Pipedrive: entenda como usar o sistema CRM multifuncional

O Pipedrive é um dos melhores sistemas de CRM do mercado. Mas será que você sabe utilizar todos os benefícios da plataforma? Saiba mais:
Índice

A profissão de vendedor é uma das mais antigas do mundo. Partindo do pressuposto que venda é a troca de produtos ou serviços por um determinado valor, o ato de venda já era bem caracterizado na Inglaterra do século XIX.

Com o passar dos anos, os vendedores tiveram que se adaptar às mudanças do mercado, novas exigências do consumidor e inovação tecnológica. Hoje, por sorte, não é necessário sair do escritório com uma quantidade absurda de papelada dentro da maleta.

Dentro de apenas um computador, é possível armazenar todas as informações do prospect, processo comercial e muito mais. A vida do vendedor se tornou muito mais fácil com a criação de ferramentas que otimizam o tempo e processos.

Hoje, damos destaque a uma delas: o CRM Pipedrive. A plataforma usada mundialmente oferece diversos recursos e ferramentas para otimizar a jornada de compras e a rotina do trabalhador. Para entender melhor, continue lendo. Boa leitura!

O que é o Pipedrive?

O Pipedrive é um sistema CRM criado para vendedores, por vendedores – ou seja, desenvolvido por pessoas que entendem profundamente as dificuldades e necessidades de vendas.

Através de recursos como:

  • Gestão de funil de vendas;
  • Integração de e-mail;
  • Metas;
  • Relatórios de vendas;
  • Previsão de vendas;
  • Formulários web;

A plataforma tem o objetivo de melhorar e tornar mais confiável o relacionamento entre empresa e cliente.

Origem

O Pipedrive foi criado em 2010, na Estônia, com o objetivo de ser o primeiro sistema CRM criado para vendedores, por vendedores.

Aqui, é importante lembrar que, naquela época, a maioria dos sistemas CRMs eram desenvolvidos apenas para grandes empresas. Contudo, o Pipedrive se mostrou uma boa alternativa para todas as empresas.

Através dos anos, a plataforma lançou integração com outras ferramentas, tais quais o Google Apps, o MailChimp e Trello. Com isso, cada vez mais empresas de todos os cantos do mundo se tornaram usuárias do Pipedrive,

Popularização no Brasil 

Marcelo Silva, especialista do Pipedrive, acredita que a plataforma se popularizou no Brasil principalmente por causa de ações de marketing bem feitas, plug and play (técnica de ligar e já usar), e por ter um trial gratuito de 30 dias.

Além disso o Pipedrive por volta de 2012 ficou rapidamente popular no meio de startups como alternativa ao líder Salesforce (caro e complexo) e outras opções com funcionalidades reduzidas. Cuja simplicidade não atendia a crescente complexidade do ecossistema de startups do Brasil. 

Quer testar e tirar as suas próprias conclusões sobre o Pipedrive? É só acessar este link!

O que é CRM

Antes de falar do Pipedrive vamos falar da categoria. O que é CRM?

Do inglês Customer Relationship Management, a sigla significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Assim, o sistema CRM facilita o contato entre vendedores e clientes, como também organiza todo o ciclo de vendas. 

O CRM é um conceito que vai além do funil de vendas e do software que gerencia o funil. É uma prática de gestão relacionada a centralizar os dados e gerenciar o ciclo de vida do seu relacionamento com o cliente. 

É comum a confusão entre CRM e Pipeline de vendas. Pipeline de vendas é aquela representação que você provavelmente já conhece com as etapas do funil de vendas. (inserir print do Pipedrive visualização de funil).  

