Uma das principais decisões que precisam ser feitas durante a vida é escolher um caminho profissional. Diante de tantas possibilidades e profissões, esta decisão nunca é fácil.
Na hora de escolher uma ocupação, é preciso levar em consideração os interesses pessoais, habilidades, salário, formação e expectativas.
E, se por acaso você pensa em escolher ou mudar para uma carreira em vendas, este guia irá lhe informar sobre todas as informações necessárias para seguir um futuro brilhante no mundo dos negócios. Boa leitura!
Áreas profissionais
O primeiro passo para escolher uma profissão é definir os seus interesses e objetivos. Nesse momento, é importante pensar a longo prazo e estabelecer objetivos e metas e, dessa forma, será mais fácil escolher uma profissão.
Com os seus interesses e expectativas definidos, você pode direcionar as suas escolhas e definir a carreira em vendas que você deseja seguir.
A boa notícia é que, no mundo das vendas, há diversas profissões que requerem habilidades, experiências e qualificações. Entre elas, as principais são:
Gestor de vendas
Quando se pensa em vendas, a primeira coisa que aparece na mente das pessoas é o clássico perfil de vendedor que te aborda com um sorriso no rosto tentando te vender um produto e serviço.
Com essa ocupação, você irá se relacionar com pessoas diariamente, vender produtos, ter uma visão ampla de mercado e suas demandas e utilizar ferramentas e plataformas.
Um bom gestor de vendas é o profissional que sabe passar confiança ao cliente, tem o pé no chão mas também entende que as vezes é necessário se adaptar e ser tomar riscos, além de saber trabalhar sob pressão.
E, com o passar do tempo, você poderá até mesmo subir de cargo para supervisor, coordenador, gerente ou até mesmo diretor de vendas. Sim, esta é uma carreira em que há altas chances de crescimento profissional.
Planejamento
A área de planejamento comercial também é uma das mais escolhidas para seguir carreira em vendas. É ela que é responsável pelo planejamento estratégico do setor de vendas.
Isso significa que, se você decidir seguir com a ocupação em planejamento, você irá criar planejamentos, ações e campanhas para alcançar metas e resultados.
Para ser um bom profissional, é necessário sempre estudar o mercado e as suas novidades, ter uma visão analítica dos negócios e saber decidir oportunidades.
Treinamento
Independente da área de atuação, qualquer profissional, além de ter habilidade e experiência, precisa ter capacitação – e isso também vale para a carreira em vendas.
Nesta área, você irá desenvolver treinamentos para equipes e funcionários, com o objetivo de aprimorar ainda mais as habilidades deles.
É necessário ser uma pessoa organizada, que entenda as necessidades da empresa, saiba ouvir os funcionários e que tenha conhecimentos profundos sobre negócios e vendas.
Desenvolvimento de produto
Em algumas empresas, também há a área de desenvolvimento do produto, ou seja, a equipe responsável por criar e desenvolver novos produtos, a partir das oportunidades de venda.
Esta profissão engloba trabalhar com pessoas, produtos e mercado. Então, é necessário ter um perfil comunicativo, analítico e criativo.
Motivos para seguir uma carreira em vendas
No momento de escolher uma ocupação, é necessário pensar a longo prazo. Uma carreira em vendas poderá te oferecer diversas oportunidades e benefícios, como relacionamento com pessoas, oportunidade de crescimento e muito mais.
A seguir, aprofundaremos nas principais vantagens que seguir uma carreira em vendas pode te proporcionar, independentemente da área de atuação:
Segurança no trabalho
A base do sistema capitalista que vivemos atualmente é a compra e venda. Dessa forma, os vendedores são uma peça essencial para a economia continuar girando.
Obviamente todos setores e profissões passam por crises e obstáculos, mas trabalhar em vendas pode te garantir uma segurança financeira e profissional.
Outro fator muito importante e que também garante a segurança é que o mundo dos negócios consegue se adaptar facilmente diante de crises.
Tome como exemplo a crise causada pelo agravamento da Covid-19. De um dia para a noite, a população mundial ficou trancada em casa e se isolando de todos. Diante dessa perspectiva, o home-office se tornou a principal modalidade de trabalho.
E, mesmo com obstáculos e desafios, a equipe de vendas conseguiu contornar o momento de crise e continuar trabalhando e atingindo metas.
Potencial de crescimento
Como já foi dito, carreiras em vendas permitem que você cresça de cargo e evolua as suas habilidades.
É possível começar como vendedor, passar de supervisor e ser promovido para diretor. A transição de posições pode ser feita ao longo dos anos, de acordo com o aprimoramento de resultados e metas.
Dessa forma, qualquer pessoa ambiciosa e comprometida pode chegar aos cargos mais altos em qualquer departamento.
Viagens
Cá entre nós, quem não gosta de viajar? Mesmo que seja uma viagem a trabalho, ter a oportunidade de conhecer um novo lugar, experimentar uma cultura nova e vivenciar novas áreas é sempre ótimo.
Além de garantir segurança no trabalho e potencial de crescimento, uma carreira em vendas também é integrada com a oportunidade de viajar e conhecer novos mercados e clientes.
Vendedores podem viajar e conhecer novas cidades e países, ao mesmo tempo que visitam clientes ou parceiros em uma carreira em vendas.
