem como objetivo garantir a segurança da informação e refere-se às medidas prévias que devem ser realizadas pelas empresas a fim de proteger dados pessoais e evitar danos durante o tratamento das informações.

Fique atento(a) no que o cliente pode exigir

LGPD

De acordo com esses princípios, existem algumas ações que a empresa deve tomar cuidado e seguir a orientação do consumidor, como:

Acesso à origem das informações

O(a) vendedor(a) necessita ser transparente em relação à origem das informações. Isso significa que se o lead perguntar onde o(a) profissional encontrou dados de contato, ele(a) precisa apresentar exatamente essas informações.

Exclusão das informações

O lead tem direito de pedir ao vendedor(a) a exclusão de todos os dados que a empresa possui sobre ele, como também as evidências que a exclusão foi feita.

Proibir o contato novamente

Além de ignorar e-mails, desligar e bloquear telefonemas, o lead pode proibir um novo contato e, se houver mais uma abordagem, a empresa pode ser oficialmente multada pela LGPD.

O LGPD matou o outbound?

O que todos esses princípios e regras significam para as vendas outbound? As empresas estão proibidas de fazer cold call e cold e-mail? Como vender sem se comprometer com a lei?

A verdade é que a LGPD foi criada com o objetivo de fazer com que as organizações atuem de acordo com os regulamentos de coleta, gerenciamento e compartilhamento de dados sensíveis. Em outras palavras, a lei surge como medida para garantir a privacidade das pessoas.

Isso significa que não, o outbound não acabou, ele só precisa ser regulamentado em como gerencia as informações pessoais dos consumidores.

Novas mudanças 

O que essa nova lei significa para as empresas e quais as mudanças que são necessárias para manter-se regulamentado?

A principal consequência da LGPD é mudar a maneira de como executar a prospecção ativa. Agora, é necessário realizar ligações e mensagens de maneira mais inteligente e personalizada para que o consumidor não fique aborrecido e, consequentemente, bloqueie a sua empresa, que perderá um lead para sempre.

Como já falamos no nosso material de Product-Led Growth, a experiência e satisfação do cliente está tornando-se cada vez mais o foco das organizações. E o LGPD implica exatamente nisso.

Além de oferecer uma solução que ajude o prospect, os negócios precisam atentar-se ao atendimento, o que engloba total transparência e segurança de dados. 

Assim, para adequar-se às novas mudanças, é necessário trabalhar com fornecedores de informações que garantem que as listas de contatos foram feitas de maneiras legais.

Isso significa que os famosos data brokers, entidades que compilam e vendem informações de usuários na internet estão totalmente desalinhados com os princípios da LGPD.

Como funciona cold call e cold e-mail agora?

Como fazer cold calls e cold-emails seguindo as novas mudanças da Lei Geral de Proteção de Dados? Na verdade, no dia a dia do(a) vendedor(a), não muda muito. É necessário, claro, utilizar os meios que o consumidor autorizar e atentar-se a abordagem e personalização para ter uma boa recepção do indivíduo.

Isso significa que utilizar o WhatsApp para vender talvez não seja uma boa alternativa, uma vez que o canal é pessoal e mensagens de vendas podem parecer invasivas ou agressivas.

Essa mesma lógica aplica-se também ao telefonema e e-mail. O que significa que se o consumidor se sentir invadido, ele pode pedir pela exclusão de dados e proibição de um retorno por parte da empresa.

Assim, os telefonemas e mensagens frias devem ser contextualizados e personalizados para que o lead entenda sobre a empresa e seda a autorização para contato.

Então qual o futuro do outbound?

LGPD

É importante lembrar que a LGPD não proíbe as empresas de realizar contato ou levantar informações sobre os leads. Ela apenas visa trazer clareza para o consumidor em relação a origem e compartilhamento desses dados. 

Diante desse cenário, a única saída possível é fazer boas abordagens. Entrar em contato com pessoas que de fato necessitam do que a sua empresa tem a oferecer, como também ser sempre respeitoso(a) e claro(a), prezando a satisfação do cliente.

Com anos de mercado, nós percebemos que muitos times de vendas têm dificuldades em abordar leads por telefone ou e-mail. Geralmente, os profissionais não tem um script para capturar as informações necessárias para fechar a venda, ou falta confiança e técnicas de conversação para conquistar o lead.

Por isso, investir na estruturação da área de prospecção e capacitação da sua equipe comercial é uma ótima maneira de obter resultados em curto prazo e sem margem de erros. E, para isso, nada melhor do que contratar uma consultoria especializada em Inside Sales, não é?

Para saber mais sobre a nossa metodologia e como podemos ajudar a sua empresa a prospectar de maneira eficiente, converse com um de nossos especialistas ou dê uma olhada nos nossos cases de sucesso.

Fale com um especialista em Enablement

Somos uma empresa de processos, capacitação e tecnologia de vendas com foco em criar e escalar operações de Vendas.

tipos de vendedores interagindo

Tipos de vendedores: os 5 perfis que você precisa conhecer.

Este artigo explora os cinco principais tipos de vendedores, destacando suas características, habilidades e metodologias de vendas essenciais para melhorar a performance. Além disso, apresenta livros e técnicas que podem aprimorar o trabalho da equipe comercial.

carreira em vendas

Guia fundamental para uma carreira de sucesso em vendas

Este guia oferece insights sobre como construir uma carreira de sucesso em vendas, abordando as principais áreas de atuação, como pré-vendas, vendas, gestão comercial, Sales Enablement e Sales Operations. Discute também as habilidades necessárias, como comunicação eficaz, inteligência emocional, e organização, além de destacar os benefícios de seguir essa carreira, incluindo remuneração competitiva, desenvolvimento constante e potencial de crescimento.

Frameworks claros, treinamento efetivo e tecnologia integrada.

Preencha o formulário para entrar em contato:

Planilhas de 'Call Review'