Um software de CRM como o Pipedrive ajuda a gerenciar e organizar os contatos, ganhando eficiência e assertividade no tratamento dos dados. Mas mesmo uma planilha excel pode ser considerada uma ferramenta de CRM. Com o software, é possível:

  • Organizar contatos;
  • Integrar e armazenar informações;
  • Organização e gerenciamento de contatos;
  • Históricos, relatórios e armazenamento de dados;
  • Rastreamento de consumidores;
  • Previsibilidade de fechamento;
  • Estratégias mais assertivas;

Em um mercado cada vez mais competitivo, a sua empresa quer oferecer a melhor experiência de compra para os clientes. E para isso é necessário utilizar todas as ferramentas disponíveis como suas aliadas.

O sistema CRM se mostra como uma ótima alternativa para automatizar processos e otimizar a rotina do/a vendedor/a.

Além do Pipedrive, existem outras plataformas bastante conhecidas e usadas no mercado, mas abordaremos isso mais adiante.

Qual a diferença de um CRM de pipeline para outros CRMs?

Como acabamos de mencionar, existem diversos sistemas de CRM no mercado. Eles variam em preço, funcionalidades e também em objetivos. 

Podemos citar o Pipedrive como um exemplo de CRM pipeline, ou seja, um software que tem foco em funil de vendas. Desse modo, o principal objetivo desta ferramenta é acompanhar todas as etapas da jornada de compras.

A principal diferença entre o modelo de pipeline e outros sistemas de gerenciamento é que o pipeline é o foco principal. Isso significa que todo o layout, design e ferramentas são pensadas para facilitar a visualização dos estágios dos clientes.

O pipeline é muito útil para empresas que querem manter os clientes informados e engajados, organizar a rotina dos vendedores, ter atualizações constantes e analisar o processo de vendas.

Por que você precisa de um CRM? 

Você já deve ter entendido que adotar um sistema CRM como o Pipedrive pode trazer uma série de benefícios para a sua empresa. Mas, para não haver nenhuma dúvidas, vamos aprofundar nos melhores benefícios de um bom gerenciamento de relação com o cliente:

Processar mais oportunidades de vendas

Pode-se dizer que uma das maiores dificuldades de uma empresa é encontrar novos leads qualificados. Muitos prospects chegam aos vendedores, mas nem todos tem o fit com o negócio.

Com uma plataforma CRM, é possível rastrear oportunidades melhores e, consequentemente, fechar mais vendas.

Outro aspecto positivo de implantar esse sistema é que o Pipedrive ajuda a identificar os melhores clientes. Dessa forma, os vendedores podem direcionar esforços e tempo para leads que têm mais chances de se converterem.

Centralizar informações em apenas um lugar

Trabalhar com vendas não é fácil, mas entender que a tecnologia pode ser o seu melhor amigo é otimizar o tempo e automatizar processos.

Colocando todas as informações sobre os seus prospects em apenas um lugar, é possível manter uma organização, melhorar a visualização de dados, rastrear informações com mais facilidade e não perder informações importantes.

Afinal, dados não significam nada se não foram analisados. Dessa forma, você consegue se organizar, visualizar e investigar todas as informações e, a partir daí, transformar os números em informações úteis.

Larga o papel e a caneta e corre para um computador. Vai facilitar a sua vida.

Melhorar qualidade da abordagem comercial

Vendas são, essencialmente, o trabalho de construir relacionamentos com clientes. Por isso, um bom vendedor sabe ser adaptável e mudar a abordagem, dependendo do tipo de consumidor.

Com uma ferramenta como o Pipedrive, é possível acessar e analisar informações mais facilmente e, assim, criar estratégias de vendas mais assertivas e qualificadas com o consumidor.

Aumentar a lucratividade do negócio  

No fim do dia, o grande objetivo das empresas é crescer e aumentar a receita. Para isso, é necessário criar uma série de processos, metas e métricas para atingir esse objetivo maior.

E sistemas de CRM são fundamentais para auxiliar vendedores a atingir essas milhas. Com um time de alta performance, um/a líder de qualidade, um produto inovador e, claro, ferramentas, será muito mais fácil atingir as suas metas.

