8 dicas para ter uma gestão comercial eficiente

A gestão comercial é vital para toda empresa. Por isso, separamos algumas dicas para melhorar esta área da sua empresa:
gestão comercial

Sumário

Como ter uma empresa de sucesso? Para Steve Jobs, fundador da Apple, é necessário ter experiência e fazer conexões. Já para Elon Musk, uma das características para ser um ótimo empreendedor é saber tomar riscos. 

E, de fato, para alcançar resultados e metas, é necessário ter um negócio que saiba se adaptar às mudanças do mercado, tomar riscos e inovar. Mas tem uma coisa que não pode faltar em nenhuma empresa: uma gestão comercial eficiente.



A gestão comercial é uma parte vital em qualquer projeto em desenvolvimento. Isso porque ela certifica que tudo está sob controle, aumenta a produtividade dos colaboradores e identifica problemas.

Por isso, separamos dicas e estratégias para aprimorar a gestão comercial da sua empresa e, consequentemente, fazer o seu negócio crescer. Confira:

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O que é uma gestão comercial?

A gestão comercial nada mais é do que a área da empresa que gerencia o setor comercial. Dessa forma, o profissional irá trabalhar planejando, avaliando e gerindo pessoas e processos.

Então, para ter uma gestão comercial de qualidade, é necessário ter um profissional ou uma equipe competente e organizada para gerenciar um setor inteiro.

Geralmente, as principais funções de um gestor comercial são estudar o mercado, definir estratégias assertivas e orientar funcionários. Mas, claro, para alcançar resultados, também é necessário que a gestão comercial e o time de marketing trabalhem juntos.

Desse modo, o profissional da área irá ter tarefas que vão muito além de gerenciar pessoas. Um bom gestor comercial, além de ser um líder nato e saber se comunicar com as pessoas, também necessita saber se adaptar ao mercado e analisar resultados.

Como a área do comercial é vital para uma empresa, porque lida totalmente com o relacionamento com o cliente e a imagem da empresa, é imprescindível ter uma pessoa de confiança no cargo de gestão comercial.

Quer saber quais são as habilidades e características que um bom profissional nessa área precisa ter? Continue lendo essa matéria! 

Quais os benefícios de uma gestão comercial eficiente?

Você pode ter o produto ou serviço mais brilhante do mundo, mas se a sua empresa não souber se comunicar e ter um relacionamento de confiança com o consumidor, as chances do seu negócio crescer são muito poucas.

Em certos momentos, o cliente chega a ser o principal ator em campanhas e estratégias. Por isso, é essencial que a sua empresa saiba manter uma relação harmoniosa com o cliente. E é aí que entra a gestão comercial.

Os profissionais dessa área irão se certificar de que tanto a imagem da empresa, quanto a linguagem e tom de voz, estão de acordo com o mercado e as suas necessidades. 

Então, um dos maiores benefícios de ter uma gestão comercial eficiente é poder trabalhar em abordagens personalizadas de acordo com o público da empresa. Através de análises e métricas, o profissional conseguirá desenvolver um planejamento estratégico certeiro.

Além de criar campanhas de marketing precisa, um bom gestor comercial também irá automatizar os processos da sua empresa.

Como as inovações tecnológicas mudam a cada dia, pode ser um pouco difícil ficar por dentro dos melhores e mais novos softwares e aplicativos. Mas um bom funcionário saberá escolher as melhores ferramentas e tecnologias de acordo com as necessidades da empresa.

E não acaba por aí! Combinando ferramentas úteis e estratégias assertivas, uma gestão comercial de qualidade irá trazer mais rentabilidade para a sua empresa.

Entender o cliente e saber usar as tecnologias ideais, significa não desperdiçar tempo nem dinheiro com aplicações que não trarão resultados positivos para a sua marca.

Ficou claro que investir em um bom gestor profissional pode trazer inúmeros benefícios à sua empresa, né? Mas afinal, como será e como melhorar a gestão comercial de um negócio?

Dicas para melhorar a gestão comercial da sua empresa

gestão comercial

Como já vimos aqui, a gestão comercial vai muito além de gerir funcionários. Essa área também trabalha com estratégias, análises, vendas e administração. Por isso, separamos as melhores dicas para garantir que a gestão comercial da sua empresa seja eficiente. Confira:

Motivar a equipe

Vamos começar pelo óbvio: para ter uma gestão comercial eficiente, é fundamental ter uma equipe motivada e capacitada.

Criar uma rotina de trabalho organizada e oferecer treinamentos e capacitações para os vendedores terem um bom desempenho e atinjam as metas estabelecidas é uma parte muito importante de manter os funcionários motivados.

A gestão comercial tem o objetivo de compreender e gerenciar os funcionários. Visto isso, além de motivar a equipe, é necessário ouvir e se comunicar com ela. A melhor maneira de ter um grupo de funcionários de qualidade é os empoderando.

Por isso, um bom líder será aquele que sabe se comunicar, ouvir e liderar ao mesmo tempo, ao invés de usar o poder como uma forma de intimidação.

