estratégia de vendas

15 estratégias de vendas vencedoras para você conhecer e aplicar

Confira 15 exemplos de estratégia de vendas para você aplicar hoje e obter resultados incríveis em curto e longo prazo:
Índice

Uma estratégia de vendas bem estruturada é um dos pilares para o sucesso de uma empresa. Digo isso porque é através de um plano criativo que as metas são definidas e alcançadas.

Independentemente do setor ou tamanho do seu negócio, é fundamental criar e aplicar estratégias para conseguir vender de maneira eficiente, diminuir gargalos e manter os times sempre produtivos.

E, por mais que não exista uma metodologia que possa ser aplicada em todas as empresas, existem algumas estratégias de vendas que podem ser adaptadas ao seu negócio para trazer resultados incríveis.

Pensando nisso, criamos esse guia com os principais planos estratégicos que você pode aplicar, assim como um passo a passo completo para você criar a sua própria estratégia! Vamos lá?

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O que são as estratégias de vendas?

Uma estratégia de vendas é um conjunto de atividades, metas, decisões e prazos que guiam um time comercial a atingir determinado objetivo, como aumento da taxa de conversão, retenção de novos clientes ou fidelização de consumidores.

Geralmente, esses planos envolvem passos a passos detalhados e melhores práticas para alcançar o sucesso, além de um guia para o que fazer diante de determinado imprevisto.

Para definir e implementar uma estratégia de vendas é fundamental olhar para o mercado em que você está inserido, fazer uma análise interna e sempre entender o posicionamento dos seus clientes.

Além das atividades e decisões que precisam ser tomadas, esse tipo de planejamento também deve conter informações do público-alvo e principais métricas que devem ser monitoradas para entender a eficiência da estratégia.

Ressalto aqui que o alinhamento de todos os colaboradores que prestaram essa estratégia de vendas também é fundamental para o triunfo da mesma. É importante realizar reuniões e apresentar documentos para todo o time comercial, assim como os outros departamentos impactados, como marketing e Customer Success.

Principais estratégias de métricas para alcançar o sucesso

estratégia de vendas

Toda e qualquer estratégia de vendas deve ser adaptada para a realidade da sua empresa, de acordo com o seu mercado, público e peculiaridades. Contudo, existem alguns planos que podem ajudar o seu negócio a se tornar uma verdadeira máquina de vendas.

Venda para um nicho segmentado

Em meio a concorrentes tão fortes e ambiciosos, ser destaque de mercado pode ser um verdadeiro diferencial. Mas, para isso, você precisa entender o mercado em que está inserido.

É por isso que a primeira estratégia de vendas que estou trazendo é vender para um nicho segmentado. Se você prestar atenção, nenhuma empresa vende para todas as pessoas. Isso é impossível.

Sempre irá ter um grupo de pessoas mais específico que será o comprador ideal. O que consome mais de uma vez, o que indica e engaja nas redes sociais.

Entender o que este grupo de pessoas procura, as suas necessidades, dores, hábitos de consumo, canais de uso e outras informações relevantes é fundamental para, a partir daí, criar abordagens, conteúdos e campanhas mais assertivas.

Por exemplo: você pode oferecer uma solução que ajude empresas SaaS a gerar mais leads. Acontece que cada segmento desse mercado possui suas próprias metas, desafios e peculiaridades.

Procure analisar e entender de maneira específica o segmento de mercado que melhor compõe os seus clientes.

Dream 100

Ainda falando de clientes específicos e nichos segmentados como estratégia de vendas, temos o Dream 100.

O conceito dessa metodologia é criar uma lista com os 100 clientes que você gostaria de conquistar.

Na lista, você pode englobar desde influencers, afiliados, parceiros, regiões geográficas e muito mais. O importante é analisar aspectos internos e externos da empresa e desenvolver uma lista de nomes dos clientes dos sonhos.

O primeiro passo é ter uma estratégia para definir os seus clientes dos sonhos. Uma boa dica para desenvolver a lista é manter uma abordagem simples e direta, ou seja, sem processos muito complexos.

