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Meetime: guia completo da ferramenta de prospecção

A Meetime é uma ferramenta de prospecção em Inside Sales que ajuda vendedores a automatizar processos de vendas. Saiba mais:
Índice

Te dou o desafio de encontrar um(a) vendedor(a) que não use um sistema CRM para trabalhar. Ou um(a) vendedor que não utilize planilhas para armazenar algumas informações. Ou um(a) CEO que não use documentos para registrar processos.

Hoje, a vida do(a) profissional de vendas é auxiliada quase que por completo por ferramentas e plataformas. A tecnologia tornou-se uma saída para otimizar o tempo e automatizar tarefas. 



Essas ferramentas são especialmente importantes para quem trabalha com Inside Sales. Os vendedores remotos precisam aproveitar todo o desenvolvimento da internet para realizar reuniões, contatar prospects, investigar consumidores, fazer ligações e muito mais. E isso só pode ser feito com a ajuda de ferramentas.

Hoje iremos aprofundar em uma ferramenta de Inside Sales que promete elevar as estratégias de vendas remotas e melhorar o cotidiano de quem prospecta no escritório: a Meetime.

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O que é inside sales?

Inside Sales (ou vendas remotas, em português) é o termo que refere-se a qualquer tipo de venda complexa realizada dentro da empresa. Em outras palavras, é quando o(a) vendedor(a) utiliza a tecnologia para vender sem ter que ir a campo.

Este tipo de modalidade de vendas vem sendo usado nos Estados Unidos desde a década de 50 e, no Brasil, foi adotado por volta dos anos 90.

E, para não cometer o cruel erro de confundir telemarketing com Inside Sales, vamos te explicar a diferença entre os dois: no telemarketing, as listas de contatos são infinitas e, nem sempre, qualificadas. Já nas vendas remotas, o consumidor passa por um longo caminho até ser contatado pelo(a) vendedor. Em outras palavras, o Inside Sales refere-se a vendas mais complexas e longas do que o telemarketing.

E, por reduzir os gastos de locomoção e estadia, e diminuir o tempo para fechar uma venda, esta modalidade vem sendo cada vez mais implantada não só no Brasil, como no mundo.

Apesar de reduzir os custos e aumentar a produtividade, para trabalhar com Inside Sales, é preciso investir em ferramentas, como plataformas de CRM, videoconferência e automação de processos.

A Meetime entra como uma solução para facilitar e organizar a rotina de trabalho dos(as) profissionais de vendas. Entenda um pouco melhor sobre o software:

O que é a Meetime?

A Meetime é uma ferramenta de vendas especializada no mercado de automação do processo de Inside Sales. Líder de mercado, o software procura identificar a dor do mercado perante a gestão de leads e a não conversão. 

O sistema ajuda a otimizar e automatizar o trabalho dos(as) vendedores(as) por meio de três pilares: prospecção, comunicação e gestão. Dessa forma, com funcionalidades como fluxo de cadência, templates padronizados e uma visão geral sobre prospecção e métricas, a Meetime ajuda a aumentar a conversão e produtividade.

Quais as vantagens de usar a Meetime?

Mas afinal, o que a Meetime pode fazer para ajudar a sua empresa a vender mais? A proposta da solução é profissionalizar a sua operação de Inside Sales através de alguns recursos básicos, como:

  • Gravação de ligações e reuniões;
  • Aproveitar melhor os leads prospectando através das sequências de contato;
  • Interpretar a performance dos vendedores por meio de métricas e relatórios diários.

Estes são apenas alguns exemplos do que o investimento na plataforma pode fazer. Vamos aprofundar melhor sobre os benefícios:

Cadência de atividades

De acordo com o especialista em Inside Sales Gabe Larsen, a cadência é o planejamento sistematizado de uma série de interações que usam diferentes meios de comunicação para melhorar a apreciação do contato com um prospect. E aqui, sem dúvidas, a cadência de atividades é um dos verdadeiros destaques da Meetime.

No menu principal, o SDR entra em Prospecção e consegue ter uma visão ampla da quantidade de atividades que precisam ser feitas durante o dia, assim como a sua meta.

Além disso, ainda na aba de Prospecção, a plataforma oferece informações valiosas, como leads aguardando a primeira ligação, as diferentes cadências e orientações de atividades de acordo com cada interação. 

Os motivos de perda também podem ser registrados e personalizados na ferramenta, o que permite uma visualização geral da sua operação de vendas, entendendo profundamente o que está sendo executado de maneira eficiente e o que necessita de melhorias.

meetime

Visão completa de métricas de prospecção

No dashboard inicial, os SDRs conseguem monitorar as principais métricas para entender o desenvolvimento da prospecção e, a partir delas, tomar decisões de curto prazo para conseguir gerar mais oportunidades.

