Sistemas de vendas: melhores plataformas para vender com eficiência

sistemas de vendas - designed by Pressfoto - Freepik.com

A profissão de vendedor é uma das mais antigas do mundo. Alguns documentos da Grécia Antiga comprovam que a atividade de vendas era praticada e até mesmo o termo “vendedor” era utilizado pela população.

Analisando o infográfico da história das vendas da Reev, nota-se que até mesmo antes de Cristo as pessoas já tinham uma noção de troca e valor de produtos.

Contudo, de lá para cá tudo mudou. Hoje, os consumidores têm acesso à informação e a uma variedade de produtos e serviços para escolher. Por outro lado, os vendedores também têm uma consciência melhor dos desejos, vontades e hábitos dos clientes, assim como a tecnologia a seu favor.

E para sermos sinceros, vender hoje, sem a internet, é quase impossível. Com uma diversidade enorme de plataformas e ferramentas, é mais fácil acompanhar e analisar dados, gerar leads, entender o comportamento do cliente, automatizar tarefas e muito mais.

Por isso, nós criamos este guia completo com os principais sistemas de vendas do mercado, desde CRM até Data visualization. Dá uma olhada:

O que são sistemas de vendas?

Sistemas de vendas são softwares que atendem a diferentes demandas do processo comercial. Eles podem ser divididos de acordo com diversos critérios, como geração de listas, CRM e Big Data.

Estas ferramentas têm como principal objetivo organizar e otimizar todo o processo comercial, seja através do monitoramento de dados, da automatização de tarefas ou centralização de informações.

Principais funções

Organização

A documentação de processos e informações é uma das atividades básicas de todos os vendedores. Acontece que se perder em meio a tantos documentos e dados é muito fácil, gerando uma desordem total na operação de vendas. Por isso, os sistemas de vendas são uma saída muito interessante para organizar a vida dos vendedores.

Investimento em plataformas de CRM e Big Data, você consegue armazenar, acompanhar e analisar informações importantes, de maneira fácil e descomplicada. 

Follow-up

Sistemas de vendas como HubSpot ou Meetime tem funções de follow-up que permitem a sua equipe de vendas a acompanhar todas as etapas do processo de vendas, desde o primeiro contato, até as interações pós-vendas.

Este tipo de acompanhamento é fundamental para melhorar o relacionamento com o cliente, aumentar a taxa de fidelização, compreender ruídos no processo comercial e muito mais. 

Monitoramento

Sistemas de vendas eficientes também são uma ótima maneira de armazenar e acompanhar os seus principais indicadores de vendas. 

Algumas ferramentas são capazes de analisar em qual estágio do pipeline de vendas o seu lead está, quais são os seus interesses, necessidades e dores e outras informações valiosas.

Através de números, comparativos e análises, você consegue chegar em decisões cada vez mais assertivas e baseadas na verdade.

Benefícios de investir em sistemas de vendas

sistemas de vendas

Investir na gestão de vendas é uma das peças fundamentais para o desenvolvimento da empresa e, consequentemente, para o aumento das vendas. Sistemas de vendas ajudam os vendedores a não perderem o tempo, estabelecer prioridades e ter acesso a informações pertinentes sobre os consumidores.

Mas como esses fatores impactam diretamente nos resultados? Confira como sistemas de vendas podem ajudar a levar o seu negócio para outro nível:

Aumento da taxa de conversão

Acompanhe este raciocínio: como falamos antes, sistemas de vendas como ferramentas de gestão de relacionamento com clientes e gestão de marketing são fundamentais para entender melhor como vender para o seu público alvo.

Em decorrência de uma abordagem de alto nível, atendimento e suporte, os clientes são mais propensos a voltarem a comprar da sua empresa. A construção de um relacionamento duradouro e confiável com estes clientes ajuda na fidelização dos mesmos e, consequentemente, no aumento das vendas.

Melhor gestão de tempo

É inegável que utilizar sistemas de vendas ajuda o seu time de vendas a melhorar a gestão de tempo. Muitos vendedores ainda sofrem se perdendo em meio a atividades diárias e priorizando leads desqualificados – mas com um sistema de sales engagement, por exemplo, isso não precisa mais acontecer.

A organização de informações e atividades ajuda a aumentar a produtividade porque permite que o(a) vendedor(a) foque no que ele realmente precisa fazer: vender.