O que você precisa saber para ter uma carreira em vendas?
Assim como qualquer outra profissão, é necessário aprender e estar ciente de alguns termos, técnicas e ferramentas para perseguir uma carreira em vendas. Nós separamos três itens essenciais para você saber antes de seguir com essa ocupação. Confira:
Pipeline
Independentemente da sua área de atuação, todo profissional em vendas tem que conhecer profundamente o pipeline de vendas.
Também conhecido como funil de vendas, esse conceito refere-se a jornada que um cliente faz, desde o primeiro contato, até o fechamento de uma venda.
Geralmente, o pipeline é dividido em algumas etapas, como topo, meio e fundo de funil. Então, se você realmente quer trabalhar com vendas, precisa ficar familiarizado com estes conceitos.
Subdividir o funil de vendas permite uma análise mais profunda de cada etapa, possibilitando encontrar furos e ruídos em processos, otimizar o tempo e se adaptar a mudanças.
KPIs
Outro conceito muito utilizado no dia a dia de vendas são os KPIs. Os Key Performance Indicators, em inglês, são métricas utilizadas para gerenciar vendas e controlar resultados.
Estes indicadores podem mensurar desde retorno sobre investimento, ciclo de vendas, taxa de conversão e oportunidades abertas. Cabe à empresa analisar e decidir quais as métricas são essenciais para acompanhar a performance.
Ferramentas
O advento da tecnologia impactou diversos setores, que necessitam se adaptar e se manter por dentro das inovações tecnológicas.
As plataformas e ferramentas digitais permitiram a otimização do tempo e automatização de processos, transformando o trabalho manual um pouco menos cansativo.
Entender que as plataformas e ferramentas digitais permitiram a otimização do tempo, a automatização de processos e usá-las como aliadas é estar sempre um passo à frente dos concorrentes.
Com isso em mente, qualquer pessoa que siga com uma carreira em vendas necessita estar por dentro do mundo das tecnologias. Atualmente, os sistemas mais utilizados por vendedores são o ERP e CRM. Para saber mais sobre essas ferramentas, confira este artigo.
O que é preciso para ter uma carreira em vendas?
Em qualquer carreira, além de capacitação e experiência é necessário ter algumas habilidades e características para alcançar o sucesso. No caso das vendas, é preciso ser comprometido, comunicativo, organizado e adaptável.
Comprometimento
Na verdade, o comprometimento é uma qualidade essencial, não somente para o âmbito profissional, mas para qualquer área da vida.
Uma pessoa comprometida sabe escolher as melhores oportunidades disponíveis, tem foco, perseverança e, mais importante, orgulho da profissão.
Saber se comunicar
Como já falamos anteriormente, qualquer pessoa que escolher seguir uma carreira em vendas terá que, diariamente, conversar e conquistar outras pessoas.
A comunicação será uma das principais ferramentas de negociação e atração de novos leads, portanto, é imprescindível ter uma boa dicção, empatia e poder de persuasão.
Organização
Ao contrário da crença comum, vender um produto ou serviço requer muito planejamento. Estudar, se organizar e definir a melhor forma de abordagem são peças essenciais para fechar uma venda.
Claro, a comunicação é uma característica que pode ser trabalhada e aprimorada, então não se preocupe se você ainda não tem esse perfil! Com força de vontade e trabalho duro, é possível desenvolver lábia.
Saber se adaptar
O mercado muda, clientes necessitam de outras demandas e a tecnologia está em constante inovação. Diante desse cenário, um bom vendedor precisa saber se adaptar.
Para isso, é necessário reavaliar os seus métodos de venda e o produto, para entender o que pode ser melhorado e, assim, converter ainda mais clientes.
Dicas para ter uma carreira em vendas de sucesso
Para finalizar, separamos algumas dicas fundamentais para atingir o sucesso com uma carreira em vendas. Dá uma olhada:
Tenha resiliência e paciência
No mundo das vendas, assim como em qualquer outra profissão, é importante entender que os planos nem sempre vão dar certo – e isso não é motivo para desistir.
Atingir o sucesso nunca vai ser fácil, é preciso passar por muitos obstáculos, contornar desafios e tempos difíceis. Mas desistir nunca é certo.
Tenha paciência. Entenda o que não deu certo e tente melhorar para as próximas ocasiões. Estabeleça metas, foque nela e faça o possível para alcançá-la.
Continue estudando
Não é porque você saiu da escola que pode parar de estudar. O conhecimento requer aprendizado constante.
Você pode estudar através da leitura de livros, blogs, revistas, ouvindo podcasts e palestras, e até mesmo assistindo filmes e séries.
Independentemente da maneira que você escolher estudar, se esforce para sempre se manter atualizado em relação às novidades dos negócios, novos conceitos, práticas e técnicas.
Ouça os seus clientes
Pode não ser fácil, mas receber feedbacks e críticas construtivas podem te fazer um profissional melhor.
A autoavaliação é muito necessária, mas nem sempre ela permite um olhar verdadeiro em relação ao vendedor e, por isso, ouvir as dicas de clientes poderá te ajudar a melhorar ainda mais o seu processo de vendas.
Este guia tenta juntar as informações fundamentais para quem quer iniciar ou trocar para a carreira de vendas. E, se você realmente tem interesse nesta área, confira outras matérias no blog da Inside!