ACATE, BRDE e Inside: acelerando a operação comercial de 100 startups

Sumário

Descubra como ajudamos a ACATE e o BRDE a realizar um programa de aceleração de 100 startups catarinenses por meio de mentorias, workshops e ferramentas de avaliação.

Descubra como ajudamos a ACATE e o BRDE a realizar um programa de aceleração de 100 startups catarinenses por meio de mentorias, workshops e ferramentas de avaliação.

Sobre a ACATE

A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) atua desde 1986 em prol do desenvolvimento do setor de tecnologia do Estado de Santa Catarina. Em seu início, tinha como principal objetivo ajudar a minimizar os custos de empresas.

Atualmente, a associação vem atuando de forma cada vez mais presente para impulsionar o ecossistema catarinense de tecnologia, agindo em 11 verticais de negócios e com mais de 1.500 empresas associadas.

Em 2019, a Inside realizou a primeira parceria com a ACATE, um programa de consultores para startups incubadas. Sobre a colaboração, o Gabriel Lopes, founder da Inside, diz: “a nossa forma de se comunicar e entregar soluções, conversa muito com o que a ACATE busca: crescer, mas com bastante apego à realidade e o que pode de fato acontecer”.

Sobre o BRDE

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), fundado em 1961, é uma instituição que apoia e acompanha o desenvolvimento de projetos e procura aumentar a competitividade de empreendimentos de todos os portes por meio de financiamentos de longo prazo.

Um dos projetos do Banco é o BRDE Labs, aplicado nos três estados da região sul visando impulsionar o desenvolvimento de empresas. O programa consiste na realização de diversas atividades, como mentoria técnica, rodadas de aceleração, prestação de serviços e muito mais.

O que é o BRDE Labs?

Em 2022, surgiu a oportunidade de realizar uma edição do BRDE Labs em Santa Catarina com a colaboração da ACATE e a Inside, com o objetivo de resolver um grande gap do estado: estruturar e escalar a área comercial.

A Gerente de Programas Estratégicos da ACATE Natália Ferreira explica que existe um obstáculo muito grande na área comercial das startups de Santa Catarina. “Quando uma startup começa a dar os primeiros passos, ela patina muito na validação de processos comerciais e estratégias. Por isso, sempre oferecemos essa camada de consultoria específica no comercial”.

Diante desse gargalo, a Associação enxergou na Inside uma ótima colaboração para o programa, uma vez que que entregamos justamente expertise e experiência na estruturação de processos comerciais de pequenas e médias empresas.

O que foi feito no projeto?

Logo de início, a tríplice ACATE, BRDE e Inside se juntou para desenhar o BRDE Labs Santa Catarina 2022. Assim, chegou-se à decisão de montar um programa de capacitação focado em gerar transformação nas empresas participantes, aliando teoria e prática.

O primeiro passo para a realização desse projeto foi desenvolver um diagnóstico com as 100 startups participantes para descobrir a situação de vendas de cada um deles.

A partir dessa pesquisa, as organizações entenderam e criaram um modelo de capacitação que poderia ensinar, colocar a mão na massa, avaliar o impacto e oferecer ferramentas. 

O desafio, nesse momento, era criar um projeto de capacitação que atendesse diferentes níveis de estruturação comercial. Então, oferecemos desde conteúdos básicos aos mais sofisticados. No fim, a jornada de conteúdo consistiu em:

  • Diagnóstico inicial das startups;
  • 8 workshops ao vivo;
  • 4 mentorias coletivas ao vivo;
  • Ferramentas práticas;
  • Provas de avaliação;
  • Diagnóstico final para comprovar impacto.

Todos os materiais foram disponibilizados no Inside Academy, onde os participantes poderiam acessar as aulas de onde estivessem, quando quisessem. Para Rafael Alexandre, partner da inside, a Academy foi uma parte crucial do projeto: “subíamos todos os materiais lá e as pessoas se engajaram muito. Nos três meses de projeto, tivemos cerca de 1.300 comentários”.

A surpresa positiva foi que, além de acompanharem as aulas, as startups criaram um ecossistema dentro da Inside Academy de compartilhamento de experiências e insights.

“Foi muito legal porque as trocas entre as startups ultrapassaram os encontros online, possibilitando um ambiente de troca relacionando os temas dos workshops. Então tivemos um resultado muito positivo porque as empresas viram muito valor nessa troca”, comenta Natália.

Os resultados

Depois de três meses de BRDE Labs, 8 workshops, 4 mentorias e muitos conhecimentos trocados, nós realizamos um diagnóstico final para ver os impactos nas startups participantes. Os mais significativos foram:

ACATE

“Nós tivemos depoimentos de empresas que estavam há meses sem vender, atirando para todos os lados e em pouco tempo de projeto conseguiram reverter esse cenário”, adiciona Ferreira.

De acordo com o Net Promoter Score realizado, às empresas startups participantes tiveram uma grande percepção de valor no BRDE Labs, alcançando uma média de 90 pontos.

Para Natália Ferreira, trazer a Inside como parceiro expert no assunto foi fundamental, tanto para a realização do programa, como também criando uma cultura de dados que conseguisse avaliar o impacto do projeto por meio de diagnósticos.

Para a Inside, fazer parte do programa BRDE Labs junto com a ACATE foi uma experiência única. Nós ficamos muito felizes com o impacto do projeto e esperamos continuar nossa colaboração visando o desenvolvimento de empresas do estado de Santa Catarina.

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