Como escolher um sistema de vendas?

Existem inúmeros sistemas de vendas com funcionalidades e recursos diferentes. Por isso, é importante responder algumas perguntas para escolher qual ferramenta é a mais adequada para você investir neste momento. Vamos lá:

Está dentro do meu orçamento?

São poucas as ferramentas que além de oferecerem um free trial, também tem um plano gratuito sofisticado e com recursos ilimitados. Por isso, você tem que olhar para o financeiro e entender o quanto você pode investir em ferramentas como estas.

Faça pesquisas de mercado, olhe avaliações, use os free trials e entenda qual dos sistemas de vendas oferecem o melhor custo benefício de acordo com as suas necessidades.

Os vendedores conseguiriam usar?

Antes de sair apostando em ferramentas e plataformas, lembre-se de quem irá usá-las: o seu time de vendas. A plataforma possui uma interface intuitiva? Existem tutoriais ou até mesmo um suporte para implementação da ferramenta? Há necessidade de um treinamento para uso do sistema?

Converse com seus vendedores e entenda o que eles precisam da plataforma. Entenda se eles estão aptos a participarem de um treinamento e qual sistema melhoraria o dia a dia do seu time de vendas.

Oferece suporte ao cliente?

Quando você investe em uma ferramenta, é importante também se atender a detalhes de suporte ao cliente. Se for necessário, você será capaz de contatar algum especialista para te ajudar?

A melhor forma de descobrir isso é conversando com pessoas que usam a plataforma que você deseja adquirir, ou olhando para avaliações de mercado.

Atende todas as minhas necessidades?

Quando você pensa em implementar uma ferramenta, existem recursos que são inegociáveis, funcionalidades interessantes mas que não são, necessariamente, obrigatórios, e alguns recursos que você usará com pouca ou zero frequência.

Dessa forma, você deve buscar por sistemas de vendas que atendam todas as funcionalidades obrigatórias e que estejam dentro do seu orçamento.

Caso você não encontre apenas uma plataforma que ofereça todos os recursos necessários, procure por sistemas que possibilitem integração com outras ferramentas que possam completar e atender todas as suas necessidades.

Sistemas de vendas para geração de lista

Ferramentas de geração de listas, também chamadas de plataformas para a geração de smart leads, são softwares que captam dados de leads em redes sociais corporativas e sites de empresas, fazem enriquecimento de leads com dados complementares, validação de endereços e domínios de e-mails etc.

Embora muitas dessas ferramentas não sejam exatamente baratas, investir nelas em seu processo de prospecção pode ser fundamental para você gerar leads mais qualificados e ganhar tempo e volume de contatos. Entre as principais opções do mercado estão:

Apollo.io

apollo.io sistemas de vendas

Líder global no segmento, a Apollo.io é uma ferramenta de geração de leads de vendas, com mais de 10 milhões de empresas e 200 milhões de profissionais cadastrados em todo o mundo.

A empresa oferece uma plataforma de engajamento e enriquecimento de dados, prospecção e gestão de relacionamento com clientes, e que pode ser integrada aos principais CRMs do mercado.

Conforme João Luis Olivério, da Sales as a System, que trouxe a ferramenta para o Brasil, “o grande trunfo da Apollo.io é trabalhar de forma escalável para todo tipo de empresa, da startup iniciante a empresas globais consolidadas, com equipes de vendas gigantescas”.

A ferramenta possui uma versão gratuita e oferece versão de teste grátis e assistência online. Entre os principais recursos oferecidos pela plataforma estão:

  • Encontrar e capturar leads;
  • Criar campanhas;
  • Enriquecimento de leads;
  • Integração com LinkedIn para obtenção de leads;
  • Automação de vendas;
  • Análise de dados;
  • Teste A/B;
  • Ferramenta de recomendação.

Quer saber mais sobre o Apollo.io? A gente te explica como essa ferramenta funciona neste post!

Headway Leads

headway leads sistemas de vendas

O Headway Leads é um software que permite que você crie listas personalizadas para prospecção sem falar com o vendedor. Conforme o site da empresa, é possível fazer isso em 5 minutos. Entre os benefícios mais relevantes apontados pela empresa estão:

  • Acessível: baixo custo, tendo o melhor custo benefício do mercado de acordo com o site da empresa;
  • Atualização: as informações coletadas são constantemente atualizadas;
  • Dinamismo: é possível criar listas de acordo com sua necessidade;
  • Facilidade de uso: é possível especificar seu público-alvo em apenas 1 minuto;
  • Integração: exportação de suas listas para CRM e planilha Excel.