Neste painel principal, você acompanha as atividades realizadas, a taxa de conversão e os leads finalizados (por ganho ou perda). A análise e comparação destes indicadores pode ajudar gestores a encontrar gargalos com mais facilidade e, consequentemente, resolvê-los sem grandes impactos.

E, para acessar outras métricas importantes, como distribuição de leads de acordo com cada cadência, desempenho e motivos de perda, você pode entrar em Estatísticas no menu principal.

Sales Engagement com a Meetime

Com o desenvolvimento da tecnologia e a consequente disponibilização de informações ao público, os consumidores tornaram-se cada vez mais experientes em negociar. Eles não precisam de um vendedor para saber sobre o produto, porque conseguem achar informações, avaliações e comparações em poucos minutos navegando na internet.

Com este novo cenário, surgiu a necessidade de técnicas para compreender este processo de barganha, assim como descobrir a melhor forma de interagir com o cliente – e isso inclui desde canais até abordagens.

O Sales Engagement entra como uma dessas técnicas de engajamento entre o prospect e o(a) vendedor(a). A metodologia trata-se de retratar as interações entre ambos, analisando fatores como frequência, quantidade e qualidade do contato.

Através da aplicação e análise dessa técnica, é possível, cada vez mais, gerar interações de valor durante a jornada de compra de um cliente. Assim, a tecnologia veio como uma aliada direta deste conceito, possibilitando o monitoramento e análise de dados.

Entender quais tipos de mensagens e conteúdos fazem sentido para a sua operação de vendas é tornar o relacionamento entre a marca e o cliente mais confiável. Prestar atenção no que o consumidor busca e necessita é aumentar o engajamento.

Dessa forma, o Sales Engagement refere-se a vendas consultivas que podem trazer valor nas interações das etapas dos funis, quantidade de mensagens e qualquer outra troca entre o prospect e o vendedor. O que implica em:

  • gerar valor para o cliente a cada contato feito;
  • Gestão de Pipeline de vendas para organização;
  • Tecnologia para gerar e identificar oportunidades;
  • Entender passo a passo da jornada do cliente.

E é justamente neste cenário que as ferramentas Flow e Dialer da Meetime auxiliam trazendo suporte a essa técnica.

Como vender mais com o Meetime Flow?

A Meetime Flow é uma ferramenta dentro da Meetime integrada às principais ferramentas de marketing e vendas do mercado. Ela cria sequência automatizada de atividade de prospecção, reduzindo o tempo e eliminando atividades operacionais da rotina do SDR e vendedor.

Os recursos oferecidos pelo Meetime Flow possibilitam que os vendedores abordem os leads mais rapidamente e foquem no pitch, agendando mais oportunidades e tenham maior produtividade e sucesso na prospecção.

Podemos dizer, assim, que esta ferramenta ajuda os SDRs e vendedores a terem mais agilidade e organização e os gestores comerciais a ter visibilidade e controle.

Gerando novas oportunidades de vendas

Em Inside Sales, para tornar a venda mais fácil e organizada, existe a fase de pré-vendas (ou Sales Development, em inglês). O responsável por essa etapa deve partir do pressuposto que nem todo lead está pronto ou apto para comprar e, a partir daí, o SDR deve criar estratégias e abordagens para fazer este prospect entender a fundo sobre a solução, o orçamento e as necessidades.

Resumindo, no meio de campo os SDRs fazem a ponte entre a geração do lead (seja inbound ou outbound) e o primeiro contato comercial com o(a) vendedor(a). Dessa forma, as principais funções desse profissional é prospectar e qualificar os leads para então gerar as oportunidades.

Na fase de prospecção, o SDR tem como objetivo fazer com que o prospect ande na pela jornada de compra de maneira fluída e sem perder o interesse na solução. Enquanto na qualificação, o responsável por pré-vendas deve verificar se, de fato, este prospect tem condições e desejos genuínos de realizar aquela compra.

Com essas funções em mãos, o Meetime se apresenta como um auxílio de alto nível para estes profissionais. O acompanhamento das interações é fundamental para entender como abordar e qualificar estes leads.

Automatize a qualificação de leads

De acordo com o próprio site da Meetime, quando é implementado o Meetime Flow, é comum notar a melhora no número de leads abordados por SDR e na taxa de conversão de leads para oportunidades.

