No contexto de vendas, a capacidade de criar e se comunicar por meio de e-mails de prospecção é essencial para o processo de vendas. É claro que é possível usar outros canais para se relacionar com os leads – o telefone, por exemplo, ainda é um canal fundamental – mas nem sempre é eficiente.
Para se ter uma ideia, conforme a empresa de geração de demanda e treinamento VorSight, faz-se uma média de 22,5 ligações antes de se conseguir estabelecer uma conversa mais aprofundada com um prospect. Assim, conectar-se aos seus leads por e-mail tem se tornado cada vez mais importante.
Mas, se a importância do e-mail cresceu, também aumentou o número de mensagens que recebemos em nossas caixas de entrada, o que significa que a concorrência está cada vez mais alta.
Então, como fazer para destacar seus e-mails de prospecção em um mar mensagens comerciais e automação e evitar que eles sejam ignorados? É preciso adotar o discurso certo em cada abordagem, esteja você entrando em contato pela primeira vez, tentando gerar valor, fazer uma proposta ou até mesmo encerrando seu relacionamento com o prospect.
Por isso, neste e-mail trouxemos 9 dicas e 4 exemplos de e-mail de prospecção para você se basear na hora de escrever suas mensagens. Então, acompanhe e boa leitura!
9 dicas para escrever e-mail de prospecção
1. Use sempre um call-to-action
Todo ponto de contato nas etapas de vendas deveria levar o lead um passo adiante no processo. A rapidez dessa caminhada depende no estágio de compra do seu prospect, mas você nunca deve mandar uma mensagem para seu lead que não gere nenhum tipo de valor para o consumidor, e nem que não ajude-o a avançar no processo.
Assim, todo e-mail deve ajudar seu lead e, por isso, deve ter um call-to-action (CTA) que o estimule a tomar uma atitude para chegar ao tão esperado momento da compra. Por isso, inclua sempre um CTA que indique o que você está sugerindo que ele faça, seja consumir um conteúdo, clicar no link de alguma página, agendar uma reunião etc.
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2. Tenha sempre uma razão para entrar em contato
Como dissemos no item anterior, todo e-mail de prospecção precisa gerar algum tipo de valor para o lead. Em outras palavras, além de um CTA, é preciso ter um motivo para entrar o contato.
Assim, antes de escrever sua mensagem pense sempre: qual é a razão pela qual estou entrando em contato com esse prospect? Ele realmente tem fit com minha persona ou meu ICP (Ideal Customer Profile)? Ele tem pontos em comum com nossos maiores cases e sucesso? Posso mesmo gerar valor para essa pessoa?
Perceba que, além de detectar se você pode ou não gerar valor para ela, esse tipo de pergunta já vai ajudar você a ter em mente o objetivo do seu e-mail de prospecção. E, se a resposta para essas perguntas for negativa, talvez você não deva entrar em contato com o lead.
3. Tenha sempre uma razão para entrar em contato naquele momento
Se o conteúdo é rei, o contexto é Deus. Além de identificar se o prospect tem fit com sua empresa, questione-se se este é o momento certo para abordar a pessoa. Se não houver senso de urgência, ou seja, se não há dores, gatilhos ou problemas a resolver, talvez não haja razão de o lead comprar naquele momento.
Assim, mesmo se o contato de uma empresa tem fit com seu negócio, pergunte-se se existe alguma boa razão para entrar em contato no momento certo ou se você percebeu a mínima intenção de compra na pessoa.
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4. Peça recomendações
Em geral, as pessoas costumam gostar de ajudar os outros, principalmente quando é algo que podem fazer facilmente. E essa é uma lógica que se aplica a pedir recomendações. Por exemplo, se sua empresa vende determinado produto ou serviço, crie o hábito de incluir no seu e-mail de prospecção recomendações de outros possíveis clientes.
