RD Station ou HubSpot: Qual a melhor ferramenta de automação de marketing?

hubspot ou rd station

Há cerca de 50 anos, quando ainda não existia internet ou computadores acessíveis, a vida do vendedor era muito mais complicada. Sem a ajuda de plataformas, todos os processos e anotações eram feitos manualmente.

Atualmente, a história é outra. Com o advento da internet, a rotina de trabalho se tornou mais fácil e ágil. Existem ferramentas de todos os tipos e objetivos para automatizar processos e otimizar o tempo.

E no meio de tantas opções, é uma tarefa difícil escolher qual plataforma utilizar. E, para te ajudar nesta decisão, trouxemos um comparativo entre dois líderes de automação de marketing do mercado. Afinal, Hubspot ou RD Station?

Hubspot

hubspot ou rd station

Criado em 2006, o Hubspot é líder de mercado e pioneiro quando falamos sobre inbound marketing. Com a proposta de atrair e envolver os leads, a ferramenta é usada em mais de 70 países.

O hubspot oferece funcionalidades de CRM, marketing, vendas e atendimento ao cliente. O seu plano mais básico começa em U$ 200 por mês e já o plano mais completo custa cerca de U$ 2400/mês, com recursos e funcionalidades ilimitados.

Para saber mais sobre o HubSpot, confira a matéria completa no nosso blog.

RD Station

hubspot ou rd station

Já o RD Station, empresa nacional e sediada em Florianópolis, tem mais de 6000 clientes por todo o Brasil.

Além de ter o benefício de ser desenvolvida no Brasil, a plataforma conta com um suporte ao cliente ágil e eficiente, o que é um ponto positivo para muitas empresas.

Em comparação ao Hubspot, o RD Station possui planos mais em contas. O plano básico é de apenas R$ 329 por mês, e o mais completo é um investimento de R$ 1789/mês.

Principais funcionalidades do Hubspot

Agora vamos ao que realmente interessa. Qual a melhor opção para você? Hubspot ou RD Station? Para chegar a resposta dessa questão, é necessário analisar as principais ferramentas das plataformas.

Conteúdos

O hubspot oferece um menu de conteúdo de outro mundo e que é a verdadeira chave para desenvolver uma estratégia inbound de alto padrão.

No menu, você pode encontrar funcionalidades como:

  • Gerenciamento de arquivos;
  • Gerenciamento de design;
  • Landing page;
  • Blog;
  • E-mail marketing;
  • CTA;
  • Anúncios;
  • Fluxo de leads;
  • Market place;
  • e outros;

E o melhor de tudo é que a plataforma oferece templates personalizados para empresas que ainda não desenvolveram um modelo de e-mail ou landing page. 

E-mail

O sistema de e-mail marketing é um grande destaque do Hubspot. Com a plataforma, é possível criar, otimizar e personalizar seus e-mails de marketing sem precisar da ajuda de designers.

Além disso, se você usa o Gmail, é possível adicionar uma extensão do Google Chrome para traquear os e-mails. Assim, você consegue ter um histórico completo de todos os e-mails já enviados e recebidos pela empresa.

Outra funcionalidade muito interessante é que o Hubspot notifica quando o cliente abrir o seu e-mail. Assim, não precisa se preocupar se a mensagem chegou tranquilamente.

Principais funcionalidades do RD Station

Mesmo sendo uma plataforma nacional, o RD Station não fica para trás do Hubspot. Ela tem diversas ferramentas e funcionalidades que garantem um marketing eficiente e eficaz. Entre elas, podemos citar:

Planos de sucesso

O RD Station possui um sistema muito legal para aqueles que gostam de planejamento: o Plano de Sucesso. Com essa ferramenta, é possível criar planos de ações de tarefas, prazos e responsabilidades. Assim, todos da equipe estão a par do processo comercial.

Conversão de leads

Pensando em conversão de leads, a plataforma oferece diversos landing pages, pop-ups e formulários para serem criados de forma simples e intuitiva. Essa facilidade é muito importante para empresas que estão começando e ainda não tem um time bem estruturado.

Aqui, o foco deles é atrair leads qualificados e criar uma base de informações de visitantes. O que permite à empresa analisar e desenvolver estratégias e abordagens mais específicas.

Hubspot ou RD Station: qual o melhor?

hubspot ou rd station

Agora que você já conhece melhor as duas plataformas e as suas principais ferramentas, que tal conferir uma comparação lado a lado para entender melhor qual opção tem o melhor fit com a sua empresa: Hubspot ou RD Station?

SEO

O SEO é uma parte muito importante para o inbound marketing. É através do blog e posts que muitos leads chegam até a sua empresa.

Enquanto o Hubspot oferece a funcionalidade de link building para conquistar links externos e melhorar ainda mais a otimização de busca do Google, o RD Station oferece uma lista de conteúdos para blogs de acordo com o tema a ser redigido.

Além disso, o RD também permite funcionalidades de otimização de página e painel de palavras-chave, que monitoram e identificam os temas essenciais procurados.

Social mídia

Além do blog, as redes sociais são uma peça chave na hora de se comunicar com clientes e melhorar a imagem da empresa – até mesmo o LinkedIn pode ser utilizado para vendas.

E, nesta categoria, há um empate entre as ferramentas. Ambas permitem uma boa gestão de mídias sociais, com agendamento de posts e monitoramento do engajamento, e acompanhamento de resultados a partir de cada postagem.

Integração com CRM

Em termos de CRM, tanto o Hubspot quanto o RD Station permitem a integração com sistemas de gestão de relacionamento com o cliente. Contudo, a empresa brasileira permite a integração nativa, o que facilita a integração direta com campanhas de Leads Ads do Facebook, por exemplo.

Por outro lado, o Hubspot é uma ferramenta ‘tudo em um’, o que significa que, além de ter funcionalidades focadas em marketing, também há ferramentas para vendas e atendimento ao cliente. Assim, é possível fazer várias integrações sem utilizar outra plataforma.

Preço

Uma das principais desvantagens do Hubspot é que a plataforma é paga em dólar, o que aumenta ainda mais os custos para os brasileiros.

Além disso, os planos oferecidos pelo RD Station são mais baratos e têm uma menor lacuna de diferença entre os preços, quando comparado ao Hubspot.

Sendo assim, pode-se dizer que pensando apenas em custo benefício, o RD Station é uma melhor opção, principalmente para empresas que tem um ticket médio pequeno.

Conclusão

Chegamos ao fim sem realmente responder a questão: Hubspot ou RD Station, qual a melhor opção para você? E a verdade é que a única pessoa que pode definir isto é você.

As duas plataformas possuem funcionalidades e recursos que irão ajudar a maximizar resultados e lucros da empresa, além de possuírem cursos e certificações.

Cabe a você avaliar as necessidades da sua empresa e, assim, escolher qual ferramenta será mais útil de acordo com o momento e as as possibilidades.E, se você tem mais dúvidas sobre tecnologia em vendas e operações, acesse o nosso blog e confira vários materiais de alta qualidade!

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