Como vender para diferentes tipos de clientes?

Há diversos tipos de clientes no mercado com necessidades bem específicas. Para atender a cada uma delas, sua marca precisa conhecê-las bem e trabalhar para conquistar os consumidores.

Se a sua empresa deseja se destacar no mercado, é necessário adotar estratégias para chegar ao resultado desejado. Entre elas, ter conhecimento para atender a diferentes tipos de clientes fará a diferença no seu negócio.

Não espere recebê-los em seu estabelecimento para tentar descobrir quem e como são.  Preparamos esse material para te ajudar a conhecê-los e o melhor: vender para todos eles! Boa leitura!

Tipos de clientes: por que é tão importante se adaptar a cada um deles? 

Conhecer os tipos  de cliente é muito importante para qualquer empresa. Inicialmente, a venda pode não acontecer. Porém, a chance de ter êxito no futuro é infinitamente maior.

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Afinal, quanto mais você sabe a respeito de quem pode comprar seu produto ou serviço, maiores serão as chances. 

Consumidor x Cliente

Você parou pra pensar que cliente e consumidor são dois conceitos totalmente diferentes?

Já que estamos falando sobre tipos de clientes, temos o gancho ideal para falarmos a respeito desses dois termos.

O consumidor é aquele tipo de comprador cuja relação com a marca se baseia no preço baixo. A conexão com a empresa é algo totalmente inexistente. O relacionamento acaba quando a pessoa sai da loja, seja física ou online.

Já o cliente possui comportamento completamente oposto. Quando ele deseja algo, procura imediatamente pela empresa que  mais aprecia. Geralmente, essa decisão é feita com base em experiências anteriores com a marca e indicações de pessoas próximas.

Quais são os tipos de clientes existentes e como vender para eles?

tipos de clientes

Existem vários tipos de clientes e é fundamental que o seu negócio saiba como lidar com cada um deles.

Conhecendo ao menos parte deles, a sua empresa consegue adequar  as ações para os diferentes tipos de prospecção existentes.

Dessa forma, ao realizar uma prospecção, sua empresa dará uma abordagem mais assertiva comunicando-se com o perfil ideal de cliente do negócio.

Separamos 18 tipos de clientes (isso mesmo!) para você conhecer ,além de dicas de como vender para cada um deles: Confira:

Personalidade de clientes

Decididos

O tipo de cliente decidido pode surpreender bastante  a sua empresa, uma vez que ele sabe mais do seu produto ou serviço do que o seu time de vendas.

Via de regra, esse é um dos tipos de clientes está no fundo do funil de vendas. Está mais do que pronto para a tomada de decisão e fechar negócio.

Como vender para um cliente decidido:

  • Ao aproximar-se desse perfil, dê total atenção ao que ele tem a dizer sobre suas dores. Quando chegar o seu momento de falar, objetividade é a palavra-chave;
  • Comunique apenas o essencial, evidenciando todas as características do produto ou serviço, se possível demonstrando-as;

Analistas

Esse cliente tem um perfil mais detalhista e bem mais sério que os demais. Para ele, a qualidade está acima da quantidade e a tomada de decisão acontece no seu tempo.

Como vender para um cliente analista:

  • Vá direto ao ponto no que interessa para ele, já que possui aversão de estorinha e promessas nunca cumpridas. Mostre dados sobre como o seu produto ou serviço sanou as dores de outros clientes;
  • Seja paciente, pois o processo de vendas de um cliente analista costuma durar bem mais do que qualquer outro;

Amigáveis

Esse é um dos tipos de clientes que prefere criar laços antes de tomar qualquer decisão. Empatia é com ele mesmo e isso faz com que ele seja um bom ouvinte.

Como vender para um cliente amigável: ;

  • Atue como um consultor e ajude-o em tudo o que puder e for necessário para ele. Principalmente no processo de tomada de decisão;
  • Deixe-o seguro em relação a todo o processo de vendas, assegurando-lhes que podem ser reembolsados em caso de insatisfação;

Expressivos

É o tipo de cliente que compra (ou não) induzido pela emoção.

É otimista, gosta de falar bastante e consequentemente gosta de ser o centro das atenções.