Para entender um pouco melhor como um sistema de CRM como o Pipedrive pode te ajudar, confira este podcast gringo:

Pros do Pipedrive

Você acabou de ver os motivos pelos quais a sua empresa deve implantar um sistema de CRM. Contudo, com diversas alternativas no mercado, vamos aprofundar os principais destaques que o Pipedrive oferece. Confira:

Automação de tarefas simples

Por que realizar tarefas manuais se o Pipedrive pode fazer por você? Com essa ferramenta, é muito fácil rastrear e-mails, chamadas e entender o progresso do processo comercial.

Além disso, como a ferramenta foi desenvolvida por vendedores, eles conseguiram simplificar o processo de vendas. Na plataforma, é possível inserir um novo contato, acompanhar o processo e visualizar todas as informações importantes em um espaço só.

Controle de funil de vendas

Como já foi dito, o Pipedrive é um CRM focado em funil de vendas. Dessa forma, todas as ferramentas e funcionalidades da plataforma foram pensadas para simplificar a visualização das etapas de vendas.

A ferramenta permite:

  • Medir oportunidades e erros no processo de vendas;
  • Criar um pipeline personalizado e que se encaixe com as suas necessidades;
  • Oferece estatísticas úteis;
  • Melhor entendimento das etapas do processo comercial;

Assim, você é capaz de entender logo de cara as ações decisivas de cada etapa do funil de vendas.

E, para se tornar um/a verdadeiro/a profissional em pipeline, que tal conferir:

PIPELINE DE VENDAS: O QUE É E 5 PASSOS PARA ENTENDER O SEU PROCESSO COMERCIAL

GERAR PIPELINE: O QUE É E QUAL A IMPORTÂNCIA PARA O SEU NEGÓCIO?

Interface intuitiva 

Tem algo mais frustrante do que criar uma conta em alguma plataforma e não saber usar? A interface é confusa, o design cheio de cores e padrões e, por fim, você acaba desistindo.

Por sorte, no Pipedrive as coisas são diferentes. Se você procurar reviews sobre a ferramenta, com certeza vai encontrar comentários de usuários elogiando a interface.

Logo que você criar a sua conta, entenderá rapidamente como navegar pelo site e usar as funções da melhor maneira. Isso, além de permitir uma melhor experiência para o usuário, também otimiza o tempo.

Para Marcelo Silva, a interface intuitiva é um dos grandes diferenciais do Pipedrive. “Você bate o olho e sabe o que você tem que fazer e como fazer. Entra, aperta o acelerador e sai vendendo”, comenta.

Gestão personalizada

Além de ter uma interface intuitiva, o Pipedrive permite criar e personalizar a sua própria gestão. Isso significa estabelecer os próprios processos e padrões, facilitando a sua rotina de trabalho.

A personalização, além de permitir uma adaptação mais fácil e rápida, também ajuda a criar campos específicos para cada cliente. 

Suporte técnico 

E, além de oferecer gestão personalizada e interface intuitiva, o Pipedrive também tem um suporte técnico fora do comum.

A Amanda Iaemori, Sales Ops da Inside, relata a experiência incrível que ela teve com a ferramenta: “quando eu solicitei suporte técnico, fizeram até vídeos para mim. Me explicaram, mandaram diversos conteúdos e me responderam tudo de forma paciente”.

E o melhor: você pode ter uma dúvida a qualquer momento do dia que o suporte ao cliente vai te atender – até mesmo em finais de semana ou feriados!

Para mais, o sistema de CRM também oferece um material de capacitação. Entrando na parte de Academy do Pipedrive, é possível encontrar vídeos, cursos e textos para melhorar as suas técnicas de vendas e conhecimento sobre CRM.

Contras do Pipedrive

Claro, nenhuma plataforma é perfeita, e para realizarmos uma avaliação justa, é necessário também apontar os principais contras do Pipedrive. 

