Sales Manager: O que faz e como contratar esse profissional?

A importância do job description de sales manager e valiosas abordagens para você atrair os melhores profissionais. Entenda melhor:
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Sumário

“Escreva job descriptions e não sleep prescriptions”. Com essa frase já famosa no meio de vendas, T. Bertuzzi enfatiza a importância de se escrever boas descrições de trabalho para atrair as pessoas certas.

E a prática se mostra irrefutável neste ponto: na Inside, reescrevemos diversos job descriptions para nossos clientes e o resultado não poderia ser melhor: atraímos profissionais mais qualificados e, principalmente, alinhados à visão da empresa.

Por isso, neste post vamos nos aprofundar na importância do job description de sales managers e abordar dicas valiosas para você atrair os melhores profissionais para a sua empresa. Acompanhe!

Recapitulando: o que faz um Sales Manager?

A função de sales manager é fundamental para qualquer empresa. Afinal, esse é um profissional que tem influência direta nas atividades que geram receita e, consequentemente, no lucro da organização.

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Em uma equipe, os profissionais de vendas precisam de um líder que cobre-os das suas responsabilidades, avalie a sua performance e os auxilie a explorarem seus pontos fortes para se tornarem vendedores mais eficientes.

Assim, algumas das principais responsabilidades do sales manager são:

  • Analisar as métricas do negócio para tomar decisões e orientar o time;
  • Desenvolver e implementar estratégias de vendas;
  • Elaborar o forecast de vendas;
  • Entrevistar, selecionar e contratar novos integrantes para a equipe de vendas;
  • Motivar e levar o time de vendas a bater (ou superar) as metas estabelecidas;
  • Treinar e mentorear os profissionais de venda.

Leia mais: PROCESSO EFICIENTE PARA CONTRATAR VENDEDOR

O que considerar na hora de criar o job description de sales manager

Para atrair candidatos qualificados e que estejam alinhados com os objetivos e com a visão da empresa, é importante que a descrição do trabalho de sales manager seja feita de forma minuciosa, concisa e que engaje quem está em busca de uma vaga.

O primeiro passo é apresentar a empresa e o cargo oferecido. Os candidatos à vaga de sales manager precisam saber exatamente qual é o perfil exigido e qual será o seu papel dentro da organização para, assim, avaliar se de fato contam com as habilidades e competências necessárias para fazerem parte do time.

Faça uma lista das competências e habilidades desejadas, dos objetivos da empresa e das responsabilidades do cargo. Dê preferência a formatos de fácil leitura, como um texto em bullet points, e certifique-se de que a descrição está compreensível e alinhada às expectativas da empresa.

Leia mais: COMO CONTRATAR VENDEDORES PARA O SEU TIME DE VENDAS

Competências e habilidades exigidas de um sales manager

job description de sales manager

A função de sales manager deve ser assumida por alguém que tenha experiência em liderar times de vendas e saiba avaliar o desempenho dos vendedores. No entanto, é importante destacar que, neste setor, as soft skills também são importantes e, por isso, é essencial que o job description abranja essas características.

Nesse sentido, muitas empresas costumam separar as competências que consideram relevantes para o cargo em “exigidas” e “desejadas”. Deixar claro quais habilidades não são “obrigatórias” aumenta as chances de atrair profissionais mais qualificados se interessarem pela vaga.

Isso posto, algumas das competências indispensáveis para o cargo se sales manager são:

  • Conhecimento técnico: para utilizar CRMs e outros softwares que a empresa utilize;
  • Liderança: ter experiência em cargos de gestão ou ao menos a disponibilidade para capacitar-se e receber o treinamento adequado;
  • Formação: os conhecimentos que possui e os treinamentos que já fez;
  • Experiência: para ser bem sucedido com sales manager, experiência é fundamental.

Além disso, existem algumas habilidades que são importantes para a função. Um sales manager deve saber:

  • Comunicar-se;
  • Fazer análises;
  • Liderar e delegar;
  • Manter-se calmo sob pressão;
  • Motivar e colaborar;
  • Planejar.

Leia mais: 15 PERGUNTAS PARA FAZER NA ENTREVISTA DE EMPREGO EM VENDAS: GESTORES E VENDEDOR

Modelo de job description para sales manager

job description de sales manager

Veja um exemplo genérico de descrição da vaga de sales manager:

A empresa

A Empresa X desenvolve soluções que ajudam centenas de negócios a crescer. Desenvolvemos softwares e sistemas voltados para pequenas e médias empresas. Nossa cultura é focada em construir relacionamentos e ajudar os profissionais a crescerem na suas carreiras por meio de um ambiente de trabalho flexível, autônomo e transparente.

A Empresa X foi fundada em 2005. Estamos sediados em São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis, e temos planos de expansão para as regiões Norte e Nordeste. Entramos para a lista dos melhores lugares para trabalhar em 2020, de acordo com o levantamento Y.

A vaga

Buscamos um sales manager que ajude nosso time de vendas a continuar a bater e superar suas metas. Queremos alguém com conhecimento aprofundado e experiência em vendas, geração de leads, construção de relacionamentos e fechamento de negócios.

Procurar profissionais que aprendam rápido e sejam bons negociadores, alguém com um histórico de sucesso e que sirva de inspiração para outros profissionais do setor. Para isso, nosso cargo de sales manager exige uma pessoa com visão aguçada e a habilidade de liderar, aconselhar e motivar um time de alta performance.

Objetivos do cargo

  • Alcançar os objetivos da empresa por meio de um planejamento eficiente, definição de metas, análise do desempenho e forecast;
  • Contratar, treinar, motivar e aconselhar o time de vendas;
  • Gerar leads e construir um relacionamento duradouro com nossos clientes;
  • Pesquisar as necessidades do consumidor e identificar como nossas soluções podem atendê-los;
  • Representar nossa empresa, com conhecimento aprofundado das nossas soluções.

Responsabilidades do cargo

  • Atender às necessidades de clientes e potenciais clientes;
  • Criar e executar estratégias de vendas para expandir nossa base de clientes;
  • Fazer a gestão de processos mensais e anuais;
  • Monitorar e analisar métricas, indicadores e tendências;
  • Recrutar novos profissionais, definir vendas, treinar e monitorar as atividades e a performance do time.

Competências e habilidades

  • Capacidade de liderança;
  • Disponibilidade para viagens;
  • Excelente comunicação, organização e habilidades interpessoais;
  • Graduação em Marketing ou Administração:
  • Histórico de sucessos;
  • Pelo menos 5 anos de experiências em gestão de vendas.

Para saber mais sobre recrutamento de vendedores de alto nível, ouça o nosso podcast Inside the Sales! Neste episódio, conversamos com Thiago Schioppa sobre seleção de vendas:

Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo sobre job description de sales manager. E se você precisa de ajuda para reformular seu plano operacional de vendas, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!

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