Glossário de marketing: 40 termos que você precisa conhecer

Neste glossário de marketing completo, você encontra todos os conceitos mais famosos usados na área comercial. Confira:
glossário marketing e vendas

Sumário

Quem trabalha com marketing e vendas sabe que este é um mundo repleto de termos técnicos, muitos deles em inglês ou em siglas. Mas será que você está familiarizado com todos eles? Será que você está pronto para se comunicar com quem já está imerso neste segmento? Para ajudar nesta tarefa, criamos um glossário de marketing e vendas com as expressões mais importantes e utilizadas por quem atua na área. Acompanhe!

Glossário de marketing e vendas: conheça os principais termos

AIDA

Sigla para Atenção, Interesse, Desejo e Ação, que são as etapas de um processo de conversão. É um método focado no comportamento do consumidor e utilizado para guiá-lo pelo funil de vendas.

Automação

Mais utilizado para se referir ao disparo de e-mails, o termo designa as ações realizadas de forma automatizada, com o objetivo de agilizar e facilitar o trabalho da equipe de marketing.

B2B

Significa “business to business”, ou seja, quando uma empresa vende produtos e serviços para outras empresas.

Impulsione suas taxas de conversão e receita
Ajudamos empresas como a sua a transformar leads em clientes satisfeitos, utilizando estratégias inovadoras e nossa metodologia personalizada.

B2C

Sigla para “business to customer” ou quando uma empresa vende suas soluções diretamente para o consumidor final.

Busca orgânica 

Tráfego gratuito oriundo do bom posicionamento de uma página nos resultados das ferramentas de busca.

Leia mais: 5 ESTRATÉGIAS PARA VENDER MAIS AINDA ESSE MÊS

CAC (Custo de Aquisição do Cliente)

Métrica que representa o valor que a empresa deve investir para adquirir um novo cliente. É extremamente necessária para direcionar futuras ações de marketing.

Churn

Termo que equivale a cancelamento, ou seja, quando um cliente rompe seu relacionamento com a empresa. O taxa de churn ou churn rate é uma métrica importante para analisar a saída de clientes da empresa e direcionar estratégias para mitigá-la.

Conversão

Este é um termo do glossário de Marketing que você precisa dominar. Ele refere-se ao momento em que o usuário realiza uma ação planejada pela empresa, como fechar uma compra ou preencher um formulário com seus dados.

CRM (Customer Relationship Management)

Em português, gestão de relacionamento com clientes. É um termo que engloba toda uma série de softwares que facilitam a relação da empresa com seus clientes, desde ferramentas para armazenamento de dados a soluções que automatizam o contato com o cliente.

CRO (Conversion Rate Optimization)

Otimização da taxa de conversão. São estratégias que visam aumentar a quantidade de usuários que realizam conversões junto à empresa.

Leia mais: ESTRATÉGIA DE VENDAS PELO WHATSAPP: VEJA COMO USAR O APP PARA SUA EMPRESA

Cross-selling

Estratégia de venda de produtos relacionados àquele já adquirido pelo cliente. Ou seja, quando ele decide (ou é convencido a) comprar uma solução complementar àquela que ele já utiliza.

CTA (Call-to-Action)

Do português, chamada para ação. São elementos que buscam induzir o usuário a realizar uma determinada ação. Para isso, costuma-se utilizar verbos no imperativo. O exemplo mais claro de CTAs são botões com ações como “compre aqui” ou “baixe agora”.

Customer experience

Também conhecido como CX, é um conjunto de medidas com o objetivo de fornecer a melhor experiência possível para o cliente durante o seu relacionamento com a empresa, da pré-venda ao pós-venda.

Customer Success

Área da empresa destinada a garantir o sucesso do cliente e, consequentemente, sua retenção e, preferencialmente, fidelização. Sua atuação é focada no pós-venda e busca acompanhar e dar suporte ao cliente, ao mesmo tempo que estimula novas vendas a esse mesmo usuário.

e-Book

São materiais ricos disponibilizados em formato de livro virtual, que trazem conteúdo mais extenso e aprofundado sobre um tema específico.