Ainda segundo o site da empresa, “o Headway foi construído por vendedores para vendedores que não querem perder tempo pesquisando empresas para prospectar”. São 3 planos disponíveis: promocional (gratuito), profissional (R$ 150/mês) e empresarial (personalizado). Entre as funcionalidades disponíveis estão:

  • 100 empresas no cadastro;
  • +100 empresas por mês;
  • Download de listas;
  • Extrato de compras;
  • Integração com CRM.
  • Lista personalizada.

Intexfy

A Intexfy é uma plataforma de inteligência comercial e análise que ajuda empresas B2B a encontrarem novas contas, baterem suas metas e crescerem. A empresa brasileira, tem foco em gestão, vendas, prospecção e marketing.

A plataforma oferece todo apoio necessário para a definição do Perfil do Cliente Ideal (ICP) de seus clientes com base em menor Custo de Aquisição, melhor Valor Vitalício e outros indicadores indispensáveis.

Uma vez definido o ICP, o cliente passa a receber seus smartleads com esse mesmo perfil, ou seja, já qualificados dentro da Intexfy Plataforma.

Com os dados estruturados, o time comercial dos clientes já pode prospectar os smartleads, usando dados como número de telefone, endereço de e-mail, redes sociais e muitas outras. Além disso, a equipe de marketing também pode utilizar essas mesmas listas para super-segmentar campanhas.

Entre as funcionalidades oferecidas pela plataforma estão:

  • Construtor de Listas;
  • Gráficos de Relevância;
  • Georreferenciamento;
  • Redes de Relacionamento;
  • Gráficos de Produtividade;
  • Exportação de dados.

Entre outros benefícios, o software promete vendas mais rápidas, redução do CAC, realização de atividades automáticas (dados completos dos leads reunidos automaticamente por algoritmos) e mais metas batidas. O banco de dados da empresa possui quase de 20 milhões de empresas brasileiras ativas.

LinkedIn Sales Navigator

O LinkedIn Sales Navigator é uma solução do LinkedIn para que empresas encontrem leads e gerenciem seus pipelines de maneira eficaz. A ferramenta é paga e foi criada para ajudar representantes de vendas a buscarem contatos na rede sociais de forma simples e rápida, gerando leads em mais quantidade e qualidade.

A plataforma possui 3 planos: Professional, Team e Enterprise, cada um oferecendo as seguintes entregas:

Professional:

  • 20 mensagens InMail por mês;
  • 1,5 mil leads salvos;
  • Busca avançada de leads e empresas;
  • Listas customizadas;
  • Alertas de lead e conta;
  • Anotações e tags.

O InMail é um recurso importante para vendedores que estão em busca de leads. A versão gratuita do LinkedIn não permite que os usuários enviem mensagens diretamente para pessoas fora de sua rede.

Além disso, a capacidade do Sales Navigator de usar pesquisas avançadas, salvar leads, criar listas de contas personalizadas e adicionar anotações ou tags a leads e contas torna mais fácil para os vendedores gerenciarem seu pipeline e garantir que nada seja perdido.

Team:

  • 30 mensagens InMail messages por mês;
  • 5 mil leads salvos;
  • TeamLink;
  • Integrações com CRM;
  • 25 desbloqueios de perfis de fora da sua rede por mês.

O TeamLink permite que os vendedores visualizem e pesquisem as conexões de sua equipe para identificar quem tem conexões de primeiro grau com um cliente em potencial no pipeline. Os vendedores podem então entrar em contato com os membros da equipe para que haja uma intermediação entre lead e vendedor, abrindo caminho para a venda.

Enterprise:

  • 50 mensagens InMail por mês;
  • 10 mil leads salvos;
  • Extensão do TeamLink.

Além de mais mensagens de InMail e leads salvos, os assinantes Enterprise podem aumentar o tamanho de suas redes por meio do TeamLink expandido.