Aqui, você pode usar algumas plataformas e ferramentas para extrair dados e deixar a sua lista de clientes dos sonhos mais completa e clara. O importante é definir a estratégia para chegar aos nomes do dream 100.

Com um plano de estratégia definido, chegou o momento de olhar para os detalhes mais relevantes quando falamos dos clientes dos sonhos. Isso pode ser:

  • Hábitos de compra;
  • Frustrações;
  • Necessidades;
  • Gatilhos que os façam necessitar a sua solução;
  • Quais objetivos finais eles estabelecem para si mesmos;
  • Histórico;
  • Relevância no mercado.

Com as principais características dos seus clientes dos sonhos determinados, você pode seguir para o próximo passo: criar a lista dream 100. A lista deve conter todos os clientes que se encaixam nos critérios pré-estabelecidos.

Chet Holmes diz: “se houvesse 100 clientes que, se você tivesse todos eles, você aumentaria drasticamente o seu negócio”.

É importante alertar que, dependendo do tamanho da sua empresa, você não consegue atingir 100 empresas que se encaixam nos seus critérios, mas isso não tem problema. A lista pode variar entre 20, 50, 80 e 100 clientes.

Estudos apontam que apenas 3% do seu mercado vendável está pronto para comprar agora. Isso significa que você precisa desenvolver uma estratégia para se colocar no radar deles.

No caso do dream 100, isso significa que você deve fazer com que os seus clientes dos sonhos saibam sobre a sua empresa, que estejam familiarizados com o seu negócio e que, diante de um problema, pense em vocês como solução.

Uma boa maneira de fazer isso é colocando a lista de clientes em plataformas como Facebook, LinkedIn, Instagram, Google e outros, com o objetivo de fazer com que os seus clientes pensem “eu vejo essa empresa em todos os lugares”. Esse tipo de pensamento gera confiança e credibilidade.

Crie personas e ICP

O conceito de Ideal Customer Profile se baseia naquele que seria o cliente ideal de uma empresa: um consumidor que se identifica com a marca, é engajado, usa uma solução e sente que seus desejos e necessidades são supridos por essa solução.

Em outras palavras, seria o cliente “perfeito”: elogia quando o time merece, fornece feedbacks detalhados, honra pagamentos e prazos, participativo, respeita o conhecimento técnico da equipe, indica sua empresa para outras pessoas etc. É a partir de um cliente com essa características que uma empresa deve traçar o ICP.

Quando uma empresa atende usuários dentro do Ideal Customer Profile, ela está ganhando em vários aspectos. Primeiramente, porque costuma gerar mais receita. Isso porque como esses consumidores reconhecem o valor do trabalho e são mais fiéis, eles tendem a pagar um tíquete maior e passar mais tempo com a marca. Além disso, indiretamente, eles fortalecem a empresa ao falar bem dela e indicá-la a outros usuários.

Um dos principais benefícios de definir um ICP para sua empresa é chegar a uma compreensão de quem é seu cliente e, assim, conseguir se comunicar com ele da melhor maneira possível.

Ao fazer esse trabalho de triagem e aprender mais sobre sua audiência, seu comportamento e demandas, vai ser mais fácil desenvolver uma estratégia de comunicação mais assertiva e direta, abordando assuntos mais importantes para seu público.

Além disso, o Ideal Customer Profile também auxilia sua empresa a estreitar o relacionamento com os leads mais qualificados para comprar do seu negócio.

Tudo isso leva a uma economia de dinheiro e tempo, uma vez que você desenvolve uma estratégia mais específica para atrair, converter e reter clientes alinhados com sua empresa.

Assim, com o ICP, os clientes certos são mais impactados por sua comunicação, sejam anúncios, campanhas em redes sociais ou e-mail marketing, antes e também depois da venda. Ao considerar seu Ideal Customer Profile para produzir conteúdo, você também produz materiais de mais valor para seus consumidores.

Alinhe os times de Marketing e Vendas

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Se você trabalha com vendas, já deve ter se frustrado com os leads que o time de vendas traz. E se você trabalha com marketing, já deve ter que rachar a cabeça para entender a qualificação do time de vendas. Esses dois departamentos vivem entre tapas e beijos.

