Como exercer carisma em vendas: 12 técnicas para um líder e vendedor de sucesso

12 técnicas de Carisma em Vendas para auxiliar seu desempenho ao lidar com pessoas. Maneje situações mais facilmente e diminuia resistências.

Sumário

O carisma em vendas pode ser descrito como Arte e Ciência do magnetismo pessoal. Pessoas carismáticas tendem a se parecerem muito poderosas e se aparentarem muito com você. Isso pode ser considerado uma mágica prática. E qualquer pessoa pode aprender essa mágica.

Neste artigo, trouxemos doze tópicos para lhe ajudar a exercer carisma em vendas, a fim de facilitar e melhorar seu trabalho como líder e vendedor ao lidar seus com clientes, funcionários ou colegas de trabalho.

1. Dicas práticas de carisma em vendas

Ao por estas discas de carisma em vendas em prática, sua mensagem será recebida mais facilmente:

  • Diminua a entonação da sua voz ao final das frases,
  • Diminua a velocidade e a frequência dos seus acenos com a cabeça,
  • Pause por dois segundos inteiros antes de falar,
  • Sorria um pouco mais.

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2. Comportamentos de carisma em vendas: Presença, Poder e Cordialidade

Presença: Prestar atenção no que realmente aconteceu neste momento e neste lugar. Focar na respiração, nos batimentos cardíacos, na água, no vento, na areia, no sol, na terra e em outros barulhos que fazem parte da situação ao todo. Tente se cegar às demais coisas.

Cordialidade: Altruísmo, cuidado, benevolência. A cordialidade afere quase completamente por toda sua linguagem corporal.

Poder: O poder vem a se manifestar em forma de inteligência, competência e força.

Isso pode melhorar sua concentração e tempo de resposta em conversações com clientes, funcionários ou colegas de trabalho. Bem como aumentar a recepção positiva e confiança deles perante a você.

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3. Carisma em vendas: Os obstáculos de Presença, Poder e Cordialidade

Desconforto físico, ansiedade causada pela incerteza. Considere como seria transferir o peso do universo a alguma entidade maior ou mais forte que você acredite. Insatisfação causada pela comparação: autocrítica, pegue leve consigo mesmo. Autodúvida, a síndrome de impostor – mais forte com pessoas muito competentes. Quando sua mente lhe rodeia de cenários negativos, relembre-se que você pode não estar tendo uma percepção correta da realidade. Sua mente pode estar seguindo seu viés negativo, considerando algumas coisas mais do que outras ou omitindo algo positivo completamente.

Pare de imaginar a pior situação possível. Não presuma que pensamentos são precisos. Coloque etiquetas em experiências negativas e remova sua personalidade das mesmas. Então reescreva a realidade, pense numa realidade diferente. No aspecto externo, entenda como isso pode lhe refletir em desconforto físico, entenda como você sente isso e foque suas energias no seu conforto físico, para sentir-se melhor.

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4. Criando estados mentais de carisma em vendas

Visualização. É comprovado positivamente que imaginar-se realizando uma tarefa corretamente faz você melhorar seu desempenho. Sua mente está constantemente mudando e adaptando a si mesma. Gratidão, benevolência e compaixão. Use seu corpo para sentir-se melhor mudando sua mente. Postura, movimento. Força de vontade funciona como um músculo que pode se cansar.

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5. Diferentes Modelos de Carisma em vendas

Carisma focado – Presença e confiança. Elon Musk and Bill Clinton. Aprender a ouvir é a chave. Seja presente e atento. Útil em situações de negócios, especialmente quando você precisa que pessoas abram-se para a informação.

Carisma visionário – Crença e confiança: Motiva os outros a sentirem-se inspirados. Isso pode fazer as pessoas não gostarem de você. Projete convicção e confiança total em uma causa. Linguagem corporal e comportamento são as chaves.

Carisma bondoso – Cordialidade e confiança: Lógica de Dalai Lama.

Carisma autoritário – Status e confiança: Foco na autenticidade.

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6. Primeiras impressões de carisma em vendas

O que você veste importa muito. O poder de um bom e forte cumprimento de olhares. Sempre saiba como quebrar o gelo. Saídas elegantes importam. Mantenha o holofote na outra pessoa.

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7. Falando – e ouvindo – com Carisma em Vendas

Poder, presença e cordialidade são importantes tanto ao ouvir quanto ao falar carismaticamente. Boas habilidades em ouvir são a chave para uma presença comunicativa de carisma em vendas. Nunca interrompa pessoas e às vezes pause por um segundo ou dois antes de responder. As pessoas associam você com os sentimentos que você causa a elas. Evite criar associações negativas: não faça elas se sentirem mal ou erradas – deixe elas impressionarem você e elas vão lhe amar por isso.

