Processo eficiente para contratar vendedor

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Sumário

Quando você precisa contratar um profissional para a sua equipe de vendas, é importante conduzir a contratação dos novos talentos com agilidade. Para formar um time comercial de alta performance, é preciso que o processo seletivo seja criterioso e considere uma série de fatores que ajudem a garantir que o perfil do candidato seja adequado à vaga ofertada. Do fit cultural às competências necessárias, a seleção deve conseguir atrair e fazer a triagem dos melhores candidatos.

Neste post, conheça 7 passos para montar um processo eficiente para contratar vendedor. Acompanhe!

7 passos para contratar vendedor de forma eficiente

1. Formatação da vaga

Este primeiro passo se refere à definição do job description, certificando-se de que há clareza no que é esperado dos candidatos. Se você está procurando um vendedor, é necessário destacar o perfil desejado para a vaga. Isso serve para facilitar a vida do recrutador, afunilando o processo seletivo e evitando que profissionais que não correspondam ao perfil acabam se candidatando.

Para isso, é preciso deixar bem claras as competências necessárias e todas as exigências para que o candidato esteja de acordo com as necessidades da empresa, reduzindo, assim, as chances de contratar um vendedor que não cumpram com suas expectativas.

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2. Divulgar vaga

Uma vez que você formatou a vaga que deseja anunciar e definiu o perfil de vendedor adequado às necessidades da empresa, é hora divulgar a vaga. Para isso, você pode utilizar plataformas como trampos e outras tecnologias para aumentar o alcance do anúncio e encontrar bons candidatos.

Quando falamos de equipes de alta performance, porém, é importante abordar o conceito de job advertisement. Diferentemente da simples divulgação da vaga, o job advertisement possui um caráter mais argumentativo, com o objetivo de atrair os profissionais mais bem preparados.

Além de descrever bem a empresa e vaga, é importante esclarecer aos candidatos os motivos pelos quais eles desejarão trabalhar pelo sucesso do negócio. Para isso, inclua dados, mesmo que inusitados, e informe se há plano de carreira, suporte para capacitação continuada e quaisquer outros benefícios atrativos.

Leia mais: COMO CONTRATAR VENDEDOR PARA O SEU TIME DE VENDAS

3. Avaliação de CV

Nesta etapa, o recrutador vai decidir quais currículos fazem sentido para os critérios esperados para a vaga. Trata-se, em outras palavras, de realizar uma triagem dos perfis com melhor fit com base nas informações apresentadas pelos candidatos.

Como você pode imaginar, essa análise é fundamental para evitar que sejam chamados profissionais que não atendem os requisitos desejados para a vaga de vendedor, otimizando o uso do tempo e a eficiência do processo de escolha.

Nesta fase, é importante ter em mente que nem mesmo o melhor currículo consegue comunicar perfeitamente as habilidades e experiências do candidato. Por isso, sempre que houver dúvidas, é recomendado entrar em contato com o profissional e fazer a checagem das informações.

4. Scanning

O mercado está repleto de ótimos vendedores, mas nem todos estão aptos para preencher a vaga que você anunciou. No entanto, como comentamos, contratar vendedor somente pelo currículo é um erro. É apenas por meio de avaliações e entrevistas (que veremos mais adiante) que é possível conhecer cada candidato e fazer, de fato, a escolha certa.

E é nisso que se baseia esta etapa: trata-se de uma primeira conversa com todas as pessoas que se candidataram. Um bate-papo rápido, de 15 minutos, aproximadamente, explicando e vendendo a vaga aos candidatos, perguntando sobre o interesse dessas pessoas e tirando quaisquer dúvidas que elas possam ter. O encontro também pode ser utilizado para alinhar o projeto.

Leia mais: 15 PERGUNTAS PARA FAZER NA ENTREVISTA DE EMPREGO EM VENDAS: GESTORES E VENDEDOR

5. Entrevista comportamental e cultural

Caso a empresa conte com um departamento de RH ou tenha ênfase em cultura e formação da equipe, é importante realizar uma entrevista para alinhamento da cultura da empresa com o perfil do candidato.

Devemos ter em mente que a cultura organizacional é ponto-chave para o funcionamento da empresa. Afinal, ela carrega os valores e comportamentos que a organização deseja manter.

Assim, é essencial que esse tipo de entrevista ocorra para que o recrutador perceba se o candidato tem o fit cultura com a empresa, uma vez que esse é um elemento muito importante para sua motivação no dia a dia. De fato, desalinhamentos nesse sentido podem causar desgastes prematuros e resultando no desligamento desses profissionais.

Por fim, quando falamos em entrevista comportamental, estamos nos referindo à etapa do processo que busca avaliar as competências de cada candidato, de modo a identificar traços e características de cada perfil.

Costuma-se definir uma competência em três pontos: conhecimento, habilidade e atitude. Afinal, para desenvolver uma determinada competência, é preciso que o profissional tenha bom conhecimento sobre o assunto, habilidade para desenvolver as atividades necessárias e atitude para demonstrar aquela competência na prática.

6. Entrevista técnica

Se a etapa anterior nos ajuda a identificar as soft skills de cada candidato, a entrevista técnica tem como objetivo entender as hard skills do profissional, ou seja, verificar o grau de conhecimento e as habilidades de cada pessoa em relação aos conhecimentos técnicos exigidos para o job.

Quando falamos especificamente de vendas, esta etapa serve para identificar a capacidade inicial de venda do candidato e qual será o esforço para treiná-lo até que esteja apto a realizar o trabalho.

Geralmente, a entrevista técnica é conduzida por quem vai liderar diretamente o profissional dentro da equipe, podendo ser aplicado na forma de testes, dinâmicas de grupo, role play, entre outras.

Leia mais: O GUIA DEFINITIVO PARA CONTRATAÇÃO DE VENDEDORES EM 7 MINUTOS

7. Acordo e próximos passos

É o momento de fazer o acordo, perguntar se a sua empresa pode contar com o candidato e alinhar o projeto. Ou seja, é a hora de formalizar o acordo de trabalho e agilizar os processos burocráticos de contratação.

Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo. E se você quiser construir seu planejamento de vendas, criar as metas e desdobrar as metas em entregáveis com viabilidade e entender como executar com excelência cada etapa do planejamento, baixe agora nosso material planejamento de vendas!

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