Por outro lado, a falta de organização, perda de foco e uso da intuição como guia, podem colocar muita coisa a perder.

Como vender para um cliente expressivo:

  • Apresente todos os benefícios que o seu produto ou serviço possui. Mostre histórias reais, de preferência ilustradas, personalizada;
  • Compartilhe a sua experiência com ele, já que a opinião de pessoas confiáveis são valorizadas;

Clientes que estão na fase da pré-compra

tipos de clientes

Espectadores

Ele observa o que você vende, mas por enquanto não há qualquer intenção de compra.O cliente espectador está em busca do negócio mais atrativo. 

O ideal é que a sua empresa convença-o de que é a melhor solução para sanar as dores dele.

Como vender para o cliente espectador:

  • Deixe o site da sua empresa  mais atrativo para os visitantes. Repense o design para ajudar o cliente a navegar pelos locais certos e com isso gerar engajamento;
  • Retire da sua página tudo o que possa deixar o cliente confuso e desviar a atenção dele para o que realmente importa;

Buscadores de descontos

O foco desse cliente é o menor preço. Por isso ele não economiza tempo buscando promoções. É capaz de comprar algo que não tinha em mente apenas porque encontrou um super desconto.

A prospecção de clientes buscadores de descontos pode ser um pouco mais difícil. Porém, cabe a sua empresa investir em mudar a situação e conquistá-lo.

Como vender para um cliente buscador de descontos:

  • Agregue valor ao seu produto ou serviço, mostrado que, mais que desconto, existem outros valores reais;
  • Geralmente, ele espera por ocasiões especiais para fazer compras, como Black Friday e Natal. Direcione o e-mail marketing para ele dentro desse contexto para atraí-lo até a sua empresa;

Pesquisadores

Para o cliente pesquisador, o mais importante é o valor, e não o preço.

Logo, não adianta investir tempo em tentar chamar a atenção dele com qualquer recurso que seja. O foco dele é outro.

Como vender para o cliente pesquisador:

  • Mostre para ele o quão confiável é o seu negócio. Vale fazer uso de prova social de todos os tipos nessa hora;
  • Como esse tipo de cliente preza o valor, certifique-se de está oferecendo para ele algo que outra marca não entregará;

Impulsivos

Suas compras baseiam-se em itens não muito específicos. É bem mais receptivo quanto à recomendação de produtos e serviços.

Como vender para o cliente impulsivo:

  • Mantenha as campanhas de marketing atualizada para que ele receba informações sobre novos produtos ou serviços;
  • Utilize o gatilho de urgência. Eles funcionam melhor com o cliente impulsivo.

Clientes por necessidade

Esse é um dos tipos de clientes cujo comportamento é movido por alguma necessidade muito particular. Ele se dirige até a empresa, compra o que precisa e vai embora. Apenas.

Por esse comportamento, é considerado um dos clientes com maior dificuldade em realizar vendas.

Como vender para o cliente por necessidade:

tipos de clientes
  • Estabeleça uma conexão verdadeira com esse tipo de cliente. Ele gosta de saber que terá alguém por perto sempre que for necessário;

Clientes inseguros

Outro cliente com o qual você precisará ser muito paciente, uma vez que há uma grande dificuldade na tomada de decisão pela compra.

Como vender para o cliente inseguro:

  • Disponibilize formatos de atendimento diferentes para ele, como por exemplo, chatterbots e chats ao vivo para facilitar a comunicação;
  • Entregue valor através de soluções exclusivas e atendimento diferenciado. Acompanhe e oriente o cliente em sua jornada, para que ele perceba que a sua marca é a melhor solução;

Clientes buscando trocar de serviço

Um perfil habituado a consumir em empresas semelhantes à sua, mas não está satisfeito. Por isso, ele está de olho na sua marca como uma possibilidade de mudança.