Acontece que, para vender de maneira eficiente e aumentar a taxa de conversão, é imprescindível que essas áreas se entendam perfeitamente. Tudo precisa estar alinhado: atividades, prazos, funções, campanhas, estratégias e etc.

E é aí que entra o SLA. Sales Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço é um documento criado entre o time de vendas e marketing na expectativa de apoiar e contribuir um com o outro, sem maiores conflitos.

A ideia é que esses dois departamentos, trabalhando juntos, possam encontrar objetivos em comum e se ajudar ao longo do processo comercial.

Crie conteúdos relevantes

Atualmente, ter um blog bem estruturado e com conteúdos relevantes pode ser o verdadeiro diferencial para o seu negócio. Olhe para grandes empresas como RD Station, Rock Content e muitas outras, o que elas têm em comum? Blog posts e conteúdos ricos de alto nível.

Investir em marketing de conteúdo é uma maneira de atrair novos consumidores que estão na fase inicial da jornada de compras, ou seja, ainda estão considerando soluções para os seus problemas.

Este tipo de conteúdo também é muito importante para educar e maturar leads que não estão exatamente alinhados com o Perfil de Cliente Ideal da empresa, mas que não precisam ser descartados.

Além disso, a criação de conteúdos relevantes é uma ótima estratégia de vendas para negócios que querem gerar credibilidade. Digo isso porque quando um cliente entra no seu site e encontra textos e conteúdos ricos, ele entende que você tem propriedade no assunto, e passa a confiar mais em você.

Use as redes sociais

Te desafio a pensar em uma pessoa que não está em nenhuma rede social. Parece impossível, não é? Isso porque, atualmente, esses aplicativos fazem parte da nossa vida, seja pessoal ou profissional.

Você posta uma foto no Instagram e ela estará na internet para sempre. Faz um comentário no Facebook que poderá ser achado depois de muitos anos. Curte um post no LinkedIn e todas as suas conexões podem ver a interação. Os consumidores fazem essas ações todos os dias sem nem mesmo perceber que isso é um grande pote de informações para corporações.

Dessa forma, utilize as redes sociais não só como uma ferramenta para manter consumidores engajados com a sua empresa, mas também para descobrir cada vez mais dados relevantes e que possam te ajudar a entender melhor os seus clientes.

Invista em Sales Enablement

Se você trabalha com vendas, já deve saber que o treinamento regular é a chave para um time comercial de sucesso. Mas indo um pouco além de capacitação, o Sales Enablement é a verdadeira maneira de ajudar a equipe de vendas a ter produtividade e ganho constante.

Sales Enablement é o conjunto de processos, práticas e tecnologias que ajudam a melhorar a produtividade e performance de uma equipe. A tradução mais próxima que nós encontramos foi capacitação. Por um lado capacitar a equipe ajuda a melhorar a performance com vendas melhores, por outro ela aumenta a produtividade também ensinando a equipe de vendas a ser mais eficiente. 

Dessa forma, podemos definir como uma estratégia de fornecimento de recursos para que profissionais de vendas consigam vender mais e melhor e, consequentemente, melhorar a jornada de compras.

Entender que, para aumentar a quantidade de vendas, é necessário ter clareza e comprometimento durante o processo é um diferencial. 

Uma das grandes dificuldades dos vendedores é se organizar em meio a tantas informações e números. Com o sales enablement, o time de vendas terá estabelecido todas as responsabilidades, atividades e prazos e, com isso, será mais fácil visualizar as tarefas.

Além disso, o SE é uma ótima ferramenta para entender melhor o que os clientes pensam durante a jornada de compras e, com esse entendimento, fica mais claro aos vendedores o que eles devem fazer para fechar uma venda.

Em negócios, tempo é dinheiro. Isso significa que quanto mais rápido um vendedor fechar uma venda, melhor. Contudo, nem sempre o ciclo de vendas é tão veloz assim. Muitas vezes, o cliente tem objeções, é necessário fazer follow-up e até mesmo mudar a estratégia.

