Migração de CRM: Como migrar dados, contatos e propriedades do seu CRM atual

Seu sistema CRM não faz mais sentido e você quer trocar de ferramenta? Entenda como migrar dados sem grandes dores de cabeça:
migrar dados

Sumário

Frequentemente empresas migram de plataformas. Essa situação é muito comum porque com o mundo acelerado de hoje, objetivos, tendências e necessidades mudam em um piscar de olhos – e as ferramentas precisam acompanhar tudo isso. Então, uma plataforma que fazia sentido para o seu negócio 3 anos atrás, pode não ser a mais adequada hoje.

Pensando nisso, trouxemos um guia prático para você entender como migrar dados de um CRM para outro. No geral, não é uma tarefa tão difícil, mas é sempre importante seguir um passo a passo para não perder informações no caminho.



O que é um CRM?

Customer Relationship Management (ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português), é a definição de uma gestão de vendas, marketing e atendimento ao cliente centrada no cliente.

Assim, um sistema CRM é uma plataforma que reúne todas as informações de clientes e oportunidades. Através destes dados, os times de vendas, marketing e atendimento ao cliente podem desenvolver estratégias e processos que busquem atrair e converter o consumidor.

Impulsione suas taxas de conversão e receita
Ajudamos empresas como a sua a transformar leads em clientes satisfeitos, utilizando estratégias inovadoras e nossa metodologia personalizada.

Estes dados são tão significativos que 39% de empresas que utilizam alguma forma de CRM integrada citam os números e informações como uma vantagem competitiva ou ativo estratégico. 

E, cá entre nós, ter uma vantagem competitiva dentro de um mercado cada vez mais nichado e com clientes mais rigorosos, pode ser um verdadeiro pote de ouro.

As empresas que utilizam de sistemas de gestão de relacionamento com o cliente, após um determinado período, encontram números muito positivos, como aumento de leads, retenção do cliente, maior retorno sobre o investimento e até mesmo crescimento da receita.

Pode-se dizer, assim, que utilizar um sistema CRM é uma forma de vender de maneira mais inteligente – e o resultado disso é eficiência, organização e clientes felizes. O que mais você pode querer?

Melhores opções do mercado

Você pode encontrar várias opções de sistemas CRM com funcionalidades, planos e objetivos diferentes. No nosso blog, você encontra textos específicos para cada um desses sistemas. Mas resumidamente, os melhores CRMs são:

  • HubSpot: essa plataforma é a primeira escolha da Inside. Isso porque ela oferece planos mais básicos e em conta para pequenas e médias empresas, até planos robustos e com funcionalidades complexas para grandes empresas. Com essa ferramenta, é possível acompanhar todo o pipeline de vendas, criar fluxo de trabalho e até mesmo automatizar e-mails;
  • Pipedrive: o Pipedrive é uma ferramenta CRM criada para vendedores, por vendedores. Isso significa que quem criou a plataforma entende muito bem as necessidades de vendas. Centralizando informações em um mesmo lugar, com uma interface intuitiva e gestão personalizada, o Pipedrive é a escolha de CRM para muitos negócio;
  • RD Station CRM: se você está procurando uma solução CRM nacional, com preços mais em conta mas que ainda ofereça ferramentas e funcionalidades para acompanhar a jornada de compras, o RD Station CRM pode ser uma opção interessante;
  • Salesforce: por fim, temos o pioneiro dos CRMs. Uma das ferramentas mais utilizadas no mundo, o Salesforce entrega o que promete: gestão de todas as interações com o cliente. Além de ter fácil implantação, também permite personalização e recursos adaptados à sua necessidade.

Se você ainda está na dúvida de qual sistema CRM escolher, acesse o nosso material gratuito que pode ajudar na sua decisão: Pipedrive, RD Station ou HubSpot? Qual a melhor opção?

Migre do Pipedrive para o HubSpot

Para empresas que estão migrando do Pipedrive para o HubSpot, o processo de exportação e importação de dados de uma plataforma para a outra não é uma tarefa fácil, por isso, atente-se as instruções:

O primeiro passo é acessar a sua conta do Pipedrive, clicando no “…” da barra lateral esquerda, e então clicando novamente em Exportar dados. Feito isso, escolha os dados a serem exportados, como Negócios, Pessoas, Atividades ou Notas.

Uma vez que você escolheu o tipo de dado, escolha a maneira que quer ter essas informações, seja como CSV ou Excel. Clique na opção desejada e seus dados começarão a ser baixados automaticamente.