Cobrança em dólar

Apenas em 2021, o dólar chegou na mínima de R$4,9 e máxima de R$5,8. O que pode aparecer alguns centavos, ao longo do ano se mostra um grande peso no bolso.

Apesar de ser muito popular no Brasil, o Pipedrive é uma ferramenta global e, por isso, é cobrado em dólar. Esta questão é uma das principais reclamações entre os usuários da plataforma.

Funções limitadas

O Pipedrive oferece 4 planos que variam em preço e recursos, eles são: essencial, avançado, profissional e corporativo. O plano corporativo é o mais caro, mas oferece todas as funcionalidades disponíveis na plataforma ilimitadamente.

Contudo, os outros planos têm funções limitadas. Isso significa que, dependendo do plano, você não conseguirá utilizar algumas ferramentas da plataforma.

Esta limitação é outro alvo de críticas por parte dos usuários, que pagam um preço alto e, mesmo assim, não conseguem utilizar tudo o que a ferramenta oferece.

Planos do Pipedrive

Assim como a maioria das plataformas de software, o Pipedrive oferece uma série de planos, que diferem em recursos e preços. Aqui, vamos aprofundar melhor sobre os diferentes planos e ferramentas que cada um oferece. Confira:

Essencial

O plano essencial é o mais simples e, por US$12.5/mês, você pode:

  • Gerenciar leads, negócios, calendários e funis;
  • Importar dados simples;
  • Personalizar a gestão;
  • Ter suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • Integrar com mais de 275 outras ferramentas;

Contudo, este plano não oferece:

  • Sincronização de e-mail com provedores principais;
  • Modelos de e-mail;
  • Agendador;
  • Dados inteligentes de contato;

Avançado

Já o plano avançado custa US$ 24.9/mês e, além de oferecer todos os mesmos benefícios do essencial, também oferece:

  • Sincronização total de e-mails, com modelos e agendamentos;
  • E-mails em grupo;
  • Rastreamento de aberturas e cliques de e-mails;
  • Criador e fluxos de trabalho com automatizações por gatilho;

Contudo, o plano avançado não oferece:

  • Assinaturas eletrônicas;
  • Linha do tempo dos contatos;
  • Relatório de previsão de receita;

Profissional

O plano profissional (US$ 49.90/mês), oferece os mesmos benefícios que o plano avançado, assim como:

  • Relatórios avançados;
  • Painéis com elementos visuais;
  • Previsão de receita;
  • Projeção de fechamento de venda;
  • Gestão de documentos e contratos;

Todavia, o plano profissional tem limitações de alguns recursos, como por exemplo, oferece apenas 3 equipes.

Corporativo

Por fim, o plano corporativo é o mais completo do Pipedrive. Por US$ 99 mensais, você pode utilizar todos os recursos da plataforma ilimitadamente, assim como:

  • Equipes ilimitadas;
  • Painel de segurança;
  • Phone support;
  • Grupos de visibilidade;

Para saber mais, acesse a tabela de preços do Pipedrive.

Como implantar o Pipedrive na sua empresa?

Agora que você já conhece melhor sobre CRM, o Pipedrive e as suas principais vantagens e desvantagens, você deve estar se perguntando como implantar a ferramenta na sua empresa.

Identifique gargalos no processo comercial

O primeiro passo para implantar o Pipedrive na sua empresa é definir os gargalos no processo comercial. Com isso, eu quero dizer: fazer uma análise profunda dos ruídos no ciclo de vendas, desde o primeiro contato, até o fechamento de uma venda.

Uma maneira de estar a par de tudo o que acontece é definindo métricas. Esses indicadores são essenciais para parametrizar erros comuns, oportunidades e até mesmo melhorias.

Mas, claro, além das métricas é preciso ter um sistema que gerencie esses números. E é aí que entra o CRM.