Por isso, no dia-a-dia, os/as vendedores/as necessitam desenvolver práticas para otimizar o seu tempo, como utilizar tecnologia e ferramentas para automatizar processos.

Com o sales enablement, seus funcionários também irão aprender a produzir mais em menos tempo. Entendendo melhor sobre a estrutura de vendas, mercado e tendências, será mais fácil desenvolver estratégias e processos para fechar ainda mais vendas.

O SE é uma ótima estratégia para fornecer dados valiosos para o time de vendas, como percepção, interesse e objeções dos clientes. Essas informações podem ser uma grande vantagem competitiva.

Entenda como criar e aplicar essa estratégia de vendas para ter o melhor time comercial do mercado no nosso guia completo!

Venda soluções, não produtos

As pessoas sentem necessidade de comprar um produto ou serviço quando se deparam com um problema. E encontram nesse problema uma demanda emergencial para uma solução.

A decisão de compra pode ser completamente racional, partindo de muito tempo pensando e analisando. Como também pode vir a partir de um pico de emoção em que o indivíduo compra algo no calor do momento, sem pensar no longo prazo.

independentemente do estado da pessoa durante essa decisão, ela compra para solucionar algo. E é por isso que você não deve vender um produto ou serviço, e sim uma solução.

Você deve mostrar para o consumidor o que você vende e como determinado produto pode beneficiar ele. Como o seu produto será a solução para acabar com os problemas e dores de cabeça do cliente.

Este tipo de abordagem soa muito mais apelativa para o comprador, que enxerga na sua solução, algo que vale a pena investir, e não um produto que custe determinado preço.

Use um CRM poderoso

Customer Relationship Management (ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português), é a definição de uma gestão de vendas, marketing e atendimento ao cliente centrada no cliente.

Assim, um sistema CRM é uma plataforma que reúne todas as informações de clientes e oportunidades. Através destes dados, os times de vendas, marketing e atendimento ao cliente podem desenvolver estratégias e processos que busquem atrair e converter o consumidor.

Estes dados são tão significativos que 39% de empresas que utilizam alguma forma de CRM integrada citam os números e informações como uma vantagem competitiva ou ativo estratégico. 

E, cá entre nós, ter uma vantagem competitiva dentro de um mercado cada vez mais nichado e com clientes mais rigorosos, pode ser um verdadeiro pote de ouro.

As empresas que utilizam de sistemas de gestão de relacionamento com o cliente, após um determinado período, encontram números muito positivos, como aumento de leads, retenção do cliente, maior retorno sobre o investimento e até mesmo crescimento da receita.

Pode-se dizer, assim, que utilizar um sistema CRM é uma forma de vender de maneira mais inteligente – e o resultado disso é eficiência, organização e clientes felizes. O que mais você pode querer?

Os principais nomes de CRM no mercado são HubSpot e Pipedrive, e você pode encontrar conteúdos sobre como utilizar essas ferramentas, assim como um comparativo entre as duas opções no nosso blog! 

Seja flexível

Vender é um processo que engloba pesquisa, investigação, prospecção, comunicação e lábia – disso você já deve saber. Mas mesmo com um processo definido, diariamente você irá se deparar com novos desafios e demandas únicas de clientes. O que requer que você seja flexível.

Mudanças irão acontecer no mercado, na sua empresa e nos hábitos dos consumidores – e isso será mais frequente do que você imagina. Assim, a adaptabilidade se torna uma característica primordial para quem quer vender.

Priorize leads qualificados (lead scoring)

Existem leads que chegam até o time de vendas e são altamente qualificados. Tem o fit, o budget e a urgência de compras. Esse é o melhor dos mundos. Por outro lado, existem leads que ainda precisam ser educados, ou até mesmo descartados pela falta de qualificação.

Então, se você está lidando com um alto volume de leads, incorporar lead scoring como estratégia de vendas é fundamental. Essa metodologia irá ajudar a priorizar os leads que têm mais chances de fechar um negócio.

