Tendências de marketing para 2024

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Sumário

Escrito por: Maxwell Iskiev | Traduzido por: Inside

Fonte: Hubspot

A Hubspot realizou uma pesquisa com 1.460 profissionais de marketing B2B e B2C em todo o mundo, e examinaram as principais tendências de marketing de 2024, e como a IA continuará mudando nosso setor e como você pode conquistar o público em uma nova era de marketing.

Descubra as principais tendências, as oportunidades vencedoras e os desafios que as marcas enfrentarão este ano.

Para ler o relatório completo, acesse o link.

A principal tendência de marketing de 2024

A IA está se tornando o melhor assistente de marketing de conteúdo. 

Não podemos discutir tendências de marketing sem IA, e o impacto é tão grande que ocupa o primeiro e o segundo lugar em nossa lista.

A conclusão mais importante é que a IA está rapidamente se tornando o assistente de marketing definitivo, com 64% dos profissionais de marketing já a utilizando e 38% daqueles que ainda não planejam começar em 2024. 

A IA só está crescendo em importância. Na verdade, Sean Downey , presidente do Google para as Américas e parceiros globais, acredita que será a maior tendência em 2024. 

Ele disse à HubSpot : “Não deve ser surpresa que, em 2024, as maiores tendências de marketing se concentrem nas possibilidades da IA. Hoje, os profissionais de marketing enfrentam desafios urgentes para navegar pelas expectativas e hábitos de consumo em evolução do consumidor no cenário de mídia atual. , que está fragmentado e mudando drasticamente, ao mesmo tempo em que fornece resultados de negócios com mais eficiência.”

As coisas ficam interessantes quando olhamos como os profissionais de marketing veem a IA sendo usada – 60% dizem que ela atuará como um assistente que os ajudará em suas tarefas profissionais, enquanto 20% veem a IA assumindo principalmente tarefas domésticas. 

Mas não há dúvida de que a IA causará um grande impacto no mundo do marketing em 2024. 85% dos profissionais de marketing afirmam que a IA generativa mudou a forma como criarão conteúdo em 2024 e 63% dizem que em 2024, a maior parte do conteúdo será criada, pelo menos em parte, com a ajuda da IA ​​generativa.

81% dos profissionais de marketing que usam IA generativa dizem que ela é eficaz para auxiliá-los em suas funções. Especificamente, isso os ajuda:

  • Melhorar a qualidade do conteúdo que criam (85%)
  • Criar conteúdo com mais eficiência (84%)
  • Criar significativamente mais conteúdo (82%)
  • Criar conteúdo mais personalizado (77%)

Principais canais de marketing

A mídia social é o canal de marketing com maior ROI à medida que continua a evoluir com o comércio eletrônico. A mídia social é indiscutivelmente o canal de marketing nº 1. Além de oferecer o maior ROI, é usado por 43% dos profissionais de marketing. 

Principais canais de marketing usados ​​hoje

Esses canais foram usados ​​pela maior porcentagem de entrevistados de marketing global em nossa Pesquisa de Tendências de Marketing do quarto trimestre de 2023.

A razão pela qual a mídia social é tão eficaz é que ela se tornou um canal líder de descoberta e compra de produtos, à medida que as compras ocupam o centro das atenções em todas as plataformas. 

Os profissionais de marketing podem configurar lojas virtuais para oferecer aos compradores uma experiência de compra completa e sem atrito, desde a descoberta por meio de recomendações de influenciadores até compras no aplicativo e atendimento ao cliente por meio de mensagens diretas.

Principais tendências e formatos de conteúdo

Aplicativos que priorizam vídeos, como TikTok, Instagram e YouTube, estão crescendo mais rapidamente – mas não ignore o Facebook.

Se você esteve nas redes sociais recentemente, sabe que tudo gira em torno de vídeo, e os profissionais de marketing relatam que as plataformas de mídia social centradas em vídeo são as mais eficazes e oferecem o melhor ROI.