Dessa maneira, você precisa definir as principais métricas que se encaixam com o seu negócio. Para definir os principais KPIs, você deve entender o que você quer mensurar:

  • Métrica de atração, para avaliar o comportamento da audiência no seu site, por exemplo;
  • Métrica de conversão, que ajudam a entender a taxa de conversão em certo estágio do funil de vendas;
  • Ou métricas de receita, que indicam receita mensal, ROI ou CAC.

Com os erros comerciais identificados e as métricas definidas, você finalmente entenderá a melhor maneira de utilizar o Pipedrive ao seu favor.

Defina motivos de perda 

Em vendas, há dois resultados possíveis: o fechamento ou a perda da venda. É óbvio que, para os vendedores, a melhor alternativa é fechar um negócio, entretanto, é importante saber utilizar resultados negativos como aprendizado.

Por isso, é muito importante que, quando um vendedor registrar lost, vincular o motivo da perda dentro do Pipedrive. Assim, é possível entender melhor as falhas dentro do processo comercial.

Tomamos como exemplo: se uma empresa começa a perceber que muitos leads estão desistindo do fechamento de venda por falta de um produto X, e essa falta está acontecendo com frequência, é possível aumentar a demanda da compra do produto e reverter a situação.

Aqui, entender que anotar todas as informações importantes do ciclo de vendas é fundamental para encontrar ruídos e desenvolver uma melhor abordagem.

Em pequenas e grandes empresas, os principais motivos de perda são:

  • Falta de conhecimento sobre o produto ou serviço;
  • Equipe despreparada;
  • Falta de habilidade do vendedor;
  • Massificação do atendimento;
  • Falta de estratégia centrada no público-alvo;

Defina as etapas, funis e propriedades

Com os gargalos comerciais e motivos de perda bem definidos, chegou a hora de dar ênfase no funil de vendas. Como já falamos aqui, o Pipedrive é um CRM de pipeline, ou seja, é preciso que todos os estágios de funis estejam bem estruturados.

Para relembrar, o funil de vendas é uma estratégia que mostra todas as etapas do processo de vendas, ou seja, desde o primeiro contato com o cliente, até o fechamento – ou não, da compra.

Com o pipeline, é possível entender melhor como os leads chegam até a sua empresa, em que momento eles se convertem e quais são as melhores oportunidades de venda. Contudo, para que o funil seja eficiente, é preciso saber gerenciá-lo.

E é aí que entra o Pipedrive. Com essa ferramenta, o processo de registro de atividades, contato com clientes e análise de resultados fica muito mais fácil e, consequentemente, melhora a eficácia do seu funil de vendas.

Por isso, nesta etapa, é fundamental que você defina bem todos os estágios, processos e ações do processo comercial. O funil de vendas pode ser dividido em três partes. São elas:

Topo de funil

O topo de funil, também conhecido como ToFu (Top Of The Funnel, em inglês), é a fase de conhecimento da empresa pelo cliente. Neste momento, o leads descobre uma necessidade ou problema e, a partir daí, procura uma solução.

Aqui, o seu principal objetivo é atrair prospects oferecendo educação, ou seja, oferecendo materiais ricos, como eBooks e infográficos. Dessa maneira,através de web formulários, é possível conseguir informações básicas sobre os clientes.

Meio de funil

O MoFu (Middle Of The Funnel), tem como principal objetivo aumentar a relevância e valor percebido pelo cliente. Assim, é necessário se esforçar para transformar leads em oportunidades de vendas.

No meio do funil, o time de vendas deve entender as necessidades dos clientes para que assim seja possível amadurecer e qualificar os leads para a próxima etapa do funil.

Fundo de funil

Por fim, o fundo de funil (BoFu), que representa a fase de fechamento de vendas. Aqui, o objetivo é transformar oportunidades em clientes.

Para isso, os vendedores necessitam provar o valor da empresa, para que o cliente entenda que o seu produto ou serviço é a melhor opção do mercado. Uma boa maneira de fazer isso é desenvolvendo uma proposta comercial.