O lead scoring é um sistema simples de pontuação através de critérios escolhidos pelos times de vendas e marketing de cada empresa e, a partir de determinada quantidade de pontos, é indicado se um lead precisa ser enviado para o marketing para ser reeducado, ou para o time de vendas para ser prospectado.

Por exemplo, se um novo lead entrar no CRM e ele for o CEO da empresa, a pontuação dele será alta, uma vez que ele é o tomador de decisão. Contudo, se um assistente do time de marketing estiver baixando conteúdos seus, a pontuação será menor porque não é uma figura que pode decidir ou não de comprar a sua solução.

Esse simples sistema de pontuação ajuda os vendedores a direcionarem seus esforços para os prospects qualificados.

Em outras palavras, aumenta a produtividade e a taxa de conversão.

Conecte com o tomador de decisões

Como acabei de mencionar, o tomador de decisão de uma empresa ou área vale mais pontos do que um assistente ou estagiário, por exemplo, quando falamos de lead scoring.

Quando você quer vender um produto ou serviço, principalmente se tratando de uma venda complexa, o ideal é conversar com o tomador de decisão logo de cara.

Assim, você não perde tempo conversando com seus inferiores que não podem tomar decisão alguma, além de passar as informações para o superior.

Claro, entrar em contato com pessoas de maior nível hierárquico de uma organização é difícil, uma vez que esses indivíduos tendem a ter a agenda mais cheia e fechada. Mas é importante ter em mente que quanto antes você marcar um call com o tomador de decisão, menor será o ciclo de vendas.

E, se você ainda não estiver conversando com a pessoa de autoridade da empresa, certifique-se que todas as informações estão sendo passadas de maneira correta para ele(a).

Use storytelling 

Estudos apontam que o cérebro humano não está programado para entender dados ou informações lógicas por muito tempo, mas que consegue armazenar e lembrar de histórias por anos.

Sabendo disso, em uma apresentação com um cliente, você irá encher o power point de dados e números, ou irá utilizar do storytelling para envolver o cliente e fazê-lo lembrar das informações?

Incorporar o storytelling como uma estratégia de vendas pode ser a verdadeira virada de chave para a sua empresa, uma vez que os consumidores entendem melhor as informações passadas e retém elas por mais tempo.

Você pode utilizar dessa artimanha em diversos momentos do processo de vendas, seja em posts de redes sociais, newsletter, primeiro contato com o cliente, durante a proposta comercial e etc.

Por isso, vale a pena aperfeiçoar as suas habilidades de conversação para conseguir contar histórias e informações de maneira envolvente e fácil de entender.

ABM

ABM, ou em português marketing baseado em contas, é uma estratégia que envolve selecionar os ICPs da sua empresa e, a partir daí, gerar conteúdo específico e desenvolver campanhas para atrair e se relacionar com eles.

Geralmente, este nicho de clientes ideais conta com um ciclo de vendas longo e complexo, com um custo de aquisição baixo, e LTV alto.

Assim como na pesca com anzol, o foco não é atrair a maior quantidade de peixes (consumidores), e sim conquistar contas específicas. O esforço será grande, mas os resultados serão positivos.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Altera Group aponta que 97% dos participantes que utilizaram ABM afirmam que a estratégia trouxe um ROI maior do que outras táticas de marketing.

O grande diferencial do ABM para outras estratégias de marketing e vendas é a criação e compartilhamento de campanhas direcionadas a contas específicas e, com isso, a perda de recursos é menor.

Em outras palavras, os times de vendas e marketing conseguem direcionar esforços e dinheiro para empresas que já estão qualificadas, as chances de fechar um negócio são maiores.

Para saber como implementar essa estratégia de vendas na sua empresa, confira o nosso guia completo que responde todas as suas perguntas sobre ABM.

SNAP Selling

O SNAP Selling é uma estratégia de vendas introduzida no livro SNAP Selling: Speed Up Sales and Win More Business With Today’s Frazzled Customer, da Jill Konrath, e tem como objetivo ajudar a conduzir o processo comercial de forma ágil, como um estalar de dados (daí o nome SNAP).

Os quatro pilares dessa metodologia são a simplicidade, novidade, alinhamento e prioridades. A partir desses quatro critérios, a empresa conseguirá criar um processo de vendas mais acelerado.