Neoway

A Neoway é uma empresa brasileira de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. A empresa oferece diversas soluções para seus clientes, identificando e mapeando mercados potenciais e gerenciando toda a carteira de prospects, além de tornar processos de crédito mais eficientes, com a análise de grupos econômicos e avaliação de riscos. Ou seja, uma verdadeira tecnologia de vendas de alto nível

Na gestão de clientes e fornecedores, o software oferece um conhecimento do cliente por meio de práticas de KYC (Know your Customer), que envolvem detecção de níveis de atividade, saúde tributária, situação cadastral, taxa de crescimento, entre outros dados, oferecendo gestão de risco eficaz, além da validação e qualificação do corpo de fornecedores, reduzindo a interrupção de fornecimento com ações preventivas.

Para isso, a empresa mescla informações fornecidas por essas companhias com uma base de dados própria, estruturada a partir de mais de 600 fontes públicas.

Entre algumas das funcionalidades presentes na solução da Neoway se encontram:

  • Site Overlay;
  • Captura e Gestão de Leads;
  • Captura e Gestão de Leads;
  • Automação de campanhas personalizadas;
  • Retargeting inteligente e campanhas preditivas;
  • 7 canais de comunicação;
  • Criação de Landing Pages dinâmicas.

Snov.io

Criado em 2017, a Snov.io possibilita que você encontre e-mails e outros detalhes sobre o lead, seja prospectando pelo LinkedIn ou por meio do site da empresa. Além disso, a ferramenta permite analisar se os e-mails que você encontrou são válidos para evitar altas taxas de bounce rate.

Por meio de pesquisas no site das empresas que desejam prospectar, é possível ter acesso a endereços de emails, nomes e cargos das pessoas que são relevantes dentro da organização.

Além disso, é possível realizar uma pesquisa por meio da extensão do Snov.io no LinkedIn para usar a funcionalidade de Prospect Search Tools para encontrar os leads que você quer na rede social.

O Snov.io também oferece um banco de dados próprio em que se pode encontrar os leads desejados ao acessar a funcionalidade de perfis de empresa. Em outras palavras, você faz uma pesquisa semelhante àquela feita no LinkedIn.

Uma das funcionalidades mais interessantes é a validação de e-mails. É subir uma lista de e-mails na plataforma para verificar a validade deles. Os e-mails verificados são considerados como válidos, inválidos e duvidosos, o que ajuda a fazer a limpeza da base e diminuir a sua taxa de bounce rate, ajudando a garantir a confiabilidade do seu domínio e se manter na caixa de entrada dos leads.

Vainu

vauni sistemas de vendas

A Vainu é uma ferramenta que foi criada para atender empresas de diferentes segmentos, sendo uma solução para geração de leads e criação de listas que ajuda equipes de vendas a simplificar as operações de prospecção, atribuição de tarefas, criação de campanhas de marketing etc.

Conforme a empresa, o intuito da plataforma é transformar dados desorganizados e abertos dos leads em informações estratégicas. O software trabalha nas frentes de inteligência de vendas e prospecção para ajudar seus clientes com insights acionáveis, identificação de prospects e determinação das melhores oportunidades para negócios.

Para isso, a empresa utiliza sua base de dados com mais de 108 milhões de empresas, enriquecida com dados abertos. Em outras palavras, a ferramenta tem ajudado seus clientes a economizarem tempo e venderem mais com uma maior taxa de acertos.

A Vainu é especialmente indicada como opção de fonte de leads para quem quiser vender na Europa – a empresa, inclusive é finlandesa.

Entre algumas funcionalidades oferecidas estão:

  • Base de contatos;
  • Captura de leads;
  • Exportação/importação de dados;
  • Ferramentas de prospecção;
  • Gestão de pipeline;
  • Integração de base de leads;
  • Lead scoring;
  • Nutrição de leads;
  • Segmentação de leads;
  • Validação/verificação de leads.

A ferramenta possui uma versão básica gratuita.

Sistemas de vendas de Sales Engagement 

Plataformas de Sales Engagement (SEPs) combinam funcionalidades de rastreamento de e-mails, aceleração de vendas e tecnologias de sales enablement. Softwares que se encontram nesta categoria são voltados especialmente para vendedores, mas também agregam aspectos relacionados a marketing para criarem um resultado de alta qualidade.

As SEPs estão ganhando cada vez mais ênfase entre equipes de vendas devido ao fato de que muitas delas integram e facilitam atividades de vendas. Por isso, até mesmo ferramentas de outras categorias, como CRMs, plataformas de automação de marketing, têm acrescentado funcionalidades de SEP às suas soluções.