Quer aprender a fazer uma proposta comercial atraente? Acesse: PROPOSTA COMERCIAL: APRENDA A FAZER UMA EM 6 PASSOS

Neste podcast, o autor do livro “The Irresistible Consultant’s Guide to Winning Clients: 6 Steps to Unlimited Clients & Financial Freedom”, explica como implementar um sistema CRM na sua empresa. Confira:

Como navegar no Pipedrive?

Agora que você já sabe como implantar o Pipedrive na sua empresa, chegou a hora de aprender a navegar pela ferramenta.

Como já foi dito, um dos maiores benefícios do CRM é um layout intuitivo. Contudo, ainda vamos te explicar como introduzir um novo vendedor ao Pipedrive. Confira:

Onboarding

Depois de implantar o Pipedrive, é fundamental que todas as pessoas que utilizarão a ferramenta façam um onboarding. Assim, todos usuários saberão como usar a plataforma da melhor maneira possível.

Então, após a criação da conta, o/a usuário/a será guiado através de uma apresentação inicial, mostrando todas as funcionalidades e padrões da plataforma.

Aqui, é importante incentivar que toda a equipe faça o onboarding – até mesmo os/as novos/as contratados/as, para que não haja dúvidas ou ruídos ao longo do processo.

Negócios

Assim que todos/as os/as funcionários estiverem familiarizados com a plataforma, chegou o momento de colocar a mão na massa e realmente utilizar o Pipedrive.

A primeira etapa é colocar todas as informações necessárias do cliente, como: nome, valor, etapa do funil e fechamento de vendas. Assim:

Esta etapa pode ser feita tanto manualmente, quanto importando uma planilha antiga com todos esses dados e reorganizando no Pipedrive. Fácil e rápido.

Assim que todos os dados forem adicionados, será disponibilizada uma tabela dividindo os leads em:

  • Potenciais clientes;
  • Clientes conectados;
  • Clientes com necessidades definidas;
  • Propostas feitas;
  • Negociações iniciadas;

Atividades

Qual o seu planejamento de vendas? Digo, quais ações você fará para converter o lead? O Pipedrive é um CRM pipeline, ou seja, acompanha todas as etapas do processo comercial. Por isso, definir as atividades executadas para fechar uma venda é essencial.

Desse modo, é muito mais fácil organizar e agendar ligações, e-mails, lembretes de follow-up e muito mais. Além disso, você tem o controle total das tarefas, podendo priorizá-las de acordo com a urgência.

Isso permite que você tenha total domínio sobre as informações essenciais do cliente, a etapa do funil de vendas e quais as próximas ações devem ser feitas para tornar a oportunidade em cliente.

O Globo apontou que, de 2012 a 2019, 60% das empresas fecharam as portas. O principal motivo? Desorganização.

Com uma ferramenta como o Pipedrive, é possível ter uma gestão mais eficiente e assertiva.

O seu CRM de vendas não está sendo efetivo? Acesse esta matéria para entender melhor como utilizar o sistema de maneira estratégica

Ferramentas de integração com o Pipedrive

Com a popularização do Pipedrive e cada vez mais adeptos, a ferramenta cresceu e disponibilizou a integração com outras plataformas. Entre elas: 

Automação de Marketing

RD Station

O RD Station é o maior software de automação de marketing do Brasil. Atualmente, mais de 35 mil empresas utilizam a ferramenta.

E unir o sistema com o CRM Pipedrive pode auxiliar ainda mais a aumentar a receita e melhorar a jornada de compra do consumidor. 

Através dessa integração, é possível usar as ferramentas e recursos das duas plataformas em conjunto e trazer diversos benefícios como aumentar a receita da empresa e melhorar a jornada de compra do consumidor.

A principal vantagem comentada por usuários que utilizam a integração das duas ferramentas é poder reenviar um lead que já desistiu da compra para um fluxo de nutrição e, assim, aumentar a taxa de conversão.