Ilustre: use imagens, metáforas e linguagem sensorial rica para transmitir uma mensagem carismática convincente. Use a menor quantidade possível de palavras e entregue o maior valor possível: entretenimento, informação ou bons sentimentos. Para transmitir poder vocal, use a calma, meça o tempo, coloque pausas entre suas frases e baixe sua entonação ao final delas. Para transmitir cordialidade vocal, você precisa fazer apenas uma coisa: sorria ou até mesmo apenas se imagine sorrindo.

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8. Linguagem corporal de Carisma em Vendas

Enquanto nossas palavras falam com a lógica de uma pessoa, nossa comunicação não verbal fala com o emocional de uma pessoa. A comunicação não verbal amplifica a comunicação verbal quando as duas são congruentes.

Quando a comunicação verbal e não verbal se contradizem, nós tendemos a acreditar mais na linguagem corporal das outras pessoas mais do que ouvimos elas dizerem. Através do contágio emocional, suas emoções podem se propagar a outras pessoas. Como um líder, as emoções transferem-se pelo seu corpo, até mesmo um depoimento ou encontros casuais pode gerar um efeito cascata em seu time ou até mesmo sua corporação inteira.

Comunicar-se cordialmente, manifesta intenção de fazer as pessoas sentirem-se confortáveis: respeite o espaço pessoal, espelhe a linguagem corporal delas e mantenha seus olhos tranquilos. Quando as pessoas vem até você precisando de reafirmação, primeiro espelhe sua linguagem corporal, então conduza elas a posições mais calmas, abertas e confiáveis.

Quando as pessoas estão na defensiva, quebre a linguagem corporal retraída entregando a elas alguma coisa que possam ver ou alguma coisa que vá as motivar a inclinar-se para a frente para tomar. Para projetar poder, ocupe espaço (seja o grande gorila) e fique quieto (adote uma postura de rei). Corte reafirmações verbais e não verbais como balançar a cabeça e “ah-ham-s” excessivos.

9. Situações Difíceis exigem Carisma em Vendas

Abordar pessoas difíceis individualmente e escolher o modelo de carisma em vendas correto para cada pessoa em cada situação. Demonstre apreço ou impacto positivo pela ajuda delas: isso as fará pensar nas ações delas a seu favor. Ao trazer notícias ruins, use um modelo de carisma de compaixão e mostre cordialidade e cuidado em seu tempo, linguagem corporal e linguagem verbal.

Ao trazer críticas, use um modelo de carisma de benevolência e concentre o pedido por mudança em comportamentos específicos ao invés de traços pessoais.

Ao desculpar-se, mostre presença ao dar-lhes ouvidos totalmente, mostre cordialidade em suas desculpas e mostre poder em como você irá corrigir o erro ou prevenir sua reincidência. Ao comunicar-se via telefone ou e-mail, use todas as ferramentas que você aprendeu para sua comunicação impessoal.

10. Se apresentar com Carisma

Sua apresentação deve conter uma mensagem principal, simples e clara, sustentada por três até cinco chaves. Sustente cada ponto com uma história divertida, estatística divertida, exemplo concreto ou uma metáfora vívida. Faça sua apresentação ser pequena e divertida. Observe o valor de cada frase.

Chegue cedo se puder; caminhe pelo palco para visualizar e reconhece-lo. Use uma posição ampla e bem balanceada e use o máximo de espaço possível no palco. Restrinja gestos supérfluos que possam distrair a atenção da audiência.

Fale como se você estivesse compartilhando um segredo com a audiência, conte a eles algo especial e secreto. Use sorrisos e variações para aquecer sua voz. Mantenha contato visual por um ou dois segundos por pessoa. Pause frequentemente e deliberadamente para acrescentar drama e também lhe dar uma chance para respirar.

11. Carisma em Vendas durante uma crise

O carisma é particularmente eficaz em situações de crise. Fique tranquilo e em estado interno seguro, então aquele efeito de contágio emocional será positivo. Demonstre grandes expectativas das pessoas. Comunique sua total confiança na habilidade delas de melhorar a situação.

12. A vida carismática: Levantando-se para o desafio

Há poucas desvantagens no carisma: você pode se tornar o alvo da raiva e do ressentimento das pessoas, outras podem se revelar demais durante suas interações, você está se mantando em um patamar alto, o topo pode ser solitário e o carisma pode surgir até mesmo quando não deveria.

Para suavizar a raiva e o ressentimento, reflita ou transira elogios e honra. Realce outros que merecem elogios e dê às pessoas o domínio do sucesso. Para impedir as pessoas de se revelarem demais, impeça histórias de “eu também…” ou as ajude a destigmatizarem-se caso seja tarde demais. Mostrar vulnerabilidade fará você mais conectável e relacionável, também evita que as pessoas esperem que você seja o super-humano, todo poderoso, que tudo sabe ou que está sempre certo.

Carisma é uma ferramenta poderosa, use-a com responsabilidade.

Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo. E se você quiser conferir outros artigos educativos, não se esqueça de conferir o nosso blog.

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