7 atalhos para a gestão de equipe

Além de reconhecer as aptidões necessárias para sua área, fazer gestão de equipe vai exigir de você novas habilidades.
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Sumário

Assumir o cargo de gestão de equipe não é tarefa fácil e demanda uma enorme responsabilidade. É claro que, se você chegou até aqui, é bem provável que seu trabalho esteja se mostrando eficaz. Mas isso não faz de você automaticamente um bom líder.

Além de ter e saber reconhecer as aptidões necessárias para a sua área, ser um bom líder vai exigir de você novas habilidades. Sim, as que você conquistou até agora continuarão sendo importantes na sua trajetória, mas será necessário que você obtenha também habilidades relativas à gestão de equipe se você quiser se estabelecer como um líder competente. Nem todos os bons vendedores são bons líderes. Mas necessariamente todos os líderes foram bons vendedores. Boa performance em vendas não é um indicador automático de boa gestão, mas é um requisito.

Por isso, vamos falar aqui um pouco mais sobre a gestão de equipe e algumas dicas mais práticas para que você consiga administrar a sua. Acompanhe!

O que é gestão de equipe?

Antes de tudo, vamos conceituar o que é gestão de equipe – caso você ainda esteja dando os primeiros passos nessa jornada. Basicamente, gerenciar um time é controlar o desempenho e o trabalho de alguns colaboradores da sua empresa, mantendo-os engajados e motivados a fim de elevar sua produtividade e satisfação.

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Entre as principais tarefas que você terá que desenvolver, estão:

  • Adequar a visão dos empregados à da empresa;
  • Ajudar sua equipe a aprimorar seus pontos negativos;
  • Criar equilíbrio entre produtividade e qualidade do trabalho; 
  • Estimular o trabalho em equipe;
  • Incentivar a melhoria profissional de cada funcionário que está no seu time;
  • Manter um clima organizacional harmonioso e positivo no ambiente de trabalho;
  • Seguir políticas de desenvolvimento de retenção de talentos;
  • Trabalhar e motivar seus liderados a cumprirem suas metas na empresa;
  • Tornar os trabalhadores da sua equipe mais comprometidos e motivados com suas atividades.

Mas, afinal, como você poderá fazer tudo isso se está apenas começando nessa função?

Leia mais: GESTÃO DE MARKETING E VENDAS: QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE ESSAS ÁREAS?

Dicas práticas para você fazer a gestão de equipe com eficiência

1. Seja transparente

Ambientes de trabalho transparentes são parcialmente responsáveis por tornar equipes mais criativas, felizes e responsáveis. Em outras palavras, ambientes transparentes ajudam a desenvolver uma sensação de respeito mútuo entre os membros do time e os líderes.

Por meio de uma comunicação consistente e aberta, esse tipo de ambiente ajuda os colaboradores a se sentirem seguros em seus cargos. Em troca, os membros da equipe se sentem mais livres para contribuir com ideias e sugestões, aumentando a criatividade e a lealdade individual e coletiva.

2. Seja acessível

Sendo líder, os empregados naturalmente virão até você com ideias, perguntas e problemas. Assim, quanto mais acessível você se mostrar, mais estará contribuindo com a sua equipe.

Para isso, vale aplicar algumas posturas, como: tomar a iniciativa e conversar com seus liderados; praticar escuta ativa; compartilhar mais sobre você; descobrir sobre o que os funcionários gostam de conversar; ficar atento a sinais não-verbais que indiquem o desejo de falar com você (ou a dificuldade de falar com você) etc.

Leia mais: GESTÃO DE PESSOAS E DESENVOLVIMENTO DE EQUIPES: COMO RELACIONAR ESSES DOIS CONCEITOS

3. Estimule o melhor nos outros

Como gestor, você não será responsável apenas pelo seu trabalho, mas também pelo de outras pessoas, e também por ajudar essas pessoas a fazerem-no da melhor maneira possível.

Entre as atitudes que você pode tomar estão: esteja aberto às ideias e soluções dos trabalhadores antes de tomar decisões sozinho; invista no desenvolvimento dos colaboradores, criando com eles um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI); reconheça os pontos fortes dos empregados; não se apegue a problemas pequenos etc.

4. Comprometa-se com seus liderados

O comprometimento com os trabalhadores é indispensável para a gestão de equipe. O gestor precisa mostrar que é parte da equipe e que é igualmente responsável pelos acertos e erros de seu grupo. Um verdadeiro líder se envolve e se dedica junto de sua equipe para atingir os objetivos da empresa.

Leia mais: GESTÃO DE VENDAS COMO CAMINHO PARA CRESCIMENTO E EFICIÊNCIA

5. Comunique-se de forma a alcançar todo o tipo de pessoa

Um gestor precisa ser capaz de liderar e inspirar a todos, independentemente de preferências pessoais. E isso pode ser um desafio particularmente grande quando os empregados possuem tipos diferentes de personalidade que parecem incompatíveis.

Para trabalhar essa habilidade, amadureça bastante sua inteligência emocional, principalmente pontos relacionados à empatia; foque no que as pessoas têm em comum; faça perguntas para tentar compreender e conhecer as pessoas; dê total atenção às pessoas quando elas quiserem falar e também avalie como elas parecem se sentir.

6. Confie e estimule a confiança entre seus liderados

Quando se é líder, é bastante comum querer centralizar tarefas. Embora a intenção possa ser boa, esse tipo de atitude pode deixar seus liderados inseguros, achando que você não confia neles.

Assim, desde o começo, é preciso mostrar para os trabalhadores que você confia neles, reconhecendo quando você precisará delegar tarefas. Ou seja: você precisa saber quando deve deixar seus liderados simplesmente fazerem seu trabalho sem sobrecarregá-los com uma liderança muito controladora.

Parece algo difícil de fazer, mas é preciso mentalizar que, como líder, seu papel não é fazer o trabalho dos outros, mas, sim, supervisioná-los e auxiliá-los quando necessário. Quando você começar a fazer isso, perceberá que começará a semear essa confiança entre seus liderados e, em breve, eles também passarão a mostrar confiança em você. 

Entretanto, esteja ciente de que esse não é um processo instantâneo; ele leva tempo para ser construído. Como comentou Reid Hoffman, fundador do LinkedIn, no podcast Masters of Scale, confiança = consistência + tempo.

Em resumo: para você construir uma relação de confiança com seus liderados, você precisará apresentar consistência e coerência a eles, e com o tempo, elas ajudarão a criar essa confiança.

Leia mais: ESTRATÉGIA COMERCIAL: COMO CONSTRUIR A SUA EM 5 ETAPAS

7. Padrões e rotinas

Por fim, uma dica que ajudará muito a desenvolver uma gestão de equipe eficiente é criar ou reforçar padrões e rotinas, a fim de tornar o cotidiano do time mais organizado.

Estes padrões e rotinas valem para tudo: abordagem dos prospects, fluxo de trabalho, processos e atividades, calendário de tarefas, criação de estratégias, reuniões, plano de desenvolvimento pessoal (cada um é individual, mas podem seguir uma checklist ou cronograma de evolução) etc. O que importa é criar maneiras de tornar o trabalho de seus liderados mais fácil e intensificar a colaboração de todos.

Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo. E se você quiser construir seu planejamento de vendas, criar as metas e desdobrar as metas em entregáveis com viabilidade e entender como executar com excelência cada etapa do planejamento, baixe agora nosso material planejamento de vendas!

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