Leia mais: POR QUE CONHECER O MERCADO AJUDA VENDEDORES A BATEREM SUAS METAS

Funil de vendas

Sem dúvidas, este é o termo mais conhecido do nosso glossário de Marketing. É a representação gráfica dos estágios pelos quais os potenciais clientes de uma empresa passam desde o primeiro contato à concretização de uma venda. Embora haja diferentes modelos, o mais utilizado é dividido em três etapas: topo de funil, meio de funil e fundo de funil.

Geração de leads

É a conversão de visitantes em leads. Isso pode ser feito por diferentes ações, como o preenchimento de um formulário.

Inbound marketing

Estratégias para atração, nutrição e direcionamento de potenciais clientes por meio de ações não invasivas. O objetivo é fazer com que o usuário chegue até a empresa, e não o contrário. Essas ações envolvem, principalmente, o marketing de conteúdo, por meio da produção de conteúdos relevantes para as plataformas digitais da empresa.

Inside sales

Quando a venda é feita de dentro da empresa, sem a necessidade de uma reunião presencial com o potencial cliente. Para isso, pode ser utilizado o telefone ou aplicativos como Skype e Zoom. A grande vantagem do inside sales é reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC).

Landing page

É uma página no site da empresa que tem como objetivo a conversão do visitante em lead, oportunidade ou cliente. Um exemplo são as páginas que disponibilizam formulários para que o visitante deixe seus dados em troca de algum conteúdo.

Leia mais: SAÍRAM 3 PESQUISAS DE VENDAS QUE VOCÊ DEVERIA VER. CONHEÇA OS DESTAQUES.

Lead

Chama-se lead o visitante que realizou alguma conversão, seja deixando o e-mail para se inscrever na newsletter ou preenchendo um formulário no site.

Lead scoring

Estratégia de pontuação dos leads conforme o seu comportamento, indicando se o lead é qualificado ou não e, assim, se está pronto para ser enviado para o time de vendas.

LTV (Lifetime Value)

É a métrica que indica o lucro e a potencial receita que podem ser gerados por um cliente durante a sua relação com a empresa.

Anúncios pagos que são exibidos segundo o termo pesquisado pelo usuário. Podem aparecer tanto na página de resultados de uma busca no Google quanto em sites afiliados.

Leia mais: 12 MESES PROSPECTANDO EM UM OCEANO VERMELHO

Marketing de conteúdo

Uma das principais estratégias do inbound marketing, consiste na atração de potenciais clientes por meio da produção de conteúdos relevantes para o público da empresa.

Mobile first

Conceito que abrange ações de marketing e de desenvolvimento de projetos digitais que priorizam os dispositivos móveis e a boa experiência do usuário que utiliza smartphones e tablets.

Nutrição de leads

Nem todo lead está pronto para ser enviado ao time de vendas. A nutrição nada mais é do que o envio, geralmente por e-mail, de conteúdos ou sugestões de materiais ou ofertas com o objetivo de conduzir o lead para etapas mais avançadas no funil de vendas.

Outbound marketing

É o marketing convencional, ou seja, estratégias de comunicação que vão ao encontro do cliente. Como exemplos temos comerciais de TV e rádio, anúncios em jornais e revistas, outdoors etc.

Palavra-chave

Quando falamos de marketing de conteúdo, esse é um conceito valioso e, por isso, estra no glossário de Marketing. As palavras-chaves são termos que resumem o tema abordado em um conteúdo. No marketing, são utilizados para guiar as estratégias de otimização de um site ou de uma página específica de modo a atrair mais visitantes por meio de buscas no Google.

Leia mais: MARKET SIZING IDEAL NO OLHAR DOS INVESTIDORES EM 5 PASSOS

Palavras-chave de cauda longa

Do inglês, long tail keywords, são termos mais específicos e menos concorridos. São utilizados para melhorar os resultados tanto em leilões de palavras-chave de links patrocinados quanto de busca orgânica. Exemplo: “tênis masculino para corrida em trilha” em vez de apenas “tênis para corrida”.