Assim, a estratégia propõe facilitar a decisão de compra dos consumidores e, consequentemente, diminuindo o ciclo de vendas, garantindo ainda mais dinheiro para o seu negócio.

Como montar a sua própria estratégia comercial

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Cada um desses planos de vendas apontados devem ser adaptadas para a realidade da sua empresa e, apesar dessas táticas serem muito úteis, você pode criar a sua própria estratégia de vendas seguindo esse passo a passo:

Mensure o status da sua estratégia de vendas

A melhor maneira de saber se a estratégia de vendas adotada está surtindo efeito é mensurando-a. Não há como fazer de outra forma.

Observe como se encontra atualmente a estratégia utilizada e compare o seu status com a performance inicial. 

  • Os resultados são satisfatórios? 
  • Atendem às expectativas do que foi planejado? 
  • O cliente está satisfeito com as entregas feitas pela equipe e tem potencial para se tornar um defensor da sua marca?

Se as respostas para as perguntas não forem as melhores, é hora de repensar a estratégia utilizada e alinhá-la com os objetivos da organização.

Defina e conheça seu público alvo

Mais importante do que ter um bom produto ou serviço para oferecer é saber quem irá comprá-lo ou contratá-lo.

Mapear o comportamento do seu cliente é a melhor forma de direcionar a venda correta para ele. Conhecer de forma detalhada os seus hábitos de vida e principalmente de consumo dos seus principais clientes é um aliado poderoso na hora de definir quem é o seu público-alvo.

Uma vez que você sabe quem é o seu cliente, as ações tomadas pelo time comercial serão otimizadas e a abordagem será mais objetiva, indo ao encontro de atender às suas necessidades com soluções  eficientes.

Faça Análise SWOT

Uma ferramenta muito útil para extrair informações importantes para auxiliar nas suas estratégias de venda é a Análise SWOT.

Sua finalidade é explorar da melhor forma possível todas as oportunidades para o seu negócio crescer de forma  estratégica, quais os seus pontos fortes e como eles podem ser trabalhados para elevar a qualidade dos resultados da sua empresa.

Além disso, ela ajuda a detectar quais são as fraquezas e as ameaças que rondam o desempenho da sua empresa. Entender os motivos pelos quais os números de vendas de determinados produtos sofreram uma queda expressiva e trabalhar para reverter a situação é uma boa saída para a retomada dos resultados anteriores.

Monte sua estratégia de mercado

É hora de definir como será a sua inserção no mercado ou seu novo posicionamento sobre ele.

Seja um mercado em que você já atua ou seja a hora de explorar novas possibilidades com mercados nunca trabalhados antes. Pensar em estratégia de vendas para aumentar os seus resultados em localidades diferentes com novos produtos ou até mesmo oferecer novas possibilidades aos clientes em lugares onde a sua marca já é conhecida e atuante.

No processo de vendas, há várias possibilidades de trabalhar o seu mercado ou outros que nunca foram explorados, desde que planejado com antecedência e haja a mensuração  dos resultados com frequência.

Estabeleça metas de sucesso

Agora que você tem em mãos informações importantes extraídas das etapas anteriores, é preciso definir objetivos que trarão resultados consistentes para a sua empresa.

Não basta apenas estabelecer metas se não houver recursos disponíveis para que o time de vendas consiga atingi-las ou até mesmo ultrapassar, que é desejo de todo mundo. Todos devem entrar em campo com todo o suporte possível para trazer à realidade resultados de alta performance.

Nessa hora, todas as áreas interligadas precisam trabalhar em conjunto, colocar a mão na massa e disponibilizar aos consultores de vendas todas as informações e materiais disponíveis para que o trabalho seja executado da melhor forma possível.

Desenhe um plano de ação

Aqui, mais uma vez, chamamos a atenção para a importância do planejamento antes de agir em qualquer situação. No caso, aqui o cenário diz respeito às visitas dos representantes de vendas aos clientes.