Através dessa ferramenta, não é necessário perder tempo analisando a melhor forma de abordar um possível cliente. Isso porque o software determina as regras do jogo, enquanto time comercial precisa apenas entrar em campo e jogá-lo.

Para saber mais detalhes sobre como o Meetime Flow ajuda na automatização e qualificação de leads, assista esse vídeo:

Gerando leads melhores

Sem dúvidas, um dos grandes destaques do Flow é poder acompanhar diariamente o volume de envio. Isso possibilita ter uma previsibilidade maior, assim como acompanhar a necessidade do time de vendas em gestão de leads.

Além disso, o Flow permite prever quando vai faltar de demanda em vendas. A ferramenta faz uma análise de quantos leads cada vendedor tem que trabalhar, qual a duração média de cada cadência e qual a porcentagem em cada quartil.

Com esse monitoramento de indicadores e desempenho, fica mais fácil executar as atividades certas no momento certo, assim como estabelecer uma ordem de prioridade.

Funcionalidades

Fluxo automático de e-mails

Agora falando sobre as principais funcionalidades desta ferramenta, com o Meetime Flow você pode garantir que o seu time de vendas converse apenas com os leads que realmente valem a pena.

A cadência automática de e-mails ajuda a priorizar os prospects mais interessados, liberando o tempo dos vendedores de abordar leads que ainda não estão prontos para realizar a compra.

Templates para atividades

A ferramenta também oferece modelos padronizados de atividades que auxiliam o SDR ou vendedor a trabalhar com mais velocidade, aumentando o número de atividades feitas em um só dia.

E o melhor de tudo é que estes templates podem ser editados de acordo com as suas necessidades ou prioridades.

Métricas de prospecção

A gente já falou aqui algumas vezes, mas é sempre bom repetir: quem não mensura, não gerencia. Acompanhar KPIs de vendas é fundamental. E, com o Meetime Flow, a sua empresa pode ter uma visão completa do que está acontecendo na prospecção.

Isso inclui a quantidade de leads que estão sendo abordados por cada vendedor, dentro das cadências separadamente, como estão as taxas de abertura de e-mails, de ligações conectadas e muito mais.

O que é o Meetime Dialer?

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Você liga para um prospect e no meio da ligação, com a conversa já rolando, esquece ou não consegue anotar informações fundamentais. Isso é muito mais comum do que você imagina e pode acontecer com qualquer um de nós.

O Meetime Dialer para vendas ajuda exatamente nisso. Como as ligações são feitas dentro da própria plataforma, o vendedor fica livre para fazer anotações e manter o foco no prospect.

Com essa ferramenta, você pode gravar as ligações e analisar os métodos utilizados, integrar com um sistema CRM e automatizar o preenchimento de dados, assim como monitorar as principais métricas de ligação, como volume de ligações, taxas de conversão e taxa de ligações significativas.

Funcionalidades

Gravação das ligações

As empresas que ouvem as ligações dos seus vendedores batem a meta 28% mais vezes. O Meetime Dialer permite que você selecione qualquer vendedor e ouça todas as suas ligações.

Assim, o gestor pode analisar a performance do seu time, assim como notar abordagens que podem ser replicadas ou devem ser melhoradas.

Integração com CRM

A Meetime tem integração com inúmeras outras ferramentas de alto nível, incluindo os principais CRMs do mercado. Essa sincronização de contas ajuda a diminuir o retrabalho e automatizar algumas funções, como o preenchimento de dados.

Métricas de ligação

E assim como no Meetime Flow você pode acompanhar as principais métricas de prospecção, no Dialer você monitora os indicadores de ligação, o que permite o acompanhamento próximo do avanço dos leads no processo comercial.

A Meetime é ideal para mim?

Chegamos à pergunta de ouro: como posso saber se a Meetime é ideal para a minha empresa? A ferramenta é especialmente indicada para negócios de pequeno e médio porte, mas pode beneficiar também as máquinas de vendas.

Por ser uma plataforma que tem como objetivo melhorar o relacionamento entre o(a) vendedor(a) e o prospect, através do auxílio na comunicação por vídeo chamadas e ligações, os maiores beneficiários são empresas que trabalham com Inside Sales.

Comparação de ferramentas

Empresas que trabalham com o modelo de Inside Sales, precisam utilizar as melhores tecnologias para realizar as vendas. Isso significa que CRM e plataformas de comunicação como Zoom são necessárias na rotina de trabalho do(a) vendedor(a).

