Como definir e mensurar metas de vendas em 6 passos

metas de vendas

Assim como usar branco e pular sete ondas na praia, estabelecer novas realizações se tornou parte do ritual de Réveillon. Alguns desejam sair do sedentarismo, outros prometem que vão encontrar uma paixão.

Todo ano, as pessoas determinam novas metas para ajudar a alcançar objetivos maiores. Estabelecer prazos, funções e caminhos é uma ótima alternativa para se aproximar de resultados desejados.

E, assim como pessoas, empresas também estabelecem metas de vendas para mensurar o desempenho de equipes, alcançar resultados e crescer no mercado.

Para entender melhor como metas eficientes podem ajudar a sua empresa crescer e aumentar a receita, continue lendo esse artigo. Boa leitura!

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O que são metas de vendas

As metas de vendas são como um passo a passo que ajuda a estabelecer meios e prazos para atingir um objetivo maior, como por exemplo aumentar a receita ou aumentar o retorno sobre investimento (ROI).

Com um propósito definido, equipes se sentem mais motivadas e produzem mais, resultados podem ser previstos com mais facilidade, e é possível analisar melhor o desempenho da sua empresa frente aos concorrentes.

Estabelecer objetivos pode parecer uma tarefa fácil, afinal, não é só definir onde a empresa deseja chegar? Na verdade, há um processo muito mais longo para desenvolver metas de vendas eficientes.

É preciso analisar o mercado, a sua empresa, equipe, definir realizações realísticas e, principalmente, saber mensurá-las.

Quais os benefícios de definir metas de vendas?

metas de vendas

Como já foi dito, estabelecer metas de vendas é uma estratégia fundamental para alcançar resultados e aumentar a receita, mas além disso elas também podem auxiliar em:

Motiva a equipe e aumenta a produtividade

Um bom profissional, além de ser capacitado, proativo e saber trabalhar em equipe, também precisa ser compromissado e responsável. O problema é que, mesmo com um time eficiente, muitas empresas não sabem motivar os funcionários.

Quando um time não sabe um propósito para seguir, é muito fácil se desmotivar. Assim, uma boa alternativa é criar prazos e metas para funcionários trabalharem em prol de uma conquista.

Muitas empresas utilizam até bônus e prêmios para vendedores que atingem metas. Isso, além de motivar, ajuda a aumentar a produtividade.

Direciona perspectivas

Quando se cria um projeto, é muito fácil se perder sonhando com inúmeras possibilidades e alternativas – o que pode dificultar ainda mais o alcance de objetivos.

Estabelecer metas de vendas ajuda a equipe a entender funções, prazos e expectativas e, assim, direcionar esforços para alcançar um objetivo comum.

Maior controle da empresa

Outro grande benefício de estabelecer metas de vendas é ter o maior controle de dados da empresa.

Isso porque as metas são pautadas em números e perspectivas reais, o que pode auxiliar não apenas na previsibilidade de resultados, como também no controle financeiro da empresa. 

Como implementar metas de vendas de maneira eficiente?

metas de vendas

Como você já deve ter percebido, estabelecer objetivos é fundamental para qualquer negócio, seja ele pequeno, grande ou médio. E, para te auxiliar a criar metas de vendas eficientes, nós criamos esse passo a passo. Confira:

Estude o mercado e concorrentes

O primeiro passo para estabelecer metas de vendas competentes é analisar o mercado. Isso engloba desde explorar as técnicas dos concorrentes até estudar a volatilidade do mundo dos negócios.

Analisar a situação de oferta e demanda do mercado e as estratégias dos oponentes pode ajudar na tomada de decisões da sua própria empresa.

Especialmente com um mercado cada vez mais competitivo, estar atento em outros negócios e tentar se destacar é essencial para manter o crescimento da sua empresa.

Estude a sua empresa

Depois de olhar para o externo, é necessário olhar para o interno, ou seja, fazer uma análise profunda da capacidade da equipe e empresa.

Nada adianta entender as perspectivas do mercado externo e criar metas de vendas que sejam incansáveis para o seu próprio negócio.

Dessa forma, é fundamental analisar o desempenho dos funcionários e estudar relatórios e históricos. 

Para criar objetivos realistas, é imprescindível entender a capacidade da sua empresa.

Defina as metas

Agora que você já tem uma perspectiva melhor de negócios e da sua própria empresa, chegou a hora de definir as metas de vendas. 

Aqui, é essencial definir números realísticos, ou seja, que são um desafio mas podem ser alcançados com um certo esforço.

Criar metas inalcançáveis tem o efeito contrário, porque desmotiva funcionários que sabem que não tem a base e meios necessários para atingir os seus objetivos.

Com essa mentalidade, é necessário definir quais áreas e setores devem aprimorar e, com isso, estabelecer funções e prazos.