O Facebook ainda é a plataforma mais popular usada pelos marcadores (57%), seguido pelo Instagram (55%), YouTube (52%), TikTok (44%), X (39%) e LinkedIn (37%).  Embora não haja dúvidas de que o Facebook ainda é dominante, plataformas centradas em vídeo como TikTok, YouTube e Instagram receberão mais investimentos em 2024. 

Embora o vídeo curto já tenha reinado há alguns anos, ele continuará a ter o maior crescimento de qualquer formato em 2024, com os profissionais de marketing planejando investir mais nele do que em qualquer outro formato. 

O vídeo curto receberá o maior investimento de marketing em comparação com outros tipos de conteúdo em 2024

Principais desafios de marketing futuros

Os profissionais de marketing recorrem à segmentação de mídia social e aos dados próprios em resposta à eliminação de cookies de terceiros do Chrome.

O aumento das regulamentações de privacidade de dados tem sido um obstáculo para os profissionais de marketing nos últimos anos, desde as mudanças no iOS até o GDRP e os planos do Google de eliminar gradualmente os cookies de terceiros. 

A questão é que os profissionais de marketing ainda não estão preparados para esta mudança – 81% afirmam que as suas atividades de marketing dependem, até certo ponto, de cookies de terceiros e cerca de um em cada cinco profissionais de marketing afirma não estar preparado para perder o acesso aos mesmos.

Então, o que os profissionais de marketing estão fazendo a respeito? 47% afirmam que sua empresa está explorando alternativas aos cookies de terceiros, sendo a segmentação de mídia social e os dados próprios as soluções mais populares.

25% dos profissionais de marketing estão explorando anúncios direcionados de mídia social, seguidos pela coleta de dados próprios (25%), API do Google Topics (21%), publicidade contextual (15%) e identificadores universais (14%).

Marketing personalizado com dados próprios e IA

Apesar dos passos em direção à personalização e de muita conversa sobre o foco na experiência do cliente, sabemos que há muito espaço para melhorias. A pesquisa mostrou que apenas 35% dos profissionais de marketing afirmam que os clientes obtêm uma experiência muito personalizada com sua marca e apenas 65% dos consumidores afirmam que o conteúdo que vêm das marcas parece identificável.

Além disso, a maioria dos profissionais de marketing carece de informações cruciais sobre o seu público, com apenas 65% afirmando ter dados de alta qualidade sobre o seu público-alvo.

E por que isso é tão importante? Obter esses dados ajuda a criar uma experiência verdadeiramente personalizada, o que 96% dos profissionais de marketing afirmam que aumenta a probabilidade de os compradores se tornarem clientes recorrentes, e 94% afirmam que a personalização aumenta as vendas.

Para completar, os profissionais de marketing cujas marcas proporcionam aos clientes uma experiência personalizada têm 215% mais probabilidade de dizer que a sua estratégia de marketing este ano foi muito eficaz em comparação com os profissionais de marketing de marcas que não oferecem uma experiência personalizada.

Embora todos nós usamos ferramentas generativas de IA que aproveitam informações públicas, a verdadeira mágica acontece quando você combina a IA com seus próprios dados de negócios, permitindo que os profissionais de marketing ofereçam uma experiência altamente relevante e personalizada.

Conclusão

Embora o poder da IA ​​e dos dados próprios ainda não tenha sido visto, todos os sinais apontam para que esta intersecção seja a chave para uma experiência personalizada verdadeiramente escalável. E quando se trata de aproveitar ao máximo seus dados, uma peça-chave do quebra-cabeça é ter uma única fonte de verdade, então vamos examinar alguns dos motivos pelos quais ter dados centralizados e acessíveis é um sucesso ou fracasso em 2024.

Se você está buscando implementar estratégias de marketing de ponta, otimizar sua equipe de vendas ou explorar as possibilidades da IA em sua empresa, a Inside está aqui para ajudar. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços de consultoria de vendas e como podemos ajudar sua empresa a alcançar seus objetivos de vendas em 2024 e além.

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