É importante ressaltar que a principal função de uma SEP é ajudar os representantes de vendas a criarem interações de alta qualidade com os consumidores nos canais de comunicação e converter leads em clientes. Muitas das soluções que veremos a seguir possuem funcionalidades para aumentar a velocidade das vendas e otimizar a produtividade.

Meetime

meetime logo

A empresa Meetime é uma empresa brasileira que possui uma plataforma focada em profissionais de Inside Sales, que auxilia o representante de vendas a se conectar a possíveis clientes e ajuda o gestor a acompanhar os resultados e analisar o desempenho da equipe de vendas. 

O software pode ser integrado a ferramentas que abordam outras etapas do funil de vendas, como CRMs e ferramentas de inbound marketing, para tornar o fluxo de informação mais simples.

A plataforma possui 3 frentes principais, que oferecem as seguintes funcionalidades:

  • Demo: videoconferência para vendas, gravação das demonstrações, integração ao CRM e Google Agenda, métricas de demonstração;
  • Dialer: dialer para vendas, gravação das ligações, integração com CRM, métricas de ligação;
  • Flow: fluxo de cadência, fluxo automático de e-mails, templates para atividades, integrado ao RD Station, métricas de prospecção.

Além disso, a empresa ainda possui os serviços de consultoria e treinamento, para ajudar a melhorar a performance dos vendedores.

Se você quer saber mais sobre a Meetime, confira o guia completo que a gente desenvolveu.

Reev

reev sistemas de vendas

A Reev é outra plataforma brasileira, uma das líderes no segmento de outbound e sales engagement no Brasil. O software foi criado pela empresa Outbound Marketing, e seu uso é indicado tanto para quem gerencia equipes de vendas quanto para vendedores em si.

A solução trabalha em diversas frentes de sales engagement:

  • Organização e geração de novos contatos; é possível subir contatos para o Reev por meio de uma planilha de Excel com leads organizados ou manualmente;
  • Estruturação de fluxos de cadências e engajamento de leads;
  • Organização do processo de conexão com leads, seja via email, telefone, ou redes sociais;
  • Modelos e formatos de fluxo que podem ser totalmente customizáveis, sendo adaptados para diferentes cenários de prospecção, em diferentes níveis de complexidade;
  • Indicadores estratégicos e visão total, com um dashboard que demonstra a performance de todo o processo de venda.

Outreach

Ao contrário das duas primeiras soluções citadas neste tópico, a Outreach é um software estadounidense. A empresa, fundada em 2014, tem como ênfase ajudar os times de vendas a engajar clientes, permitindo que as equipes se conectem a prospects e clientes de uma maneira mais significativa.

A ferramenta conta com funcionalidades de:

  • Auto discagem;
  • Gestão de lista de chamadas;
  • Gravação de chamadas;
  • Gestão de campanhas;
  • Dashboard;
  • Gestão de dados;
  • Captura de leads;
  • Distribuição de leads;
  • Lead scoring;
  • Gestão de desempenho;
  • Sequências de vendas automatizadas;
  • Priorização e rastreamento de tarefas;
  • Extração de dados por machine learning.

Para quem quiser testar a solução, existe a possibilidade de demo gratuita.

Xant

xant sistemas de vendas

A Xant é outra solução estrangeira que conecta vendedores a compradores de maneira mais rápida. A ferramenta, chamada de Xant Cloud, é uma das líderes do mercado internacional, e ajuda a criar e reforçar boas práticas de sales engagement e manter os representantes de vendas organizados em estratégias multicanais. E, por isso, está na nossa lista de sistemas de vendas.

Com ela, é possível marcar e priorizar prospects e ações para ajudar no engajamento e acelerar crescimento de receita da empresa. Por meio do uso de Inteligência Artificial, é possível receber e incorporar insights a partir das atividades e resultados obtidos em tempo real pela plataforma de todos os vendedores.

Entre as funcionalidades que podemos destacar estão:

  • Gestão de contatos;
  • Gestão de conteúdo;
  • Gestão de metas e quotas;
  • Gestão de leads;
  • Gestão de campanhas;
  • Auto Discagem;
  • IA e machine learning;
  • Monitoramento de chamadas;
  • Integração com CRM;
  • Sequências de e-mail;
  • Automação e rastreamento de e-mails;
  • Discador de vendas / voz;
  • Automação de vendas;
  • Gestão de workflow.

