As 10 principais características de um bom líder

Uma pessoa em cargo de liderança precisa delegar tarefas, inspirar o time e tomar decisões assertivas. Estas são as 10 características de um bom líder:
características de um bom líder

Sumário

Uma empresa com produto de alto nível, processos definidos e grandes investimentos não consegue ser referência de mercado sem um(a) bom líder para inspirar a equipe, analisar dados e desenvolver estratégias de crescimento.

Contudo, com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. Por isso, trouxemos as principais características de um bom líder, que você pode desenvolver ao longo do tempo para tornar-se referência e inspiração. Vamos lá? 

Diferença de chefe vs líder

Antes de entrarmos nas características de um bom líder, é necessário entender o que é um líder e qual a diferença para um simples chefe.

Chefe é a pessoa responsável por delegar tarefas e acompanhar determinada área. O líder também tem essas responsabilidades, mas além disso, ele(a) inspira e motiva a sua equipe.

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Em outras palavras, o chefe ocupa uma posição hierárquica de poder, mas não necessariamente sabe liderar seus colaboradores. O líder, por outro lado, nem sempre está em uma posição formal de poder, mas é a pessoa que sabe como motivar e inspirar seus colegas.

As características de um bom líder

Inteligência emocional

Todo vendedor de sucesso precisa ter inteligência emocional. E, num cargo de liderança, essa característica é ainda mais desejada. Isso porque um líder precisará lidar com situações complicadas, como desligamento de funcionários, feedback negativos, pressão de chefes e muito mais.  

Uma pessoa nessa posição precisa saber lidar com todos esses cenários sem se deixar abalar, ficando no controle e transparecendo um sentimento estável para o resto da equipe de vendas.

Além disso, uma pessoa com inteligência emocional estará mais preparada para lidar com as adversidades do mercado sem se deixar abalar, focando em converter problemas e encontrar soluções.

Sinceridade e transparência

Uma das piores coisas que podem acontecer é um líder ser pego mentindo. Isso acaba com a confiança da equipe e gera um mal estar entre todos os colaboradores da área.

Por isso, um bom líder é aquele que sabe ser sincero e transparente, sendo leal às palavras e assumindo a responsabilidade. É assim que você conseguirá conquistar tanto a confiança quanto o respeito da sua equipe.

Empatia

Para vender de maneira eficiente, é necessário ter um bom relacionamento não apenas com os clientes, mas com colegas de trabalho e conexões importantes. Por isso, empatia é também uma das características de um bom líder.

Um chefe necessita se colocar no lugar do outro e tentar entender as coisas de outro ponto de vista antes de tomar decisões e afirmar coisas.

Se um funcionário está com o desempenho ruim, procure entender o motivo disso antes de puni-lo. Isso ajudará a manter a harmonia de trabalho, além de mostrar que os seus subordinados podem contar com você.

Esteja ciente que você trabalha com seres humanos que tem sentimentos e emoções e procure sempre levar isso em consideração.

Comunicação assertiva

A empatia ajuda em outra característica fundamental em um papel de liderança: comunicação assertiva e eficaz.

Os bons líderes sabem repassar exatamente o que estão pensando e tentando deixar o mais claro possível para o receptor entender a mensagem.

A comunicação assertiva é uma ferramenta importante dentro do ambiente de vendas porque evita o retrabalho e ajuda no sucesso da área.

Aqui, lembramos que saber dar e aceitar feedbacks também entra nessa característica, uma vez que é importante trazer críticas construtivas para colaboradores, mas sempre de maneira motivacional.

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Perfil analítico e estratégico

Além de preservar as relações no ambiente de trabalho por meio de uma comunicação assertiva e empatia, um bom líder sabe analisar dados e, a partir deles, tomar decisões assertivas que irão ajudar no sucesso da empresa.

Não apenas o líder precisa ter um perfil analítico e estratégico, como precisa também encorajar o pensamento estratégico da equipe para obter insights valiosos sobre a operação de vendas.

Pensar estrategicamente e ter uma cultura data driven é fundamental para o sucesso da área de vendas e da empresa como um todo. 

Uma boa maneira de motivar esse tipo de atitude é realizar sessões de brainstorming, ouvindo a ideia de todos e analisando as principais métricas do departamento.

Inspirador(a)

Grandes líderes não apenas delegam tarefas e gerenciam o seu time, como também inspiram os colegas a serem mais produtivos e desenvolverem pessoalmente. Assim, ser inspirador(a) é mais uma das principais características de um bom líder.

Procure sempre reconhecer e valorizar o esforço dos seus colegas, como também motivá-los a manter o bom trabalho e alcançar cada vez mais resultados positivos.

Por meio dessa atitude, o time se tornará cada vez mais independente e autônomo, construindo um ambiente de cooperação e comprometimento onde todos almejam um mesmo objetivo.

Senso de justiça

O turnover é um dos principais problemas de empresas ao redor do mundo. Os colaboradores não querem apenas um salário bom, como também um programa de benefícios, treinamentos e, claro, uma gestão justa.

O mínimo que os seus subordinados esperam é que você, como líder, seja justo no momento de fazer promoções, demissões e outras atitudes complicadas.

Ao entender que existe o senso de justiça e que o time é valorizado de forma igual, cada um dos funcionários irá se esforçar para melhorar o trabalho e ser recompensado.

Em outras palavras, em um ambiente de trabalho justo, os colaboradores se sentem mais motivados a baterem metas e, consequentemente, aumenta a produtividade da equipe.

Criatividade

Como líder, você se encontrará diante de cenários difíceis e com limitações. Às vezes, a empresa não terá recursos suficientes para proporcionar uma nova contratação ou implementação de tecnologia que você precisa. E é aí que entra a criatividade.

Um bom líder é aquele que não se deixa abalar por limitações, mas vê barreiras como uma forma de encontrar outros caminhos e possibilidades.

Para contornar obstáculos, procure sempre inovar e olhar sob outras perspectivas fora da caixa para encontrar as melhores soluções.

Flexibilidade

A flexibilidade é mais um exemplo de características de um bom líder e anda lado a lado com a criatividade.

Um chefe referência não pode desistir com facilidade, precisa se adaptar à novas tendências, mudanças, times e processos, se moldando de acordo com as necessidades do momento.

A flexibilidade significa também reavaliar decisões e procurar entender o que está funcionando e o que precisa ser mudado. É saber encontrar o caminho certo e liderar os companheiros de equipe para chegarem no destino desejado.

Ama o que faz

Uma pessoa frustrada e infeliz com o que faz nunca será uma boa líder. Você precisa gostar do seu trabalho, apesar dos pesares.

Os líderes mais sucedidos são aqueles que de cara percebemos que amam o que fazem e procuram sempre explorar novos conhecimentos e levar a equipe para outros patamares.

A motivação do time e a vontade de alcançar metas precisam ser genuína. Então, demonstre com frequência o entusiasmo pela profissão, de certo irá motivar ainda mais os seus colaboradores.

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Esperamos que você tenha gostado de aprender sobre as características de um bom líder. Como você já está aqui, pode gostar de ler também sobre:

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