Sistema de gestão de vendas: 6 opções para conhecer

Confira algumas opções de sistema de gestão de vendas para ajudar na automatização e monitoramento de dados da sua empresa:
sistema de gestão de vendas

Sumário

Quem trabalha com vendas há pelo menos 10 anos deve entender na pele as mudanças de mercado. Clientes cada vez mais exigentes e detentores de informação, concorrentes que surgem do nada e viram verdadeiros scale-ups, alta rotatividade interna e por aí vai.

Para acompanhar essas novas tendências e se enquadrar no mercado, é necessário acompanhar números, ser flexível e saber utilizar a tecnologia a seu favor.



Pensando nisso, criamos este guia sobre sistema de gestão de vendas, explicando os principais motivos de implementar ferramentas para auxiliar na rotina de trabalho, e algumas opções populares de mercado. Vamos lá? 

O que é um sistema de gestão de vendas?

Um sistema de gestão de vendas é uma ferramenta que ajuda o gestor do time comercial a ter controle de todos os processos e atividades de vendas. Possibilitando, assim, um planejamento e domínio maior de resultados.

Impulsione suas taxas de conversão e receita
Ajudamos empresas como a sua a transformar leads em clientes satisfeitos, utilizando estratégias inovadoras e nossa metodologia personalizada.

Dessa forma, este tipo de plataforma ajuda o time de vendas a focar no que realmente importa: vender de maneira eficiente.

Pode-se dizer, também, que tecnologias de sistema de gestão de vendas auxiliam o profissional de vendas em todas as etapas comerciais, documentando dados valiosos sobre o cliente, notificando quando é necessário realizar uma atividade, apresentando modelos de e-mail, acompanhando a performance do time e muito mais!

Claro, cada plataforma conta com ferramentas, planos e sistemas diferentes mas, geralmente, é dividido essas tecnologias em dois tipos: ERP e CRM.

O Enterprise Resource Planning (ERP) é uma ferramenta de venda que permite planejar e acompanhar os recursos da empresa. Ou seja, uma tecnologia desse tipo irá auxiliar na gestão de faturamento, compras, pagamentos, controle fiscal e tributário.

Por outro lado, temos o Customer Relationship Management (CRM), que tem como objetivo gerenciar o relacionamento da empresa com o cliente durante todas as etapas do processo comercial. Em outras palavras, acompanha o consumidor desde o primeiro contato até a pós-venda.

Para saber mais diferenças entre esses dois exemplos de sistema de gestão de vendas, confira o nosso texto sobre ERP e CRM!

Por que investir em um sistema de gestão de vendas?

sistema de gestão de vendas

Investir em tecnologia de vendas é fundamental para manter um bom relacionamento com o cliente, capturar métricas importantes para a sua operação de vendas  e monitorar o desempenho do time de vendas. Além disso, a implementação de um sistema de gestão de vendas tem benefícios práticos e úteis no dia a dia, como:

Mais assertividade nas decisões

Atualmente, no mundo das vendas, existem dois tipos de gestores: aqueles que tomam decisões baseadas no intuitivo, ou seja, aquela sensação de “acho que”, e os gestores que tomam decisões baseadas em dados e números reais.

A diferença entre esses dois perfis é clara quando olhamos para os resultados a curto e longo prazo. Um líder que define estratégias e campanhas olhando para a verdade, consegue resultados melhores do que alguém que segue a intuição.

Um bom sistema de gestão de vendas é uma carta fundamental para capturar esses dados e informações, para depois torná-los em relatórios, gráficos e dashboards.

Redução de erros

Contando com a automatização de algumas tarefas, existe uma redução drástica de falhas humanas. Isso ajuda a diminuir a taxa de erros e produtividade da empresa.

Mais produtividade

E, contando ainda com a automatização de tarefas e otimização de tempo, utilizar um sistema de gestão de vendas é uma ótima maneira de aumentar a produtividade do time de vendas que consegue focar em de fato vender.

Opções de sistema de gestão de vendas

Existem inúmeras opções de tecnologias, com ferramentas e preços diferentes. Cabe ao gestor de vendas olhar para orçamento, necessidades e facilidade de uso para escolher o sistema de gestão de vendas mais adequado. 

Contudo, trouxemos alguns exemplos líderes de mercado com objetivos e funcionalidades diferentes. Confira:

HubSpot

O HubSpot CRM é um dos líderes de software do mercado. Ele é um dos go-to do porque, além de facilitar o gerenciamento da relação com o cliente, é uma ótima opção para empresas grandes que necessitam de suporte e empresas que necessitam crescer. Podemos dizer que essa é, sem dúvidas, uma das melhores opções para sistema de gestão de vendas.

Esta ferramenta é destaque entre os concorrentes porque oferece ‘tudo em um’. Desde sistemas CRM, até funcionalidades específicas de marketing e vendas.