Comunicadores internos

Slack

O Slack é uma plataforma de comunicação empresarial utilizada por empresas do mundo todo. Além de oferecer salas de chat organizadas por tópico, grupos privados e mensagens diretas, é possível entrar em contato com o suporte ao cliente do Pipedrive.

Ainda utilizando a integração entre as duas plataformas, é possível monitorar as interações entre os prospects e vendedores, nutrir os leads de maneira especializada e, claro, ter histórico de conversas.

Teams

O Microsoft Teams é uma das plataformas de comunicação mais conhecidas mundialmente. Ela trabalha com bate-papo, videoconferência, armazenamento de arquivos e integração de outros aplicativos – como o Pipedrive.

pipedrive

Ferramentas de ligação

API4Com

De acordo com o site do Pipedrive, o API4Com é um sistema de telefonia comercial completo que permite que a sua equipe e clientes se comuniquem usando a internet.

É possível integrar os dois sistemas sem necessidade de instalação de hardware/software, usando apenas um computador e internet.

Esta ferramenta é ideal para equipes de inside sales, porque conecta chamadas telefônicas através da integração inteligente do Pipedrive.

Zenvia

O foco da Zenvia é proporcionar uma comunicação eficiente entre empresa e cliente. Com ela, é possível criar fluxos, automatizar conversas e processos, disparar mensagens em diferentes canais e estar sempre disponível para o cliente.

Comparativo com outros sistemas de CRM 

É importante ressaltar que o Pipedrive não é a única plataforma de CRM do mercado. Existem outras ferramentas que oferecem diferentes funcionalidades, recursos e por diferentes preços.

Por isso, decidimos fazer um comparativo com os principais sistemas de CRM do mercado atual.

Hubspot

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O HubSpot CRM é uma das principais concorrentes do Pipedrive. A ferramenta, que é usada mundialmente, oferece planos gratuitos e mais caros com recursos adicionais.

Para empresas pequenas, utilizar o plano 100% de graça pode ser uma boa alternativa, visto que ainda é um sistema de qualidade.

RD Station

pipedrive

O CRM da RD Station, maior software de automação de marketing da América Latina, também é um dos concorrentes nacionais. 

O sistema é simples, prático e também oferece um plano gratuito de qualidade. Por ser nacional, o sistema é inteiramente em português, o que facilita o entendimento.

SalesForce

pipedrive

O SalesForce está entre os sistemas de CRM mais utilizados do mundo, o que passa uma sensação de confiança ao escolher essa opção. Além de ter fácil implantação, também permite personalização e recursos adaptados à sua necessidade.

Para conhecer mais sobre as principais plataformas, acesse: AS MELHORES FERRAMENTAS DE CRM DO BRASIL

Por que o Pipedrive é uma boa opção para você?

Agora que você já conhece sobre os diferentes sistemas de CRM do mercado, está na hora de entender porque o Pipedrive pode ser uma boa opção para você.

Aqui, é importante entender que, na verdade, a melhor plataforma é aquela que tem fit com você, ou seja, soluciona os problemas da sua empresa, auxilia a sua equipe e, claro, ajuda a melhorar a jornada de compra do cliente.

Com isso em mente, você pode começar a analisar e entender se o Pipedrive realmente é uma boa ferramenta para você. Analisamos:

Possibilidade da dúvida 

Ter confiança em uma ferramenta nova, especialmente com dinheiro envolvido, nunca é fácil. Como ter certeza que esta plataforma é a melhor opção para a sua empresa? Será que os/as vendedores/as conseguirão usar o sistema? Realmente, tomar essa decisão é bem difícil.

A boa notícia é que o Pipedrive oferece a possibilidade da dúvida. O que eu quero dizer com isso? Bem, com um trial de 30 dias, é possível ter familiaridade com a ferramenta, entender melhor os recursos e como a plataforma pode ajudar a solucionar os seus problemas de gestão de informações.