Essa é uma forma de criar uma “desculpa” para se conectar com seus atuais clientes, e cria uma situação em que ambas as partes ganham: eles se sentem bem ajudando e você recebe indicações de potenciais clientes que têm mais chances de ter fit com sua empresa.
5. Peça conselhos
A maioria das pessoas também gosta de dar conselhos. E pedir conselhos é algo que apela ao ego do seu interlocutor, e se encaixa na necessidade de estima na pirâmide da hierarquia das necessidades de Maslow.
Assim, pedir conselhos e sugestões para seus leads pode ser uma maneira de estreitar a comunicação entre você e seu prospect, além de gerar bons insights a respeito de possíveis falhas no seu processo de vendas e de prospecção.
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6. Prefira perguntas abertas
Com a enxurrada de e-mails que recebemos todos os dias, acabamos nos tornando mais resistentes às abordagens por este canal. Assim, quando for escrever seu e-mail de prospecção, não faça perguntas genéricas e que possam ser respondidas apenas com ‘sim’ ou ‘não’. Você causará uma impressão melhor no seu lead se tentar criar uma conexão verdadeira e realmente tiver a intenção de ajudá-lo a resolver o problema dele.
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7. Evite e-mails desnecessários
Como dissemos, vivemos recebendo muitos e muitos e-mails em nossas caixas de entrada, e uma abordagem que gere comunicação intensa e constante demais pode acabar irritando seu lead. Ele pode não conseguir responder todos os e-mails que você envia e acaba desistindo de acompanhar sua linha de raciocínio e o processo de prospecção.
Assim, pense bem antes de enviar uma mensagem, e pergunte-se se ele é realmente necessário. Prefira enviar menos e-mails, mas mais aprofundados e que tenham mais informação e perguntas: afinal, é preferível que seu prospect pare para responder uma mensagem mais longa uma vez do que várias curtas ao longo da sua jornada de trabalho.
Se você insistir no excesso de comunicação, poderá ser sinalizado como spam e seus prospects poderão desistir da compra simplesmente pela quantidade excessiva de contatos que você tentou fazer.
8. Mostre que seu contato é indicação de uma pessoa
Caso sua abordagem esteja acontecendo devido à recomendação de uma pessoa, não deixe de mencionar isso em seu e-mail de prospecção. É uma maneira de você mostrar por que está falando com o lead sem se colocar como um contato indesejado.
Não se esqueça de deixar bem claro de onde você conhece a pessoa que recomendou, qual é sua empresa, o que você faz e por que a outra pessoa acha que esse contato poderia ser útil. Assim, você já começa a demonstrar o valor da sua empresa para este prospect e, ainda por cima, mostra que os colegas e amigos dele pensaram em você para ajudá-lo a resolver um problema.
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9. Gere valor e credibilidade
Você deve ter sempre em mente que o foco do seu e-mail de prospecção não deve ser na sua empresa, e nem na venda que você está tentando fazer. Sua mensagem deve ter como objetivo principal sempre gerar valor à pessoa que está do outro lado da tela.
Quanto mais você conseguir provar que pesquisou e entende do problema que seu lead tem e que conhece a empresa dele e sabe quais são as suas necessidades, mais você provará sua credibilidade e aumentará as chances de receber uma resposta para seu e-mail de prospecção.
Uma sugestão é sempre elaborar a mensagem pensando em você como um conselheiro, e não apenas um vendedor. Pense no que você pode fazer para ajudar, e não apenas para vender.
4 exemplos de e-mail de prospecção
1. E-mails de Apresentação
O prospect nunca ouviu falar de sua empresa? Dê a ele um motivo para conversar com você. Mencionar algum objetivo que ele talvez queira alcançar e demonstrar que você fez o seu dever de casa será o suficiente para receber uma resposta.
Assunto: Você está tentando (objetivo do prospect)?
Olá, (nome do prospect),
Eu cheguei ao site da sua empresa e me parece que você está tentando (objetivo específico). Sem querer fazer suposições ao seu modelo de negócio, eu acredito que (xxxx) pode determinar o sucesso da sua empresa.