Com até quatro planos diferentes, você tem acesso a inúmeras ferramentas que ajudam a automatizar o dia a dia do vendedor, assim como a otimizar o tempo. As principais são:

  • Chat ao vivo;
  • Relatórios personalizados;
  • Ferramentas ABM;
  • Previsão de vendas;
  • Pontuação preditiva de leads.

Para saber mais sobre os diferentes planos do HubSpot, suas ferramentas e soluções, confira o nosso post sobre preços da plataforma.

Pipedrive

O Pipedrive é um sistema CRM criado para vendedores, por vendedores – ou seja, desenvolvido por pessoas que entendem profundamente as dificuldades e necessidades de vendas.

Através de recursos como:

  • Gestão de funil de vendas;
  • Integração de e-mail;
  • Metas;
  • Relatórios de vendas;
  • Previsão de vendas;
  • Formulários web.

A plataforma tem o objetivo de melhorar e tornar mais confiável o relacionamento entre empresa e cliente. Para saber tudo sobre essa plataforma, dê uma olhada no nosso guia completo do Pipedrive!

Meetime

meetime logo

A Meetime é um sistema de gestão de vendas especializada no mercado de automação do processo de Inside Sales. Líder de mercado, o software procura identificar a dor do mercado perante a gestão de leads e a não conversão. 

O sistema ajuda a otimizar e automatizar o trabalho dos(as) vendedores(as) por meio de três pilares: prospecção, comunicação e gestão. Dessa forma, com funcionalidades como fluxo de cadência, templates padronizados e uma visão geral sobre prospecção e métricas, a Meetime ajuda a aumentar a conversão e produtividade.

A proposta da solução é profissionalizar a sua operação de Inside Sales através de alguns recursos básicos, como:

  • Gravação de ligações e reuniões;
  • Aproveitar melhor os leads prospectando através das sequências de contato;
  • Interpretar a performance dos vendedores por meio de métricas e relatórios diários.

Salesforce

A Salesforce é uma empresa americana de software on demand, mais conhecida por ter produzido o CRM chamado Sales Cloud. Além desta solução, a empresa conta com outros produtos com foco em atendimento ao cliente, marketing, inteligência artificial, gestão de comunidades, criação de aplicativos entre outras frentes.

Assim como o HubSpot CRM, esse sistema de gestão de vendas conta com 4 planos diferentes, o Essentials, Sales Professional, Enterprise e Unlimited. Citamos como ferramentas destaque:

  • Gerenciamento de conta, contato, lead e oportunidade;
  • Integração com gmail ou outlook;
  • Previsão colaborativa;
  • Automação de fluxo de trabalho.

Nomus

O Nomus é um sistema de gestão de vendas ERP focado em pequenas e médias indústrias. Com um sistema projetado por engenheiros de produção, essa plataforma tem um verdadeiro diferencial quando falamos de atender processos complexos.

Outro bônus dessa ferramenta é que ela oferece planos mais em conta para empresas do simples nacional e oferece vídeos de gravação para ajudar na implementação e treinamento de uso da plataforma.

Totvs

A Totvs é outro exemplo de solução nacional de Enterprise Resource Planning. Dessa vez, a proposta dessa plataforma é ser adequada para empresas de todos os portes, uma vez que o sistema cresce simultaneamente ao negócio.

Como um bom sistema ERP, ela oferece controle fiscal e financeiro, gestão de todas as atividades administrativas, análise e estimativa do retorno sobre investimento.

Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo sobre sistema de gestão de vendas e, para entender melhor sobre vendas e tecnologia, acompanhe o nosso blog!

Conte com quem é especialista em processos, time e tecnologias de Inside Sales

Vamos conversar? Preencha o formulário e agende um bate-papo grátis com nossos consultores:

sobre o(a) autor(a)
comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

receba por e-mail
contato
você também vai gostar de ler

Consultoria de vendas: o guia mais completo e visual

Neste artigo, descubra o que é uma consultoria de vendas, suas diferenças em relação a outros provedores de serviços, e estratégias para avaliar os benefícios antes de decidir pela contratação. Além disso, confira os critérios fundamentais para selecionar a consultoria de vendas mais adequada às suas necessidades.

Tudo o que você precisa saber sobre RevOps (com infográfico)

Neste post, você aprenderá o que é RevOps, quais os objetivos desta área, em que contexto surgiu, o que é revenue flywheel, o ROI (Retorno sobre o Investimento) de RevOps e qual deve ser a estrutura de uma equipe de RevOps e da organização de vendas. Além disso, descubra como construir a  capacidade, as etapas da equipe de RevOps e quais são os primeiros passos para a implementação da área.

Pintou a dúvida? Escolha o CRM certo baseado nas demandas 

da sua operação de vendas.