Agora que você já tem todos os seus dados exportados, é necessário importá-los para a nova ferramenta de CRM, o HubSpot.

Para isso, acesse a página do HubSpot e no menu principal, clique em Contatos e então escolha entre Contatos, Empresas ou Ofertas. Em seguida, clique no botão Iniciar no canto superior direito. Na próxima tela, clique em Iniciar uma importação.

Na próxima etapa, você deve escolher o tipo de arquivo que está importando, entre CSV, Registros do Salesforce ou Lista de desativação. Já na janela seguinte, escolha o tipo de registro que você está importando, entre Contatos, Empresas ou Ofertas.

Clique em Selecionar um arquivo para subir o arquivo CSV desejado. Na tela seguinte, você conseguirá configurar os detalhes de importação, mapear as colunas e, por fim, confirmar a validade da sua lista.

Pronto, agora você já sabe como migrar dados do Pipedrive para o HubSpot! Não é tão difícil, né?

Migre do RD Station para o HubSpot

O RD Station é uma ferramenta nacional com inúmeras vantagens. Mas, se você está procurando um CRM um pouco mais robusto e quer migrar do RD para o HubSpot, pode ser que tenha alguns desafios. Por isso, siga esse passo a passo para não perder nenhuma informação durante a migração de dados.

A primeira etapa para migrar dados é validá-los dentro do RD Station. Faça uma análise de todas as informações que serão exportadas e confira se elas estão atualizadas. Se sim, você pode começar a exportação.

Acesse a sua conta RD Station CRM e, no menu principal, escolha entre Oportunidades, Empresas/Clientes ou Contatos, de acordo com o seu desejo. Então, clique no botão Filtros para selecionar as características que serão exportadas.

Após selecionar os parâmetros, clique no checkbox (bolinha branca ao lado de Oportunidades) para selecionar a lista completa. Um novo menu será exibido. Clique no botão de Exportar

Na nova tela, selecione o formato do arquivo (CSV ou PDF) e o tipo de informação que você deseja exportar. Finalmente, clique em Exportar dados

Para migrar os dados do RD Station para o HubSpot, agora basta fazer os mesmos passos de importação de CSV explicados no tópico de emigrando do Pipedrive para o HubSpot.

Migre do Salesforce para o HubSpot

O Salesforce e o HubSpot possuem uma integração que deixa a migração de dados muito mais fácil e dinâmica. Assim, o primeiro passo para migrar dados de uma para a outra é ativar a integração.

Então, na sua conta do HubSpot, clique em Contatos no menu principal e então em Contatos novamente. No canto superior direito, clique em Importar. Clique em Iniciar uma importação e, em seguida, selecione Integrações > Salesforce. A seguir, escolha o tipo de informação que deseja importar: Tudo, Leads, Contatos, Leads e Contatos, Contas, Oportunidades, Tarefas ou Uma Campanha. 

Então, você pode filtrar e revisar a importação de dados. E pronto. Você deve ter migrado todas as informações com sucesso.

Migre do Excel para um CRM

Assim como o HubSpot, a maioria dos sistemas CRMs do mercado importam dados pelo formato CSV. Isso significa que, para migrar do Excel para um sistema de gestão de relacionamento de cliente, basta salvar os dados como CSV.

Para isso, entre na planilha do Excel, vá para Arquivo > Salvar como e clique em Procurar. Na caixa de diálogo salvar como, clique em Salvar como tipo e escolha o formato de arquivo de texto da planilha, neste caso, CSV

Escolha o local onde você deseja salvar as informações, nomeie o arquivo e clique em Salvar.

Pronto! Você tem todos os dados da sua planilha convertidos em arquivo CSV que pode ser importado para qualquer sistema CRM.

Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo e que ele possa ser útil para migrar dados entre CRMs. Se você ainda tem algumas dúvidas ou não sabe escolher a melhor opção de ferramenta para o seu negócio, converse com um de nossos especialistas

Conte com quem é especialista em processos, time e tecnologias de Inside Sales

Vamos conversar? Preencha o formulário e agende um bate-papo grátis com nossos consultores:

sobre o(a) autor(a)
comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

receba por e-mail
contato
você também vai gostar de ler

Gerenciamento do Ciclo de Vida do Cliente

Escrito por: San Lahey | Traduzido por: Inside | Fonte: Zendesk Gerenciamento do ciclo de vida do cliente (CLM) é um processo essencial para rastrear

Utilize seus dados para contar uma história e prender a 

atenção da audiência.

Pintou a dúvida? Escolha o CRM certo baseado nas demandas 

da sua operação de vendas.