Exact Spotter

O Exact Spotter, software da empresa Exact Sales, é uma ferramenta de gestão e qualificação de leads com foco em vendas complexas B2B, que exigem diversos estágios de follow-up. A plataforma é uma espécie de guia para times de pré-vendas, e indica possíveis rotinas de abordagens por telefone e e-mail. Dessa forma, o objetivo é gerar mais assertividade na coleta de informações.

O produto permite que as empresas consigam uma qualificação muito detalhada dos leads, com segmentação por lead scoring. O sistema avalia questões situacionais e técnicas que afetam a compra, prevendo a maturidade do lead e detectando possíveis objeções.

A ferramenta gerencia dados da base de contatos e do portfólio de clientes em tempo real. Para que haja mais controle da jornada, o software pode ser integrado a soluções como HubSpot, Pipedrive, RD Station e Salesforce.

É ideal sobretudo para equipes de pré-vendas e de prospecção e indiretamente para times de marketing, vendas e inteligência mercadológica.

Data Visualization

Power BI

power bi

A plataforma é um serviço de análise lançado em 2015 pela Microsoft e tem com objetivo fornecer visualizações interativas e recursos de BI com uma interface intuitiva e dinâmica.

O Power BI oferece uma coleção de serviços de softwares, aplicativos e conectores que trabalham em conjunto para tornar a criação de relatórios e dashboards mais eficiente.

Assim como a Metabase, esta ferramenta possibilita a conexão de informações de inúmeras fontes de dados para facilitar a visualização e descobrir tendências e exceções importantes da sua operação de vendas.

Este software é ideal para empresas que estão escalando ou já chegaram em um grande porte porque o armazenamento de dados é muito alto. Com essa ferramenta, você pode documentar informações e históricos.

Metabase

A Metabase é uma ferramenta de Business Intelligence (BI) de código aberto que pode te ajudar a questionar dados, exibir respostas em formatos de fácil visualização e compartilhar informações entre usuários.

A plataforma cria dashboards com KPIs e outras métricas avançadas da sua escolha, fornecendo atualizações automáticas e também chega a conclusões lógicas para melhorar processos e desempenho.

De acordo com o próprio site da empresa, a Metabase é uma forma simples e open source para todos da sua empresa fazerem perguntas e aprender por dados. Assim, além de visualizar dados, você consegue também cruzar informações e fazer avaliações.

Com uma interface simples e intuitiva, você pode criar dashboards e gráficos com facilidade. Por ser open source, a comunidade pode contribuir com a evolução da ferramenta.

Tableau

tableau logo sistemas de vendas

A Tableau é, sem dúvidas, uma das principais opções do mercado quando falamos de plataforma de Business Intelligence e por isso, ela é mundialmente conhecida pela compatibilidade com todos os dados, independentemente do sistema, a ferramenta consegue transformá-los em informações valiosas com rapidez e facilidade.

Para clientes que investem em análise de dados, a empresa também oferece recursos de capacitação, treinamento e comunidade global para ajudar ainda mais na compreensão de informações e tomada de decisões.

CRMs

Os softwares de Gestão de Relacionamento com o Cliente (do inglês, Customer relationship management) são talvez os sistemas de vendas mais conhecidos e, muitas vezes, a sigla CRM é inclusive utilizada como sinônimo de sistemas de vendas, o que acaba por tornar a delimitação dessas verticais ainda menos clara.

Podemos definir CRM como uma ferramenta que serve para desenvolver o contato com leads e potenciais clientes mas, em geral, sua aplicação é bem mais complexa e extensa do que isso, abrangendo também estratégias, práticas, políticas e tudo mais que envolve a gestão, análise e contato com o cliente, com o objetivo de fidelizar e satisfazer o cliente cada vez mais.

Neste tópico, vamos abordar brevemente alguns dos principais CRMs do mercado, mas você pode se aprofundar no assunto lendo nosso post mais completo sobre o tema.

HubSpot

preços hubspot

Embora a HubSpot seja mais conhecida por seu software de automação de marketing, ela também possui um CRM, que pode ser integrado com sua ferramenta de marketing e é um dos exemplos de sistemas de vendas.