“Acho que a maior vantagem da ferramenta é que a percepção de valor é muito rápida. A pessoa faz um trial, usa e já sabe o que fazer. A empresa tem a possibilidade da dúvida”, garante Silva.

Com um teste de 30 dias, você tem acesso total a ferramenta e sem precisar cadastrar o cartão de crédito. Quer fazer um teste? Acesse este link.

Uma boa ferramenta para construir um processo comercial

O slogan do Pipedrive é: “o primeiro CRM criado para vendedores, por vendedores”. Isso indica que a ferramenta foi criada para atender todas as necessidades da rotina de trabalho de vendedores/as.

Para Marcelo Silva, a ferramenta é uma das poucas ferramentas que foi feita para vender. “Você pode pegar um vendedor de qualquer área, ele vai entrar no Pipedrive e saber o que ele tem que fazer. Qualquer outra ferramenta, ele levaria mais tempo”, opina.

Outro grande diferencial desta plataforma é que, dentro dela, você não precisa sair mais. Ou seja, você pode agendar, enviar propostas, encontrar arquivos e muito mais, tudo dentro da ferramenta.

Prospecção de novos clientes

Simplificando, a prospecção é o ato de ir atrás de novos clientes, seja através de anúncios, ligações telefônicas ou marketing de conteúdo. Seja prospecção outbound ou inbound, conseguir novos consumidores e fidelizar clientes é essencial para tornar o seu negócio escalável.

Entretanto, trabalhar o relacionamento com o prospect não é uma tarefa fácil. Por sorte, os vendedores modernos podem utilizar ferramentas e tecnologia para otimizar o tempo e automatizar processos.

O Pipedrive CRM oferece alguns recursos de prospecção de leads. Por exemplo, dentro da plataforma, você pode utilizar o Lead Booster, que fornece as melhores maneiras de gerar leads.

Com este prospector, será possível personalizar o chatbot da sua empresa, fazer engajament

o 24 horas por dia, 7 dias por semana com os leads, captar dados vitais sobre clientes e, claro, encontrar leads qualificados em um banco composto por 400 milhões de perfis.

De repente, prospectar novos clientes não parece tão difícil, né? Mas, se você quiser aprender a trazer melhores resultados, acesse esta matéria do nosso blog!

Ferramenta para pequenas, médias e grandes empresas

Antes de escolher uma plataforma para a sua empresa, é imprescindível fazer uma análise interna para entender as necessidades e possibilidades do seu negócio. Algumas empresas melhores não tem orçamento e nem precisam de recursos utilizados por empresas maiores.

Agora, o Pipedrive é uma ferramenta que pode ser utilizada por qualquer empresa. “Eu tenho clientes que utilizam para só um vendedor, como também tenho empresas que utilizam para 250 vendedores. A ferramenta é extremamente modular”, explica Marcelo.

Concluindo, o Pipedrive parece ser uma boa opção para empresas que estão saindo do zero, não tendo nenhum CRM e vai conseguir suportar o crescimento até um número alto de profissionais de vendas. 

A interface intuitiva e a clareza das informações ajuda muito na adesão da equipe. Em algum momento a integração dos dados vai ser um problema e você provavelmente vai precisar de uma ferramenta completa, envolvendo marketing e sucesso do cliente.

Enquanto o Pipedrive se mantém 100% focado em pipeline de vendas, os concorrentes citados trabalham com soluções horizontais. Essa especialização diminui a qualidade da integração uma vez que dados precisam ser transacionados em vários sistemas. 

Aqui na Inside utilizamos o Pipedrive por muito tempo na nossa operação e antes de começarmos a empresa. Muitos dos nossos clientes utilizam a ferramenta e geralmente se sentem bem satisfeitos.

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Somos uma empresa de processos, capacitação e tecnologia de vendas com foco em criar e escalar operações de Inside Sales. Nosso diferencial: metodologia estruturada, refinada e testada, mas flexibilidade para entregar soluções feitas sob medida para cada empresa.

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