Se você ainda não conhece a (nome da sua empresa), nossa solução pode ajudar a (nome da empresa do prospect) em 3 pilares:
- (Objetivo 1);
- (Objetivo 2);
- (Objetivo 3);
Você está livre nos próximos dias para discutirmos meios pelos quais a (nome da empresa do prospect) pode chegar aos (objetivos da empresa do prospect)?
Atenciosamente,
(sua assinatura).
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2. E-mails FOMO (Fear Of Missing Out)
E-mails FOMO são mensagens que ativam um gatilho na sua audiência para deixá-los com receio ou medo de perder algo e fazer com que eles tomem uma iniciativa em relação ao seu contato. Confira como escrever esse exemplo de e-mail de prospecção:
Assunto: A (nome da empresa) continua nas nossas prioridades
Oi, (nome do prospect),
Tentei contato com você recentemente com o objetivo de conhecer melhor a (nome da empresa do prospect) e também entender se (potencial desafio do prospect) é prioridade para ser resolvido neste momento.
Se for positivo, eu separei uma oferta super especial para empresas que (características comuns na qual ele se encaixa) e gostaria de conversar com você para entender se é relevante.
O que acha? Podemos agendar nos próximos dias uma conversa rápida, sem compromisso, para nos conhecermos?
Atenciosamente,
(assinatura)
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3. E-mails de Geração de Valor
São e-mails sem um apelo comercial tão forte, mas que visam a trazer algo que irá encher os olhos de quem você está prospectando, para que sua marca e a sua presença se tornem mais relevantes e façam com que o lead se motive a tomar alguma atitude.
Assunto: Se você realmente se preocupa com (possível dor do prospect)
Olá, (nome do prospect),
Nas últimas tentativas de falar com você, não obtive sucesso. Acredito que possa ser pelo modelo de abordagem ou mesmo pela sua falta de tempo para resposta, mas cá estou novamente.
Neste e-mail, separei alguns recursos utilizados pela (nome de um cliente) e também pela (nome de um cliente 2) para você analisar:
- (conteúdo falando sobre alguma metodologia seguida pela sua empresa);
- (case de sucesso contato ações reais executadas pelo seu cliente).
Aqui na (nome da sua empresa) seguimos à risca todas essas ações, e acredito que elas poderiam ser de bastante valia para melhorar seus números.
Podemos agendar uma conversa para falarmos um pouco sobre como estas empresas se beneficiaram destas ações? Como está sua agenda nos próximos 2 dias?
Atenciosamente,
(assinatura)
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4. E-mails de Break-Off
O e-mail de break-off geralmente tem uma alta taxa de abertura e tem como objetivo o encerramento do contato com o prospect. É uma estratégia muito utilizada para “dar a cartada final” na sua abordagem e, em alguns casos, é uma última tentativa até mais agressiva.
Assunto: Não foi tão ruim quanto um primeiro encontro
Olá, (nome do prospect),
Parece que não fomos feitos um para o outro. Mas eu quis lhe escrever uma última vez. Eu tenho algumas sugestões sobre como a (nome da empresa prospectada) pode (atingir o objetivo X). Se não tiver uma resposta, irei acreditar de que não é prioridade para você resolver estes pontos agora.
Para lhe auxiliar, seguem aqui os links dos conteúdos (nome do conteúdo 1 e nome do conteúdo 2). Eu acredito que ambos podem lhe ajudar no (objetivo 1), porque (razão do envio):
- (Link do conteúdo 1)
- (Link do conteúdo 2)
Atenciosamente,
(assinatura)
Leia mais: PROSPECÇÃO B2B: QUAL É A MELHOR MANEIRA DE FAZÊ-LA?
Esperamos que tenha gostado desse conteúdo sobre exemplos de e-mail de prospecção. E se você quiser uma ajuda para montar seu processo de prospecção, acesse agora nosso Kit de Prospecção. Nele, você vai encontrar:
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