Além disso, também é possível integrar e-mail e conta com apps para Android e iOS. Alguns de seus recursos são:

  • Painel de relatórios;
  • Insights da empresa;
  • Rastreamento de negócios;
  • Gerenciamento de pipelines;
  • Automação;
  • Propriedades personalizadas;
  • Orçamentos;
  • Chamadas;
  • Agendamento de reuniões;
  • Chat ao vivo;
  • Metas.

Você pode aprender como utilizar este CRM para aumentar as suas vendas conferindo o nosso conteúdo especial do HubSpot CRM

Salesforce

A SalesForce também possui um dos maiores CRMs do mercado, o Sales Cloud. Apesar de ser bastante usado por grandes empresas, pequenos negócios também são contemplados pelos planos deste CRM. O Sales Cloud é um sistema baseado na nuvem; em outras palavras, é possível acessá-lo e utilizá-lo de qualquer computador, sem que seja preciso uma máquina específica. É um sistema considerado mais avançado.

Entre alguns recursos que seu CRM de vendas oferece estão:

  • Gerenciamento de conta, contato, lead e oportunidade (Essentials, Professional, Enterprise e Unlimited)
  • Integração com Gmail ou Outlook (Essentials, Professional, Enterprise e Unlimited)
  • Salesforce Mobile App (Essentials, Professional, Enterprise e Unlimited)
  • Registro e pontuação de leads baseada em regras (Professional, Enterprise e Unlimited)
  • Previsão colaborativa (Professional, Enterprise e Unlimited)
  • Automação de fluxo de trabalho e aprovação (Enterprise e Unlimited)
  • Serviços de suporte e configuração 24/7 (Unlimited)

Pipedrive 

Esta é, provavelmente, a opção mais conhecida no mercado, e já ganhou um post exclusivamente sobre ele aqui no nosso blog. Entre as suas funcionalidades, é possível encontrar opções de administração do funil de vendas, integrações de e-mail, painéis para criação e acompanhamento de tarefas e metas o seu time, delegação de tarefas e acompanhamento de processos. Por isso, está claro a preferência do mercado, não é?

O software oferece a possibilidade de personalizar painéis, criar catálogos de produtos próprios vinculados ao CRM etc. É considerada uma solução tudo-em-um (all-in-one).

ERP

Agora falando de Enterprise Resource Planning (ERP) – sistemas de vendas que ajudam na gestão e garantem o acesso a dados da empresa de maneira rápida e fácil.

Assim, com uma ferramenta de ERP, é possível melhorar a integração de diferentes departamentos da empresa, sendo possível acessar informações de maneira confiável e ágil. A centralização de dados é fundamental para a organização de uma empresa.

Nomus

A Nomus é conhecida por oferecer o sistema mais completo de ERP. Ideal para empresas de pequeno e médio porte, esta ferramenta oferece um ótimo atendimento ao cliente, softwares customizáveis e inovação contínua, olhando sempre para melhorar a experiência do cliente.

Com uma longa lista de cases de sucesso, grandes nomes já usaram a Nomus, como a Shell, GE Healthcare e Man Diesel.

Projetada por engenheiros de produção, a Nomus é um sistema especialista em indústrias e, por isso, é indicada para empresas de diversos segmentos do mercado.

Totvs

A Totvs é outra opção para empresas de pequeno, médio e grande porte que procuram uma ferramenta ERP. O sistema atende vários segmentos do mercado, como varejo, jurídico e até financal services.

Buscando o melhoramento, nos últimos cinco anos a Totvs investiu cerca de R$ 2 bilhões em pesquisa e desenvolvimento para atender as exigências dos 40 mil clientes que atuam de ponta a ponta no Brasil.

De acordo com as avaliações de consumidores no reclameaqui.com, a empresa possui uma boa nota de satisfação dos clientes, assim como um alto índice de reclamações respondidas e solucionadas.

Linx

Por fim, temos a Linx, uma solução ERP especializada no varejo. Com este software, você pode atender as principais operações dentro da sua loja, como coordenação de pedidos com parceiros, equilíbrio de estoque e reposição de suprimentos.

A plataforma é completa, possui integração com outras ferramentas líderes de mercado e possui uma nota boa no reclame aqui. Com um alto índice de soluções e reclamações respondidas, o atendimento ao cliente é um dos grandes diferenciais desse sistema.

Gestão e automação de marketing

Embora ferramentas de gestão e automação de marketing não sejam consideradas sistemas de vendas propriamente ditos, elas podem ser incluídas no orçamento de tecnologias e sistemas de vendas devido à sua função como fonte de leads.