Então, estabeleça os principais objetivos que fazem sentido para a sua empresa e que podem ser alcançados pela sua equipe.

E, se você não tem conhecimento das principais metas de vendas, não se estressa pois ainda vamos abordar isso mais adiante.

Controle as metas

Além de estabelecer metas de vendas e motivar o time para alcançá-las, é muito importante saber monitorá-las.

Mensurar e controlar o desempenho é uma parte importante de identificar ruídos em processos e, assim, contornar possíveis problemas.

O monitoramento também ajuda a entender as táticas e estratégias que funcionam e podem ser adaptadas para atrair ainda mais leads, ou seja, mensurar números é essencial para traçar planos.

A melhor maneira de entender se as práticas da empresa estão ou não funcionando é monitorando os dados com regularidade. E, quando um problema parece aparecer, é possível solucioná-lo antes que seja tarde demais.

Procure aprimoramento

Quando tratamos de metas de vendas, falamos de números e performances crescentes e cada vez melhores. Então, sempre procure aprimoramento.

Saber receber críticas construtivas e usá-las como forma de se adaptar e melhorar é uma qualidade que poucos têm, mas é essencial no mundo dos negócios.

Por isso, procure ouvir o feedback de clientes ou gestores, fique atento por novidades no mercado e continue sempre estudando para, assim, atingir um desenvolvimento profissional de qualidade.

Reconhecimento de resultados

Esta é a parte final, mas não menos importante. Reconhecer o caminho que levou para alcançar as metas de vendas – ou não, e utilizar esse entendimento para aprimorar e crescer a empresa é o verdadeiro diferencial.

Se, porventura, a sua empresa não conseguir alcançar os objetivos previamente estabelecidos, isso não é de todo mal. Utilize esses resultados para entender profundamente o que não está funcionando no processo de vendas.

Com este olhar, será possível construir novas campanhas e estratégias cada vez mais assertivas e, assim, alcançar novas metas!

E, quando os resultados desejados foram atingidos, faça questão de reconhecer todos os funcionários que ajudaram a aprimorar a empresa. Parabenizar e recompensar a equipe pelo sucesso também é uma parte fundamental desse processo.

Muitas marcas, inclusive, utilizam de sistemas de pontuações, competitividade e até premiações para manter o desempenho do time maior e mais divertido.

Todo mundo gosta de ser reconhecido pelo esforço, principalmente quando o trabalho foi duro, por isso, não se esqueça de parabenizar todos aqueles que ajudam a crescer o seu negócio.

As principais metas de vendas

Por fim, vamos abordar as principais e mais usadas métricas do mercado. Confira: 

Aumento da receita

O aumento da receita é uma das metas de vendas mais utilizadas. Isso porque ela permite um olhar mais apurado e abrangente da empresa no geral. Um exemplo típico é: aumentar 10% a receita anual.

O aumento de receita pode ser o objetivo de um funcionário ou de uma equipe toda, e pode ter o prazo de um mês, semestre ou ano. Tudo depende da necessidade e capacidade da sua empresa.

Aumento de leads qualificados

Talvez uma das maiores dificuldades no mundo das vendas atualmente seja encontrar leads qualificados e que se atraiam pela sua empresa, em oposição aos concorrentes.

Então, uma ótima alternativa – e que pode, inclusive, ajudar a aumentar a receita da empresa, é criar o objetivo de aumentar os leads qualificados.

Atender um lead qualificado e, por fim, fechar uma venda recompensa todo o esforço feito pelo vendedor. 

Uma boa alternativa para alcançar esta meta de vendas é distribuir melhor o tempo de prospecção, assim como alinhar as necessidades entre os times de marketing e venda.

Aumento da taxa de conversão

Nenhum vendedor fica feliz depois de passar muito tempo prospectando e, no fim, o lead não fechar a venda. Então, aumentar a taxa de conversão é o sonho de todo empreendedor.

E, claro, isso também pode ser uma meta de vendas. Aumentar as taxas de ganho, além de melhorar a receita e a rentabilidade, também ajuda a manter um time mais motivado.

Definir um objetivo comum auxilia a aumentar a produtividade dos funcionários, assim como analisar as melhores práticas e estratégias de vendas.

Uma maneira de conseguir bater este objetivo é realizando treinamentos e cursos com toda a equipe. Afinal, para ser um bom vendedor não basta ser organizado, resiliente e bom comunicador, mas também continuar estudando ao longo da carreira.

Confira outras métricas que podem ser fundamentais para apontar a saúde da sua operação de vendas no nosso guia completo sobre Key Performance Indicator!

Se você gostou do conteúdo e tem interesse em aprender mais sobre vendas, confira o blog da Inside para mais matérias ricas.

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