Closecare: construindo processos de vendas e gestão em curto prazo

Entenda como a Inside ajudou a Closecare a ganhar eficiência na operação de vendas e aumentar os resultados em curto prazo:

Sumário

Sobre a empresa

A Closecare é uma empresa de tecnologia focada em gestão de RH. Com um produto bem validado no mercado, a empresa ajuda negócios de médio e grande porte a administrar de maneira mais inteligente documentos de funcionários, como atestados ou declarações de acompanhamento de horas.

Fazendo um trabalho de ponta a ponta, a Closecare auxilia na captação, análise, armazenamento e compartilhamento desses documentos.

“Antes da consultoria com a Inside, nós já tínhamos um produto muito bem validado e estávamos em um mercado completamente inexistente, então pode-se dizer que inauguramos o segmento. Além disso, tínhamos cases muito claros, de grandes empresas que já estavam usando a nossa solução”, comenta o cofundador e CEO da empresa, Closecare.

Contudo, apesar de pontos positivos importantes, a empresa de gestão de documentos apresentava um pipeline enxuto e um processo de que necessitava ser refinado e documentado para, assim, poder escalar.

Diante da necessidade de crescimento em pouco tempo e com uma indicação , André Camargo, sócio da Closecare entrou em contato com a Inside na expectativa de construir processos de maneira rápida e com auxílio de especialistas em Inside Sales.

Refinando e escalando o processo de vendas

Quando iniciamos a consultoria com a Closecare, notamos uma característica  muito comum em startups: um dos sócios cuidava de fatores mais técnicos, como produto, e outro das vendas. Isso significa que a área de vendas era composta apenas pelo André Camargo, que realizava todo o processo.

“Eu fazia toda a prospecção, gerava lista, entrava em contato com os clientes e fazia todo o trabalho de closer porque estávamos focados em refinar o produto. Então, ano passado, recebemos uma rodada de investimentos e decidimos estruturar a área de vendas, ter LDR e SDR, e foi quando eu procurei a inside para fazermos isso rápido”, explica o sócio.

Esse tipo de estrutura do time de vendas é oportuno no começo da operação, mas conforme a empresa cresce, uma única pessoa não consegue cuidar de todas as responsabilidades – e é exatamente isso que estava acontecendo na Closecare.

Camargo não tinha tempo para gerar leads topo de funil e, ao mesmo tempo, precisava cuidar do meio e fundo. Em outras palavras, não conseguia dar a devida atenção para nenhum estágio do funil de vendas.

Diante desse cenário, a Inside realizou um diagnóstico e preparou um plano de ação em duas etapas: primeiro, analisar, refinar e documentar todo o processo de vendas e garantir a eficiência do pipeline para depois contratar um time de pré-vendas e capacitá-los.

“A gente refinou e documentou todo o processo, fizemos os funis de pré-vendas e focamos na parte de contratação”, pontua Alexandre Castro.

Estratégia de crescimento

A Closecare tinha um problema: muitos negócios parados na  mesma etapa do Pipeline. Geralmente, a etapa de negociação demorava mais do que o necessário e isso aumentava o ciclo de vendas. Então, nós criamos um processo para conhecer melhor os clientes e entender porque eles não estavam avançando na jornada de compra.

Em paralelo a isso, o processo de vendas da empresa foi refinado, testado e documentado para que pudéssemos avançar nas contratações e já ensinar os novos vendedores sobre todas as atividades e responsabilidades de vendas.

“Não tínhamos processo, era feito do jeito que dava com um esforço muito grande. O que ajudou foi documentar tudo, pensar nas personas e ICP de maneira mais estruturada, colocar o Hubspot com as sequências específicas, pensar no dia a dia e as ferramentas, separar remuneração, bonificação e metas de SDR e LDR”, pontua Camargo.

Toda essa primeira  etapa do projeto foi realizada pensando nos nas deficiências do processo de venda da da Closecare: estruturar uma operação de vendas, o mais rápido possível e sem cometer grandes erros.

Então, em apenas alguns meses, essa primeira parte do plano de ação já tinha sido colocada em prática e estava mostrando outcomes.

“Em menos de 60 dias a gente já tinha algo rodando de maneira estruturada, o que seria quase impossível eu fazer isso sozinho. Foi muito rápido para colher resultado e ver isso funcionando”, comenta André Camargo.

Com esse resultado, ainda durante a consultoria, começamos a estruturar a contratação de um(a) SDR e um(a) LDR. Para isso, analisamos as necessidades da empresa, os perfis dos candidatos ideais, a remuneração e todo o processo de onboarding e ongoing.

Assim, foram contratados um LDR e um SDR para tomar conta de todo o processo de pré-vendas, entendendo como atrair, prospectar, qualificar e passar o bastão para o closer.

Resultados expressivos ainda durante a consultoria

Em quase 7 meses de consultoria, a Closecare passou a ter um processo de vendas muito bem estruturado e rodando em um CRM de alto nível, o HubSpot. Além disso, com um time de pré-vendas contratado, a empresa conseguiu consolidar a abertura de oportunidades, aumentou a atração e qualificação de leads e estruturou o total de negócios  abordados por mês.

“Visto o momento em que estávamos, a consultoria com a Inside foi crucial. Chega em um momento de toda startup que áreas precisam dar certo rápido, e vendas é uma delas. Então ter uma consultoria que nos ajudou a fazer isso, por um preço acessível, em um formato flexível e com pessoas que entendem do assunto, foi crucial. Tivemos resultados muito rápido então logo eu tive essa percepção de valor”, conclui o sócio André Camargo.

Sobre a Inside

Muitas empresas, em especial startups, passam pelos mesmos problemas que a Closecare: leads que não percorrem o pipeline, processos pouco estruturados ou documentados e um time de vendas que precisa de capacitação. Mas esses contratempos não precisam ser uma grande dor de cabeça.

A Inside é uma consultoria de Vendas Internas com foco em auxiliar empresas a otimizar processos, automatizar ferramentas de vendas e capacitar profissionais de vendas.

Com um conhecimento profundo sobre as principais tecnologias do mercado, uma metodologia própria criada a partir de anos de experiência e abordagem personalizada para cada cliente, prometemos ajudar o seu negócio a aumentar os resultados e bater metas.

Para entender melhor como funciona a nossa consultoria e como poderíamos ajudar com seus principais problemas de Inside Sales, converse com um de nossos especialistas.

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