Mas além dessas ferramentas, existem outras plataformas mais avançadas no mercado, que prometem otimizar o tempo automatizando tarefas. Por isso, trouxemos aqui uma comparação da Meetime com outros softwares pensados para vendas remotas.

Meetime vs Zopim Vs. Olark

A Zopim é uma empresa de software de chat ao vivo que recentemente foi comprada pela Zendesk. Com planos gratuitos e pagos, a plataforma promete acelerar o atendimento ao cliente e aumentar as vendas.

Já a Olark é uma empresa de Live Chat ideal para pequenas e médias empresas de qualquer segmento do mercado. Com um software fácil de entender, o(a) vendedor(a) pode conversar com consumidores, monitorar leads e melhorar a comunicação.

Agora, comparando a Meetime com estas outras ferramentas, podemos citar algumas diferenças pontuais:

  • Para clientes que optam pela  Zopim ou Olark, é necessário fazer o cadastro, instalação e implementação da ferramenta sozinho(a). Em outras palavras, a equipe de suporte é inexistente ou muito precária nessas empresas. Por outro lado, a Meetime desenvolveu um sistema de atendimento ao cliente online próprio, de modo que eles podem auxiliar cada cliente a implantar a ferramenta e solucionar outras dúvidas.
  • Outro fator que é importante olhar é: tanto a Zopim quanto Olark oferecem o live chat há alguns anos, contudo, a evolução e adequação às novas tendências de mercado são mínimas. A Meetime foca em aproximar os leads aos vendedores e, por isso, está sempre procurando inovação.
  • Por fim, lembramos aqui que plataformas como a Olark, por serem americanas, são pagas em dólar americano. O que nem sempre é viável para pequenas empresas.

Integrações com a Meetime

Um fator muito legal da Meetime é que você consegue integrar a plataforma com outras ferramentas fundamentais de vendas, permitindo uma visão ainda mais completa da sua operação de vendas. Dá uma olhada nas principais integrações:

Apollo

A gente já fez um texto explicando o que é Apollo.io e como essa ferramenta pode ajudar o seu time de vendas a prospectar de maneira mais eficiente. Mas, resumidamente, a Apollo é uma ferramenta de geração de leads e vendas, oferecendo uma melhora no engajamento e enriquecendo dados.

Através de recursos que permitem os profissionais de vendas aumentar o número de contatos e oportunidades qualificadas, esta ferramenta pode ser uma boa ajuda para trabalhar de forma escalável.

Sales Navigator

O Sales Navigator é uma ferramenta criada pelo LinkedIn para ajudar a potencializar a busca de oportunidades qualificadas ao seu negócio. Este recurso pago é uma maneira de segmentar empresas e os seus principais tomadores de decisão, criando e mantendo relacionamentos com possíveis clientes.

No mercado B2B, o recurso é usado para desenvolver parcerias, melhorar a prospecção e inteligência comercial.

Neoway

Os dados são fundamentais para tomar decisões baseadas na realidade – e a Neoway pode te ajudar exatamente com isso. De acordo com o próprio site, a empresa desenvolve soluções de Big Data Analytics e Inteligência Artificial, que geram precisão para a tomada de decisão para processos de marketing, vendas e outras áreas.

RD Station

A RD Station é uma empresa brasileira de automação de marketing e vendas. Líder do mercado nacional, essa ferramenta auxilia na administração da presença digital de empresas, gerando leads, controlando publicações e interações, e analisando as performances de campanhas em sites.

Vale a pena conferir

E a Meetime também é destaque e referência quando falamos na produção de conteúdo relevante. Além de oferecer uma solução para empresas que trabalham com Inside Sales, vale a pena também conferir:

Inside Sales Benchmark Brasil

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Já na sua 6ª edição, o Inside Sales Benchmark Brasil (ISBB) reúne as principais métricas do mercado, permitindo a comparação da sua operação comercial com os melhores do mercado.

Isso ajuda gestores e líderes a tomarem decisões com base em tendências de geração de demanda, prospecção, negociação e vendas. Dá uma olhada na sua versão mais recente e que conta com a parceria da Inside.

Casts for Closers

Damos destaque também para um dos melhores podcasts de vendas. No Casts for Closers, você encontra episódios com convidados especiais debatendo as principais tendências e insights.

Para quem gosta de relaxar, dirigir ou estudar ouvindo, acompanhar o podcast da Meetime é uma ótima opção. Para hoje, fica aqui a nossa recomendação:

Se você gostou do nosso conteúdo sobre a Meetime e quer mergulhar ainda mais sobre o mundo das vendas, dê uma olhada no nosso blog. Lá, você encontra vários textos informativos e insights legais.

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