As plataformas gestão e automação de marketing se utilizam da tecnologia para automatizar ações e processos de marketing, reduzir trabalhos manuais e aumentar a eficiência das ações. Assim, seu principal objetivo é nutrir e avançar os leads até o momento da compra – muitas vezes, quando o lead chega a esta fase, ele é direcionado para softwares das verticais que abordamos anteriormente.

RD Station 

rd station

A RD Station é uma ferramenta de automação de marketing e vendas. Desenvolvido por brasileiros, o sistema é líder no mercado e compete com as principais ferramentas de automação de marketing estrangeiras.

Com esta ferramenta, você pode administrar a presença digital do seu negócio de maneira simples, integrando as ações de marketing e vendas, planejar estratégias de SEO, analisar relatórios e, consequentemente, aumentar as vendas.

A RD Station possui planos Light, Basic, Pro e Enterprise, cada um oferece, respectivamente:

Plano Light

  • Envio ilimitado de e-mails;
  • Sequência de e-mails;
  • Páginas de captura e Pop-ups;
  • Importação de contatos;
  • Integrações.

Basic

  • Postagem em redes sociais;
  • Otimização para buscadores (SEO);
  • Análise de funis e canais.

Plano Pro

  • Funcionalidades do Basic;
  • Critérios de Segmentação;
  • Qualificação automática de contatos.

Plano Enterprise

  • Funcionalidades do Pro;
  • Relatórios personalizados.

HubSpot

Especialmente conhecido por suas funcionalidades como CRM, o HubSpot apresenta um software completo de marketing, vendas, atendimento ao cliente e CRM. Assim, esta é uma das melhores opções quando falamos de sistemas de vendas.

Da mesma forma que o Marketing Hub, você pode gerenciar e acompanhar anúncios, utilizar de sistema de buscadores (SEO), gerenciar mídia social, ter acesso ao chat ao vivo e muito mais.

O Marketing Hub possui 4 planos diferentes:

Grátis

  • E-mail marketing;
  • Formulários;
  • Landing page;
  • Chat ao vivo;
  • Gerenciamento de contas.

Starter

  • Tudo do plano gratuito;
  • E-mails de acompanhamento de formulário simples;
  • Redirecionamento de anúncios;
  • Relatório de landing page;
  • Marca da HubSpot removida.

Professional

  • Tudo do Starter;
  • Automação de marketing;
  • SEO;
  • Blog;
  • Mídia social;
  • Relatórios personalizados.

Enterprise

  • Tudo do Professional;
  • Marketing baseado em conta;
  • Testes adaptativos;
  • Pontuação preditiva de leads;
  • Funções de usuários;
  • Atribuição de receita multitoque.

Se você gostou de saber sobre os principais sistemas de vendas e quer acompanhar outros materiais sobre ferramentas e tecnologia no mundo comercial, fique ligado(a) no nosso blog e materiais educativos, porque estamos sempre postando novos conteúdos educacionais completos.

Índice

Fale com um especialista em Consultoria em Vendas

Somos uma empresa de processos, capacitação e tecnologia de vendas com foco em criar e escalar operações de Inside Sales. Nosso diferencial: metodologia estruturada, refinada e testada, mas flexibilidade para entregar soluções feitas sob medida para cada empresa.
inbound 2024

Inside na Inbound 2024

Fomos para Boston novamente! No ano passado, nossos sócios Gabriel Lopes e Thiago Fridrich participaram do Inbound 23 e voltaram cheios de histórias. Este ano, com os avanços em IA ao longo dos últimos meses, o evento prometia ainda mais, e a Inside marcou presença enviando Rafael Alexandre, sócio e CRO, e Ed Seffrin, consultor especialista em RevOps. Durante o Inbound, fizemos uma cobertura das principais palestras e, claro, aproveitamos para fazer muito networking! Além dos conteúdos incríveis, o evento contou com várias atrações paralelas e palestras inspiradoras que comentaremos neste artigo.

indicadores de vendas b2b

Os indicadores em vendas B2B mais importantes para cada segmento

No ambiente das vendas B2B, acompanhar os principais indicadores é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia comercial. Neste artigo, exploraremos os principais indicadores de vendas B2B que todo gestor de vendas deve monitorar, explicando sua relevância e como aplicá-los para otimizar seu processo comercial.