Networking: o que é e seu impacto na sua carreira

Networking é a estratégia de usar a sua rede de contatos para obter informações relevantes e conseguir oportunidades de trabalho. Entenda:
networking

Sumário

O networking é um aspecto vital de qualquer estratégia de vendas, pois permite que indivíduos e empresas expandem seu alcance e se conectem com clientes em potencial. No mundo dos negócios acelerado de hoje, essa estratégia tornou-se mais importante do que nunca, pois fornece uma maneira para as empresas construírem relacionamentos, gerar leads e, por fim, aumentar suas vendas.

No artigo de hoje, iremos aprofundar mais sobre como uma rede de contatos pode ajudar você e o seu negócio a crescerem de forma rápida, além de apresentar algumas dicas de como construir relacionamentos profissionais. Boa leitura!

O que é networking? 

Networking refere-se a construção de conexões mútuas que beneficiam profissionalmente as pessoas envolvidas. Esse relacionamento pode funcionar por meio da troca de informações relevantes e/ou indicações.

O termo “network” é usado para referir-se a rede de contatos, enquanto “networking” é usado para descrever as ações de expansão e conexões profissionais de uma pessoa.

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Assim como em vendas, existem diferentes maneiras de abordar uma pessoa: outbound e inbound:

Outbound

O networking outbound é quando você utiliza os contatos da sua rede para expandi-la. É o clássico “me passa o contato de fulano”. 

Essa maneira costuma ser mais eficaz, porque tem como abertura de abordagem um contato em comum. Por outro lado, nem sempre será fácil conseguir o contato de alguém, porque a abordagem é limitada por pessoas que você conhece.

Inbound

Já o inbound é a abordagem direta de contatos fora da sua rede. É quando você não tem um contato para se conectar com a pessoa e decide abordá-la do mesmo jeito, seja por uma solicitação no LinkedIn, e-mail ou telefonema.

Por que networking é importante?

A importância do networking nas vendas pode ser dividida em várias áreas principais. Em primeiro lugar, a rede permite que as empresas se conectem com novos clientes e clientes. Ao construir relacionamentos com indivíduos e empresas em seu setor, as empresas podem obter acesso a novos mercados e bases de clientes, o que pode levar ao aumento das vendas. Além disso, a estratégia pode ajudar as empresas a se manterem informadas sobre as tendências e desenvolvimentos do setor, o que pode ajudá-las a se manterem competitivas e se adaptarem às mudanças do mercado.

Criar reputação

Um dos grandes benefícios de investir em networking é o auxílio na criação de uma reputação de mercado. Por meio de contatos e postagens, você consegue criar um perfil confiável e profissional.

Lembramos que, ao criar essa imagem em pessoas importantes, as suas chances de encontrar oportunidades de trabalho e sucesso são maiores, porque as pessoas te enxergam como referência. Basicamente, o network pode ser uma forma de autopromoção.

Você vira notável

Quem não é visto, não é notável. Ao compartilhar posts interessantes, engajar com referências na sua área e comparecer a eventos, você torna-se uma pessoa presente e, consequentemente, notada.

Assim, da próxima vez que você entrar em contato com algum indivíduo, ele imediatamente lembrará de você e sentirá mais confiança na sua pessoa.

Por isso, para ter uma rede de contatos de alto nível, é fundamental fazer-se notável. Mais adiante no texto, iremos aprofundar nas melhores maneiras de fazer isso..

Ajuda no crescimento de negócio

Se você trabalha em uma empresa, seja como vendedor ou fundador, trabalha freelancer ou está desempregado, o network pode te ajudar a melhorar de patamar.

Como fundador, ao ter uma rede de engajamento sólida, você consegue mais clientes ou parceiros para o seu negócio porque as pessoas confiam em você e, logo, na sua solução.

Para vendedores ou cargos mais baixos, o networking é muito oportuno para abordar leads qualificados, aumentar a presença da empresa em eventos e até mesmo conseguir oportunidades de emprego melhores.

Não precisamos nem falar que para um desempregado, ter o contato da pessoa certa pode mudar o jogo, não é? Basta uma indicação certeira para que você consiga o emprego dos sonhos.

Como fazer networking?

Agora que você já entendeu como o networking pode trazer inúmeros benefícios para a sua vida profissional, confira algumas dicas para aumentar e manter a sua rede de contatos:

Participe de eventos

Eventos como o Vendas B2B Summit são ótimas oportunidades para conhecer pessoas, trocar informações e fazer avaliação de mercado. Por isso, se você quer expandir o seu network, procure participar de feiras e palestras da sua área.

Uma ótima dica é levar cartão de visita ou panfletos de negócio para oferecer às pessoas!

Engaje com contatos

Não adianta entregar cartões de visita e participar de eventos se você não cultiva o relacionamento depois. Para ter uma rede de contatos, é necessário trocar insights, mandar referências interessantes, pedir dicas e qualquer outra forma de conexão com o outro indivíduo.

É dessa forma que você conseguirá criar cada vez mais intimidade e confiança com os seus contatos e, assim, utilizá-los para pedir indicações e informações.

Utilize as redes sociais

As redes sociais, em especial o LinkedIn, são ótimas ferramentas para manter o contato com pessoas conhecidas, como também conectar-se com outros profissionais.

Pensando nisso, uma ótima ação de networking é se engajar nas redes sociais. Isso engloba comentar posts, curtir publicações, postar opiniões, compartilhar conhecimento e muito mais.

Muitas pessoas utilizam o LinkedIn como forma de tornar-se referência em determinado assunto e, consequentemente, têm altos níveis de engajamento. Para saber como usar a ferramenta para vendas, acesse o nosso guia sobre.

Procure temas em comum 

Muitas pessoas têm receio de entrar em contato com alguém desconhecido, mas, se você trabalha em vendas e quer crescer na área, vai precisar fazer isso uma hora ou outra. Seja para fazer prospecção ou se conectar com pessoas importantes.

Uma forma fácil e interessante de fazer essa primeira abordagem é utilizando temas em comum com a outra pessoa para criar rapport, ou seja, empatia pela outra pessoa.

Se você quer saber outras formas de criar confiança nos leads e contatos, confira o nosso material sobre rapport em vendas.

Se você ainda não está convencido(a)

Aqui na Inside, nós acreditamos profundamente que dados são fundamentais para a tomada de decisão. Por isso, trouxemos alguns números interessantes sobre networking:

  • O networking é responsável pelo preenchimento de 85% das vagas de emprego;
  • 7 em cada 10 vagas de emprego não são anunciadas publicamente, de acordo com a CNBC;
  • 70% das pessoas relatam que o networking as ajudou a encontrar seu emprego atual, afirmam dados da PayScale;
  • Quase 90% dos profissionais consideram o networking vital para o desenvolvimento de sua carreira;
  • Quase 70% dos planejadores de eventos encontram novas clientes em conferências de networking;
  • Os colaboradores tendem a ficar mais satisfeitos com os empregos que obtiveram por meio de networking do que por outras fontes;
  • 95% dos profissionais acham que o networking pessoal é crucial para manter relacionamentos comerciais duradouros, afirma o Harvard Business Review.

Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo sobre networking. Para saber mais sobre como utilizar ferramentas para otimizar o seu trabalho em vendas, confira o nosso blog.

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