É um cliente que abre portas para um bom negócio, visto que ele está totalmente disposto a comprar. Basta apenas o incentivo correto:

Como vender para o cliente que está buscando trocar de serviço:

  • Descubra o que esse tipo de cliente busca com a sua marca. Essa é uma excelente forma de saber o que falta no seu concorrente que só você pode oferecer para ele;
  • Faça com que ele saiba o que torna sua marca diferente das outras e entregue o que ele busca;

Clientes que já compraram de você

Novos clientes

É o cliente que acabou de entrar na sua base por ter feito a primeira compra. Ele ainda está em processo de aprendizagem sobre como utilizar o seu produto ou serviço.

Não meça esforços para ensiná-lo a utilizar o que você vendeu para ele da melhor forma possível. Faça ele perceber o valor da sua marca.

Como abordar um novo cliente:

  • Participe do sucesso do seu cliente no momento em que ele mais precisa de você. Ofereça um material de integração para ajudá-lo nesse começo de relacionamento;
  • Receba- o presencialmente. Isso facilitará a comunicação entre vocês;

Clientes insatisfeitos

A insatisfação desse cliente pode ter sido decorrente de atendimentos passados que deixaram a desejar.

Porém, há uma vantagem: São ótimos no feedback, mesmo que seja para reclamar. São colocações sinceras e que podem ajudar a promover melhorias na sua organização.

Como abordar o cliente insatisfeito:

  • Não demore para reagir em caso de um feedback negativo. Já ouviu a frase “notícia ruim se espalha rápido”? No mundo dos negócios acontece igual;
  • Fique de olho nas suas redes sociais. É o canal de atendimento preferido por alguns clientes para fazer reclamação;

Clientes ativos

Ele é consumidor da sua marca, mas não é fiel à ela. Há duas hipóteses: ou ele estabelece uma relação de lealdade ou vai para a concorrência.

Para mantê-lo em sua carteira é necessário estratégias para que ele se interesse pelo o que você tem a entregar.

Como abordar o cliente ativo:

  • Preste o melhor atendimento que puder para ele, fazendo com que ele se sinta a pessoa mais importante da sua empresa; 
  • Ajude-o no que for preciso para atingir os resultados desejados através do seu produto ou serviço;

Clientes perdidos

Por algum motivo que saiu do seu controle, um cliente simplesmente não quer comprar mais na sua empresa.  É comum acontecer um um cliente que acabou de chegar.

O ideal é identificar quem  é  esse cliente e entrar em ação para contornar a situação antes que seja tarde.

Como abordar o cliente perdido:

  • Busque saber o que houve que causou a partida do seu cliente;
  • Entre em ação imediatamente para reparar o problema;

Clientes fiéis

É o cliente que tem conexão real com a marca e continua consumindo, gerando lucratividade para a sua empresa.

Esse perfil é promotor da sua marca, indicando-a para outras pessoas.

Como abordar o cliente fiel:

  • Trate-o como centro das atenções na sua empresa. Pode mencioná-los em estudo de caso, transformando- o em referência;
  • Estabeleça uma conexão e aprenda com o sucesso do seu cliente. Procure saber como o seu produto ou serviço o ajudou a sanar suas dores;

Clientes de referência

tipos de clientes

No tópico anterior, falamos sobre o cliente fiel que apresenta a sua marca para outras pessoas. O cliente de referência é uma consequência dessa ação.

Como abordar o cliente de referência:

  • Faça melhorias no processo de integração de novos clientes. E se sua empresa ainda não tem um, não perca tempo e providencie imediatamente;
  • Considere perguntar o que ele espera da sua marca e faça o possível para que as expectativas sejam superadas;

Clientes latentes

Esse é um dos tipos de clientes deixou de consumir o seu produto ou serviço há bastante tempo, por motivos diversos.

Geralmente, o cliente latente é identificado por meio de comportamentos que “denunciam” a sua condição. Seja porque ele não lê os seus e-mails há muito tempo ou porque não fez mais nenhuma compra.

Como abordar clientes latentes:

  • Entre em contato para saber o que houve. Se o problema partiu da sua empresa, corrija-o de imediato e peça desculpas, ainda que ele não mude de opinião;

Finalizamos o nosso conteúdo e esperamos que seja muito útil para que você conheça todos os tipos de cliente e faça bons negócios com todos eles.

Para entender melhor sobre público-alvo e outras metodologias de vendas, não se esqueça de conferir o blog da Inside!

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