Prospect

Termo que define o usuário que pode se tornar cliente mediante relacionamento com a empresa. O prospect é considerado a evolução do lead, mas que ainda está em uma etapa anterior ao cliente.

Qualificação de leads

Etapa de classificação dos leads da empresa entre aqueles que estão mais propensos a realizar uma compra e devem ser direcionados para a equipe de vendas e o restante.

Existem duas maneiras de realizar a qualificação dos leads:

  • MQL (Marketing Qualified Lead): do português, leads qualificados pelo marketing. São os leads que estão no começo do funil de vendas e foram atraídos por ações de marketing, como preencher formulários ou participar de eventos.
  • SQL (Sales Qualified Lead): leads qualificados para vendas. Após passarem pela qualificação feita pelo marketing, a equipe de vendas continua o processo de qualificação, buscando identificar quais leads estão prontos para ser abordados pelos vendedores.

Remarketing

Exibição de anúncios conforme o histórico de navegação do usuário. Por exemplo: uma pessoa que visitou um site de uma empresa passa a visualizar com mais frequência anúncios de produtos dessa empresa em outras páginas que visita. Essa estratégia é possível por meio do armazenamento de cookies.

ROI (Return on Investment)

Retorno sobre investimento. Métrica que indica a relação entre o que foi gasto para converter o cliente e o retorno que ele traz para a empresa.

Leia mais: Glossário de métricas de vendas

Segmentação de leads

Separação da base de contatos da empresa segundo critérios específicos, sejam eles demográficos, socioeconômicos ou geográficos. Essa estratégia é utilizada para otimizar as ações de marketing.

SEM (Search Engine Marketing)

O marketing para ferramentas de busca consiste em uma série de estratégias para promover um site na página de resultados de pesquisa dos principais buscadores, como Google e Bing. Geralmente, o SEM divide-se em links patrocinados e SEO.

SEO (Search Engine Optimization)

Se você quer estar bem rankeado nos principais mecanismos de busca, precisa conhecer este termo do nosso glossário de Marketing. Em português, otimização para mecanismos de busca. É o conjunto de técnicas e estratégias que buscam melhorar o posicionamento das páginas de um site nos resultados de uma pesquisa nos mecanismos de busca.

Taxa de conversão

Percentual que indica quantos visitantes realizaram uma conversão prevista pela empresa.

Upselling

Assim como o cross-selling, consiste em fazer negócios com um usuário que já é cliente da empresa. Nesse caso, a equipe de vendas oferece um produto melhor ou mais completo, aumentando o ticket médio mensal.

Leia mais: Diagnóstico de sinais

Webinar

Conteúdo em vídeo, geralmente em formato de palestra ou debate. Por ser gravado ou exibido ao vivo.

Esperamos que este glossário de Marketing tenha te ajudado a entender melhor alguns conceitos da área. Se você ainda tem alguma dúvida, converse com um de nossos especialistas!

Conte com quem é especialista em processos, time e tecnologias de Inside Sales

Vamos conversar? Preencha o formulário e agende um bate-papo grátis com nossos consultores:

sobre o(a) autor(a)
comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

receba por e-mail
contato
você também vai gostar de ler

Consultoria de vendas: o guia mais completo e visual

Neste artigo, descubra o que é uma consultoria de vendas, suas diferenças em relação a outros provedores de serviços, e estratégias para avaliar os benefícios antes de decidir pela contratação. Além disso, confira os critérios fundamentais para selecionar a consultoria de vendas mais adequada às suas necessidades.

Tudo o que você precisa saber sobre RevOps (com infográfico)

Neste post, você aprenderá o que é RevOps, quais os objetivos desta área, em que contexto surgiu, o que é revenue flywheel, o ROI (Retorno sobre o Investimento) de RevOps e qual deve ser a estrutura de uma equipe de RevOps e da organização de vendas. Além disso, descubra como construir a  capacidade, as etapas da equipe de RevOps e quais são os primeiros passos para a implementação da área.

Mapeie os principais entraves na hora de vender e o que fazer para reverter objeções.