Os contatos precisam acontecer de forma estratégica, sem aleatoriedades, ou cada um fazendo da sua forma, como achar conveniente para o negócio. O ideal é que haja um roteiro, um fluxo a ser seguido por todos para fazer o processo de vendas acontecer conforme foi desenhado.

Dessa forma, o vendedor se preocupa apenas em executar o seu trabalho da melhor forma, agregando o seu talento e conhecimento a partir de um plano de ação bem definido pela área comercial e outros setores envolvidos, de acordo com os diferentes tipos de clientes e necessidades.

Tenha uma comunicação clara e objetiva

É importante que todos estejam alinhados aos objetivos da empresa para que cada um, fazendo a sua parte, construa o cenário de sucesso idealizado durante as etapas de planejamento.

Para isso, todos os envolvidos devem ter uma compreensão clara e objetiva da maneira como a empresa se posiciona atualmente, isso vale tanto para a equipe quanto para os clientes.

Nesse momento, entram em ação os times de marketing e vendas para juntos encontrarem formas práticas de comunicação eficiente, para que todos consigam receber a mensagem que a empresa está emitindo de forma simples e de fácil assimilação.

Foque em contratar e desenvolver pessoas

Por trás dos resultados de uma empresa, há uma equipe que trabalha incansavelmente para transformar em realidade os projetos de construção de uma grande instituição que estão no papel.

Essas pessoas são aquelas que representam melhor a sua marca, reforçam os seus valores e o que ela pode entregar de melhor para o cliente. Contrate as melhores pessoas para fazer a sua marca ir cada vez mais longe.

Mas lembre-se: trazer um bom talento do mercado sem investir em desenvolvimento é jogar todo o seu planejamento e tempo investido fora. Capacitar e preparar o seu time é o melhor investimento que você pode fazer. Colaboradores preparados sabem onde devem ir, como ir e onde chegarão com tudo o que tiverem em mãos.

Dicas na hora de implementar uma estratégia comercial

Prepare o time de vendas

Com a estratégia de vendas desenvolvida, é importante preparar todos os colaboradores envolvidos, principalmente o time de vendas.

Marque uma reunião e, se possível, crie um documento para explicar cada passo, atividade, função e prazo do seu planejamento. É fundamental que todos estejam alinhados com a estratégia da empresa.

É importante também realizar reuniões regulares para atualizar todos os funcionários do desenvolvimento e sucesso da estratégia, apontando métricas e pontos fortes e fracos.

Use a tecnologia a seu favor

Se você quer alcançar o sucesso e vender de maneira eficiente, coloque a tecnologia como o seu melhor amigo. A internet, hoje, possui inúmeras ferramentas e sistemas que ajudam a automatizar tarefas e otimizar o tempo, e você deve usufruir dessa tecnologia.

Pesquise ferramentas que fazem sentido dentro da sua empresa, são fáceis de usar e serem implementadas, e estão dentro do seu orçamento. Treine o time de vendas para que cada profissional saiba utilizar todo o potencial do sistema.

E, além de utilizar ferramentas como CRM, ERP, sales data e etc, procure estar presente nas redes sociais para acompanhar os comentários e feedbacks dos consumidores. Assim, você tem uma resposta em tempo real sobre o sucesso da sua estratégia de vendas.

Respondendo dúvidas comuns

Posso usar duas estratégias de vendas simultaneamente?

Nesta lista, citamos 15 estratégias de vendas para você adaptar e utilizar na sua empresa, e isso não significa que você deve escolher apenas uma dessas opções e utilizá-la.

Muitas dessas táticas são complementares umas às outras e, combinadas, podem virar uma verdadeira arma de vendas. A definição de um ICP, por exemplo, é uma maneira de criar materiais relevantes e cada vez mais de acordo com as necessidades e dores dos seus consumidores.

Atente-se a cada uma das estratégias, pense o que faz sentido para o seu negócio, neste momento e desenvolva uma estratégia de vendas matadora.

E, se você tiver algum tipo de dúvida sobre este conteúdo ou quer saber melhor como aplicar tudo isso na prática e de acordo com as peculiaridades da sua empresa, marque uma conversa com um de nossos especialistas

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