Uma boa maneira de se assegurar que a comunicação interna está apropriada, é avaliando o desempenho dos profissionais, automatizando tarefas e agendando reuniões frequentes com os funcionários da empresa.

E lembre-se: uma equipe motivada e feliz é uma equipe que gera aumento dos lucros da empresa e produz mais!

Saber se adaptar

O mundo dos negócios evolui a cada dia, com novos produtos, serviços e um mercado exigente. E, diante desse cenário, é muito importante saber se adaptar. Ficar por dentro de tendências e entender a possibilidade de mudança são características que podem elevar a sua empresa de patamar.

O poder de adaptação não é uma competência que todos têm, mas que pode ser aprimorada. Então, se você quer ter uma boa gestão comercial, procure profissionais ou recursos que possam abrir a mente para novas possibilidades e inovações.

Mudanças são extremamente necessárias, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal – e elas podem, inclusive, te ajudar a alcançar o alto rendimento.

Expanda o seu network

Um bom gestor comercial é o profissional que sabe desenvolver e manter relacionamentos. E isso significa fazer networking.

Mas afinal, o que é networking? O termo em inglês significa trabalhar na rede de contatos, compartilhando informações, experiências, oportunidades e até mesmo buscar parceiros. Dessa forma, para ter uma boa rede de contatos, o gestor precisa comparecer a eventos, usar as redes sociais (principalmente o LinkedIn) e ser comunicativo.

Trabalhar no seu networking significa ser uma referência profissional, influenciar pessoas, encontrar oportunidades de crescimento e soluções para problemas.

E, a melhor maneira de fazer networking é usando redes sociais, frequentando eventos, produzindo conteúdos de qualidade e investindo em relacionamentos.

Defina metas concretas

gestão comercial

Definir números, como o faturamento desejável da empresa no próximo ano, ou o número de vendas de um funcionário durante o segundo semestre, é uma maneira de direcionar esforços e motivar a equipe.

Através de metas, o time de gestão comercial conseguirá direcionar a equipe para um resultado desejado e, assim, será possível entender as melhores táticas e estratégias para alcançar as metas.

Mas, claro, certifique-se que as metas desenvolvidas são concretas e alcançáveis. Não adianta ter objetivos que, no atual momento, não poderiam ser atingidos. Tenha o pé no chão. 

Mantenha-se atualizado com as tecnologias

A cada dia que passa, um novo celular mais sofisticado e adaptável chega ao mercado. E isso se encaixa perfeitamente para todas as tecnologias. A inovação tecnológica está crescendo de maneira imensurável – o que torna difícil ter o conhecimento de todos os softwares, redes sociais e aplicativos usados.

Entender que é necessário se manter por dentro das inovações, e estudar saber a melhor tecnologia para ajudar o negócio progredir é uma das qualidades que um bom profissional na área de gestão comercial precisa ter.

Assim, mantenha-se atualizado das inovações e procure entender como a tecnologia pode ajudar a otimizar processos ou solucionar problemas. 

Conheça os seus clientes

Além de saber gerenciar os funcionários, um bom gestor comercial conhece e sabe administrar os clientes.

Um dos primeiros passos para ter uma gestão comercial eficiente é realizar estudos, pesquisas e análises para identificar e mapear os consumidores. A partir disso, é possível criar campanhas e estratégias direcionadas, aumentando o número de leads qualificados.

Uma boa dica é utilizar softwares e ferramentas como CRM, que auxiliam na organização e visualização de números. 

Defina estratégias

O processo de vendas consiste em atrair um lead, enviar uma proposta, fazer follow-up, negociar e, por fim, fechar a venda. Apesar de cada etapa ser essencial, é muito importante dar uma atenção especial na hora de planejar as vendas.

Essa dica é alinhada com a tática de conhecer o cliente, porque, depois de identificar o público-alvo e reconhecer as suas dores e necessidades, chegou a hora de desenvolver estratégias.

Então, um bom time de gestão comercial saberá analisar as informações, e criar estratégias bem definidas para atrair leads cada vez mais qualificados. 

Na hora de criar planos e táticas, existem alguns pontos que é necessário levar em consideração, como público-alvo, orçamento, objetivo e metas da empresa.

Análise de resultados 

E, por fim, mas não menos importante, é a chave de ouro para ter uma gestão comercial eficiente: analisar resultados.

Nenhuma estratégia, meta ou objetivo desenvolvido fará sentido se não for mensurado. Então, organize e anote todas as informações, desde o começo até o final de um processo para que depois seja possível medir os dados.

Esses números são os indicadores do desempenho de equipe, efeito de campanhas e estratégias e pontos a serem melhorados. 

Claro, tenha em mente que nem sempre os resultados serão positivos, mas até mesmo números negativos podem te auxiliar em resolver problemas e mudanças necessárias.

Portanto, acima de motivar a sua equipe, trabalhar no relacionamento com clientes e colaboradores ou desenvolver estratégias, trabalhe com a análise de resultados – eles podem ser a chave para o sucesso.

E, se você quer saber mais sobre treinamento de vendas e equipe comercial, confira esta matéria no blog da Inside.

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